sexta-feira, 5 de julho de 2013

Saúde promove Oficina de Prevenção em Porto da Folha

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou a Oficina de Prevenção em DST/AIDS para os agentes comunitários de Saúde, no município de Porto da Folha. A capacitação foi voltada para os profissionais que atuam nos povoados, na sede e na Ilha de São Pedro, onde está localizada a comunidade indígena.


Segundo Almir Santana, gerente do programa DST/AIDS da SES, a oficina teve como objetivo ampliar as ações de prevenção e envolver ainda mais os profissionais da Atenção Básica na batalha contra a Sífilis Congênita, Hepatites Virais e HIV.

Na ação, foi apresentada a importância de facilitar o acesso da população rural e urbana aos exames pré-natal e de detecção das DST/AIDS, além dos preservativos. Também foi explanada a necessidade de implantação do Teste Rápido de HIV e Sífilis nas Unidades Básicas de Saúde.

Os agentes nos relataram casos de anencefalia e aborto espontâneo no município de Porto da Folha. Reforçamos a necessidade de fazer a captação das gestantes e da realização do pré-natal nelas e nos parceiros, para evitar que as doenças sexualmente transmissíveis afetem os bebês, disse Almir Santana.

Além do município de Porto da Folha, Pirambu e Cedro do São João já receberam a equipe de DST/AIDS da SES para realização da Oficina de Prevenção com foco na Sífilis Congênita.

Somente em 2013 foram registrados 148 casos de Sífilis Congênita em Sergipe. As oficinas serão realizadas de acordo com as demandas dos municípios e naqueles com altos índices da doença, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será permitido, nenhum comentário, constando ofensa, calunia. Preconceito de qualquer gênero.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares