sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Buerarema: Polícia divulga foto de suposto atirador


A Polícia Civil de Buerarema divulgou a foto do homem que é apontado como o principal suspeito de ter deflagrado os tiros que atingiram uma criança de 6 anos. Ela foi baleada na cabeça na tarde de ontem, quando brincava na porta de casa, no bairro Santa Helena, em Buerarema.

Fábio Santana dos Santos é morador de Itabuna e chegou a ser preso em Buerarema por envolvimento com o tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Ele foi encaminhado para o Conjunto Penal de Itabuna, mas ganhou liberdade há cerca de dois meses.
Informações policiais dão conta de que Fábio Santana teria ido para Buerarema na tarde de ontem, acompanhado de outra pessoa, para tentar matar um assaltante conhecido como “Flavinho”, morador do bairro Santa Helena. Ao tentar atingir o referido “Flavinho”, com disparos de arma de fogo, este por sua vez revidou. Os disparos atingiram a criança que estava no passeio de casa, a uma distância aproximada de 40 metros.
De acordo com informações policiais, “Flavinho” foi indiciado recentemente por roubo qualificado. A Polícia Civil pediu a prisão preventiva a justiça, mas aguarda há dois meses a decisão judicial.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Buerarema: menina de 6 anos é atingida na cabeça por bala perdida e vai a óbito

Uma criança de 6 anos teve morte encefálica depois de ser baleada em um tiroteio na cidade de Buerarema, no sul do estado. Segundo informações da TV Bahia, Maria Rita Nunes de Souza foi atingida na cabeça e no braço quando brincava perto de casa.

O caso aconteceu por volta das 14h desta quarta-feira (12) no bairro de Santa Helena. Segundo a polícia, as primeiras informações são de que dois homens perseguiam um terceiro e passaram atirando pela região. A menina acabou sendo atingida. Os suspeitos fugiram depois do tiroteio.

A criança foi socorrida para o Hospital de Base, em Itabuna, e teve morte encefálica à noite.

http://www.correio24horas.com.br

O ano de 2012 foi definido como “Ano Luiz Gonzaga 100 anos de nascimento do Rei do Baião”

                                                         


Luiz Gonzaga (1912-1989) foi músico brasileiro. Sanfoneiro, cantor e compositor, recebeu o título de "Rei do Baião". Foi responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, levou o baião, o xote e o xaxado, para todo o país. A música "Asa Branca" feita em parceria com Humberto Teixeira, gravada por Luiz Gonzaga no dia 3 de março de 1947, virou hino do nordeste brasileiro.

Luiz Gonzaga (1812-1989) nasceu na Fazenda Caiçara, em Exu, sertão de Pernambuco, no dia 13 de dezembro de 1812. Filho de Januário José dos Santos, o mestre Januário, "sanfoneiro de 8 baixos" e Ana Batista de Jesus. O casal teve oito filhos. Luiz Gonzaga desde menino já tocava sanfona. Aos 13 anos, com dinheiro emprestado compra sua primeira sanfona.

Em 1929, por causa de um namoro, proibido pela família da moça, Luiz Gonzaga foge para a cidade de Crato no Ceará. Em 1930 vai para Fortaleza, onde entra para o exército. Com a Revolução de 30 viaja pelo país. Em 1933, servindo em Minas Gerais, é reprovado num concurso de músico para o exército, passa a ser o corneteiro da tropa. Tem aulas de sanfona com o soldado Domingos Ambrósio.

Luiz Gonzaga deixa o exército, depois de nove anos sem dar notícias à família. Foi para o Rio de Janeiro e passou a se apresentar em bares, cabarés e programas de calouros. Em 1940 participa do programa de Calouros da Rádio Tupi e ganha o primeiro lugar, com a música "Vira e Mexe".

Tocando como sanfoneiro da dupla Genésio Arruda e Januário, é descoberto e levado pela gravadora RCA Vitor, a gravar seu primeiro disco. O sucesso foi rápido, vários outro discos foram gravados, mas só em 11 de abril de 1945 grava seu primeiro disco como sanfoneiro e cantor, com a música "Dança Mariquinha". Em 23 de setembro nasce seu filho Gonzaguinha, fruto do relacionamento com a cantora Odaléia Guedes. Nesse mesmo ano conhece o parceiro Humberto Teixeira.

Depois de 16 anos Luiz volta para sua terra natal. Vai ao Recife e se apresenta em vários programas de rádio. Em 1947 grava "Asa Branca", feita em parceria com Humberto Teixeira. Em 1948 casa-se com a cantora Helena Cavalcanti. Em 1949 leva sua família para morar no Rio de Janeiro. As parcerias com Humberto Teixeira e com Zédantas rendeu muitas músicas. Gonzaga e seu conjunto se apresentam em várias partes do país.

Em 1980, Luiz Gonzaga canta para o Papa Paulo II, em Fortaleza. Canta em París a convite da cantora amazonense Nazaré Pereira. Recebe o prêmio Nipper de ouro e dois discos de ouro pelo disco "Sanfoneiro Macho". Em 1988 se separa de Helena e assume o relacionamento com Edelzita Rabelo.

Luiz Gonzaga é internado no Recife, no Hospital Santa Joana, no dia 21 de junho de 1989, e no dia 2 de agosto falece.

Em 2012, se comemora 100 anos do nascimento de Luiz Gonzaga. É lançado o filme "De Pai Para Filho", narrando a relação entre Gonzaga e Gonzaguinha. O artista recebe várias homenagens em todo o país.

Medicina é o curso mais concorrido do Vestibular 2013 da UFPB


Foto: Divulgação

Divulgada a concorrência do Vestibular 2013 da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). De acordo com a Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve), o curso de Medicina é o mais concorrido do Processo Seletivo Seriado 2013 (PSS-2013), com uma média de 131,3 candidatos por vaga. Ao todo, foram 6.172 inscritos para disputar as 47 vagas oferecidas para o curso. Em 2012, a concorrência de Medicina foi de 71,5 candidatos por vaga.

Também estão entre os mais concorridos os cursos de Formação de Oficiais da Polícia Militar (CFO-PM) feminino, com 83,2 candidatas por vaga (416 inscritas para 5 vagas disponíveis) e CFO-PM masculino, com 58,8 candidatos para cada uma das 25 vagas (1.470 inscritos). Engenharia Civil teve 1.717 inscritos para 39 vagas, uma razão de 44 candidatos por vaga; e Arquitetura e Urbanismo registrou 981 inscritos para 27 vagas, média de 36,3 por vaga. 

Os cursos de Odontologia e Direito também foram bastante procurados. Odonto tem média de 36 para cada vaga, enquanto Direito ficou com 31,2 candidatos/vaga. Já os cursos com a menor concorrência são: Ciências Atuariais (com 1,9 candidatos por vaga); Letras/Línguas Clássicas – Grego e Latim (1,8 por vaga) e Letras – Francês (1,6 candidatos por vaga). A relação completa da concorrência por curso pode ser acessada no site da Coperve. Também foram divulgados os locais de prova e a relação de candidatos com atendimento especial deferido. Para realizar a consulta, o candidato deverá informar o número do CPF e a data de nascimento.

Segundo a Coperve, mais de 43 mil candidatos participam do PSS 2013. As provas referentes à 1ª e à 2ª séries (PSS 1 e 2) serão aplicadas nos próximos dias 16 e 17. Já as provas do PSS 3 ocorrem nos dias 20 e 21 de janeiro de 2013.

LEIA MAIS
Medicina é o curso mais concorrido da Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba
UFPB define novo calendário letivo; 1º semestre será concluído em novembro
Na UFPB, professores retornam às aulas dia 17
Professores da UFCG decidem suspender a greve; aulas serão retomadas no dia 24

Criança de sete anos elimina leucemia através de uma forma alterada de VIH



Uma criança norte-americana de sete anos parece estar a conseguir combater uma leucemia através do recurso a um método experimental que utiliza uma forma alterada do vírus da SIDA.

A criança, Emily Whitehead, que até ao ano passado parecia ter poucas hipóteses de sobrevivência, apesar do tratamento com quimioterapia, foi colocada pelos médicos do hospital infantil de Filadélfia num programa experimental, que passa por utilizar uma forma modificada do vírus da Sida e reprogramar o sistema imunitário.

O tratamento levou à retirada de milhões de células do sistema imunitário de Emily, tendo os médicos utilizado depois o VIH modificado para transportar um novo gene para o organismo de Emily, o qual, além de reforçar as células, ajudou-as a detetar e atacar as células cancerígenas que até aí tinham conseguido escapar aos tratamentos mais conservadores.

Por fim, as células imunitárias foram de novo colocadas no corpo da menina, criando uma espécie de mísseis que se fixam no corpo e matam as células responsáveis pela leucemia.

Depois de ter estado nos cuidados intensivos, Emily Whitehead parece agora ter recuperado completamente.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

MPF faz ação para cobrar melhor atendimento de saúde a indígenas Na avaliação do Ministério Público, 'quadro é de extrema indigência'.

Problemas foram detectados em diferentes estados do país.

O Ministério Público Federal (MPF) lançou nesta segunda-feira (10) uma ação que tem o objetivo de melhorar as condições de tratamento de saúde dos indígenas de todo o Brasil. As ações civis públicas e recomendações expedidas pelo órgão cobram um melhor atendimento para essa população, sobretudo fora das áreas demarcadas.
saiba mais
População indígena volta a crescer na zona rural em 2010, diz IBGE
IBGE aponta que 76,7% dos índios são alfabetizados

Em 2010, o governo federal criou a Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai) para cuidar especificamente do atendimento de saúde da população nativa.

Na avaliação do MPF, no entanto, a criação da nova secretaria não melhorou a situação da saúde indígena. “Está faltando tudo: médico, remédio, transporte para levar pacientes para os hospitais. O quadro é de extrema indigência”, afirmou a vice-procuradora-geral da República e coordenadora da Câmara das Populações Indígenas do MPF, Deborah Duprat, em nota divulgada no site oficial do órgão.

O texto publicado pelo MPF traz ainda declarações de procuradores da República de vários estados, denunciando a situação que os indígenas enfrentam em todo o país, no que diz respeito ao atendimento de saúde. Segundo a nota, o Ministério instaurou 98 inquéritos civis públicos para apurar questões relativas ao tema e cobrar políticas públicas nessa área.

O “Dia D da Saúde Indígena”, como o MPF chamou a ação, é realizado em 10 de dezembro porque nesta data é observado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil 896,9 mil indígenas de 305 etnias diferentes.

Outro lado
Fernando Rocha, secretário-substituto da Sesai, subordinada ao Ministério da Saúde, informou que desde a criação da secretaria, o número de médicos nos 34 distritos de saúde indígena do país foi aumentado de 164 para 314. Ele ainda ressaltou que a contratação de organizações não governamentais que atuam na saúde indígena foi revista e mais de trinta entidades foram dispensadas após avaliação de idoneidade e condições de prestar serviços, restando agora apenas três.

Os distritos de saúde indígena agora têm mais autonomia para adquirir os produtos e serviços de que necessitam e, segundo Rocha, se há problemas no atendimento, uma das principais causas é a localização remota das aldeias e os entraves burocráticos para comprar determinados suprimentos em localidades isoladas.
 
Dentista atende indígena em tenda montada pela ONG Expedicionários da Saúde, em Santa Isabel do Rio Negro (Foto: Gustavo Magnusson/AE)

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

PRESIDENTE DO CNM, DIZ QUE AGENTES DE SAÚDE DEVEM SER DEMITIDOS, POIS SÓ SERVEM PARA PREENCHER PAPEIS DESNECESSÁRIOS, INCOMODAR AS FAMÍLIAS E INCHAR AS CONTAS PÚBLICAS.

FOTO: DIVULGAÇÃO


No dia 27 de novembro aconteceu no Hotel Vila Galé um encontro de prefeitos do estado do Ceará, no oportuno o Presidente da Confederação Nacional de Municípios-CNM adotou um discurso duro onde sugeriu que fossem demitos servidores que não são efetivos incluindo os Agentes de Saúde, "
O que eles fazem preenchem papeis sem importância e querem comer de graça" completou Paulo Ziulkoski.
"O que eles fazem hoje além de preencher papéis desnecessários incomodando as famílias?"



" O BLOG ACE PRISCILA & AMIGOS, DEIXA AQUI O REPÚDIO A ESSE CIDADÃO QUE ALÉM DE DESPREPARADO E DESINFORMADO, DEVE APRENDER A LAVAR A BOCA COM SABÃO ANTES DE SE REFERIR A UMA CATEGORIA QUE MUDOU A COSNTITUIÇÃO FEDERAL DUAS VEZES A SEU FAVOR, CATEGORIA ESSA QUE SE NÃO TIVESSE TAMANHA IMPORTÂNCIA, NÃO SERIA TEMA DE DISCUSSÃO CONSTANTE EM BRASÍLIA E JÁ TERIA SIDO EXTINTA PELO GOVERNO FEDERAL.
QUERO FAZER UM CONVITE AO SENHOR PRESIDENTE DA CMN, QUE FAÇA A EXPERIÊNCIA DE TRABALHAR NO MÍNIMO UMA SEMANA ACOMPANHANDO UM AGENTE DE SAÚDE EM CAMPO E DEPOIS DIZER SE PENSA DA MESMA FORMA.
PESSOAS COMO ESSE SUJEITO É BEM PROVÁVEL QUE NUNCA SOUBE O QUE É TRABALHAR DURO EM BAIXO DE CHUVA E SOL NA VIDA DELE."

FALECEU EM JUAZEIRO ACS SILNVANIA NO DIA 08 DE DEZEMBRO DE 2012

TODOS NÓS ACS DE SENHOR DO BONFIM ESTAMOS CONSTERNADOS COM A MORTE DE NOSSA COLEGA SILVANIA.

INFELIZMENTE PERDEMOS MAIS UMA COLEGA DE TRABALHO ACS, SILVANIA (VANIA) COM 28 ANOS DE IDADE NO DIA 08/12/12 ,POR CIRCUNSTÂNCIAS DE SAÚDE,ELA HAVIA FEITO UMA CIRURGIA DO CORAÇÃO HÁ 4 ANOS ATRAS E SERIA NECESSÁRIO OUTRA , SE INTERNOU MAIS SEU QUADRO SE AGRAVOU E NÃO CHEGOU A FAZER A CIRURGIA E VEIO A ÓBITO,DEIXANDO UMA MENINA DE 3 ANOS E MENINO DE 9 ANOS,QUE DEUS NA SUA INFINITA BONDADE DÊ CONFORTO A SUA FAMÍLIA E TODOS NÓS POIS SENTIMOS MUITO A SUA PERDA.COM ELA JÁ PERDEMOS 6 COLEGAS ACS EM NOSSO MUNICÍPIO AQUI EM SENHOR DO BONFIM NOS ÚLTIMOS 10 ANOS .

A VERDADE QUE NÓS CUIDAMOS DE NOSSAS COMUNIDADES E MUITAS DAS VEZES ESQUECEMOS DE NÓS, OU TEMOS DIFICULDADE EM CONSEGUIR O APOIO NECESSÁRIO PRA CUIDAR DA GENTE ,NÃO TEMOS PLANOS DE SAÚDE, SÓ O QUE TODOS TEM O SUS,E COMO PROFISSIONAIS DOS SUS, NÃO TEMOS NENHUMA PRIORIDADE ,POIS SOMOS IGUAIS A TODOS OS BRASILEIROS,E NÃO HÁ NENHUM BENEFICIO NA SAÚDE EM PROL DESTAS CATEGORIAS ACS E ACE .TEM MUITOS COLEGAS DOENTES NESTE BRASIL E COM DIFICULDADE AO TRATAMENTO ,ESTA É A PURA VERDADE, PRECISAMOS ACORDAR PRA ESTA SITUAÇÃO SER REVERTIDA PRA TERMOS MAIS SAÚDE E UM MELHOR ACESSO A MESMA..

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares