Do G1, em São Paulo
Sonegômetro será lançado nesta quarta-feira (5)
(Foto: Reprodução)
|
Depois do "Impostômetro", chegou a vez do "Sonegômetro". A ferramenta que irá calcular o valor que o país deixa de arrecadar por ano por causa da sonegação de impostos será lançada nesta quarta-feira (5), em Brasília, pelo Sindicato dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz).
Na página do "Sonegômetro" na internet, será possível acompanhar em tempo real o quanto o país deixa de arrecadar todos os dias. A contagem começou no dia 1º de janeiro e até esta terça-feira (4) Já tinha ultrapassado a casa dos R$ 130 bilhões. Para efeitos comparativos, segundo os cálclulos da entidade, seria possível construir 120.750 km de estradas asfaltadas.
Para o presidente do Sinprofaz, Allan Titonelli Nunes, o índice de sonegação e a alta carga tributária estão diretamente relacionados.
saiba mais:
"A falta de uma reforma tributária associada à alta carga tributária e mecanismos frágeis de combate à sonegação acabam criando um círculo vicioso", diz Nunes.
A associação defende o combate à sonegação como um dos instrumentos para a redução da carga tributária no país.
"Se diminuirmos a sonegação, é possível reduzir a carga tributária em pelo menos cerca de 20%", estima o presidente do Sinprofaz.
Segundo o sindicato, nesta quarta-feira também será divulgado um estudo com a análise da evolução da sonegação no país.
Para divulgar o "Sonegômetro", um painel móvel, com o placar da sonegação fiscal, circulará pelas ruas de Brasília nesta quarta-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não será permitido, nenhum comentário, constando ofensa, calunia. Preconceito de qualquer gênero.