O Curso de Formação Técnica de Agentes Comunitários de Saúde terá sua aula inaugural nesta segunda (12), no Centro de Convenções e deverá reunir todos os agentes de saúde do Município, um universo de 1.600 profissionais. O evento contará com a presença do prefeito do Recife, João da Costa; do secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto; e do assessor executivo da pasta, Tiago Feitosa, além de diretores e gerentes da secretaria.
O curso será realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Escola de Saúde Pública de Pernambuco) e com a Universidade de Pernambuco (Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças). A Secretaria de Saúde do Recife contou também com a participação dos trabalhadores, através de sua entidade representativa SINDACS-PE, no processo de construção do curso. De acordo com os organizadores do curso, espera-se que os profissionais desenvolvam competências sobre aspectos teórico-práticos relativos à atenção básica e suas interfaces de atuação, proporcionando conhecimento reflexivo e crítico para atuação neste campo.
As aulas terão a duração de nove meses e serão dadas pelos profissionais da rede municipal. Nelas, entre outros aspectos, os novos técnicos aprenderão a analisar criticamente a realidade de sua comunidade, compreendendo sua dinâmica social e histórica e desenvolverão estratégias que potencializem a relação entre sua prática e a mobilização pela garantia do direito à saúde, com articulação entre as políticas públicas e as necessidades reais da população.
A grade curricular abordará desde a Reforma Sanitária Brasileira e Políticas Públicas em Saúde, até o modelo de Atenção e gestão à Saúde de Recife e seus dispositivos: Acolhimento; Projeto Terapêutico Singular; clinica ampliada/matriciamento e co-gestão, passando ainda pelo papel social do ACS junto às comunidades do Recife: caminhos históricos percorridos e situação atual da profissão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não será permitido, nenhum comentário, constando ofensa, calunia. Preconceito de qualquer gênero.