sábado, 6 de outubro de 2012
ACS de Buerarema recebe homenagem da Secretaria de Saúde
Suzane a ACS mais jovem e Ceilma a ACS da primeira turma |
Neste último dia 04/10, todos os ACS de Buerarema, recebeu da Secretária na pessoa de Soraya Santiago, e enfermeiras, homenagem na sede da ABACS. Com um momento solene, onde podemos sentir o que realmente nos temos, o carinho de todos que se fizeram presente.
O momento foi regido com tudo que temos direito, momentos de agradecimentos a Deus por estarmos mais um ano de pura atividade junto a nossa comunidade, foi servido um belo almoço. o dia ficou marcado com a presença de todos os ACS, foi feito uma apresentação para nós Veja aqui.
Ser agente de saúde
é ser povo, é ser comunidade, é viver dia a dia a vida daquela comunidade.(...)
quinta-feira, 4 de outubro de 2012
Facebook: uma rede de 1 bilhão de usuários
Uma em cada sete pessoas do planeta tem um perfil no serviço que Mark Zuckerberg criou aos 19 anos. Desafio é manter rede ativa e rentável
Rafael Sbarai
Mark Zuckerberg concede em setembro de 2012 sua 1ª entrevista após IPO de sua empresa, o Facebook - Beck Diefenbach/Reuters
O Facebook cravou (mais uma vez) seu nome na curta história da internet. Criado com o intuito de colocar em contato estudantes de Harvard a partir de suas afinidades, a rede anunciou nesta quinta-feira que já reúne uma comunidade de 1 bilhão de usuários – algo sem precedentes. Em comum, todos têm ao menos o interesse pelo próprio Facebook. O site é pródigo em produzir números impressionantes. Um exemplo? Uma em cada sete pessoas da Terra acessa o serviço. Outro: por dia, são registrados 3,2 bilhões de "likes" e comentários. Mais um: 300 milhões de fotos são publicadas diariamente na rede: isso equivale a 21.000 vezes o tamanho do arquivo de imagens da Biblioteca do Congresso Americano, que possui o maior acervo desse tipo no mundo (não se discute aqui a qualidade dos arquivos...). Apoiando-se no ombro dos grandes serviços que vieram antes dele, o Facebook foi mais longe do que qualquer um deles e tem pela frente um desafio do seu tamanho: manter sua rede ativa e rentável.
Leia mais:
O Facebook, é claro, não brotou no deserto. Até atingir o posto de maior repositório de informações pessoais do mundo, cooperaram a popularização da internet de alta velocidade e a disseminação dos dispositivos móveis com acesso à web. Ajudaram especialmente experiências "sociais" anteriores da internet, das quais o gênio do jovem Mark Zuckerberg, que tinha 19 anos à época da criação do serviço, tirou o melhor proveito, potencializando o conhecimento acumulado.
Os serviços que explodiram antes do Facebook fizeram o grande serviço de "educar" milhões de usuários no uso de plataformas digitais baseadas no relacionamento e compartilhamento de conteúdo. Zuckerberg avançou muito mais ao imprimir um ritmo permanente de atualizações à rede. Nesse sentido, contrasta com o MySpace, uma espécie de antecessor do Facebook. Em 2009, o MySpace era o gigante do setor, com mais de 280 milhões de usuários. Rapidamente, perdeu força. A razão: menosprezou a necessidade de aperfeiçoamento constante, tão cara aos jovens usuários que trocam de site com a facilidade de um toque no teclado (agora, na tela).




quarta-feira, 3 de outubro de 2012
Novas tecnologias facilitam trabalho de agentes de saúde

O Território-Escola Manguinhos inova mais uma vez na qualificação e agilidade da geração de informação em saúde. A partir de agora, os agentes comunitários da estratégia de saúde da família (ESF) desse território estão utilizando dispositivos móveis, ou tablets, como são chamados. Essa tecnologia otimiza os processos de trabalho e, assim, auxilia a reorganização da atenção, com um melhor planejamento das ações de saúde à população-alvo. O aplicativo desses dispositivos foi construído com base na ficha A preconizada pelo Ministério da Saúde. Criado de forma coletiva pelos gestores do Território-Escola Manguinhos e pelos próprios profissionais de saúde, o aplicativo pode ser adaptado e alterado conforme mudanças e necessidades percebidas.
A gestora do Território-Escola, Elyne Engstron, ressaltou que, além de agilizar os processos de geração de informação, o mais importante na inserção dessa tecnologia ao cotidiano dos agentes foi o seu processo de construção, que ocorreu de maneira coletiva, compartilhada, desde o projeto até a implementação.
Todos os agentes das 13 equipes de saúde da família do Território-Escola, da equipe de consultório na rua e ainda pelos agentes de vigilância em saúde, que perfazem quase cem profissionais, estão utilizando os dispositivos móveis.
O uso dos tablets, disse Elyne, é fruto de uma estratégia iniciada, no fim de 2010, com a implementação do Registro Eletrônico das Informações em Saúde nas 13 equipes de saúde da família, no consultório na rua e no Núcleo de Atenção a Saúde da Família – Manguinhos (Nasf). Agora, as várias etapas do atendimento realizado por essas equipes estão informatizadas. Segundo ela, desde o início do projeto tem ocorrido um grande investimento para incentivar e qualificar as informações coletadas. A implantação da informatização ocorreu basicamente em dois módulos: clínico e não clínico.
O módulo clínico já está completamente implantado e funcionando de maneira organizada. Ele se refere a consultas médicas e de enfermagem, procedimentos, medicações, entre outros. O modo não clínico incorpora o cadastro que as equipes fazem dos moradores, os atendimentos coletivos e também as visitas domiciliares. “O uso dos tablets qualifica o recolhimento de informações, em especial, nessas visitas domiciliares. No entanto, esperamos que, futuramente, também seja utilizado para georreferenciamento”, descreveu ela.
Elyne detalhou que, com o dispositivo móvel, o agente comunitário pode fazer a entrada direta da informação no ato da visita domiciliar. Ela ressaltou que a inserção das informações não depende do uso de redes de internet. “Tivemos a preocupação de desenvolver um aplicativo que aceitasse o cadastro de maneira off-line. Isso foi um ponto determinante, pois nem sempre os agentes encontrarão um sinal de internet disponível. Além disso, não poderíamos propor um instrumento que nos gerasse custo adicional e que não fosse aplicável a diversas realidades”, explicou.

Além das tarefas mencionadas, o dispositivo possibilita ao agente fazer cadastros fotográficos das famílias no registro eletrônico e também utilizá-lo como uma biblioteca de documentos, guias e outros documentos utilizados no dia a dia do agente, como o Manual do agente comunitário. De acordo com Elyne, “tínhamos grande receio na utilização dos tablets por parte dos agentes, mas há uma ótima aceitação. Outra questão importante e animadora é que os agentes, com a qualificação da prática, estão se sentindo bastante valorizados”.
Elyne acredita que a tecnologia deva ser utilizada para ajudar, e não dificultar os processos de trabalho. Portanto, desde setembro de 2012, ocorre um processo gradual de implantação dos tablets por meio de oficinas de capacitação para as equipes. Para tanto, foi formada uma equipe de apoiadores institucionais de informação integrada por Douglas Souto, Eliana Melamede e Beatriz Leimann. “Durante as oficinas tivemos a oportunidade de rediscutir os processos de trabalho, rever e esclarecer pontos de dúvidas, registrar reclamações e buscar, juntos, soluções comuns necessárias para a área.”
O aplicativo utilizado nos tablets em nada difere da Ficha A, já utilizada nacionalmente pelos agentes e preconizada pelo Ministério da Saúde. "Ele foi desenvolvido pela mesma empresa responsável pelos prontuários eletrônicos. Neste novo projeto, ela construiu conosco a ferramenta: adaptou os prontuários para os moldes digitais, conforme nossos interesses. O aplicativo pode ser alterado e adaptado de acordo com futuras necessidades. Como a ficha é padrão, ela pode ser aplicável em qualquer realidade", conclui Elyne.
Dia do Agente Comunitário de Saúde.
![]() |
Josefa Miguel, Luís Senna, Eunice Soares, Regina Oliveira Cristiana Moura, Mônica Lima, Jorge Farias e Gilmara Costa. (esta é a equipe do Bairro Santa Helena) |
Hoje, dia 04 de outubro, comemora-se o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, em todo o Brasil,dia de agradecer e buscar novas conquistas, este é o grupo de ACS, fazemos parte da UBS Ernandi Lins, no Bairro Santa Helena que a cada dia buscamos mais e mais UNIÃO, CUMPLICIDADE e COMPANHEIRISMO RESPEITANDO-NOS: Hoje em nossa cidade somos um grupo de 49 ACS onde conquistamos o respeito de todos e principalmente de nossa comunidade, a qual estamos a todos os dias dentro de seus lares compartilhando de seus momentos de alegrias e tristezas. À eles dedicamos parte de nossas vidas para confortar-lhes, sendo um pouco psicólogo, advogado, médico, enfermeiro...entre outras funções as quais eles nos atribui.
Então podemos dizer que eles merecem também esta comemoração. e a todos nós, a todos os colegas do BRASIL um FELIZ DIA DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, com muita alegria e muita diversão.
DIA NACIONAL DOS AGENTES DE SAÚDE É LEMBRADO POR DEPUTADOS.

Deputado Agaciel Maia
O Presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa, Deputado Ditistral Agaciel Maia, participou nesta segunda-feira (01/10), no Plenário, da sessão solene em homenagem ao Dia do Agente Comunitário de Saúde e Agente de Vigilância Ambiental, proposta pelo deputado dr. Michel.
Em seu discurso, Maia se colocou a disposição dos agentes e disse há como aumentar recursos para essa área. De acordo com dados apresentados, a Vigilância Sanitária, através da Secretaria de Saúde, recebeu no orçamento deste ano o valor de R$ 14,7 milhões.
Os agentes comunitários de saúde desempenham atividades de grande relevância na área de saúde pública, com acompanhamento de milhares de famílias carentes, cujo acesso aos serviços de saúde seria impossível sem as visitas domiciliares que realizam rotineiramente.
Graças a esses profissionais, já é possível registrar diminuição de mortalidade materno-infantil, aumento de vacinação, prevenção da dengue, hipertensão, doença de chagas, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis e outras.
Extraída do Blog Bio ACS
Pesquisa em parceria com Brasil aponta caminho promissor no combate à Aids
O sucesso de um estudo internacional realizado em parceria com o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) pode apontar novos caminhos para a produção de uma vacina contra o HIV. A pesquisa, divulgada ontem pelo site da revista científica Nature, se inspirou nas pessoas que têm uma resistência natural à Aids e fez com que cobaias se tornassem resistentes à ação do SIV, vírus que causa nos macacos uma doença muito semelhante à síndrome que afeta os humanos.
Quando o vírus da Aids infecta um organismo, ele precisa entrar no DNA dos linfócitos para se reproduzir. Depois de se multiplicar lá dentro, ele rompe a estrutura e busca outras dessas células de defesa do corpo para invadir e destruir. O processo prejudica a imunidade do paciente e o deixa suscetível a uma série de doenças. No entanto, algumas pessoas produzem uma versão particularmente eficiente de uma célula de defesa chamada T CD8. Ela identifica os linfócitos invadidos pelo vírus e os destrói, impedindo que o HIV se liberte e se espalhe pelo sangue.
Para comprovar a eficiência dessa célula, os pesquisadores deram a macacos rhesus um composto que induziu a produção dessas células de defesa especiais. As cobaias receberam uma vacina de febre amarela alterada com três fragmentos do vírus que causam a multiplicação das T CD8. Depois, os animais foram infectados com o vírus da imunodeficiência símia, o SIV. Graças às células de defesa geradas pela vacina, o vírus não se multiplicou no organismo dos macacos, que se mantiveram saudáveis apesar da infecção
G1
terça-feira, 2 de outubro de 2012
Parabéns a minha mãe Luci...

Hoje é Aniversário de uma pessoa mais que especial em minha vida, ela foi, é e sempre será a minha fortaleza...amo tanto....
Esta pessoa tem um nome doce e melódico....ela é chamada de Mãe...
Isso mesmo pessoal é aniversário de minha Mão...Luci.
Parabéns a você guerreira e vencedora de todas as batalhas. À você toda a felicidade do mundo...seus filhos: Luís Senna e família, Luciano e família, Fabiano e família, Rosângela e família...e todos aqueles que fazem parte de nosso círculo de amizade...
"FELIZ ANIVERSÁRIO LUCÍ"
O Santa Helena Já tem Médico

O Santa Helena Já tem Médico, ou melhor Médica, Doutora Amanda, hoje pela Manhã teve atendimento normal na UBS Profº Ernandi Lins, com atendimento pela manhã e a tarde. Foram muitos dias sem atendimento médico, apenas contando com enfermeira e técnicos para toda a população, que é a maior comunidade de Buerarema e já estava bem sofrida
Estamos de parabéns e toda a comunidade agradece por podermos contar com médico na Unidade.
Melhor em Casa dá mais qualidade de vida ao Idoso
O programa do Ministério da Saúde atende pessoas em casa, com dificuldades de locomoção, em sua maioria com idade acima dos 60 anos
Jesus Menezes, 80 anos, tem o que comemorar hoje, Dia Internacional do Idoso. O aposentado teve o pé esquerdo salvo graças ao empenho e dedicação da equipe do Programa Melhor em Casa. Uma lesão no pé, agravada pela diabetes, levou os médicos a recomendar a amputação, mas os curativos periódicos feitos pela equipe multiprofissional descartou a cirurgia radical. Atualmente, 64,4% das pessoas atendidas pelo programa são idosos (acima dos 60 anos) – levantamento entre abril e junho deste ano – 2.302 pacientes.
Em novembro de 2011, a família de Jesus passou a receber o atendimento domiciliar de médicos e enfermeiros do Programa Melhor em Casa. “As visitas eram quase todos os dias. Os enfermeiros limpavam, passavam pomadas, faziam o curativo. E hoje ele está melhor. Eles são uns anjos”, conta a mulher de Jesus, Milce, 75 anos.As equipes multidisciplinares atendem pessoas em casa com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, com possibilidade de desospitalização.
A coordenadora da Área Técnica de Saúde do Idoso do Ministério da Saúde, Cristina Hoffmann, explica que o programa Melhor em Casa, ao lado do Saúde da Família, é uma das vertentes da estratégia Envelhecimento Ativo, desenvolvido pelo Ministério da Saúde depois de assumir compromisso junto à Organização Mundial de Saúde. No contato com o pacienteque é assistido pelo Melhor em Casa, os profissionais desenvolvem e ensinam hábitos saudáveis de vida, como: alimentação balanceada, prática regular de atividades físicas, convivência social estimulante, atividade ocupacional prazerosa e mecanismos para atenuar o estresse. Em contrapartida, desestimulam a prática do tabagismo, o alcoolismo e a automedicação, considerados nocivos.
Segundo ela, o Melhor em Casa assume importância diante do envelhecimento natural da população brasileira. Atualmente, existem no Brasil cerca de 21 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, o que representa, aproximadamente, 11% do total da população, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estimativas da OMS apontam que de 1950 a 2025 a quantidade de idosos no país aumentará 15 vezes. Com isso, o Brasil ocupará o sexto lugar no total de idosos, alcançando, em 2025, aproximadamente 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade.
MELHOR EM CASA-- Desde o seu lançamento, em novembro de 2011, o programa já habilitou 400 Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar e 167 equipes multiprofissionais em 20 estados, alcançando 107 municípios. Deste total, 132 EMADs e 58 EMAPs já estão atendendo a população em 60 municípios de 17 estados.
“O Melhor em Casa está reabilitando os pacientes em domicílio, garantindo a continuidade do tratamento integrado à rede de atenção à saúde. Além disso, o programa possibilita a redução da internação hospitalar e reduz o tempo de permanência dos usuários internados”, explica o coordenador do programa Melhor em Casa, Aristides Oliveira.
O Ministério da Saúde custeia as equipes principais com o valor de R$ 34,56 mil mensais e R$ 6 mil/mês por equipe de apoio. Até 2014, o investimento total é de R$ 1 bilhão, para implantação de mil equipes de Atenção Domiciliar e outras 400 equipes de apoio.
INVESTIMENTOS-- O Ministério da Saúde já destinou ao programa Melhor em Casa, antes de completar um ano de existência, R$ 25,84 milhões aos estados e municípios que possuem equipes de Atenção Domiciliar implantadas. O programa também continua em plena expansão.
ASSISTÊNCIA -- As equipes multidisciplinares fazem atendimento durante toda a semana (de segunda a sexta-feira), 12 horas por dia e, podendo ser em regime de plantão nos finais de semana e feriados. Cada equipe pode atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente. Cada paciente recebe, em média, uma visita semanal.
As equipes são formadas, prioritariamente, por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social. Outros profissionais como fonoaudiólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, odontólogo, psicólogo e farmacêutico, além de fisioterapeuta e assistente social poderão compor as equipes de apoio.
O programa Melhor em Casa ajuda a reduzir internações desnecessárias e filas dos serviços de urgência e emergência, já que a assistência, quando há indicação médica, passa a ser feita na própria residência do paciente, desde que haja o consentimento dele e da família. Até 2014, serão implantadas equipes em todos os estados brasileiros.
(61) 3315-6249/2509
Mamografias realizadas no SUS crescem 41% na faixa prioritária
No primeiro semestre, mais de um milhão de mulheres de 50 a 69 anos fizeram o exame preventivo de câncer

O número de mamografias também cresceu 16% entre 2012 (2.139.238) e 2011 (1.839.411), e 21% na faixa prioritária, 1.022.914 e 846.494, respectivamente.A oferta deste exame faz parte do Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama, lançado pela presidenta Dilma Rousseff no ano passado.
Com o objetivo de qualificar e ampliar ainda mais a assistência oncológica no país - principalmente entre as mulheres das camadas mais carentes da população - o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou nesta segunda-feira (1º), portaria que cria o Programa de Mamografia Móvel. O programa consiste na liberação deUnidades Oncológicas Móveisque percorrerão locais estratégicos dos municípios (definidos pelas secretarias de saúde) para a realização das mamografias. A sua implantação está prevista para este ano, em todo o Brasil.
“Queremos chamar a atenção para a profunda desigualdade que ainda existe no acesso da qualidade ao diagnóstico e tratamento de câncer no nosso país. O Ministério da Saúde tem coordenado um conjunto de estratégias que é fundamental a cooperação com as secretarias para que esses conjuntos de estratégias sejam cada vez mais reforçados”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O ministro disse ainda que uma das metas é proporcionar a redução do preconceito que existe em torno no câncer. “Se pudermos, cada vez mais falar deste tema com naturalidade, mostrando que é possível vencer o câncer tendo diagnóstico precoce e tratando fatores de risco, também será um grande ganho neste Outubro Rosa. A assistência e prevenção do câncer são prioridades na rede do SUS”, destacou o Padilha.
O financiamento das unidades móveis será compartilhado entre governo federal, estados e municípios (responsáveis pela execução direta dos serviços). Os exames feitos nas unidades serão enviados via satélite para um estabelecimento de saúde de referência para que um médico especialista avalie o teste e apresente o resultado em até 24 horas. A estimativa é a de que as unidades móveis tenham capacidade de fazer 800 mamografias por mês.
Ainda neste mês, o Ministério da Saúde vai definir os critérios, procedimentos de habilitação, forma de financiamento e os requisitos para prestação de serviços de mamografia móvel.
A iniciativa beneficia população de 58 municípios, em 20 estados, nas cinco regiões do país. A medida aumentará em 32% a assistência aos pacientes com câncer, passando de 149 mil para 197 mil atendimentos por ano. Haverá investimento de R$ 505 milhões. Os recursos também serão aplicados em infraestrutura e na compra de 80 aceleradores lineares, que são equipamentos de alta tecnologia usados em radioterapia, além de outros acessórios. A ação está em consonância com o Plano Brasil Maior, do governo federal.
PANORAMA -Para este ano, o Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), lançou uma campanha de mobilização e de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, tipo que mais acomete as mulheres. Com o tema “Câncer de mama. Cuidar da sua saúde é um gesto de amor à vida. Olhe e sinta o que é normal e o que não é em suas mamas”. A ação faz parte do Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero e de Mama e do Plano Nacional de Fortalecimento da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer.
O câncer de mama é o primeiro tipo que mais afeta a mulher brasileira. Este ano, estima-se o surgimento de mais de 52 mil novos casos da doença. Buscando ampliar o acesso a exames e tratamentos preventivos, o Ministério da Saúde tem investido na ampliação da assistência e prevenção do câncer de mama que é uma prioridade do SUS.
Até 2014, o Ministério da Saúde vai investir R$ 4,5 bilhões para fortalecer o Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer do Colo do Útero e de Mama. O ministério fechou 2011 com investimento de R$ 2,1 bilhões no setor. Já em 2010 este valor foi de R$ 1,9 bilhão.
Segundo a atriz e madrinha da campanha, Zezé Mota, desde que aceitou o convite para participar desta campanha, tem recebido agradecimentos das pessoas. “Mas, na verdade, essa participação é mais que um dever como ser humano e como mulher. Todo mundo que está envolvido nesta campanha está cumprindo sua missão”, completou.
OUTUBRO ROSA – Durante a coletiva, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), também lançou o movimento Outubro Rosa 2012, que busca conscientizar sobre a luta e a superação de mulheres que estão ou estiveram em tratamento. O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama. Em 2011, o Ministério da Saúde aderiu ao movimento, tendo sua fachada iluminada de cor-de-rosa.
Ainda dentro da programação ao mês de combate ao câncer de mama, vários prédios da Esplanada como o do Ministério da Saúde, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, da Catedral de Brasília, do Museu da república da Torre de TV, do Palácio do Buriti, da Ponte JK e da Torre Digital, terão iluminação diferenciada, tendo sua fachada iluminada de cor-de-rosa.
INCA - Dando continuidade às ações relacionadas ao ‘Outubro Rosa’,nesta quinta e sexta-feira (dias 4 e 5), no Rio de Janeiro, o Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão do Ministério da Saúde responsável pela política do controle do câncer no Brasil, promove o evento “Inca no Outubro Rosa - Fortalecendo Laços para o Controle do Câncer de Mama: Avanços e Desafios”. O objetivo do seminário é promover o intercâmbio e o debate sobre avanços e desafios nas ações de detecção precoce e controle do câncer de mama.
Por Regina Xeyla e Valéria Amaral, da Agência Saúde - Ascom/MS
(61) 3315-6259/ 3580
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
NOTÍCIAS ATUALIZADAS DO PISO NACIONAL DOS AGENTES DE SAÚDE DIRETO DE BRASÍLIA.

Dep. Fed. Assis Carvalho(PT-PI)
O deputado federal Assis Carvalho (PT/PI), que defende a implantação do piso salarial nacional para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, sugeriu que o presidente da Comissão, deputado Luiz Henrique Mandetta, solicite uma audiência em nome da comissão com a articulação política e área econômica do governo para discutir o projeto. “A causa é justa e une as bancadas de oposição e situação”, justificou o deputado.
“Os agentes de saúde prestam um serviço relevante para a sociedade, mas é a parte mais frágil da rede de proteção à saúde se comparados com outras categorias que trabalham para o SUS (Sistema Único de Saúde).
A criação de um piso salarial nacional para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias está prevista na Emenda Constitucional 63, de 2010. A emenda estabelece que uma lei federal definirá o regime jurídico, o piso, as diretrizes para os planos de carreira e a regulamentação das atividades da categoria. Segundo essa emenda, caberá à União prestar assistência financeira complementar aos estados e aos municípios para o cumprimento do piso salarial.
Greve em parte dos servidores da Saúde em Buerarema

Lamentamos muito o ponto que chegou a saúde em Buerarema, os usuários é quem sofrem mais com situação no momento, com a maioria dos funcionários em greve, muitos pacientes deixam de serem atendidos diariamente nas UBSs. Hoje eu ouvi de uma funcionária o lamento por esta com dois meses de atraso " hoje sai de casa e minha filha me disse que faltava metade do dinheiro para o aluguel e eu não respondi nada a ela, pois não havia resposta". é um direito de todo trabalhador usar da greve para reivindicar seus direitos trabalhista.
Falo como usuário e espero que cheguem logo em um acordo para que voltem as normalidades.
Quedas: Prevenir acidentes evita tragédias com idosos

Trocar a borracha da bengala é essencial para evitar acidentes.
De acordo com o Ministério da Saúde, 667 pessoas com mais de 60 anos morreram no Brasil em 2010 por causa de quedas dentro de casa. O número mostra que lugares da casa, como o banheiro, ou objetos como um tapete ou a própria bengala, podem ser perigosos para a pessoa idosa. A aposentada de 77 anos Julia Buosi, por exemplo, faz fisioterapia há dois anos depois dos tombos que levou porque a borrachinha que serve para dar aderência à bengala no chão arrebentou. “Já quebrei o braço quatro vezes. Tem dia que dói, tem dia que não dói, mas não posso fazer o que eu quero com o braço por causa da queda.”
Segundo a coordenadora de vigilância e prevenção de acidentes e violências do Ministério da Saúde, Marta Silva , as quedas acontecem frequentemente a partir dos 60 anos por que as pessoas começam a perder o equilíbrio. Além disso, os ossos também ficam mais frágeis. Marta Silva explica como medidas simples podem evitar tragédias: ”É preciso eliminar essa questão de tapete. Se possível, casas que têm dois andares, manter o quarto do idoso embaixo. O banheiro é um cuidado todo especial, até porque o banheiro fica molhado. Tanto nas escadas é aconselhável ter uma barra, como no banheiro também. Porque isso evita muita queda. É uma atitude simples, não é cara e evita tragédias, como a pessoa cair, bater a cabeça, ter um traumatismo craniano e morrer.”
Se dentro de casa a pessoa idosa corre risco de se acidentar, na rua o perigo é ainda maior. Marta Silva lembra que na rua é preciso ter com a pessoa idosa a mesma atenção que se tem com as crianças. ”A gente faz um alerta muito grande para o trânsito em relação ao idoso. O cuidado que nós temos que ter com a criança nós também temos que ter com o idoso. O motorista tem que ter toda a atenção, tem que esperar. A gente chama a atenção do poder público mas também do setor privado, que ele tenha uma responsabilidade social. Por isso que a responsabilidade é de todos.”
O Ministério da Saúde desenvolveu várias iniciativas para melhorar a saúde e a qualidade de vida da pessoa idosa. Os exemplos são a Academia da Saúde e o programa Melhor em Casa.
http://www.amacs.com.br/
Novo Método de Controle da Dengue

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou um novo método de controle da dengue. O projeto utiliza a bactéria Wolbachia para bloquear a transmissão do vírus da doença pelo mosquito Aedes aegypti. Quando introduzida no inseto, atua como "vacina" ao impedir a multiplicação do vírus dentro do animal. Como consequência, a transmissão do mal é interrompida.
A Wolbachia é uma bactéria intracelular presente em aproximadamente 70% dos insetos no mundo e não há evidências de riscos para a saúde humana ou para o ambiente. Para colocar em prática o método, serão soltos no ambiente mosquitos com a bactéria que, ao se reproduzirem na natureza com a população local, passarão a Wolbachia de mãe para filho através dos ovos. A expectativa é que, com o passar do tempo, a maior parte dos animais seja incapaz de transmitir dengue.
Entrega Domiciliar de Remédios pelo ACS
A Câmara analisa o Projeto de Lei 3644/12, do deputado Marco Tebaldi (PSDB-SC), que inclui, entre as atividades do agente comunitário de saúde, a entrega domiciliar de medicamentos de uso contínuo a pessoas portadoras de necessidades especiais ou idosas.
A proposta altera a Lei 11.350/06, que rege as atividades desse profissional. “A nova atividade minimiza os problemas enfrentados pelas pessoas que se utilizam do Sistema Único de Saúde (SUS)”, acredita o parlamentar.
Entrega de medicamentos
Caberá às secretarias municipais de saúde, com o apoio das secretarias estaduais de saúde, coordenar o programa de entrega de medicamentos. O remédio que será entregue deverá ser descrito na receita médica, não podendo ser substituído sem determinação do médico. A medicação deverá ser suficiente para, no mínimo, um mês de uso continuo.
A validade máxima para a concessão do benefício é de seis meses, mas poderá ser renovada por iguais períodos, sucessivamente, com a expedição de uma nova prescrição médica, a cada novo período, se necessário.
A entrega do medicamento não poderá ser interrompida sem a autorização do médico. Caso isso ocorra, os responsáveis pela interrupção do fornecimento ficarão sujeitos a multa de R$ 100 mil diários, bem como a outras sanções previstas pelo Ministério da Saúde. Além disso, aquele que, por negligência, imprudência, imperícia ou dolo, contribuir para que o medicamento não seja entregue, ficará sujeito a sanções administrativas.
fonte: USF-Salgadinho
![]() |
foto divulgação |
O Outubro Rosa nasceu há 10 anos, na Califórnia. Desde então, vários pontos das cidades de todo o mundo são iluminados pela cor rosa, conscientizando as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama.
O câncer de mama cresce rápida e progressivamente. É uma doença que se torna mais comum em mulheres acima dos 40 anos, o que não significa que mulheres abaixo dessa idade ou os homens não podem desenvolvê-lo.
Cerca de 25% dos casos incidem sobre mulheres com menos de 40 anos. E para cada 100 casos de câncer de mama em mulheres, existe 1 em homem.
★ Porquê do rosa?
O rosa foi utilizado para sensibilizar a população de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de ações voltadas a prevenção do câncer de mama. A cor rosa foi ganhando além de laços, acessórios e roupas, outros destaques. As cidades começaram a se iluminar de rosa, ajudando a divulgar a causa e como forma de lembrar as mulheres que o mês era de conscientização e prática de prevenção.
★ Laço cor-de-rosa:
O laço cor-de-rosa é o símbolo internacional de solidariedade, comprometimento e mobilização pela prevenção do câncer de mama.
Quem divulga o laço cor-de-rosa está ajudando a conscientizar cada vez mais pessoas.
★ O que é?
O câncer de mama é o resultado de um processo celular desordenado, que se transforma num tumor maligno na área das mamas.
Quanto mais rápido e precoce o diagnóstico, menor é a chance de comprometimento em outros órgãos e maior a possibilidade de cura da paciente.
Isso significa que é preciso identificar o tumor no início do seu surgimento, o que pode aumentar as chances de cura em 95%. A detecção precoce pode ocorrer através do auto exame e a mamografia, que é um raio-X da área das mamas.
★ Causas:
A carga genética e o histórico familiar são as principais causas do câncer de mama, mas não são as únicas. Uma alimentação saudável, prática de atividade física e controle do peso corporal podem evitar até 28% dos casos.
A melhor forma de prevenção é divulgar, informar e fazer o seu exame.
Use rosa pink, rosa antigo, rosa claro. Se joga no rosa e previna-se.
Edital do concurso da Prefeitura de Ananindeua - PA oferece 1.199 vagas - Castro Digital | Bacabal - MA
Edital do concurso da Prefeitura de Ananindeua - PA oferece 1.199 vagas - Castro Digital | Bacabal - MA
A Prefeitura de Ananindeua (PA) divulgou edital de concurso público com 1.199 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. São 900 vagas imediatas e 299 para formação de cadastro de reserva. Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 2.071,58. A Fundação Cetap é a instituição responsável pelo concurso.
As inscrições devem ser feitas no período de 1º a 25 de outubro pela internet, cujo link está no final desta notícia. A taxa de inscrição é R$ 30 para nível fundamental, R$ 40 para nível médio e R$ 50 para nível superior.
A prova objetiva está prevista para o dia 25 de novembro de 2012. O concurso terá 2 anos de validade e poderá ser prorrogado por igual período.
LIST DE CARGOS NO CONCURSO DA PREFEITURA DE ANANINDEUA - PA
Nível fundamental: auxiliar municipal - apoio administrativo, auxiliar municipal - apoio operacional na área de conservação, manutenção e limpeza de cemitérios, auxiliar municipal - apoio administrativo nas funções de motorista, coperia/servente, manutenção elétrica, manutenção hidráulica, vigilância e segurança e serviços gerais/servente.
Nível médio: técnico municipal - suporte administrativo nas áreas de acervo documental/ arquivologia, administração de pessoas, contabilidade básica, técnico municipal - suporte especializado nas áreas de técnicas de turismo, fiscalização e controle de trânsito, técnica de esporte e recreação.
Nível superior: analista municipal - serviços estratégicos nas áreas de desenvolvimento do turismo, arquitetura, planejamento urbano, urbanismo, engenharia civil, habitação, infraestrutura e saneamento urbano e vigilância ambiental, analista municipal - gestão nas áreas de auditoria contábil, auditoria econômico-financeira e auditoria de sistemas, comunicação social, jornalismo e relações públicas, contabilidade, economia, secretaria executiva e de análise de sistemas, suporte em sistemas, administração de banco de dados, ciência da computação, desenvolvimento de sistemas e tecnologia em informática, analista municipal - serviços estratégicos nas áreas de biologia, engenharia sanitária e de auditoria médica, analista de segurança do trabalho, médico nas áreas de anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, gastroenterologia, ginecologia e obstetrícia, ortopedia e traumatologia, pediatria, saúde da família e de urologia, médico do trabalho - higiene e medicina do trabalho.
domingo, 30 de setembro de 2012
A importância do Voto Consciente

É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas.
A importância do voto
Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país.
O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.
Como votar conscientemente
Em primeiro lugar temos que aceitar a idéia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. Mas como identificar um bom político?
É importante acompanhar os noticiários, com atenção e critério, para saber o que nosso representante anda fazendo. Pode-se ligar ou enviar e-mails perguntando ou sugerindo idéias para o seu representante. Caso verifiquemos que aquele político ou governante fez um bom trabalho e não se envolveu em coisas erradas, vale a pena repetir o voto. A cobrança também é um direito que o eleitor tem dentro de um sistema democrático.
Durante a campanha eleitoral
Nesta época é difícil tomar uma decisão, pois os programas eleitorais nas emissoras de rádio e tv parecem ser todos iguais. Procure entender os projetos e idéias do candidato que você pretende votar. Será que há recursos disponíveis para que ele execute aquele projeto, caso chegue ao poder? Nos mandatos anteriores ele cumpriu o que prometeu? O partido político que ele pertence merece seu voto? Estes questionamentos ajudam muito na hora de escolher seu candidato.
Conclusão
Como vimos, votar conscientemente dá um pouco de trabalho, porém os resultados são positivos. O voto, numa democracia, é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um pode ter conseqüências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento.
Pais de crianças com doença rara lutam para conseguir tratamento

Uma família de Goiânia que tem dois filhos com leucodistrofia metacromática, uma rara doença degenerativa, luta para tratar da doença. Após conseguirem um bom resultado para a filha de 2 anos com um tratamento na Itália, Ana Maria Miranda Fernandes, 25 anos, e Wesley Fernandes Pereira, 36 anos, buscam agora um terapia alternativa para o filho mais velho, Carlos Eduardo, de 4 anos.
Desde os 2 anos, Carlos Eduardo não se movimenta. Atualmente, ele não fala e se alimentar por meio de uma sonda. A única esperança para controlar os sintomas da doença, que levam à morte, é um transplante de células-tronco retiradas da medula óssea, que, além de caro, não tem reconhecimento científico. “Mesmo se não der certo, pelo menos eu tentei”, disse ao G1 a mãe da criança.
Sem diagnósticos positivos para o filho no Brasil, Ana Maria buscou ajuda em uma clínica em Lima, capital do Peru. A criança já realizou a primeira etapa do procedimento experimental e agora os pais querem concluir o tratamento.
A busca de ajuda no exterior também foi o caminho encontrado para a filha mais nova , Ana Carolina, quando ela tinha apenas 1 ano. Mas em condições bem diferentes. A menina faz parte de um programa que alia células-tronco à terapia gênica realizado no Instituto São Rafael, em Milão, na Itália.
A família já viajou duas vezes com a criança ao país europeu, onde recebeu atenção especializada. Nesse caso, todas as despesas, incluindo passagens, hospedagem e alimentação, foram pagas pela unidade de saúde estrangeira.
Para o neurologista infantil Helio Van der Linden, que cuida das duas crianças em Goiânia, o caso de Ana Carolina é, até o momento, um sucesso. No entanto, o especialista desaconselhou a ida dos pais ao Peru. Em entrevista ao G1, ele explicou o motivo: “Todo tratamento que não tem respaldo no meio médico, em fase de pesquisas, de maneira alguma pode ser comercializado. Não se pode cobrar para a realização de um tipo de tratamento que ainda não se sabe sobre a sua eficácia e, sobretudo, segurança”.
Apesar do alerta do especialista, após o tratamento de Ana Carolina, os pais concentraram as forças em Carlos Eduardo. Mesmosabendo que um resultado igual ao da menina não é possível para o filho mais velho, Ana Maria e Wesley iniciaram uma campanha para tentar conseguir o dinheiro da viagem.
O custo é alto, estimado em cerca de R$ 135 mil. Só pelo procedimento a família deveria desembolsar US$ 65 mil, divididos em duas parcelas de U$ 32.500, uma para cada uma das visitas necessárias para as aplicações de células-tronco. Fora os gastos com passagem, alimentação e hospedagem para os pais e a criança.
Com a ajuda de uma paróquia da capital, os pais conseguiram parte do dinheiro para irem para o país vizinho em junho deste ano, quando Carlos Eduardo fez a primeira etapa do tratamento. Agora, precisam de uma nova aplicação nos próximos três meses, e a família corre contra o tempo para conseguir arrecadar o dinheiro que ainda falta para a viagem.
"Temos R$ 22 mil e um carro para leiloar, que sobraram da primeira etapa da campanha, mas precisamos de mais", contabilizou o pai da criança.
A família garante que Carlos Eduardo apresentou melhoras após a primeira aplicação. “Ele babava o tempo inteiro, agora não baba mais. Ele já consegue até engolir água e até mordeu meu dedo”, diz a mãe com empolgação.
Para o pai de Carlos, o filho está mais tranquilo. “Ele ficava muito nervoso, dava crises e chorava bastante”, relata.
Por questões éticas, o neurologista infantil Helio Van der Linden não comenta o tratamento ao qual Carlos Eduardo foi submetido. Mas o médico se mostrou bastante otimista com os resultados obtidos por Ana Carolina no Instituto São Rafael.
Drama
Ana Maria conta que o filho era um bebê normal, mas começou a apresentar dificuldades de locomoção pouco antes de completar o segundo ano de vida. "Ele estava ruinzinho para andar e, quando fez 2 anos, perdeu todos os movimentos. Foi muito rápido. O médico pediu uma ressonância e, antes de sair o resultado, ele não andava mais", lembra a jovem.
Daí em diante, a família começou a vivenciar um drama. "Foi um baque tão grande quando o médico falou que era uma doença degenerativa e não tinha cura. Procurei três neurologistas e eles eram bem pessimistas, falavam que o meu filho ia morrer", relatou.
Para o pai de Carlos, o primeiro anos o surgimento do problema foi o mais difícil. "Foi um período de muito sofrimento, meu filho não tinha acompanhamento médico e nenhuma expectativa positiva", relata.
Mas os pais de Carlos Eduardo não desistiram. Pesquisando na internet, Ana Maria encontrou um caso semelhante ao do filho que estava sendo tratado no Peru. A possibilidade acendeu as esperanças, mas duas barreiras impediam a família de seguir em frente: o alto preço cobrado e a incerteza da idoneidade da clínica.
O casal continuou a peregrinação em busca de um especialista que desse alguma esperança. Os pais de Carlos Eduardo chegaram, então, ao neuropediatra Hélio Van Der Linden Júnior, no Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer),em Goiânia. Apesarde confirmar o diagnóstico dos outros especialistas, Van Der Linden alertou a família para outra questão importante: a filha menor provavelmente teria a mesma doença.
De acordo com o neurologista infantil, geralmente, após a leucodistrofia metacromática se apresentar em um filho do casal, o irmão mais novo também é acometido pela doença. O diagnóstico precoce aumenta as chances de tratamento.
Com a ajuda do médico, os pais conseguiram incluir a filha mais nova na terapia experimental realizada na Itália. A família viajou para a Europa em outubro de 2011.
No primeiro mês, Ana Carolina passou por uma bateria de exames. Havia sinais da doença nos nervos e uma ressonância magnética apontou uma mancha na cabeça da menina.
Em novembro, a menina passou por uma etapa de terapia gênica e ficou 48 dias internada. No mês de maio, a família voltou com Ana Carolina para a Itália. Ela passou por uma nova bateria de exames e, segundo os pais, tudo parecia bem. “Ela fez outra ressonância e a mancha na cabeça desapareceu”, conta a avó, a costureira Ivanilde Miranda Rocha, 47 anos, que acompanhou todo o processo.
Na última semana, recebeu a visita de uma equipe médica italiana, que avaliou o estado da menina. Atualmente, Ana Carolina vive como uma criança normal. É sapeca, se comunica bem e corre por toda a casa.
“Esse tratamento foi tudo, porque, se não tivesse feito, agora ela estaria igual ao Carlos”, diz a mãe. A inclusão de Ana Carolina no programa do hospital italiano só foi possível porque a doença foi descoberta nos primeiros meses de vida da criança.
Carlos Eduardo não teve a mesma oportunidade. Quando os pais obtiveram o diagnóstico do problema, ele já havia perdido todos os movimentos.
Esperança
Já se passaram nove meses desde que Ana Carolina se submeteu à terapia experimental na Itália. Até agora, ela não desenvolveu os sintomas clássicos e graves da doença. Continua andando, falando, correndo, com desempenho cognitivo normal para a sua idade.
Na atual idade dela, Carlos Eduardo já não andava mais. “Caso ela não tivesse sido submetida ao tratamento, já teria manifestado sinais clínicos da doença, da mesma forma como aconteceu com seu irmão. Contudo, ainda há um longo período de seguimento e realização de exames para que o tratamento seja considerado curativo de maneira definitiva”, disse o médico Van der Linden.
“Caso se confirme o sucesso que todos esperamos no caso da Ana Carolina, será sem dúvida uma janela de oportunidade que se abre para o tratamento de doenças genéticas e degenerativas. O uso de células-tronco e a terapia gênica são a esperança de milhões de pacientes”, explicou o neurologista.
Pioneirismo
O neurologista infantil Helio Van der Linden informou que o Instituto São Rafael, em Milão, tem desenvolvido uma linha de pesquisa baseada em terapia gênica nas doenças lisossomais, grupo que inclui boa parte das leucodistrofias. Este tratamento consiste no transplante, com a obtenção de células-tronco do tecido da medula óssea do próprio paciente, e a incorporação e integração do gene da enzima deficiente, a arisufatase A, através da utilização de um vetor viral. Esse vírus seria capaz de levar para dentro do núcleo das células-tronco obtidas o material genético capaz de produzir a enzima.
Após a reimplantação destas células no organismo do paciente, as células descendentes das enxertadas seriam capazes de migrar para região encefálica atingida, que passaria a estabilizar a evolução da doença e até reverter os danos em fases iniciais.
Este tratamento pioneiro está cadastrado como protocolo clínico de pesquisa, é experimental e altamente complexo. Não existem centros no Brasil que conduzam este tipo de pesquisa. “Como o grupo da Itália está recrutando pacientes das formas infantil tardia e juvenil precoce para tal tratamento, fizemos contato com a Dra. Alessandra Biffi, que aceitou a introdução da Ana Carolina no protocolo e o tratamento foi realizado”, explicou o médico.
Doença
A leucodistrofia metacromática é uma doença geneticamente determinada bastante rara que leva a uma destruição da mielina, um tipo de “encapamento” do nervo que permite que o estímulo se propague, explicou ao G1 o especialistaem neurogenética Fernando Kok, do Centro de Estudos do Genoma Humano da Universidade de São Paulo (USP). A falta de produção da enzima conhecida como arilsulfatase A, segundo o médico, é a causa do mal que leva à perda da coordenação motora, da habilidade de andar, falar, ouvir, enxergar e interagir.
Estima-se que este tipo de leucodistrofia ocorra em 1 para cada 100 ou 200 mil nascimentos, sendo encontrado no mundo todo. Não há dados estatísticos brasileiros. Segundo Fernando Kok, ele é mais frequente quando os pais são de alguma forma aparentados.
O tratamento no Brasil que se mostrou mais efetivo contra leucodistrofia metacromática é o transplante de medula óssea. No entanto, deve ser realizado antes do aparecimento dos sintomas da doença. "Ele atenua o seu curso, mas não evita o aparecimento dos sintomas, especialmente nas formas de início precoce", explicou o especialista.
De acordo com Kok, existem estudos no país conduzidos com apoio de laboratórios farmacêuticos, de se realizar a infusão da enzima deficiente (arilsulfatase A) por meio de uma cânula inserida diretamente no cérebro. A expectativa é de que esta enzima seja capturada pelas células e, com isso, se conseguiria repor a enzima deficiente, evitando a instalação/progressão dos sintomas. No entanto, o especialista destaca que as pesquisas estão em fase "bastante inicial".
Sobre a busca de tratamentos oferecidos por clínicas no exterior, o neurogeneticista afirma que os procedimentos alternativos são realizados, na sua maior parte, em países que carecem de uma regulamentação. Segundo ele, o que é feito na China, no Peru, em Barbados e na Ucrânia não tem acompanhamento apropriado, aprovação por comissão de ética em pesquisa e validação científica.
"É muito importante que existam terapias inovadoras para doenças até o momento sem tratamento efetivo, mas isto tem de ser feito com supervisão externa, aprovação da comissão de ética, acompanhamento adequado e objetivos mensuráveis. Tem ainda que, obrigatoriamente, ser gratuitas", avalia Fernando Kok.
Para ajudar
As pessoas que quiserem ajudar a família podem contribuir com doações para a Agência 7934 na Conta Poupança 06325-1/500 do Banco Itaú. Para informações o telefone disponível é (62) 9115-0118.
Células-tronco
As células-tronco são células que possuem grande capacidade de transformação e, por isso, podem dar origem a diferentes tecidos do corpo humano. Elas são retiradas principalmente do cordão umbilical e da medula óssea.
Fonte: G1
Assinar:
Postagens (Atom)
Postagens populares
-
Na anencefalia, há a ausência da maior parte do cérebro e da calota craniana (parte superior e arredondada do crânio). Na merocrania, uma...
-
SERÁ ATUALIZADO ANUALMENTE, sempre no 28º (vigésimo oitavo) dia do mês de fevereiro, a partir do ano de 2016. Provavelmente o REAJUSTE...
-
VOZ do ACE e ACS: PORTARIA Nº 314, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2014 : MINISTÉRIO DA SAÚDE GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 314, DE 28 DE FEVEREIR...
-
Sec. de Saúde de Buerarema Alessandra Lopes Macuconews: Qual a avaliação que a senhora faz dos 100 dias de trabalho na secretar...
-
PORTARIA Nº 260, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2013 Fixa o valor do incentivo de custeio referente à implantação de Agentes Comunitári...
-
¨¨¨BLOG DO ACS ELISEU: O INCENTIVO POR ACS PODERÁ CHEGAR A R$ 850.00
-
RIO DE JANEIRO PROJETO DE LEI Nº 2077/2013 Pedimos que citem a fonte da cópia ao reprozir este material! EMENTA: INSTITUI O PISO...
-
ACSPel: O Brasil livre da Tuberculose
-
O presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), está buscando construir um consenso em ...