O Ministério da Saúde habilitou 164 Equipes de Saúde da Família (ESF) e 1.158 Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A ação vai beneficiar sete estados: Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. A habilitação das equipes do programa Saúde da Família e dos Agentes Comunitários foi publicada no Diário Oficial da União da última terça-feira (20), por meio de portaria que autoriza a liberação de recursos para os respectivos fundos municipais, com o objetivo de
ampliar o acesso da população à Atenção Básica.
Atualmente, o País conta com 33.420 Equipes de Saúde da Família implantadas em 5.293 municípios. A execução da estratégia é a principal meta do ministério para reorientar o modelo ofertado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da atenção primária, considerada a mais próxima da porta de entrada do SUS e capaz de resolver até 80% dos problemas de saúde. A execução da estratégia é compartilhada pelos estados, Distrito Federal e municípios.
As equipes são multidisciplinares, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem e até 12 agentes comunitários, que atuam junto às comunidades, desenvolvendo ações de promoção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico e tratamento, recuperação e reabilitação de doenças. Hoje são 256.847 ACS em todo Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não será permitido, nenhum comentário, constando ofensa, calunia. Preconceito de qualquer gênero.