sábado, 27 de agosto de 2011

Bebê morre na Bahia após imprudência médica, diz família

Médico teria diagnosticado que o feto não estava pronto para o parto.
Criança foi retirada morta três dias depois.



Uma família do município de Itabuna, no sul da Bahia, aponta o diagnóstico de um médico do Hospital Manoel Novaes como a causa da morte de um bebê na última terça-feira (23).
De acordo com a família, Lucineide estava grávida de nove meses quando chegou ao hospital e a equipe médica atestou que ela ainda não estava em trabalho de parto, recomendando que ela voltasse para casa. Três dias depois, o bebê foi retirado sem vida.
"Ele alegou que o feto não estava maduro para ele realizar o parto. Quando eu falei para realizar uma cesariana ele perguntou se eu queria que ele fizesse um parto prematuro. Eu falei 'não doutor, é porque ela já está de nove meses'. Então ele falou assim 'Ela só vai ter neném entre uma a duas semanas, pode voltar para casa'", conta Suzane Santos Amorim, irmã de Lucineide.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

sexta-feira, 26 de agosto de 2011PISO SALARIAL 1.020,00/ 2011.Mobilização em Brasilia nos dia 3,4 e 5 de Outubro.


O deputado federal Giroto (PR-MS) apóia a mobilização dos agentes comunitários na capital federal nos dias 3, 4 e 5 de outubro. Nesta data, cerca de 10 mil trabalhadores vão estar na capital federal em defesa dos direitos da categoria. A afirmação foi feita ao presidente do Sindicato dos Servidores e Funcionários Municipais de Campo Grande (Sidem), Marcos Tabosa, no início da noite de ontem (24).
De acordo com Tabosa, a categoria vai ficar acampada em Brasília pelos três dias com objetivo de sensibilizar o Ministério da Saúde  para que mande um projeto de lei ao Congresso Nacional instituindo o piso nacional dos agentes comunitários. “O piso será escalonada até 2015”, enfatizou o presidente da entidade sindical, explicando que para garantir o recurso necessário ao pagamento dos salários a proposta é atrelar o piso à Emenda Constitucional 29, que estipula valores mínimos a serem aplicados pelo Executivo na área de Saúde. “Nosso objetivo é evitar um impacto imediato na folha de pagamento das prefeituras e ao mesmo tempo garantir receita para o setor”, destacou Tabosa.
Giroto enfatizou que “o piso nacional é uma luta justa da categoria pelo excelente trabalho que realizam, mas pelo grande número de trabalhadores envolvidos é necessário viabilizar os recursos para que o caixa das prefeituras não entre em colapso”.
Em todo o Brasil são 300 mil agentes comunitários, de acordo com Tabosa, explicando que ontem representantes de oito federações da categoria estiveram reunidos em Brasília para organizar a mobilização em outubro.

Academia de Letras comemora 200 anos da imprensa na Bahia

O evento, organizado pelo jornalista Carlos Ribeiro, terá palestras de acadêmicos e relembra a criação do 1º jornal baiano de 1811

A Academia de Letras da Bahia realizará, na próxima quinta-feira, dia 1º de setembro, das 16h30 às 19h30, uma sessão especial comemorativa dos 200 anos da instalação da imprensa na Bahia. O evento marca as comemorações do bicentenário da criação do primeiro jornal impresso no estado, o "Idade d´Ouro do Brazil", pelo empresário Manoel Antonio da Silva Serva, em 14 de maio de 1811.

O evento, organizado pelo jornalista Carlos Ribeiro, contará com as palestras dos acadêmicos: Consuelo Novais Sampaio (“Uma visão de dois jornais republicanos”); Waldir Freitas Oliveira (“As revistas modernistas da Bahia”; Luis Henrique Dias Tavares (“Memória de um cronista do Jornal da Bahia”); Edivaldo Boaventura (“Um breve passeio pela trajetória de A Tarde”) e Joaci Góes (“Os dias seguintes aos 200 anos – o futuro da imprensa na Bahia”).

A sessão é aberta ao público, na sede da ALB, no bairro de Nazaré e antes do encerramento haverá debate da plateia com os palestrantes.

O empresário português Manoel Antonio da Silva Serva é o pioneiro da indústria gráfico-editorial privada no Brasil. Ele instalou a tipografia no Morgado de Santa Bárbara, na Cidade Baixa, e imprimiu livros, jornais e papéis diversos, permanecendo como único fornecedor de impressos até o início da década de 1820.





Anvisa proíbe importação de remédio contra impotência sexual

Produzido por um laboratório do Paraguai, o medicamento não tem registro na agência reguladora

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a importação e a venda do remédio Erofast Sildenafil, usado contra a impotência sexual.

Produzido por um laboratório do Paraguai, o medicamento não tem registro na agência reguladora. A decisão da Anvisa foi publicada nesta quarta-feira (24) no Diário Oficial da União.

O Ministério da Saúde publicou portaria liberando R$ 9,3 milhões adicionais para exames de diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de útero. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) será responsável por monitorar a qualidade dos exames. As informações são da Agência Brasil

Postos de saúde de 10 bairros estarão abertos neste sábado (26)

O principal objetivo da iniciativa é ampliar o acesso à assistência
Moradores dos bairros do Calabar, Rio Vermelho, Santa Cruz, Garcia, Federação, Alto das Pombas, Amaralina, Vale das Pedrinhas e Nordeste de Amaralina receberão neste sábado (27), um mutirão de atendimento promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), das 9h às 17h.
Adultos e crianças terão à disposição atendimento clínico,  pediátrico, ginecológico e odontológico, assim como poderão agendar consultas e exames especializados oferecidos através da rede conveniada e contratualizada, dentre outros serviços.
O principal objetivo da iniciativa é ampliar o acesso à assistência, principalmente para aquelas pessoas que têm dificuldade de realizar avaliações preventivas nos postos de saúde durante a semana.

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL


Nos dias 25 e 26 de agosto aconteceu no Líder Social de Buerarema a IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, onde o tema principal foi " Consolidar o SUAS (sistema único de assistência social). O objetivo desta conferência é o de avaliar os avanços e desafios da gestão do trabalho do SUAS (sistema único de assistência social) e estratégias para a implementação da NOB/RH como mecanismo para qualificar os serviços e consolidar o SUAS. Também houve a participação de criançs dos programas PETI e PRÒ-JOVEM, com apresentações musicais, organizado pelo músico  da nossa terra Zé Henrique
Avaliar a qualidade da oferta dos serviços, programas e projetos da Assistência Social sob a lógica do trabalho articulando em redes, do protagonismo e participação dos usuários e da valorização dos trabalhadores.
A conferência teve como palestrante Áurea Silva Oliveira, quando a mesma explanou os seguintes subtemas:
* Estratégias para a estruturação da gestação do trabalho no SUAS;
* Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistênciais;
* Fortalecimento da participação e do controle social;
* A centralidade SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil.
O evento foi realizado pela:
Secretaria Municipal de Assistência Social
Conselho Municipal de Assistência Social
Com o apoio da Prefeitura Municipal de Buerarema.

3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BUERAREMA



O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma das maiores e mais importantes políticas públicas conquistadas pelo povo brasileiro na nossa história, tanto pela garantia do direito à saúde que assegura, quanto pelo acesso universal e de forma integral a participação e controle social.
Realizamos esta 3ª Conferência Municipal de Saúde com o tema “Todos Usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública Patrimônio do Povo Brasileiro”, em consonância com a 14ª Conferência Nacional e a 8ª Conferência Estadual de Saúde. Assim, temos a oportunidade de discutir a situação de saúde da população, analisar os resultados das ações e serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde e aprovar as diretrizes para as políticas de saúde.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares