Amanhã, a maior enciclopédia virtual do mundo, a Wikipedia, vai tirar do ar sua versão em inglês. Os mais de 3 milhões e 800 mil artigos ficarão temporariamente indisponíveis para o usuário em protesto ao projeto de lei Stop Online Piracy Act (SOPA), um projeto de lei de combate à pirataria online que está em tramitação no Congresso norte-americano.
Com o objetivo de proteger os direitos autorais, as medidas do SOPA provocaram grande polêmica por serem consideradas uma forma de censura à web. Uma das propostas é que os Estados Unidos possam bloquear internacionalmente o acesso a sites que violem as leis de propriedade intelectual. O país tomaria para si a missão de regular e fiscalizar os domínios da rede mundial de computadores.
Várias empresas como Google, Facebook, Twitter, Yahoo, Mozilla, Reddit e eBay se posicionaram contra o SOPA. No Brasil, os adeptos de um movimento que ficou conhecido como Mega Não, que lutou contra a aprovação de uma lei de combate aos crimes cibernéticos (conhecida como Lei Azeredo), também fizeram duras críticas ao governo dos EUA. Novos protestos devem acontecer nos próximos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não será permitido, nenhum comentário, constando ofensa, calunia. Preconceito de qualquer gênero.