A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria da Saúde está promovendo o curso de formação inicial para Agentes Comunitários de Saúde. A aula inaugural aconteceu na tarde desta quarta-feira (10), no auditório Bento Prado Jr., no Paço Municipal.
O curso é ministrado pelo Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS-SP de Araraquara (CEFORSUS), tem duração de seis meses, um total de 400 horas, entre aulas teóricas e práticas. Sessenta agentes farão o curso, divididos em duas turmas.
O objetivo é promover a formação profissional técnica de nível médio dos agentes para atuarem junto às equipes multiprofissionais, desenvolvendo ações de promoção da saúde e prevenção de doenças para indivíduos e grupos sociais, fortalecendo e ampliando a qualidade de resposta do SUS às demandas da população.
Durante a aula inaugural, o secretário interino da Saúde, Júlio Soldado, representando o Prefeito Paulo Altomani, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou que "a saúde é prioridade absoluta para a administração. Sendo assim, a formação dos profissionais da área será incentivada para uma melhoria constante no atendimento à população", disse ele.
A diretora do CEFORSUS, Maria Helena de Oliveira de Nardi, explicou o funcionamento do curso. "O curso visa articular a teoria e a prática, procurando novos cenários de aprendizagem e integrando o espaço da Escola aos serviços de saúde e à população. Durante o curso além das aulas presenciais, também existe um período dedicado à prática profissional, no horário de trabalho, sem afastar integralmente o trabalhador de suas atividades profissionais, facilitando o acesso e permanência no processo. Ao final, o agente deverá estar apto a atuar com iniciativa, responsabilidade, autonomia e inteligência prática nas situações e acontecimentos próprios de seu campo profissional".
Também estiveram presentes na solenidade o vereador Lucão Fernandes, representando a Câmara Municipal, Michelle Miorin Libero, diretora do departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial da Secretaria Municipal da Saúde, a vereadora Cidinha do Oncológico e as docentes Diana Carla Romano e Sandra Maria Pilotto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não será permitido, nenhum comentário, constando ofensa, calunia. Preconceito de qualquer gênero.