
Foto: Divulgação Secretaria de Saúde
O primeiro de cinco encontros do Projeto Caminhos do Cuidado foi realizado em Camapuã, nesta quinta-fira (16). O projeto forma agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da saúde da família – saúde mental ênfase em crack, álcool e outras drogas, visando melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde.
Além desse público de agentes comunitários, o projeto vai abranger ainda um auxiliar ou técnico de enfermagem por cada equipe de saúde da família, perfazendo um total de 36 trabalhadores em saúde do município, que receberão informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas, visando sempre a redução de danos.
A base do curso é a política do Ministério da Saúde de atenção integral e o cuidado com as pessoas que fazem o uso prejudicial de drogas, norteados pela redução de danos aos usuários. A carga horária para os alunos será de 60 horas, sendo dois terços do tempo gastos em horas presenciais e um terço em observações de campo.

O curso pretende oferecer um conjunto de estratégias e conhecimentos, que possibilitem aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e auxiliares e técnicos de enfermagem (ATENFs) em saúde mental, acolher e cuidar do usuário de forma integral.
O secretario de Saúde, Aldecir Dutra, não pode participar do primeiro encontro, mas fez questão de ressaltar a importância deste projeto e parabenizar as tutoras e alunos.