sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Assembleia vai intervir por efetivação de agentes de saúde e endemias



A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) vai intervir em favor dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias no drama que os profissionais vivem há quase uma década. Na tarde de hoje (13), agentes, deputados, vereadores e cidadãos de várias cidades do estado lotaram o auditório Milton Figueiredo para debater as mazelas da categoria, que busca além da efetivação no serviço público, garantias trabalhistas e melhores condições de trabalho. A audiência pública foi requerida pelo deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), atendendo a reivindicação da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias de Mato Grosso (ADACSE-MT), presidida por Dinorá Magalhães, principal liderança na luta dos agentes.

Presidindo a audiência, Guilherme Maluf garantiu que todos os deputados estaduais estão a disposição da categoria para resolver esse impasse que atinge quase todos os municípios do estado e definiu em conjunto com os presentes o encaminhamento de quatro ações conjuntas: -- Construir em 30 dias uma legislação em parceria com os agentes que garantam os direitos de todos os agentes -- Propor uma emenda ao orçamento que garanta o investimento do Estado para a compra de material de proteção e trabalho nos municípios -- Iniciar um último diálogo com o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE), que está sob nova diretoria, tendo como novo presidente o Conselheiro Waldir Teis -- Compromisso de todos os vereadores presentes de iniciar nas Câmaras Municipais as discussões de implantação de um Plano de Cargo Carreiras e Salários para a categoria.

“O auditório lotado é um reflexo do drama que vivem esses agentes. Mesmo com a Emenda Constitucional 51/2006, que garantiu a efetivação dos agentes e regulamentou a contratação desses profissionais, hoje o tema ainda esbarra na interpretação do TCE e das prefeituras. Nós estamos ao lado dos agentes para tentar solucionar esse problema definitivamente. O primeiro passo foi dado hoje”, afirmou o deputado.

Também defensor antigo da causa, o deputado federal Valtenir Pereira (Pros) parabenizou o deputado Guilherme Maluf pela iniciativa e garantiu que todo o apoio jurídico e político continuará sendo dado para a categoria. “Acompanho e dou respaldo aos agentes desde o meu primeiro ano de mandato na Câmara Federal e essa é uma bandeira que não vamos abandonar.

Os direitos conquistados precisar ser garantidos e nós vamos até a última instancia para proteger esses direitos”, enfatizou Valtenir Pereira. Dinorá Magalhães também agradeceu a Assembleia Legislativa pelo apoio e firmou o compromisso de trabalhar em parceria para garantir a permanência dos agentes que tem direito em seus postos de trabalho, em todas as cidades mato-grossenses.

“Dia 14 de fevereiro essa luta completa 8 anos. Uma luta de pessoas que fazem um trabalho que salva vidas em todos os bairros, em todas as cidades desse estado. De pessoas que andam a pé, o jeito que podem, para levar um pouco de saúde para as casas. Que hoje já ganharam o respeito e o apoio da comunidade, mas ainda são humilhadas e vivem com medo de serem exoneradas. Hoje foi muito importante nos reunirmos aqui nessa Casa de Leis. Agora esperamos que todos esses encaminhamentos sejam executados, pois não vamos desistir e vamos até ao Superior Tribunal Federal se for preciso”, disse Dinorá. Os deputados estaduais Pedro Satélite e Wagner Ramos também participaram do evento, representando os demais colegas de parlamento.

PL-07495/2006

PL-07495/2006 - Regulamenta os §§ 4º e 5º do art. 198 da Constituição, dispõe sobre o aproveitamento de pessoal amparado pelo parágrafo único do art. 2º da Emenda Constitucional nº 51, de 14 de fevereiro de 2006, e dá outras providências.
- 13/02/2014 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 9518/2014, pelo Deputado João Campos (PSDB-GO), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia do PL nº 7495 de 2006, que altera a Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, para instituir piso salarial profissional nacional e diretrizes para o plano de carreira dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias".

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

NOTA PÚBLICA

                             

A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Itabuna, vem publicamente apresentar sua indignação quanto a grave violação de direitos que foi vítima o advogado e vereador da Cidade de Buerarema, Dr. Ariosvaldo Ribeiro Vieira preso por policiais militares de forma arbitrária dentro de sua residência na cidade de Buerarema enquanto segurava sua filha de 01 ano de idade em seu colo. Mesmo imobilizado ainda recebeu um jato de spray de pimenta em seu rosto, tórax e braço o que provocou lesões visíveis tendo que ser receber atendimento médico ainda na madrugada desta quarta-feira.

A OAB Itabuna, comprometida com a paz e a justiça social, já tinha oficiado os diversos órgãos de justiça bem como o Executivo Federal e Estadual para que empreendessem medidas a fim de coibir a violência devido aos conflitos de terra naquela região. A situação agrária no Sul da Bahia requer atenção especial do Governo, após a crise da lavoura cacaueira em decorrência da vassoura-de-bruxa, do empobrecimento da população e do êxodo rural, agora sofre com disputas violentas entre pequenos agricultores e indígenas com derramamento de sangue.

A OMISSÃO do Estado brasileiro provocou este clima de insegurança jurídica e tensão. Entendemos que a Polícia Militar é uma instituição séria, comprometida com a defesa do cidadão, contudo qualquer ato de Violência de seus membros deve ser rigorosamente apurado e aplicada a punição exemplar.

A casa é inviolável segundo a Constituição Federal de 1988 e a Ordem dos Advogados do Brasil-Subseção de Itabuna estará sempre em defesa da legalidade. Por esta razão, repudia veemente os atos praticados por autoridades que deveriam preservar a integridade da população e exige por parte do Governo Estadual e Federal que sejam adotadas providências urgentes para SOLUÇÃO REAL DO CONFLITO trazendo de volta a tranquilidade aos moradores da cidade de Buerarema e região.

A Diretoria

VEREADOR CRITICA TROPA DE CHOQUE E DIZ QUE PRISÃO FOI ARBITRÁRIA


O vereador Ariosvaldo Vieira concedeu entrevista ao Pimenta enquanto aguardava para ser ouvido pela delegada Katiana Amorim, nesta noite de quarta-feira (12), no Complexo Policial de Itabuna. Ariosvaldo afirma que nunca participou de protestos (“sou totalmente contra”) e considerou a prisão arbitrária. A polícia acusa o vereador de não ter respeitado ordem para que fosse para dentro de casa (ele mora próximo à região do conflito). O Batalhão de Choque impôs toque de recolher à comunidade do Bairro Novo. Confira a entrevista com o vereador.
BLOG PIMENTA – Como foi a ação da Tropa de Choque?
ARIOSVALDO VIEIRA - Dois policiais invadiram minha casa e me acusaram de incitar a multidão (que interditou a BR-101, nesta noite de quarta, 11). Minha filha de um ano e dez meses estava no meu colo quando eles me prenderam.
PIMENTA – Qual foi a reação do senhor no primeiro momento?

ARIOSVALDO - Eu me identifiquei, disse que era vereador e advogado. Impuseram um toque de recolher [no Bairro Novo]. Assim que me pegaram, lançaram spray de pimenta nos meus olhos. Minha família ficou desesperada sem entender o que estava acontecendo.
PIMENTA – Quanto à acusação da tropa de choque, o senhor participou dos protestos?

ARIOSVALDO - Eu não participo desses movimentos. Sou totalmente contra. A gente entende que polícia é para dar segurança à população, mas quando acontece uma coisas dessas… Mas errado é o governo que não fez nada [para resolver a situação em Buerarema].
PIMENTA – Como o senhor define a ação da polícia?

ARIOSVALDO - Foi uma prisão arbitrária. (O vereador dá uma pausa e, logo em seguida, destaca…) A guarnição que me trouxe [para o complexo] não é a mesma que me prendeu

Fonte: Pimenta

Buerarema: Pedro Chauí deixa delegacia | Macuco News

Buerarema: Pedro Chauí deixa delegacia | Macuco News



Buerarema: Assim eles dizem! | Macuco News

Buerarema: Assim eles dizem! | Macuco News





Buerarema: Uma multidão emocionada esperava o corpo de Juraci! | Macuco News

Buerarema: Uma multidão emocionada esperava o corpo de Juraci! | Macuco News

Buerarema: Manifestantes entram em conflito com a tropa de choque! | Macuco News

Buerarema: Manifestantes entram em conflito com a tropa de choque! | Macuco News



Buerarema: Br 101 interditada pelos agricultores | Macuco News

Buerarema: Br 101 interditada pelos agricultores | Macuco News



terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

conflito hoje

Buerarema: Br 101 interditada pelos agricultores | Macuco News

Buerarema: Br 101 interditada pelos agricultores | Macuco News



O agricultor assassinado essa noite, Juraci de Blusa AZUL! (foto: macuco news)


Moradores e agricultores estando neste momento fazendo um manifesto colocando fogo na ponte onde liga o Estremo Sul ao Sul da Bahia, revoltado com ação dos políticos brasileiros onde não se preocupa com os agricultores onde um agricultor de nome JURACIR foi assassinado nas mediações da região dos conflitos indignas depois das retirada das bases dessa região o clima esquentou e o manifesto em protesto a desmotivação da presidente DILMA e do Ministro da Justiça Jose Eduardo Cardoso do PT que nada faz em prol dos agricultores, o clima esta quente a imprensa local e regional esta presente cobrindo esse acontecimento a Policia Rodoviária Federal esta neste momento com os manifestante pedindo que ambulâncias seja liberada. O Clima esquentou com homens da P2 filmando e os manifestantes não gostaram e começaram a arremessar pedras e fogos de artifícios nos Policias fazendo eles recuarem e irem embora, muita policia no local se encontra no local. 

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

FORÇA NACIONAL DESMONTA BASE E TUPINAMBÁS RETOMAM 4 FAZENDAS



Homens da Força Nacional em ação de reintegração há dez dias (Foto Gilvan Martins/Pimenta-Arquivo).

A Força Nacional de Segurança confirmou o anunciado e desmontou a base de pacificação erguida na Fazenda São José, na região de acesso à Serra do Padeiro, em Buerarema, neste final de semana. Caminhão-guincho e veículos foram contratados para fazer a retirada da estrutura.

A retirada da base ocorreu após ordem do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A base foi a segunda montada pela Polícia Federal e pela Força Nacional de Segurança (FNS) na região de 47,3 mil hectares disputada por agricultores e índios e autodeclarados tupinambás e tornou-se alvo dos indígenas.

A instalação permitiu que quatro propriedades fossem reintegradas pela PF e FNS. Depois da desmontagem da base de pacificação, todas as quatro fazendas foram novamente ocupadas pelos indígenas no final de semana.

- Existe uma omissão das autoridades, uma briga entre os poderes. A Justiça manda reintegrar, a Federal e a Força Nacional reintegram e o governo não pune os invasores - lamenta o vice-presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Ilhéus, Una e Buerarema, Alfredo Falcão. 

Falcão teme a retomada da onda de violência, principalmente em Buerarema, por causa do recuo do Ministério da Justiça. “Para pegar fogo aqui, é só riscar o fósforo”, disse o produtor ao PIMENTA ao retratar o clima de tensão na área após a retirada de uma das bases de segurança. 

A região disputada por agricultores e indígenas possui cerca de 800 propriedades, das quais aproximadamente 100 foram invadidas nos últimos anos por quem se autointitula tupinambá. “Aqui não há propriedade grande, mas há um clima de terror. Todos andam de cabeça baixa, temem ser o próximo alvo”, diz Falcão.

GOVERNO RECUA APÓS CRÍTICAS DO CIMI E PROCURADOR

O recuo do Governo Federal na estratégia de reintegração de fazendas se deu depois de críticas do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). Ligada à Igreja Católica, a entidade de defesa dos indígenas disse que o governo havia optado por “militarizar” a região em conflito.

As críticas foram intensificadas, também, pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que se mostrou contrário às reintegrações por meio de liminares.

RETOMADA DAS INVASÕES EM ITAJU

O final de semana também foi de apreensão para produtores rurais do município de Itaju do Colônia. Pelo menos três propriedades foram invadidas por pessoas que se identificam como pataxós.

As invasões no município surpreenderam lideranças rurais, pois a área está totalmente demarcada. “Estão invadindo propriedades fora do alvo da decisão do Supremo Tribunal Federal”, disse um produtor ao PIMENTA. Existe a ameaça de invasão a outras duas propriedades nas próximas horas.

Produtores acreditam que as invasões em Itaju sejam estratégia dos indígenas para tirar o foco de Buerarema e dispersar as forças de segurança federais (PF e Força Nacional).

MAIS AGENTES DE SAÚDE RECEBEM TABLETS PARA TRABALHAREM.

FOTO: DIVULGAÇÃO
 .

Os agentes de saúde de Santa Terezinha de Itaipu-PR, ganharam, na última sexta-feira 07/02, tablets para auxiliar no trabalho de atendimento à comunidade.

O treinamento inicia na região dos conjuntos, e, na sequência todas as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), que atuam no município, utilizarão a ferramenta nas visitas domiciliares.

Foram adquiridos 58 tablets, com investimento de R$ 83.400,00, com recursos próprios do município. Com a nova ferramenta o cadastro das famílias no sistema da Secretaria de Saúde poderá ser feito direto em domicílio.

Santa Terezinha de Itaipu é o primeiro município do oeste e um dos poucos do Paraná a implantar essa tecnologia, que substitui a tradicional prancheta com fichas cadastrais.

Segundo a Secretaria de Saúde, o treinamento dos agentes será feito de forma gradativa. Alem da praticidade, o sistema deve dar mais agilidade no preenchimento das informações obtidas junto às famílias.

Fonte: CBN-Foz do iguaçu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares