Uma criança norte-americana de sete anos parece estar a conseguir combater uma leucemia através do recurso a um método experimental que utiliza uma forma alterada do vírus da SIDA.
A criança, Emily Whitehead, que até ao ano passado parecia ter poucas hipóteses de sobrevivência, apesar do tratamento com quimioterapia, foi colocada pelos médicos do hospital infantil de Filadélfia num programa experimental, que passa por utilizar uma forma modificada do vírus da Sida e reprogramar o sistema imunitário.
O tratamento levou à retirada de milhões de células do sistema imunitário de Emily, tendo os médicos utilizado depois o VIH modificado para transportar um novo gene para o organismo de Emily, o qual, além de reforçar as células, ajudou-as a detetar e atacar as células cancerígenas que até aí tinham conseguido escapar aos tratamentos mais conservadores.
Por fim, as células imunitárias foram de novo colocadas no corpo da menina, criando uma espécie de mísseis que se fixam no corpo e matam as células responsáveis pela leucemia.
Depois de ter estado nos cuidados intensivos, Emily Whitehead parece agora ter recuperado completamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não será permitido, nenhum comentário, constando ofensa, calunia. Preconceito de qualquer gênero.