quinta-feira, 5 de abril de 2012
O que é a síndrome de Down?
A síndrome de Down, ou trissomia 21, é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. Por conta disso, essas pessoas têm 47 cromossomos em suas células, em vez de 46, como a maior parte da população, acarretando uma série de consequências para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança. Entre elas estão algumas características físicas, como os olhos amendoados, maior propensão ao desenvolvimento de algumas doenças, hipotonia muscular e deficiência intelectual.
A intensidade de cada um desses aspectos varia imensamente de pessoa para pessoa e não há relação entre as características físicas e um maior ou menor comprometimento. Ter traços Down bem marcados não necessariamente quer dizer que a pessoa é mais afetada pela síndrome. Mas, em geral, as crianças com síndrome de Down são menores em tamanho e seu desenvolvimento físico e mental são mais lentos do que o de outras crianças da sua idade.
É preciso lembrar, no entanto, que o bebê com síndrome de Down é um bebê como outro qualquer. As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter alguns problemas semelhantes entre si, mas cada uma é um indivíduo com personalidades e características diferentes e únicas. Cada um deles tem o direito de participar da sociedade em sua plenitude. Cada um deles tem o direito de gozar de boa saúde, tanto física como emocional e, portanto, direito a receber tratamento médico e as intervenções psico-educativas que sejam necessárias.
Também é preciso esclarecer dois pontos: o comportamento dos pais não causa a síndrome de Down. Não há nada que eles poderiam ter feito de diferente para evitá-la. Não é culpa de ninguém. E segundo, as pessoas com síndrome de Down têm muito mais em comum com o resto da população, do que diferenças.
O mais importante é descobrir que seu filho com síndrome de Down pode alcançar bom desenvolvimento de suas capacidades pessoais, e avançará com crescentes níveis de realização e autonomia pessoal. Ele será capaz de sentir, amar, aprender, se divertir e trabalhar. Poderá ler e escrever,deverá ir à escola como qualquer outra criança e levar uma vida autônoma. Em resumo, ele poderá ocupar um lugar próprio e digno na sociedade.
quarta-feira, 4 de abril de 2012
O AGENTE DE SAÚDE QUE AGORA É SECRETÁRIO DE SAÚDE.
.jpg)
O Novo Secretário de Saúde de Piracuruca-PI, o contabilista eAgente de Saúde, Valnir Firmino, tomou posse na manhã desta terça-feira, dia 03 de abril, no auditório da Usina de Cultura.
O ex-secretário de saúde Eduardo Lima, fez uma prestação de contas com o povo de Piracuruca-PI e aqueles que se fizeram presente ou, que ouviram pela rádio AM 7 cidades ; durante o período de transição, Eduardo Lima repassou ao próximo gestor todas as informações acerca do andamento da SMS, além do público presente, estiveram autoridades e gestores municipais na posse do novo secretário.
É um jovem que vem de baixo, assim como eu. Que conhece bem a situação da nossa Secretaria e os anseios do nosso governo e do nosso povo. Disse Raimundo Louro.
Valnir Lima Firmíno é graduado Bacharel em ciências contábeis, Agente de Saúde licenciado, militante do PC do B, já integrou vários movimentos estudantis, foi candidato a vereador em 2008 e outros atributos.
Fico agradecido pela confiança que está sendo depositada em mim e espero corresponder realizando uma boa gestão à frente da Saúde de Piracuruca e tornar cada vez melhor a Saúde povo de Piracuruca. Externou em discurso o futuro Secretário.




.jpg)

Publicado por: Gerson Ferreira
FONTE: 180graus
terça-feira, 3 de abril de 2012
ATENDIMENTO DO USUÁRIO DE DROGAS - SAÚDE MENTAL
O uso abusivo de drogas é um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo. Estima-se que 185 milhões de pessoas acima de quinze anos já consumiram drogas ilícitas, ou seja, 4,75% da população mundial1. O Brasil está dentro da perigosa média mundial em relação ao número de usuários de drogas ilícitas. Cerca de 10% da população dos centros urbanos de todo o mundo consomem abusivamente substâncias psicoativas, independente da idade, sexo, nível de instrução e poder aquisitivo, cenário que encontra equivalência no Brasil.
O problema com uso de drogas é fruto de um contexto socioeconômico, político e cultural que vem interferindo na escolha do sujeito, portanto deve ser compreendido como um problema multidimensional e global, não se restringindo à relação entre o indivíduo e o consumo de substâncias psicoativas.
Considerando que múltiplas dimensões da vida do indivíduo são afetadas em função do uso/abuso de drogas (relacionamento familiar, convívio social, trabalho e saúde), e a abrangência do tipo de drogas que pode ser utilizada e seus efeitos adversos, entende-se que as demandas por serviços de saúde pública são também diversificadas e abrangentes.
O tratamento dos dependentes de substâncias psicoativas tem sido tema de debate constante tanto no meio científico como a nível da comunidade em geral. Diversos modelos de abordagem do problema vem sendo discutidos, onde prevalecem mais polêmicas do que posições consensuais.
Modo de atuação do enfermeiro junto a usuários de drogas
De um modo geral, as ações de enfermagem desenvolvidas junto a usuários de drogas caracterizam-se pela recepção e identificação da clientela, desenvolvimento de ações educativas, busca de alianças junto à comunidade, orientam e direcionam o usuário para o tratamento.
Além da individualização da abordagem, o tratamento deve ser instituído de forma global, incluindo as dimensões médica, psicoterápica e social.
O estabelecimento de um programa terapêutico baseia-se na avaliação individual de cada caso, que deve incluir os seguintes questionamentos:
Existe a possibilidade de se caracterizar o diagnóstico de abuso/dependência ou trata-se apenas de uso ocasional ou recreativo de drogas?
Configurando-se uma dependência, de que drogas o indivíduo é dependente e qual a severidade da mesma?
Existem diagnósticos psiquiátricos associados?
É possível caracterizar-se um distúrbio de personalidade?
Como é a dinâmica da família deste indivíduo?
Há indícios de desadaptação social, comprometimento das relações interpessoais ou prejuízo do desempenho profissional?
Além das entrevistas de anamnese, exame físico e exame psíquico, podem se fazer necessárias avaliações específicas de cada caso através de questionários, testes psicológicos e exames laboratoriais. A partir de um estudo aprofundado do indivíduo, torna-se possível a elaboração de um programa terapêutico específico, cujas estratégias devem preferencialmente ser discutidas em conjunto com o paciente.
Convém ressaltar que a possibilidade de sucesso de uma intervenção é maior quando o paciente procura tratamento voluntariamente e quando participa ativamente do estabelecimento de seu projeto terapêutico.
No atendimento de dependentes podemos caracterizar duas etapas principais:
· Desintoxicação, objetivando a retirada da substância;
· Manutenção, objetivando a reorganização da vida do indivíduo sem o uso prejudicial da substância.
Intervenções terapêuticas mais utilizadas no tratamento das drogas:
Desintoxicação: compreende procedimentos dirigidos à retirada da droga. Na grande maioria dos casos deve ser realizada ambulatorialmente, não sendo necessária a hospitalização. Compreende a administração de medicamentos com o objetivo de minimizar sintomas decorrentes da retirada da droga (ansiedade, depressão, "fissura", etc.).Ressaltamos que não devem ser utilizadas medicações que potencialmente possam acarretar dependência (benzodiazepínicos, por exemplo). Esta etapa do tratamento raramente requer mais de uma semana para se efetivar. As características e a intensidade do sofrimento físico e psíquico decorrentes da suspensão da droga dependem do tipo de substância utilizada e do padrão de consumo da mesma. O apoio psicoterápico é de extrema valia já nesta fase inicial do tratamento.
Farmacoterapia: A farmacoterapia dos pacientes engloba o tratamento medicamentoso não somente dos quadros de dependência/abstinência especificamente, como também dos eventuais distúrbios psiquiátricos associados.
Psicoterapia individual: A psicoterapia individual é indicada na abordagem psicodinâmica dos casos mais complexos e em situações que se mostrem de alguma forma inadequadas para um trabalho em grupo. Esta modalidade de atendimento deve ser desenvolvida por psicólogos ou psiquiatras com formação psicodinâmica.
Psicoterapia de grupo: A psicoterapia de grupo constitui recurso terapêutico privilegiado na medida em que oferece ao dependente uma diversificação de contatos interpessoais que possibilita o encontro com interlocutores que partilham das mesmas expectativas,angústias, conquistas e frustrações. O grupo funciona como matriz de novos modelos identificatórios, proporcionando a seus integrantes novos vínculos e diferentes vetores de relacionamento.
Atendimento familiar: O atendimento familiar está indicado quando a família ou o cônjuge aparecem como elemento significativo na história do uso de drogas, seja como fator patogênico, seja como recurso de cura. Quando a família é vista como recurso de cura, o atendimento, em geral breve, limita-se a um reconhecimento mútuo das duas partes que compõem o mesmo sistema terapêutico: os familiares e a instituição.
A experiência dos últimos anos tem confirmado a terapia familiar como instrumento complementar e, por vezes, substituto da terapia individual, especialmente eficaz em casos de adolescentes.
Terapia ocupacional: A terapia ocupacional possibilita o desenvolvimento de canais de expressão e comunicação não verbais, constituindo valioso recurso terapêutico complementar.
Terapias comportamentais: Constituem técnicas terapêuticas dirigidas à modificação de determinados padrões de comportamento indesejáveis. Tem se mostrando satisfatoriamente eficazes em alguns tipos de dependentes. Entretanto, freqüentemente têm sido utilizadas inadequadamente como estratégia terapêutica isolada, com o risco de conduzirem apenas a um deslocamento de sintoma, sem a necessária abordagem do indivíduo na sua totalidade. No Brasil, existem várias instituições de caráter religioso atuando na recuperação de drogados. A Fazenda Bom Jesus, em Campinas (São Paulo) é uma das pioneiras. O modelo de trabalho lá adotado difundiu-se para outros centros de recuperação do País. A entidade, apesar de ter fundamentação religiosa, conta com os serviços de uma equipe multiprofissional. As “práticas de desintoxicação pela religião”, são uma variação do modelo comportamental, essas práticas tem origem nos Estados Unidos, sendo realizadas por grupos, em sua maioria, protestantes.
Grupos comunitários de ajuda mútua: São grupos constituídos por indivíduos que já apresentaram o problema e que supostamente o tenham superado. É recomendável que sejam apoiados por profissionais de ajuda familiarizados com a complexidade do assunto.
CONCLUSÃO
Ressaltamos que as propostas e modelos de tratamento para farmacodependentes, em geral, são procedimentos ecléticos de ações médicas, psicológicas, sociais e religiosas. É pouco comum encontrarmos modelos puros. Nas últimas décadas, instalou-se várias abordagens, para se obter a abstinência de drogas. Este era o objetivo maior dos chamados tratamentos. A meta da abstinência, como um fim, foi a justificativa para a adoção dos meios mais variados, tais como: desintoxicação, com ou sem manutenção farmacológica; psicoterapia, catequização religiosa; intimidação policial; agressões físicas; laborterapia; internação psiquiátrica; clínicas especializadas; programas de narcóticos anônimos (NA); programas residenciais dirigidos por ex-dependentes; ambulatórios com equipe multiprofissional e enfoque interdisciplinar. Dessa maneira, poderemos contribuir para amenizar o conturbado quadro de preconceitos, estigmas e acusações que envolvem aspectos familiares e sociais relacionados ao uso de drogas.
Conheça mais AS HEPATITES B E C.
AS HEPATITES B E C SÃO INFECÇÕES DO FÍGADO CAUSADAS POR VÍRUS. MILHÕES DE PESSOAS PODEM SER PORTADORAS DESSE VÍRUS E NÃO SABEM.
COMO SE PEGA?
AS HEPATITES B E C SÃO TRANSMITIDAS PELO SANGUE, SENDO QUE A TIPO B E C UMA DOENÇA SEXUALMENTE TRASMISSÍVEL E MUITO FÁCIL DE PEGAR.
SINTOMAS E EVOLUÇÃO DA DOENÇA.
OS PRIMEIROS SINTOMAS PODEM SER;
· CANSAÇO
· TONTURA
· ENJÔO
· FEBRE
· DOR NA REGIÃO DO FÍGADO
· PELE E OLHOS AMARELADOS
· URINA ESCURA
· FEZES CLARAS
EXISTE VACINA?
PARA A HEPATITE B TEM VACINA. PARA FICAR PROTEGIDO É PRECISO TOMAR TRÊS DOSES. A VACINA É OFERECIDA NA REDE BÁSICA DE SÚDE PARA PESSOAS ATÉ 18 ANOS.
SÓ COM EXAME DE SANGUE BEM DETALHADOS É POSSÍVEL SABER SE A PESSOA ESTÁ OU NÃO COM HEPATITE.
AS HEPATITES B E C PODEM FICAR GRAVES E EVOLUIR PARA CIRROSE E CÂNCER DE FÍGADO. EXISTE TRATAMENTO E É INDICADO EM ALGUNS CASOS.
É PRECISO FICAR ATENTO E SE PREVENIR.
· MULHERES PODEM PASSAR PARA O BEBÊ. VACINE O RECÉM-NASCIDO NAS PRIMEIRAS 12 HORAS APÓS O NASCIMENTO.
· QUEM RECEBEU TRANSFUSÃO ANTES DE 1993 PODEM TER HEPATITE C.
· NÃO COMPARTILHE AGULHAS NEM SERINGAS.
· EXIJA MATERIAL ESTERELIZADO OU DESCARTÁVEL EM SERVIÇOS DE SAÚDE, SÃO DE BELEZA, SE FIZER TATUAGEM OU COLOCAR PIERCING.
segunda-feira, 2 de abril de 2012
Misnistério da Saúde Suspende a transferência de incentivos financeiros...
Vejam aqui a lista de equipes de Saúde da Família, equipes de Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde nos Municípios com irregularidades no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/anexo/anexo_prt0563_29_03_2012.pdf
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/anexo/anexo_prt0563_29_03_2012.pdf
ADVERTÊNCIA
Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União

Ministério da Saúde
Gabinete do Ministro
PORTARIA Nº 563, DE 29 DE MARÇO DE 2012
Suspende a transferência de incentivos financeiros referentes ao número de equipes de Saúde da Família, equipes de Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde nos Municípios com irregularidades no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).
O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e
Considerando os esforços do Ministério da Saúde pela transparência nos repasses de recursos para a Atenção Básica;
Considerando o disposto na Política Nacional de Atenção Básica, instituída pela Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011;
Considerando o disposto na Portaria nº 750/SAS, de 10 de outubro de 2006, que define o SCNES como base de cadastral para o SIAB;
Considerando a responsabilidade do Ministério da Saúde pelo monitoramento da utilização dos recursos da Atenção Básica transferidos para municípios e Distrito Federal; e
Considerando a existência de irregularidades no cadastramento de profissionais da Saúde da Família identificadas no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), resolve:
Art. 1º Suspender a transferência de incentivos financeiros referentes ao número de equipes de Saúde da Família, de equipes Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde, da competência financeira fevereiro de 2012, dos Municípios que apresentaram duplicidade no cadastro de profissionais no SCNES, relacionados no Anexo a esta Portaria.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
ALEXANDRE ROCHA SANTOS PADILHA
ABACS: TEM COMO MISSÃO
![]() |
ASSOCIAÇÃO BUERAREMENSE DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E COMBATE AS ENDEMIAS |
Assegurar o principio da democracia destinada a Garantir o exercício dos direitos a Saúde a Liberdade, Segurança e ao bem estar psicossocial para o desenvolvimento da igualdade e a justiça como valores supremos de entidades fraterna pluralista e sem preconceito, pautada na harmonia e verdade por uma sociedade mais justa.
OS ACS E ACE REIVINDICAM APROVAÇÃO DO PISO SALARIAL E DO PLANO DE CARREIRA
No dia 27 de março de 2012 na assembleia houve abertura Solene, avaliação dos trabalhos da CONACS e homenagens aos Deputados que defenderam e apresentaram Projetos em prol dos ACS e ACE na Câmara Federal. Iniciou-se apresentação de Prestação de Contas.
No dia 28 de março de 2012 aconteceu após homenagens ao Deputado Olívio Dutra ocorreu o episódio na Assembléia Anual 2012 da CONACS à Drª Elane Assessora Jurídica da CONACS e a Companheira Ruth Brilhante Presidente terem entregado seus Cargos e ao logo de cinco horas após uma reunião com Diretores de Federações Estaduais, terem confirmados seus retornos a CONACS houve apresentação de Prestação de Conta sem ser mostrada a receita, Estratégias de mobilização da categoria para aprovação do piso Salarial DIA: 24, 25 e 26 de ABRIL DE 2012 - Onde ficou decidido que vão os Estados Bahia com 03 Ônibus Lotados, Maranhão com 01, Pará com 01 e Pernambuco com 01, Ficou Combinado que esses Companheiros vão passar os dias na Câmara com um pires na mãos como estivessem pedindo esmola e vão dormi lá dentro a AACSI – Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Itabuna ficou com a responsabilidade de um ônibus nos dias acima citados. DIA: 02, 03 e 04 de MAIO DE 2012 - Irá os Companheiros do Estado de Goiás, Que também ficaram convocado para todas as semanas desde do dia 28/03. DIA: 08 09 e 10 de MAIO DE 2012 - Ceará com 01 ônibus, Rio Grande do Norte com 01, Piauí com 01, Sergipe com 01, Pernambuco com 01 e Bahia com dois compromissos do SINDIACS.
No dia 29 de março de 2012 Mobilizações em Brasília participamos da Audiência Pública para "Debater questões relacionadas à regulamentação da Emenda Constitucional 63,Que trata da criação do Piso Salarial Nacional e as Diretrizes do Plano de Cargos e Carreira dos Profissionais Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. lotamos o Plenário Principal da Audiência Comissão de Seguridade Social e mais dois plenários da Casa Onde teve a Presença de vários Deputados Federais entres eles o Dep.Fed. Raimundo Gomes de Matos, o autor da Audiência, a Dep. Fed. Cármem Zanoto a qual teve a proposta de levar mais uma vez ao Presidente da Câmara dos Deputados, O Dep. Fed. Marcos Maia, O Pedido para o Projeto do Piso Nacional entrar em Pauta para Votação na Câmara. O Deputado Benjamin Maranhão (PMDB-PB) sugeriu aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias que provoquem o Supremo Tribunal Federal sobre a omissão do Congresso em regulamentar a emenda após foi entregue ao presidente da Câmara, deputado Marcos Maia o requerimento para que o projeto de Lei que trata da regulamentação do piso da categoria. Marcos Maia disse que vai debater o assunto com os líderes de partidos.
Assinar:
Postagens (Atom)
Postagens populares
-
Na anencefalia, há a ausência da maior parte do cérebro e da calota craniana (parte superior e arredondada do crânio). Na merocrania, uma...
-
SERÁ ATUALIZADO ANUALMENTE, sempre no 28º (vigésimo oitavo) dia do mês de fevereiro, a partir do ano de 2016. Provavelmente o REAJUSTE...
-
VOZ do ACE e ACS: PORTARIA Nº 314, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2014 : MINISTÉRIO DA SAÚDE GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 314, DE 28 DE FEVEREIR...
-
Sec. de Saúde de Buerarema Alessandra Lopes Macuconews: Qual a avaliação que a senhora faz dos 100 dias de trabalho na secretar...
-
PORTARIA Nº 260, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2013 Fixa o valor do incentivo de custeio referente à implantação de Agentes Comunitári...
-
¨¨¨BLOG DO ACS ELISEU: O INCENTIVO POR ACS PODERÁ CHEGAR A R$ 850.00
-
RIO DE JANEIRO PROJETO DE LEI Nº 2077/2013 Pedimos que citem a fonte da cópia ao reprozir este material! EMENTA: INSTITUI O PISO...
-
ACSPel: O Brasil livre da Tuberculose
-
O presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), está buscando construir um consenso em ...