sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Academia de Letras comemora 200 anos da imprensa na Bahia

O evento, organizado pelo jornalista Carlos Ribeiro, terá palestras de acadêmicos e relembra a criação do 1º jornal baiano de 1811

A Academia de Letras da Bahia realizará, na próxima quinta-feira, dia 1º de setembro, das 16h30 às 19h30, uma sessão especial comemorativa dos 200 anos da instalação da imprensa na Bahia. O evento marca as comemorações do bicentenário da criação do primeiro jornal impresso no estado, o "Idade d´Ouro do Brazil", pelo empresário Manoel Antonio da Silva Serva, em 14 de maio de 1811.

O evento, organizado pelo jornalista Carlos Ribeiro, contará com as palestras dos acadêmicos: Consuelo Novais Sampaio (“Uma visão de dois jornais republicanos”); Waldir Freitas Oliveira (“As revistas modernistas da Bahia”; Luis Henrique Dias Tavares (“Memória de um cronista do Jornal da Bahia”); Edivaldo Boaventura (“Um breve passeio pela trajetória de A Tarde”) e Joaci Góes (“Os dias seguintes aos 200 anos – o futuro da imprensa na Bahia”).

A sessão é aberta ao público, na sede da ALB, no bairro de Nazaré e antes do encerramento haverá debate da plateia com os palestrantes.

O empresário português Manoel Antonio da Silva Serva é o pioneiro da indústria gráfico-editorial privada no Brasil. Ele instalou a tipografia no Morgado de Santa Bárbara, na Cidade Baixa, e imprimiu livros, jornais e papéis diversos, permanecendo como único fornecedor de impressos até o início da década de 1820.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será permitido, nenhum comentário, constando ofensa, calunia. Preconceito de qualquer gênero.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares