segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Polícia prende suspeito de matar índio pataxó em Itamaraju


ITAMARAJU - Foi preso no final da tarde desta segunda-feira (29), o suspeito de ter matado um índio pataxó nas proximidades do Parque Nacional Monte Pascoal, em Itamaraju.
De acordo com o delegado da Polícia Civil, Jean Nascimento, o suspeito foi preso no centro da cidade e estava se preparando para fugir. Ele foi autuado em flagrante, já que as buscas estavam sendo realizadas desde o último domingo (28), dia do crime.
Ainda de acordo com informações do delegado, o suspeito confessou o crime e alega que foi em legitima defesa. Em depoimento ele afirmou que já sofria agressões por parte do índio pataxó.
A operação foi realizada em conjunto entre as Polícias Civil e Militar. A polícia informou que está em busca da arma do crime, um facão que teria sido descartado nas proximidades do assentamento Córrego da Barriguda. O suspeito está à disposição da Justiça na delegacia da cidade.

O crime


O ndio da tribo pataxó foi assassinado na noite de domingo (28), em um bar próximo à aldeia Trevo, do Parque Nacional Monte Pascoal. De acordo com a polícia, Ubaldo Ferreira da Conceição, de 28 anos, foi degolado a golpes de facão quando estava com os amigos.
De acordo com o cacique Patibury Adilson Santana, é a primeira vez que um membro da tribo é assassinado. “A gente aqui é muito discriminado. Ele era tranquilo, solteiro, nasceu e foi criado aqui. Morava com uma senhora, que gosta muito dele”, lamenta.
O corpo de Ubaldo será transferido para a aldeia Coroa Vermelha, localizada na cidade de Santa Cruz de Cabrália, onde mora a maioria de seus parentes.

Parque Nacional


O local tem 22,5 mil hectares e é considerado o primeiro lugar avistado por Pedro Álvares Cabral quando chegou à Bahia, em 1500. O parque é habitado pelos índios pataxós, é aberto à visitação e o melhor lugar de acesso é pela cidade de Itamaraju.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será permitido, nenhum comentário, constando ofensa, calunia. Preconceito de qualquer gênero.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares