Na tarde desta terça-feira (19), o presidente do tribunal de Contas da união (TCU), Benjamim Zymler, entregou à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, a lista completa dos gestores inelegíveis, ou seja, os fichas sujas, para as eleições 2012.
No final deste artigo há o link para acessar a lista completa dos fichas sujas.
Comente esta notícia com seu perfil do Facebook ou Google/Blogger.
A lei da Ficha Limpa atinge todos os políticos que tiveram suas contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e, por isso, são considerados fichas sujas.
“Este é um momento muito importante porque dá consequência concreta ao julgamento das contas irregulares do TCU”, destacou o presidente do tribunal. Ele lembrou também que esses gestores tiveram direito, até a última instância, à ampla defesa.
No total, são mais de 6 mil políticos que ocupam algum cargo de gestão no serviço público em todo Brasil que estão inelegíveis por oito anos a contar das eleições municipais de outubro de 2012. Assim, eles também não podem ser eleitos nas eleições de 2014, 2016, 2018 e 2020.
O deputado federal José Vieira Lins, pré candidato a prefeito de Bacabal, é um dos políticos fichas sujas que consta na lista do TCU. Ele tem três contas reprovadas e sendo assim, está inelegível para as eleições 2012 e durante oito anos.
Zymler acrescentou que além da punição por multas e quitação dos débitos pendentes por causa de má gestão de recursos públicos, essas pessoas estarão inelegíveis. O ministro lembrou que todos os gestores tiveram suas contas julgadas em caráter definitivo, prerrogativa para que uma pessoa seja enquadrada na Lei da Ficha Limpa.
“Realmente essa é uma consequência importante, e muito bem-vinda a possibilidade de tornar inelegíveis aqueles que não souberam lidar com o dinheiro público de forma adequada”, ressaltou Benjamim Zymler.
JJUSTIÇA ELEITORAL DEVE INDEFERIR REGISTRO DE CANDIDATURA DOS FICHAS SUJAS
O TCU já fez a sua parte, publicou e enviou ao TSE a lista de todos os fichas sujas do Brasil. Agora, o registro da candidatura deses políticos fica a cargo da Justiça Eleitoral que, se o candidato for ficha suja, não deve ter o registro aceito.
Se esses candidatos conseguirem registrar a candidatura, ficará claro que, a Lei da Ficha Limpa e a Justiça Eleitoral, não servem para nada.
Caso link acima não funcione, tente o link abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não será permitido, nenhum comentário, constando ofensa, calunia. Preconceito de qualquer gênero.