sexta-feira, 19 de outubro de 2012

MP-RO : Outubro Rosa – Um alerta para o câncer de mama

"O tumor de mama é mais comum no ocidente e é o mais temido pelo impacto psicológico e percepção negativa"


O Ministério Público em Ariquemes realizou nesta semana um encontro em alusão ao Outubro Rosa, com o objetivo de chamar a atenção sobre a importância de diagnóstico precoce de câncer de mama.

A oncologista, Drª Maria Odete, foi a palestrante convidada pelo promotor de justiça, Elias Chaquian Filho, para falar sobre a Prevenção e Detecção Precoce do Câncer de Mama.

"O tumor de mama é mais comum no ocidente e é o mais temido pelo impacto psicológico e percepção negativa da própria imagem e da sexualidade”, disse a palestrante.

Ela afirmou que há detecção primária, sendo o auto-exame um alerta para as mulheres. “A alta mortalidade está relacionada ao diagnóstico tardio, por isso é necessário que a mulher aprenda a olhar e a cuidar do próprio corpo, fazendo o auto-exame”, esclareceu Maria Odete.

Com relação ao homem, a médica informou que, apesar de raro, “o câncer de mama é muito agressivo”. E alertou, em um comparativo com o câncer de próstata, sobre a necessidade de se fazer o exame de toque; “o PSF sozinho não mostra nada”.

O evento aconteceu no auditório do MP e contou com a participação de representantes da comunidade e do Instituto Assistencial de Prevenção ao Câncer de Ariquemes e Região (INACAR), do secretário municipal de Saúde, Adelson Maia Junior, que representou o prefeito José Márcio Londe Raposo.

Outubro Rosa

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

ACM Neto quer barrar Carminha e Nina em comício do PT

Candidato do DEM à Prefeitura de Salvador entrou com ação na Justiça Eleitoral para tentar barrar a instalação de um telão por parte do petista Nelson Pelegrino no Campo da Pronaica, em Cajazeiras, para exibir o último capítulo de Avenida Brasil após comício com a presidente Dilma nesta sexta.

                                       

A TV Globo pode, definitivamente, carimbar Avenida Brasil como uma das suas melhores telenovelas nos últimos anos. Afinal, não é qualquer programação na telinha que tem poder de modificar a agenda da presidente da República.

Como já é sabido, o comício do candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, que terá participação de Dilma Rousseff, foi transferido da sexta-feira (19), dia de apresentação do último capítulo da trama de Carminha e Nina, para o sábado (20).

O petista que disputa a Prefeitura de Salvador, Nelson Pelegrino, no entanto, não teve a mesma sorte de Haddad, e vai dividir a audiência de seu comício com participação da presidente com as últimas emoções de Avenida Brasil, nesta sexta, no bairro de Cajazeiras.

Contudo, o senador Walter Pinheiro (PT), coordenador da campanha de Pelegrino, disse que estão pensando em montar um telão no Campo da Pronaica, local do comício, para exibir as cenas finais da trágica história de Carminha e Nina.

Diante da promessa, o postulante ACM Neto (DEM), foi à Justiça para tentar impedir a exibição da novela. "Com deliberado intuito de trazer os eleitores para o comício, a coligação está alardeando que o mesmo contará com um painel para a veiculação da novela, de modo a permitir que a população assista ao seu último capítulo. Um absurdo! Isto porque a utilização de tal equipamento é proibida por lei, vez que torna o evento um showmício, claramente proibido", diz a ação assinada pelos advogados da coligação do democrata, Ademir Ismerin e Lilian Reis.

A ação lembra que comício é propaganda eleitoral e, portanto, está sujeito ao crivo da Lei das Eleições. A legislação só permite que esse tipo de evento seja realizado entre 8h e meia-noite, em local aberto ou fechado, mas proíbe a realização de showmício e de evento assemelhado para promoção de candidatos, bem como a apresentação, remunerada ou não, de artistas para animação.

"Incluem-se na proibição o uso de som mecânico com músicas, utilização de telão e/ou a presença de artistas, desportistas e apresentadores de programas, salvo a hipótese do uso de telão para projeção da imagem do candidato e/ou sua mensagem. Ou seja, o telão pode ser utilizado em comício, desde que para a exibição da imagem do candidato, demonstração de atos de campanha, caminhadas, ou veiculação de sua mensagem de campanha, apenas para isso, nunca para exibição de fatos ou atos estranhos à propaganda eleitoral, muito menos a novela", afirmam os advogados.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

O Trabalho do Agente Comunitário de Saúde



O ACS (Agente Comuitário de Saúde) é um personagem muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde - SUS - fortalecendo a integração entre os serviços de saúde da Atenção Primária à Saúde e a Comunidade. Digamos que ele funcione como um elo de ligação entre a comunidade e os Serviços Básicos de Saúde.

O ACS, trabalha com prevenção, com ações de promoção e vigilância em saúde.
"Ser ACS é, ser antes de tudo, alguém que se identifica em todos os sentidos com a sua própria comunidade, principalmente na cultura, linguagem e costumes. Precisa gostar do trabalho. Gostar principalmente de aprender e repassar as informações, entender que ninguém nasce com o destino de morrer ainda criança..." Palavras da colega Teresa Ramos - ACS de Recife/PE. (retirado do Guia Prático do ACS)
Somos, nós ACS, personagens fundamentais, pois somos quem se encontra próximo dos problemas que mais afetam a comunidade, mas nunca devemos esquecer de agir com ética e respeito perante os demais proficionais, e a comunidade, pois só assim podemos exigir dos mesmo um tratamento de respeito igualitario.
O ACS é um Agente de Mudanças, nosso trabalho valoriza questões culturais da comunidade, integrando o saber popular e o cohecimento técnico. Temos como trabalho principal contribuir para a qualidade de vida das pessoas e da comunidade.
Queridos colegas, será que já refletimos sobre como podemos tentar resolver os problemas de nossa comunidade? Será que estamos ao menos tentando? Temos um papel significativo perante a comunidade. Lembre-se trabalhar em equipe é melhor do que trabalhar só, mas uma equipe, ou seja uma boa equipe, deve ser construida, respeitando um ao outro, não querendo derrubar alguém para subir ou aparecer! Aprender a ouvir e acolher o discurso do outro, iteragir sem colocar juízo de valor e reconhecer as caracteristicas pessoais, emocionais e cultarais das pessoas ou grupo, é fundamental para o êxito do trabalho.
Trabalhar em Equipe, não em Euquipe...
Sejamos um Agente de Mudanças!!!!
Nubya Sousa - Agente Comunitária de Saúde

Extraído do Blog da Bya

ELENCO OFICIAL DOS MEDICAMENTOS DISPONIBILIZADOS PELA REDE PRÓPRIA DO PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR


Saiba quais medicações estão disponíveis na Farmácia Popular

Acetato de medroxiprogesterona 150 mg/ml Ampola 1,24
Aciclovir 200mg/comp. Comprimido 0,28
Ácido Acetilsalicílico 500mg/comp. Comprimido 0,035
Ácido Acetilsalicílico 100mg/comp. Comprimido 0,03
Ácido Fólico 5mg/comp. Comprimido 0,054
Albendazol 400mg/comp. mastigável Comprimido 0,56
Alendronato de Sódio 70 mg/comp. Comprimido 0,37
Alopurinol 100mg/comp. Comprimido 0,08
Amiodarona 200mg/comp. Comprimido 0,2
Amitriptilina(Cloridrato) 25mg/comp. Comprimido 0,22
Amoxicilina 500mg/cáps. Cápsula 0,19
Amoxicilina 250mg/5ml/pó p/susp. oral Frasco 60 ml 1,96
Amoxicilina 250mg/5ml/pó p/susp. oral Frasco 150 ml 4,9
Azatioprina 50mg/comp. Comprimido 1,4
Azitromicina 500mg/comp. Comprimido 2,64
Benzilpenicilina Benzatina 1.200.000ui/pó p/sus. inj. Frasco-ampola 1,5
Benzilpenicilina Procaína+Potássica 300.000+100.000ui/pó/sus. inj. Frasco-ampola 1,5
Benzoato de Benzila 200mg/ml/emulsão Frasco 100 ml 1,4
Benzoato de Benzila 200mg/ml/emulsão Frasco 60 ml 1,1
Biperideno 2mg/comp. Comprimido 0,073
Brometo de n-butilescopolamina 10 mg/frasco frasco de 20 ml 3,9
Carbamazepina 200mg/comp. Comprimido 0,13
Carbidopa + Levodopa 25mg + 250mg/comp. Comprimido 0,48
Cefalexina(Cloridrato ou Sal Sódico) 500mg/cáps. Cápsula 0,4
Cefalexina(Cloridrato ou Sal Sódico) 250mg/5ml/susp. oral Frasco 60 ml 4,96
Cefalexina(Cloridrato ou Sal Sódico) 250mg/5ml/susp. oral Frasco 125 ml 10
Cetoconazol 200mg/comp. Comprimido 0,23
Ciprofloxacino 500mg/comp. Comprimido 0,38
Clonazepam 2mg/comp Comprimido 0,06
Cloreto de Potássio 60mg/ml/xpe. Frasco 100 ml 1,88
Cloreto de Sódio 0,9% 9mg/ml/sol. nasal Frasco 0,95
Clorpromazina 25mg/comp. Comprimido 0,1
Clorpromazina 100mg/comp. Comprimido 0,125
Dexametazona Crem.0,1% Tubo 1
Dexclorfeniramina(Maleato) 2mg/comp. Comprimido 0,06
Dexclorfeniramina(Maleato) 0,4mg/sol. Oral Frasco 120 ml 2,07
Diazepam 5mg/comp.sulcado Comprimido 0,04
Diazepam 10mg/comp.sulcado Comprimido 0,08
Digoxina 0,25mg/comp. Comprimido 0,06
Dipirona 500mg/ml gts Frasco 10 ml 0,7
Doxiciclina 100mg/comp. Comprimido 0,38
Enantato de Noretisterona+Valerato de Estradiol 50mg+5mg/injetável Seringa 1 ml 1,13
Eritromicina(Estearato ou Etilsuccinato) 125mg/5ml/susp. oral Frasco 60 ml 2,3
Eritromicina(Estearato ou Etilsuccinato) 500mg/comp./cáps. Comprimido 0,54
Etinilestradiol+Levonorgestrel 0,03mg+0,15mg/comp Cartela c/ 21 cápsulas 0,42
Fenitoína 100mg/comp. compimido 0,1
Fenobarbital 100mg/comp. Comprimido 0,06
Fluconazol 100mg/rev. Cápsula 0,95
Fluconazol 150mg/rev. Cápsula 0,95
Fluoxetina 20mg/comp. Comprimido 0,06
ELENCO OFICIAL DOS MEDICAMENTOS DISPONIBILIZADOS PELA REDE PRÓPRIA DO PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR
Fosfato de Oseltamivir 75mg/comp comprimido 0
Haloperidol 1mg/comp. Comprimido 0,08
Haloperidol 5mg/comp. Comprimido 0,12
Haloperidol 2mg/ml/sol. oral Frasco 20 ml 1,94
Ibuprofeno 300mg/comp. Comprimido 0,16
Levonorgestrel 0,75mg/comp. Comprimido 3,47
Loratadina 10mg/comp. Comprimido 0,05
Mebendazol 100mg/comp. Comprimido 0,05
Mebendazol 100mg/5ml/sup. Oral Frasco 30 ml 1,1
Metoclopramida (Cloridrato) 10mg/comp. Comprimido 0,04
Metoclopramida (Cloridrato) 4mg/ml/sol.oral Frasco 10 ml 0,75
Metronidazol 250mg/comp. Comprimido 0,1
Metronidazol 5% creme vaginal Tubo 50 gramas 2,15
Metronidazol (Benzoato) 200mg/5ml/susp. oral Frasco 100 ml 2,4
Miconazol (Nitrato) 2%/locão Frasco 30 ml 1,86
Miconazol (Nitrato) 2%/pó Frasco 30 ml 4,95
Monitrato de Isossorbida 20mg/comp. Comprimido 0,1
Neomicina (Sulfato) + Bacitracina (Zíncica) 5mg + 250ui/g/pom. Tubo 10 gramas 1,35
Neomicina (Sulfato) + Bacitracina (Zíncica) 5mg + 250ui/g/pom. Tubo 15 gramas 2,02
Nistatina 25.000 UI/crem. Vaginal Tubo 60 gramas 2,28
Nistatina 25.000 UI/crem. Vaginal Tubo 50 gramas 1,9
Nistatina 100.000 UI/ml/ susp. Oral Frasco 30 ml 3,62
Noretisterona 0,35mg/comp. Cartela c/ 35 comprimidos 0,5
Omeprazol 20mg/cáps. Cápsula 0,23
Paracetamol 500mg/comp. Comprimido 0,09
Paracetamol 200mg/ml/sol. Oral gts Frasco 10 ml 0,85
Paracetamol 200mg/ml/sol. Oral gts Frasco 15 ml 1,27
Paracetamol 100mg/ml/sol. oral gts. Frasco 10 ml 0,7
Paracetamol 100mg/ml/sol. oral gts. Frasco 15 ml 1
Prednisona 20mg/comp. Comprimido 0,18
Prednisona 5mg/comp. Comprimido 0,08
Prometazina (Cloridrato) 25mg/comp. Comprimido 0,12
Ranitidina 150mg/comp. Comprimido 0,12
Sais p/ Reidratação Oral pó p/sol. Oral Envelope 27,9 gramas 0,6
Salbutamol (Sulfato) 2mg/comp. Sulcado Comprimido 0,04
Salbutamol (Sulfato) 2mg/5ml/xpe. Frasco 120 ml 1,15
Salbutamol (Sulfato) 2mg/5ml/xpe. Frasco 125 ml 1,2
Sinvastatina 20mg/comp. Comprimido 0,38
Sulfametoxazol + Trimetoprima 400mg + 80mg/comp. Comprimido 0,08
Sulfametoxazol + Trimetoprima 200mg + 40mg/5ml/susp. Oral Frasco 50 ml 1,45
Sulfametoxazol + Trimetoprima 200mg + 40mg/5ml/susp. Oral Frasco 60 ml 1,74
Sulfametoxazol + Trimetoprima 200mg + 40mg/5ml/susp. Oral Frasco 100 ml 2,9
Sulfasalazina 500mg/comp. Comprimido 0,4
Sulfato Ferroso 40mg Fe(II)/comp. rev. Comprimido 0,04
Sulfato Ferroso 25mg/ml Fe(II)/sol. Oral Frasco 30 ml 0,75
Tiabendazol 5%/pom. Tubo 20 gramas 2,89
Valproato de Sódio 50mg/ml/xpe. Frasco 100 ml 4,05
Preservativo Masculino unidade 0

Dez municípios baianos correm risco de epidemia de dengue em 2013

Cidades concentram 44,8% das notificações do estado e estão em estado de alerta para o próximo verão

Pelo menos dez cidades baianas foram consideradas pelo Comitê Estadual de Prevenção à Dengue, em situação de risco da doença. De acordo com um balanço realizado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Salvador, Itabuna, Feira de Santana, Ilhéus, Senhor do Bonfim, Guanambi, Jacobina, Serrinha, Jequié e Teixeira de Freitas concentram 44,8% das notificações do estado e estão em estado de alerta para o próximo verão.

O Comitê, representantes do poder público e da sociedade civil tem como objetivo propor ações de prevenção à dengue, e está realizando um conjunto de atividades que vem sendo desenvolvidas nos últimos quatro meses.

Um levantamento do governo do estado aponta que até o dia 29 de setembro de 2012, foram notificados 66.684 casos de dengue na Bahia, número 30,81% maior do que no mesmo período do ano passado.

Fonte: Portal ibahia

Semana de Mobilização da Doença Falciforme


Com o objetivo de difundir informações sobre a doença falciforme, reforçando a importância do diagnóstico precoce, a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, através do Programa de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme (PAPDF) promoverá entre 15 e 19 de outubro, uma Semana de Mobilização. O lançamento oficial acontece na próxima segunda-feira (15), às 13h, no auditório do Centro Cultural da Câmara de Vereadores. Acesse aqui o convite.

Durante esse período, as unidades de saúde da rede municipal realizarão atividades como palestras, salas de espera, oficinas de autocuidado, rodas de conversa, dinâmicas de grupo, exibição de vídeo e distribuição de material educativo e esclarecimentos sobre o direito da pessoa com doença falciforme.
Será disponibilizado também, o exame de eletroforese de hemoglobina – método mais eficaz para rastreamento da doença – principalmente para gestantes, crianças que não fizeram o teste do pezinho e pessoa com indicações clínica: histórico de dor, icterícia, infecção sem diagnóstico definido e história familiar de traço ou doença falciforme. O paciente que tiver o diagnóstico confirmado será acolhido e encaminhado para acompanhamento com uma equipe de saúde multidisciplinar, possibilitando o cuidado integral, a melhoria da qualidade de vida e a equidade em saúde.

Doença - Uma das doenças hereditárias mais comuns no Brasil, a doença falciforme apresenta, já nos primeiros anos de vida, manifestações clínicas importantes. A herança do gene da hemoglobina S faz com que, em determinadas circunstâncias, as hemácias – que normalmente são em forma de disco – adquiram formato de foice, tornam-se rígidas, obstruindo os vasos sanguíneos, dificultando a circulação do sangue.

Estima-se que nasçam 3.500 crianças por ano no país, sendo o município de Salvador o que apresenta a maior incidência: uma a cada 650 nascidos vivos possui traços da doença falciforme. Esse dado ratifica a doença como um sério problema de saúde pública, daí a importância de seu diagnóstico precoce, do tratamento adequado e do acompanhamento especializado.

A Semana de Mobilização conta com a parceria da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, Liga Acadêmica de Doença Falciforme (LADF), Associação Bahiana de Pessoas com Doença Falciforme (ABADFAL), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Salvador (APAE) e a Coordenação da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme, do Ministério da Saúde.

TRT-RS manda reintegrar agente comunitário de saúde


A contratação de agente comunitário de saúde por pessoa jurídica, sem qualquer previsão no edital de seleção, é nula. Logo, o vínculo de emprego dos escolhidos se dá diretamente com o município, que é o tomador final dos serviços. Com este entendimento, a 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul manteve sentença que reconheceu o vínculo entre o Município de Rio Grande e uma agente de saúde com mais de 70 anos de idade, que participou de uma seleção oficial para o cargo. O acórdão é do dia 26 de setembro. Cabe recurso.

A 2ª Vara do Trabalho de Rio Grande entendeu que a autora estava subordinada diretamente à Secretaria Municipal da Saúde e, portanto, seu real empregador é a municipalidade, e não a Sociedade Rio Grandina de Auxílio aos Necessitados (Assoran) — tida como mera intermediadora de mão de obra. Na sentença, o juiz do trabalho substituto, Nivaldo de Souza Junior, reconheceu o vínculo com o município e a nulidade da dispensa, além de determinar a sua reintegração. O contrato de trabalho vigorou de 23 de julho de 1996 a 1º de julho de 2008.

Documentos anexados aos autos mostram que os processos seletivos para contratação de agentes comunitários de saúde de 1995 e 1997 foram feitos pela 3ª Coordenadoria Regional de Saúde. O nome da Assoran também não consta nos processos seletivos de 2001, 2003, 2004 e 2005 — que foram executados pela Secretaria de Saúde em conjunto com a 3ª Coordenadoria. A entidade só aparece num documento assinado em 1º de outubro de 2004, que foi seu primeiro convênio com o município. Este foi firmado com a finalidade de desenvolver o Programa de Saúde da Família, em conformidade com as diretrizes traçadas pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 1.886, de 18 de dezembro de 1997.

O juiz destacou que os aprovados nos processos seletivos feitos e/ou supervisionados pelo município só tomavam conhecimento de que a intermediadora de mão de obra seria a empregadora formal no momento da contratação.

Contrato trabalhista alimentado por repasses
No acórdão do TRT, a relatora do recurso, desembargadora Íris Lima de Morais, afirmou que nada indica que a contratação do candidato a agente e os respectivos encargos seriam de responsabilidade da Assoran, que não integra a Administração Pública direta ou indireta, embora tenha assinado a Carteira de Trabalho da autora. No entanto, mesmo sem vínculo formal, a Secretaria Municipal da Saúde arrolou a reclamante como uma das integrantes do seu Programa de Agentes Comunitários de Saúde.
Para ela, a intermediadora atuava no Programa unicamente por força de repasses financeiros feitos pelo município. ‘‘Tanto é assim que, cancelados os repasses, promoveu o despedimento da autora no ano de 2008, pela falta de suporte à manutenção do contrato de trabalho’’, deduziu. Afirmou que todos os requisitos da relação de emprego diretamente com o tomador estão presentes no processo: subordinação direta, pessoalidade, onerosidade (trabalho remunerado) e habitualidade.
‘‘É fato que associações civis de caráter beneficente, caso da Assoran, podem cooperar com o estado sob chancela constitucional e legal, conforme já explicitado, o que em momento algum se confunde com a possibilidade de atuar como intermediadora de mão de obra dos agentes da saúde do município’’, advertiu a desembargadora.

Clique aqui para ler a sentença e aqui para ler o acórdão.

Jomar Martins é correspondente da revista Consultor Jurídico no Rio Grande do Sul.
Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs 
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
Fonte: www.conjur.com.br

AGENTES DE SAÚDE RECEBEM CURSO DE CAPACITAÇÃO COM O TEMA "OS SITEMAS MUNDIAIS DE SAÚDE".


A secretaria Municipal de saúde cumprindo mais um cronograma do departamento de ações básicas que é a educação permanente de todos os profissionais que trabalham nos postos de saúde realizaram mais um curso de capacitação aos agentes de saúde de Planaltina Goiás que tem como tema “os sistemas mundiais de saúde” onde são discutido como que funciona o sistema de saúde nos estados unidos, que é um país de primeiro mundo além de cuba, frança, Grã Betânia, Inglaterra, e fazer um comparativo com a situação do nosso país, além do conhecimento da informação nossos agentes irá poder fazer um paralelo com a saúde de nosso município.

Segundo a coordenadora dos postos de saúde Josy Dias, objetivo da capacitação é apresentar aos agentes novas maneiras de atendimento nos diferentes programas oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde nas unidades de saúde e também orientar aos pacientes a procurar outros serviços que estão disponíveis em diversos locais ligados à secretaria.

Nós vamos mostrar os trabalhos que já são realizados no município, o que podemos melhorar o que devemos manter. É uma capacitação que reúne avaliação e novas propostas. Tudo isso visando à melhoria do desempenho no processo de trabalho – explicou. O agente de saúde é o profissional que vive dia a dia a vida de sua comunidade. (…) É o elo de ligação entre as necessidades de saúde da população e o que pode ser feito para melhorar suas condições de vida. É a ponte entre a população e os profissionais e serviços de saúde. O agente comunitário é o mensageiro de saúde de sua comunidade. Por isso é importante que ele se capacite cada vez mais para atender melhor sua comunidade.



FONTE: PREFEITURA DE PLANALTINA-GO.

ETSUS - ESCOLA TÉCNICAS DE SAÚDE DO ESTADO, HOMOLOGA PROCESSO DE SELEÇÃO DE FACILITADORES PARA O CURSO DE CAPACITAÇÃO DE ACS.

ETSUS homologa processo seletivo para facilitadores de agentes comunitários de Saúde



A Sesau – Secretaria de Estado da Saúde, através da ETSUS- Escola Tocantinense do SUS publicou nesta segunda-feira, 15, a homologação do processo de seleção para Facilitadores e Tutores do Curso de Capacitação para Agentes Comunitários de Saúde para os municípios de Xambioá e Ananás, de acordo com o edital nº. 46/2012 de 18/09/2012. 

As micro aulas e entrevistas serão realizadas na secretaria municipal de saúde e saneamento de Xambioá. Os temas das micro aulas ficarão a critério do candidato, bastando que estejam em conformidade com a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde. A oficina técnica pedagógica será realizada posteriormente e os candidatos serão comunicados via e-mail e telefone. 

Escrito por Luzinete Martins

FONTE: ETSUS
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