Malanje - Vinte e um casos suspeitos de sarampo foram identificados em crianças menores de cinco anos, durante o mês de Julho último, nos municípios de Kangandala e Kaculama, pela equipa de agentes comunitários da empresa de Soluções Higiene e Saúde (SHS).
Segundo a coordenadora provincial da SHS, Reniana Dilli Scarano, foram identificados 13 casos no Município de Kangandala e oito em Kaculama, já encaminhados para a Vigilância Epidemiológica da direcção de saúde.
Fez saber que os agentes comunitários estão a realizar campanhas de bloqueio vacinal imediato nos bairros e arredores destes municípios, por forma a evitar-se o alastramento deste surto.
“Em apoio ao bloqueio vacinal já realizado pelas Repartições de Saúde dos respectivos municípios, a equipa do projecto mobilizou as famílias dos bairros afectados e arredores para adesão às doses nas crianças menores de cinco anos”, disse.
Precisou que no mês de Julho, as equipas trabalharam nestes dois municípios para melhorar as condições sanitárias e de higiene das famílias, tendo realizado em Kaculama 681 palestras, 331 aterros sanitários escavados, 105 latrinas construídas e 157 famílias mobilizadas a tratar água para consumo.
Já no município de Kangandala, disse, os agentes realizaram 893 palestras, escavaram 616 aterros sanitários, construíram 215 latrinas e mobilizaram 387 famílias a tratar água para o consumo.
A SHS desenvolve acções viradas aos cuidados de prevenção das doenças, protecção e promoção da saúde nas famílias das comunidades.
As acções do projecto de agentes comunitários de saúde (PACS) estão voltadas para cinco eixos especiais, nomeadamente cuidados com a gestante, combate à desnutrição infantil, doença diarreica e desidratação, combate à malária, doença respiratória aguda e tripanossomíase africana.
Fonte: Portal Angop