domingo, 11 de setembro de 2011

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DO RECIFE PARTICIPAM DE EVENTO SOBRE PRÁTICAS INTEGRATIVAS

Sensibilização beneficiou cerca de 70 profissionais que atuam na Zona Oeste da Cidade


 Cerca de 70 pessoas estiveram na mobilização

Evento ocorreu no Museu da Abolição, na Madalena

A Prefeitura do Recife realizou, nesta sexta-feira (09), uma oficina para os Agentes Comunitários de Saúde que atuam no Distrito Sanitário IV, correspondente à Zona Oeste da Cidade. Promovido continuamente desde 2006, este ano o evento ocorreu no Museu da Abolição, na Madalena. Cerca de 70 pessoas estiveram na mobilização, superando a quantidade esperada pela organização.

O encontro, chamado Cuidando de Quem Cuida, teve o objetivo de oferecer uma proposta de cuidados para quem ‘toma conta’ da população da área. No início, foi feito um trabalho corporal como forma de acolhimento. O ato foi conduzido pelas técnicas Carmem Clemente, coordenadora de educação popular, e Luciani Burichel, coordenadora de práticas integrativas do DS IV.

Em seguida, os participantes foram divididos em grupos, que participaram de um questionário sobre o dia-a-dia do trabalho. As respostas serviram para analisar o cotidiano no desempenho da função, permitindo identificar o nível de estresse de cada um. Cada conjunto foi batizado com o nome de um elemento da natureza: terra, éter, fogo, metal, água e ar.

Durante a manhã, o público ainda assistiu a uma palestra com Tereza Guimarães, médica homeopata e especialista em essências florais da Califórnia. Ela explicou o que é a síndrome de Burnout, muitas vezes confundida com depressão. A perita demonstrou para os presentes que, às vezes, um mau rendimento no trabalho não é fruto de descaso ou preguiça, mas resultado do distúrbio, que pode ser ocasionado pelo relacionamento com os colegas de trabalho, por exemplo.

Se pela manhã Tereza Guimarães passou toda a parte teórica do seu trabalho com essências florais, a parte da tarde abriu espaço para a prática com terapia floral. Fechando o evento, ainda foram realizadas terapias corporais, comunitárias e yoga.

A diretora do Distrito Sanitário IV, Roseli Nascimento, destacou a relevância de se promover um evento como o desta sexta-feira (09). “É sempre importante discutir as dificuldades dos profissionais. Essa interação permite um maior conhecimento sobre as expectativas, os relacionamentos e o cotidiano dos envolvidos. Esse retorno, essa atenção por parte da gestão, faz com que eles se sintam bem e felizes, melhorando o relacionamento profissional e mesmo a qualidade de vida”, ressaltou

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será permitido, nenhum comentário, constando ofensa, calunia. Preconceito de qualquer gênero.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares