sábado, 28 de setembro de 2013

Agente de saúde no Programa da Fátima Bernardes

Alexandre Barroso, ACS, no Programa Encontro com Fátima Bernardes. Veja o vídeo aqui!

Hoje, como todos sabiam, participei do Programa da Fátima Bernardes, eu estava muito nervoso na hora, eu tinha tanta coisa pra falar, pra dizer, pra mandar um abraço grande para cada Agente de Saúde e de Endemias no nosso País, más infelizmente o espaço foi muito curto, peço que cada um possa me perdoar se não correspondi com as expectativas, pois também, fiquei muito frustado, O que me acalenta, é saber e ter podido ouvir o nome AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE AO VIVO, EM CORES E PELA APRESENTADORA!


Drama vivido pelo ACS Alexandre Barroso é uma realidade de muitos colegas por todo o Brasil.


Em poder ter feito meu papel e saber que estamos TOMANDO CONTA DE TODOS OS ESPAÇOS POSSÍVEIS, em saber que chegar até aqui não foi fácil, e que apesar de tudo, de não ter podido falar do nosso tao sonhado piso, e das péssimas condições da nossa categoria, O BRASIL ESTÁ SABENDO QUE UM AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE FALOU EM REDE NACIONAL, E QUE RETRATOU NÃO SÓ MINHA REALIDADE, MAS A DE VÁRIOS ACS E ACE, E QUE APÓS O PROGRAMA FUI PARABENIZADO POR TODOS E QUE QUERIAM CONHECER MAIS SOBRE NOSSA CATEGORIA! VI ALI, UMA BRECHA PARA QUEM SABE, UMA OUTRA PARTICIPAÇÃO, E SE DEUS QUISER, SEREMOS NÓS OS PROTAGONISTAS.
MUITO OBRIGADO MESMO POR TUDO GENTE! POR TORCEREM POR MIM, PELAS PALAVRAS DE APOIO E AJUDA! ESTOU AINDA AQUI NO RIO, MÁS NÃO ESTOU SOZINHO, POIS EU TROUXE CADA UM DE VOCÊS COMIGO! Veja o vídeo aqui!
MUITO OBRIGADO !!

ESTAMOS TOMANDO NOSSO ESPAÇO!

ALEXANDRE BARROSO.


Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE) 
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
Blog da MNAS e Jornal dos ACS/ACE: www.agentesdesaude.com.br

COSMO MARIZ: DESSA VEZ OU VAI OU RACHA. ACORDA BRASIL!

COSMO MARIZ: DESSA VEZ OU VAI OU RACHA. ACORDA BRASIL!: CONVOCAÇÃO GERAL DOS ACS E ACE A CONACS – Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, por intermédio de sua Direto...

Macuco News: Todos sabem e tem conhecimento dessa nova tribo do...

Macuco News: Todos sabem e tem conhecimento dessa nova tribo do...: Tudo que está acontecendo na cidade de Buerarema, é de conhecimento das autoridades do governo federal, o problema é que quem está provo...

Macuco News: AGRADECIMENTOS

Macuco News: AGRADECIMENTOS: OS PEQUENOS AGRICULTORES DE BUERAREMA , VEM DE PUBLICO AGRADECER A TODA A POPULAÇÃO DE BUERAREMA E REGIÃO PELO APOIO RECEBIDO AO LONGO D...

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Caminhada da Escola Tiradentes é Sucesso.

Nesta Sexta-feira, aconteceu a grande caminhada da Escola Municipal Tiradentes, que fica no Bairro Santa Helena, saiu em caminhada. A primavera foi marcada com grande envolvimento dos alunos dos tres turnos. A diretora Liliane Oliveira, vice-diretora Zilnai e as coordenadora Cristiana Moura e Edivani Lupas, e o apoio da guarda municipal, juntos com os professores ficaram envolvidos e se doaram para que tudo acontecesse com a mais bela e simples, nem mesmo a chuva atrapalhou, e sim vei para abrilhantar o momento, para que mais uma vez a Escola se destacasse. Estão de parabéns todo o corpo docente e discente da escola, sempre empenhado na boa educação e formação de seus alunos.







quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Barreiras: agentes de Saúde marcam paralisação para sexta-feira



Barreiras: agentes de Saúde marcam paralisação para sexta-feira
Fonte portal do Jornal O Expresso

Em assembleia realizada na manhã deste terça-feira, 24, com bom número de participantes no plenário da câmara municipal de Barreiras, os agentes confirmaram realização de paralisação pontual para a próxima sexta-feira, 27.


Gilvan dos Santos, coordenador geral da entidade, fez breve comentário da reunião realizada ontem com o prefeito em exercício, Paê Barbosa. “O gestor foi receptivo às nossas reivindicações. Sobre a polêmica do concurso público, expus as nossas preocupações e ouvimos que a administração ainda está no aguardo de resposta de como deve atuar o executivo e que se a decisão continuar a Prefeitura vai entrar com processo de nulidade da decisão do TCM”.



Outro ponto da pauta foi a participação da entidade na 7ª Romaria dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias em Bom Jesus da Lapa nos dias 4 e 5 de outubro. A expectativa da direção é de que mais de 500 Agentes comunitários e de Endemias da base que representam participem do evento.



Além da ameaça de ficarem desempregados, os agentes estão as vésperas de completar 2 meses sem recebimento de salários, amargam condições materiais inadequadas ao bom desempenho de suas funções e quadro insuficiente para cobertura de toda abrangência municipal.


http://jornalnovafronteira.com.br


Agentes comunitários de Socorro passam por capacitação

Na manhã desta segunda-feira, 23, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início a um novo projeto que tem como objetivo promover uma atualização para os profissionais de Saúde do município. 

O projeto teve início na Unidade de Saúde Augusto César Leite Franco, no Marcos Freire II, com uma capacitação para os agentes comunitários de saúde que trabalham nos conjuntos Marcos Freire II e Albano Franco.

Nesta capacitação, que acontece de 23 a 27 de setembro, no período da manhã, 38 agentes se inscreveram, sendo 25 do Marcos Freire II e 13 do Albano Franco. Na segunda-feira, 23, a diretora municipal de Saúde, Eliene Cristine, falou sobre o Sistema Único de Saúde.

Na palestra, ela deu uma introdução sobre às principais temáticas da Saúde Pública Brasileira na atualidade e a importância da Atenção Básica no cuidado da saúde da população. Na Saúde, a educação deve ser permanente, por isso, estamos implantando esse novo projeto, disse Eliene.

Vamos tentar contextualizar os trabalhadores sobre novas vacinas, novos programas, novos procedimentos. Além dos profissionais do Marcos Freire II e Albano Franco, vamos levar essa capacitação para todos os agentes das outras unidade de Socorro, afirmou Eliene.

O psicólogo e coordenador de Educação Permanente da Secretaria de Saúde, Alex Cardoso, explicou que outros profissionais da Saúde de Socorro também participarão desta capacitação. Durante toda a semana, profissionais de Saúde Bucal, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Assistência Farmacêutica, Serviço Social, entre outros, passarão conhecimento para os agentes, explicou.

Para a agente de saúde, Eliana Maria, que trabalha no Albano Franco, a capacitação é importante para a comunidade. Além de fazer com que cada profissional possa se especializar e ter mais conhecimento sobre o seu trabalho, a capacitação faz com que possamos atender melhor a comunidade, afirmou.

O agente Randerson Gama Silva, que trabalha no Marcos Freire II, disse que a atualização sobre os procedimentos usados na saúde é fundamental. Vamos repassar os conhecimentos adquiridos e entender melhor como funcional o Sistema Único de Saúde que é complexo, disse.

Ainda na segunda-feira, 23, um curso de tratamento de feridas será promovido para o auxiliares e técnicos de Enfermagem que atuam no home care e nas Unidades Básicas de Saúde, mais especificamente nas salas de curativo.

Ascom ANS

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Buerarema: debate tenso na Alba não consegue intermediar conflitos

 

Os conflitos entre descendentes de índios Tupinambás e pequenos agricultores do sul da Bahia estão longe da resolução. Na terceira tentativa, a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) realizou nesta segunda-feira (23) nova audiência para intermediar os conflitos nos munícipios de Una, Buerarema e Ilhéus.

Na região, cerca de 140 comunidades indígenas ocupam 200 pequenas propriedades rurais e 20 famílias de agricultores familiares estão acampadas na praça central de Buerarema. Em um clima tenso, a audiência, presidida pelo deputado estadual Temoteo Brito (PSD), não teve a participação de representantes indígenas, da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ou da Fundação Nacional do Índio (Funai).


Para o presidente da comissão, a ausência dessas entidades dificulta o diálogo e a resolução do caso. “Convidamos todos os deputados estaduais e federais, o ministro da Justiça, o secretário da Justiça, o comandante da Polícia, o secretário da Segurança, mas infelizmente a outra parte, a indígena, não apareceu. Isso é prova que eles estão fugindo do debate, do diálogo e quem foge do debate é porque não tem argumento”, ataca.

Na audiência foi solicitado um pedido de audiência e visita in loco do ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso. Os parlamentares alegam que a resolução do caso é de responsabilidade federal, já que se trata de demarcação de terras indígenas. “Precisamos criar alternativas para evitar mais derramamento de sangue. Temos que preservar as vidas e as terras dessas famílias que vivem lá há mais de cem anos. São terras já demarcadas, terras legitimadas pelo governo, e hoje infelizmente se apropriam dizendo que são terras devolutas e não são. São terras legitimadas, registradas e cadastradas por todas as entidades 


Na contramão está Yulo Oiticica (PT), bastante vaiado quando defendia a demarcação de terras. “Sou a favor da demarcação de terras indígenas no Brasil. Mas o produtor precisa ser indenizado. A Justiça tem que fazer com que nenhum dos lados perca e o governo precisa cumprir o seu papel de indenizar as partes. O Ministério da Justiça precisa agir rapidamente e juntos com os órgãos competentes fazer este processo. Se vai demarcar, se vai acelerar o processo ou se vai suspender. O que não pode são pessoas morrerem”.

Marcelino Galo (PT), que também acompanhou o início da audiência, saiu indignado do plenário. Para ele, o que não pode acontecer é a comissão pender para um dos lados – neste caso, o dos pequenos agricultores. “Eu vejo um oportunismo político nesta questão. Muitos estão se aproveitando do sofrimento dessas pessoas. Eu fiquei um pouco frustrado porque o papel da comissão é construir a paz e, sobretudo, zelar pelo cumprimento da lei e dos direitos fundamentais das pessoas. Então não cabe a comissão tomar partido, não é ela que diz quem é indígena ou agricultor”.


Quem vive de perto a situação está preocupado com as invasões. O representante da Associação do Pequeno Agricultor de Ilhéus, Una e Buerarema, Abiel Santos, pede que a reintegração de posse das terras seja cumprida imediatamente. De acordo com ele, representantes da Funai estão cadastrando pequenos agricultores da região como descendentes indígenas alegando a garantia das terras.

“A situação está gritante para os pequenos agricultores, principalmente porque a maioria tiveram suas terras desapropriadas e viviam nelas. Eles estão hoje acampados sem terem para onde ir. O que representantes da Funai estão fazendo para convencê-los é cadastrando como indígenas e dizendo que só assim as terras não serão invadidas. Não queremos que essa questão seja conduzida com um viés ideológico”, completa o agricultor.

 

O presidente da Alba, Marcelo Nilo (PDT), tentou apaziguar o clima tenso da audiência exigindo a presença do ministro da Justiça para resolver o caso. "Ele é que tem o poder de fazer a negociação. Existe o outro lado e nós temos o dever de achar o denominador comum. Só que a justiça precisa ver o lado social, porque os agricultores estão há muito tempo na terra. Estamos do lado dos agricultores".

Um descendente Tupinambá já foi assassinado na região e um agricultor familiar foi baleado e pode ficar paraplégico. Tropas da Força Nacional, Polícia Federal e Polícia Militar continuam no local até que a questão seja resolvida.

Fonte: Bocão News

Assembleia Legislativa discutirá conflitos em Buerarema


O assunto será tema de debate na Assembleia Legislativa da Bahia / foto Divulgação

O conflito entre pequenos produtores rurais e grupos que dizem pertencer à etnia Tupinambá será debatido nesta segunda-feira (23), na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia. A reunião terá a presença de representantes dos dois lados da disputa territorial, que afeta a zona rural de três municípios sul-baianos (Ilhéus, Una e Buerarema).

Relatório da Funai aponta que 47 mil hectares de terras nesses municípios pertencem aos Tupinambás. Caso a demarcação seja realizada com base nesse documento, Ilhéus perderá 25% de seu território.

Índios já ocuparam dezenas de propriedades na região, onde há uma maioria de pequenos produtores e inclusive assentamentos do Incra. A expulsão dos agricultores de suas terras tem levado a protestos e até saques em Buerarema e São José da Vitória. Nas últimas semanas, os manifestantes interditaram a BR-101 em mais de uma ocasião e pelo menos quatro veículos foram incendiados.

Nos últimos dias, um pequeno produtor foi baleado e um índio foi morto na área do conflito. 

(Fonte Itabuna Notícias)

Secretaria de Saúde adquiri novos materiais para melhor atender à população ladarense


Divulgação/PML

A Secretaria de Saúde de Ladário adquiriu esse mês balanças, protetores solares e aparelhos de pressão arterial para todas as equipes de Estratégia de Saúde da Família, pronto de atendimento, unidade mista, agentes comunitários de saúde e ambulâncias.

As balanças e os protetores solares serão entregues para as equipes de saúde da família. As balanças servirão para monitorar a pesagem das famílias cadastradas nas Estratégias da Saúde da Família em cada micro área e também para os cadastrados no Bolsa Família. Já os protetores solares serão entregues aos médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, para que seja utilizado durante as visitas domiciliares.

Para o agente comunitário de saúde que assumiu a função há cinco meses, Alex Ramalho, a preocupação da Secretaria de Saúde com seus funcionários é muito importante, "mostra que somos valorizados, eles cuidam de nós e nós cuidamos da população", diz ele satisfeito.

Os aparelhos de pressão arterial serão distribuídos para as técnicas de enfermagem e enfermeiras das Estratégias de Saúde da Família, pronto atendimento, unidade mista e ambulâncias. Este aparelho é novidade para a saúde da cidade já que serve especificamente para medir a pressão arterial de crianças e obesos.

Para a gerente de assistência em saúde, Elis Rosangela Ribas Flor, o lema da saúde no município de Ladádio é levado muito à serio por todos os profissionais: " Saúde com compromisso é a nossa receita, é através desse lema que procuramos a cada dia trazer melhorias para a saúde, por isso foram adquiridos novos equipamentos, para que o atendimento seja melhor para toda a população".


Fonte: Assessoria de Imprensa PML em 22 de Setembro de 2013

Macuco News: Buerarema: Acidente com dois caminhões, três carro...

Macuco News: Buerarema: Acidente com dois caminhões, três carro...: O trânsito ficou lento por mais de 1 hora Fotos: Oziel Aragão O marceneiro Valdir morreu no inicio da tarde deste sábado (...


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares