sábado, 13 de outubro de 2012

Saúde registra 11,5 mil casos de dengue em 2012 em MS


Do início de 2012 até a primeira semana de outubro, Mato Grosso do Sul registrou 11.542 mil casos notificados de dengue, de acordo com levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau). Os cinco municípios com maior incidência da doença são Três Lagoas, Corumbá, Pedro Gomes, Ladário e Mundo Novo. Campo Grande tem 4.755 notificações.

No último boletim, divulgado no fim de setembro, o estado registrou 11.496 notificações da doença. Naquele período, Campo Grande registrava 4.747 notificações de dengue.
Com intensificação das ações Dourados tem poucos casos de dengue - Foto: A. Frota
                         
Segundo o levantamento, é considerada cidade com alta incidência os municípios que notificam mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes. Três Lagoas com 103,5 mil moradores teve 2.057 mil casos notificados. Corumbá tem população de 104,3 mil e registrou 1.783 mil casos da doença.

Em Pedro Gomes com 7,9 mil habitantes foram notificados 88 casos de dengue. Ladário, com população de 19,9 mil, teve 216 casos registrados até a primeira semana de outubro. A quinta cidade com maior incidência da doença foi Mundo Novo que tem 17,1 mil habitantes e registrou 169 casos de dengue.

Campo Grande ocupa a 10ª colocação no ranking dos municípios com maior incidência da doença, até a primeira semana de outubro a capital registrou 4.755 casos da doença. Em relação ao último levantamento divulgado pela Sesau, que apresentou os casos notificados até a última semana de setembro, houve aumento de 0,4% nos casos notificados de dengue em Mato Grosso do Sul. (G1-MS)

Confira abaixo os 17 municípios com alta incidência da doença no estado:
CIDADE  CASOSPOPULAÇÃO
TRÊS LAGOAS                                      2.057103.536
CORUMBÁ1.783104.317
PEDRO GOMES887.923
LADÁRIO21619.947
MUNDO NOVO16917.148
SONORA13515.239
ELDORADO10111.743
ITAPORÃ15221.158
SÃO GABRIEL DO OESTE15722.616
CAMPO GRANDE4.755796.252
BATAGUASSU11020.119
BRASILÂNDIA6011.816
LAGUNA CARAPÃ316.565
RIBAS DO RIO PARDO9221.270
PARANAÍBA17240.329
RIO VERDE DE MATO GROSSO7918.948
CHAPADÃO DO SUL7120.261

Crianças abandonam tratamento contra a obesidade pela metade

40% das que começaram a cuidar da doença abandonaram a dieta e o acompanhamento médico
Agência Brasil 12/10/2012 13:36

                                     

Risco de sofrer diabetes, hipertensão e AVC aumenta em um terço das que abandonam o tratamento

Um levantamento com pacientes do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia indicou que 40% das crianças obesas abandonaram o tratamento na metade. Para o diretor de Nutrição do instituto, Daniel Magnoni, o resultado indica as dificuldades de manter esses pacientes na rotina do tratamento.

“Manter o adulto já é muito difícil, porque nós temos envolvimento social, cultural, profissional. Na criança, não tem o profissional, mas é difícil fazer uma dieta adequada no dia a dia, com a merenda escolar completamente fora de controle e a possibilidade do fast food”, explicou. A pesquisa avaliou 51 crianças e adolescentes que estavam em tratamento no instituto.

Entre as crianças que abandonaram o tratamento, os fatores de risco relacionados à obesidade aumentaram em um terço delas. “Abandonar o tratamento pressupõe um risco muito grande de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, acidente vascular cerebral”, alerta Magnoni.

Para combater o aumento da taxa de obesidade verificada nos últimos anos, Magnoni defende a inclusão da educação nutricional no currículo escolar. A Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2009 (POF) indica que, na faixa de 10 a 19 anos, 21,7% dos brasileiros têm excesso de peso. Em 1970, o índice era 3,7%.

Segundo o especialista, o aumento está relacionado às mudanças de hábito ocorridas ao longo dos anos. “As crianças de hoje são muito presas em casa, não andam de bicicleta, nem jogam futebol. Temos também um aumento do consumo de alimentos muito calóricos, a facilidade do acesso a alimentos industrializados.”

Maus hábitos dentro de casa ajudam a reforçar o problema, ressalta Magnoni. “Grande parte das crianças é filho e neto de pacientes com doenças cardiovasculares, obesidade e hipertensão. Isso mostra a necessidade de você atuar combatendo a obesidade das crianças”, destaca. “A criança é o melhor professor dos seus pais no estilo de vida saudável”, reforçando a importância da educação nutricional nas escolas.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Dia Mundial da Criança

Szymon 002.JPG


O Dia Mundial da Criança é oficialmente 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança Porém, a data efectiva de comemoração varia de país para país. É uma das datas especiais mais celebradas e conhecidas do mundo. 

Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes.

Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos no Brasil.

Fonte: Wikipedia




[editar]

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dia Mundial da Saúde Mental – 10 de outubro de 2012

“Depressão: A crise global”. Mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, para a data.

A violência contra as mulheres é um dos fatores que pode levar à depressão e à piora do quadro de saúde mental. (Foto: OMS)

“Cerca de 350 milhões de pessoas de todas as idades, níveis sociais e nacionalidades sofrem de depressão. E tantos outros – familiares, amigos, colegas de trabalho – estão expostos aos efeitos indiretos desta crise de global saúde que está sendo subestimada.


A depressão diminui a capacidade das pessoas para lidar com os desafios diários da vida e, muitas vezes precipita a ruptura familiar, a interrupção da educação e a perda de emprego. Nos casos mais extremos, as pessoas se matam. Cerca de um milhão de pessoas comete suicídio anualmente, a maioria devido à depressão não diagnosticada ou não tratada.

As pessoas desenvolvem a depressão por uma série de razões e diferentes causas: genéticas, biológicas, psicológicas e sociais, que se conjugam para formar o contexto que serve de gatilho. Estresse, tristeza, conflito, abuso e desemprego podem também contribuir. As mulheres são mais propensas a sofrer de depressão do que os homens, inclusive após o parto.

Existe uma grande variedade de tratamentos eficazes e de custo moderado para tratar a depressão, incluindo intervenções psicossociais e medicamentos. No entanto, eles não são acessíveis a todos, especialmente àqueles que vivem em países menos desenvolvidos e aos cidadãos menos favorecidos em países desenvolvidos.

Entre as diversas barreiras à assistência e serviços estão o estigma social e a falta de profissionais de saúde em geral e de especialistas treinados para identificar e tratar a depressão. É por isso que a Organização Mundial de Saúde (OMS) está apoiando os países através do seu Programa de Ação para Suprir Lacunas na área da Saúde Mental.

A depressão não é simplesmente uma questão para especialistas em saúde. Todos podemos contribuir para aliviar o estigma em torno da depressão e outros transtornos mentais – talvez admitindo que nós próprios possamos ter sofrido de depressão, ou tentando ajudar aqueles que estão agora passando por essa experiência.

No Dia Mundial da Saúde Mental, vamos nos comprometer a falar mais abertamente sobre a depressão. Este é o primeiro passo crítico para remover um dos obstáculos ao tratamento e para ajudar a reduzir a incapacidade e o sofrimento causado por esta crise global.”

Mais informações em:

Livro de Recursos da OMS sobre Saúde Mental, direitos humanos e legislação (também em português):


terça-feira, 9 de outubro de 2012

Ex-morador de rua, vereador mais votado de Varginha vive dia de fama

Adilson Bboy Pé de Chumbo (PR) foi eleito em Varginha com 2.863 votos.
Dançarino de hip hop ganhou apelido porque usava sapato "pesado".


Pé de Chumbo (PR) é o vereador mais votado de Varginha. (Foto: Lucas Soares / G1)
Pé de Chumbo (PR) é o vereador mais votado de Varginha. (Foto: Lucas Soares / G1)

Um dia após ser eleito, o vereador mais votado de Varginha (MG) com 2.863 votos, Adilson Bboy Pé de Chumbo, do PR, viveu um dia de fama nesta segunda-feira (8). O novo vereador mais votado foi cumprimentado no Centro da cidade por eleitores e amigos.

O que chama a atenção, é que "Pé de Chumbo" é um personagem folclórico da cidade. Ex-morador de rua, Adilson Oliveira, de 32 anos, mora de favor em uma casa de um colega de partido e atualmente trabalhava com panfleteiro. Ex-engraxate e ex-vendedor ambulante, "Pé de Chumbo" tem como uma das principais paixões o hip-hop, que lhe rendeu o apelido que carrega.

"Eu danço break e como eu sempre dançava com um sapato muito pesado, o pessoal me apelidou de Pé de Chumbo e pegou", disse o eleito.

De origem humilde, Pé de Chumbo perdeu a mãe cedo e logo aos 7 anos foi obrigado a ir pra rua para trabalhar. O homem do povo, que nunca teve salário na vida, agora vai ganhar pouco mais de R$ 5 mil na Câmara de Varginha. Perguntado sobre o que vai fazer com o seu primeiro pagamento, ele ainda apresenta dúvidas. "Quero comprar roupas novas, mas também quero conhecer a praia. Quero comprar um terreno, quero ter onde morar", disse ele.

Perguntado por eleitores sobre o que vai fazer daqui pra frente, o político eleito é claro. "Quero cuidar do povo, da periferia que me elegeu. Quero fazer tudo pra eles, esporte, cultura. Estou muito feliz com tudo isso!", disse ele.

Das ruas já veio o recado para o novo vereador. "Agora a gente quer que você cuide do povo Pé de Chumbo! Nós sempre cuidamos de você, agora é a sua vez de você cuidar da gente lá na Câmara", disse a aposentada Maria Zena Venâncio.

Para ler mais notícias do G1 Sul de Minas, clique em g1.globo.com/suldeminas. Siga também o G1 Sul de Minas no Twitter e por RSS.
Pé de Chumbo (PR) é cumprimentado por eleitores. (Foto: Lucas Soares / G1)

BUERAREMA EM 2013

A partir de janeiro 2013, a Câmara de Vereadores de Buerarema, no sul da Bahia, terá 08 personagens novos, a população mostrou que queria gente nova e não estava satisfeito com a atualidade, e colocou sangue novo e espera que eles façam com responsabilidade.

A Câmara de Vereadores exerce a função do Poder Legislativo na esfera municipal. Os vereadores são eleitos através do voto direto, cujo mandato tem duração de quatro anos, sendo a reeleição ilimitada. A quantidade de membros desse cargo político é estabelecida através do contingente populacional de cada município (quanto mais habitantes, maior será o número de vereadores de uma cidade). Contudo, foi estabelecido um número mínimo de 9 e um máximo de 55 vereadores por município. Para se candidatar é necessário atender aos seguintes requisitos:

- Ter nacionalidade brasileira;
- Estar filiado em algum partido político;
- Ter idade mínima de 18 anos;
- Possuir domicílio eleitoral no município pelo qual concorre ao cargo;
- Ter pleno exercício dos direitos políticos.

Os vereadores são eleitos juntamente com o prefeito de um município, no qual os primeiros têm a função de discutir as questões locais e fiscalizar o ato do Executivo Municipal (Prefeito) com relação à administração e gastos do orçamento. Eles devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo às reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito.

Outra importante atribuição a um vereador é a elaboração da Lei Orgânica do Município. Esse documento consiste numa espécie de Constituição Municipal, na qual há um conjunto de medidas para proporcionar melhorias para a população local. O prefeito, sob fiscalização da Câmara de Vereadores, deve cumprir a Lei Orgânica.

De acordo com a Constituição Federal, cada município, obedecendo aos valores máximos de remuneração, deve estabelecer o valor do subsídio (salário) dos vereadores. Esses valores são definidos conforme o contingente populacional de um determinado município. Exemplo: de 50 mil a 100 mil habitantes, o salário será de até (máximo) 40% do subsídio destinado aos deputados estaduais; municípios com mais de 500 mil habitantes, 75% do salário dos deputados estaduais.

Atualmente (2010), o Brasil possui 57.748 vereadores. Entretanto, Nas eleições de 2012, o número de vereadores está previsto para 59.500, visto que a população brasileira está em constante aumento quantitativo.

VEREADORES ELEITO


Candidato Partido/Coligação   Votação      %   Válidos
ELINHO PDT - PDT / PSB 530 5,05%
LOBO PR - PTB / PMDB / PSC / PR / PMN 431 4,11%
ARIOSVALDO PTB - PTB / PMDB / PSC / PR / PMN 390 3,72%
LUCIANO DO SACOLÃO PR - PTB / PMDB / PSC / PR / PMN 365 3,48%
ZEZINHO PSC - PTB / PMDB / PSC / PR / PMN 363 3,46%
WAGNER MOTO TAXI PDT - PDT / PSB 307 2,93%
GERALDO PSD - PRB / PRTB / PHS / PRP / PSD 284 2,71%
TONHO DA FEIRA PP - PP / PC do B 269 2,57%
GILDÁSIO GONZAGA PC do B - PP / PC do B 233 2,22%
DODÓ PPS - PPS / PSDC 208 1,98%
ENIO VIEIRA PPS - PPS / PSDC 189 1,80%

À PREFEITO:


Em um município, o prefeito, juntamente com seus secretários municipais, compõe o Poder Executivo. O mandato desse cargo político tem duração de 4 anos, podendo haver uma reeleição para atuar pelo mesmo período. As eleições para prefeito ocorrem no primeiro domingo de outubro, a cada quatro anos. De acordo com a legislação eleitoral, baseada na Constituição Federal, os critérios para se candidatar são:

- Ter nacionalidade brasileira;
- Estar filiado a algum partido político;
- Ter idade mínima de 21 anos;
- Possuir domicílio eleitoral no município pelo qual está concorrendo ao cargo;
- Ter pleno exercício dos direitos políticos;
- Ser alfabetizado.

Entre as principais funções de um prefeito está o cumprimento da Lei Orgânica (Lei maior de um município) votada e fiscalizada pelos vereadores. Esse documento consiste numa espécie de Constituição Municipal, cujo objetivo maior é proporcionar melhorias para o município e seus habitantes.

Outras importantes atribuições dos prefeitos são: governar a cidade de forma conjunta com os vereadores; administrar o município; sancionar e revogar leis; vetar projetos inconstitucionais; apresentar projetos de Leis para a Câmara Municipal; nomear e demitir servidores; comandar os serviços públicos municipais; sempre buscar alternativas de melhoria para os cidadãos; administrar os impostos municipais e aplicar esses recursos de forma otimizada

PREFEITO ELEITO:
12 GUIMAPDT - PDT / PMN / PSB / PTB / PSC / PR / PMDB 3.886 38,39%




domingo, 7 de outubro de 2012

Giro pela região

Prefeitos eleitos

Itabuna - Vane
Itajuípe - Gilka
Ibicaraí - Lenildo
Ilhéus - Jabes
Coaraci - Josefina (reeleita)
Itapé - Pedrão
F. Azul - Dra. Sandra
Almadina – Alba Gleide
Buerarema – Guima
Itagibá – Marquinhos
Uruçuca – Fernanda
Ipiaú – Deraldino
Itacaré – Jarbas
Arataca - Ferlú
Ibicuí - Cornélio
Eunápolis - Neto
Ubaitaba - Beda
Barro Preto - Jaqueline
Ubatã - Siméia
Canavieiras - Almir
Santa Luzia - Guilherme
Pau Brasil - Dr. Alberto
A. Leal - Lio
S. Cruz Vitória - Jackson (reeleito)
Itororó - Marco
Itarantim - Paulo
Itapetinga - José Carlos
Potiraguá - Luis Soares
Camacan - Ângela (reeleita)

Parabéns ao Bairro Santa Helena...

Parabéns ao santa Helena...na data de hoje estara representado na câmara de vereadores para 1º de janeiro de 2013, com 4 vereadores, sendo eles:

Ariosvaldo  eleito com 390 votos
Zezinho       eleito com 363 votos
Dodó            eleito com 208 votos
Ênio Vieira  eleito com 189 votos

E elegendo com 3,886 votos o candidato Guima Barreto (12)
Buerarema teve um total de 10,944 votos apurados e com 
10,122 votos válidos
181 votos em branco
641 votos nulos
num total de 46 urnas (100%).

ELEIÇÕES MUNICIPAIS EM BUERAREMA

Bom dia Amigos....nesse momento já acordado, pois hj execerço mais uma vez a minha cidadania.....estarei como presidente de seção neste ano eleitoral, lá consigo conduzir o momento para que haja uma boa eleição, fazendo com que tudo seja na mais perfeita ordem....que Deus me proteja e a todos os eleitores neste dia, dando-lhe o discernimento de poder escolher seu verdadeiro representante legal,sem nenhuma opressão. Que o nosso dia seja cheio de paz e tranquilidade durante e após as eleições.

que o candidato eleito pelo povo seja respeitado e permaneça em seu cargo de estar como prefeito até o fim do seu mandato; seja ele: Astor Vieira / Guima / Pinheiro da Farmácia / Orlando Filho.
                                        
Que seja respeitado o momento do povo em que ele vai até a sua urna depositar seu voto de confiança, na esperança de poder passar 4 anos, de muita felicidade.

Independente de qualquer que seja o resultado final, vamos manter a ordem e a democracia, e votar com consciência.NÃO VENDA SEU VOTO...POIS DURANTE OS QUATROS ANOS QUE IRÁ PASSAR ELE IRÁ LHE VALER APENAS 0,03 CENTAVOS / DIA, E SABEMOS QUE COM ESTA QUANTIA NADA SE PODE FAZER.

À TOS UMA BOA VOTAÇÃO E QUE JESUS CRISTO GUIE VOCÊS NESTE MOMENTO E SEMPRE.

ABRAÇOS A TODOS.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares