sábado, 21 de janeiro de 2012

AGENTES DE SAÚDE ENVOLVIDOS EM PROCESSOS POLICIAIS.


Um Agente foi exonerado e o outro está afastado sem remuneração.

Depois de dois casos envolvendo Agentes de Saúde de Três Lagoas-MS com a polícia, a população das áreas atendidas pelos Agentes procurou a nossa equipe de reportagem para questionar os critérios utilizados desde a seleção até o recrutamento dos servidores. 

Um dos grandes questionamentos é o fato dos agentes terem livre acesso a todas as residências dos bairros atendido por eles.

 

1º CASO


O primeiro caso que envolveu um Agente de Saúde aconteceu no final do ano passado
no bairro Vila Alegre. S.A.G, de 57 anos, foi acusado de cometer pedofilia.

Segundo informações o acusado já vinha há cerca de um ano aliciando a menor, de acordo com informações da delegada da Delegacia de Atendimento a Mulher (DAM), o criminoso sempre convidava a menor para ir à sua residência. No local foram encontrados vários materiais como: revistas de quadrinho de pedofilia, brinquedos e vários tipos de doces, o que indicavam a sua tendência a pedofilia.

 

 

2º CASO


Outro caso parecido aconteceu no inicio deste ano, com um Agente de Saúde que atende os moradores da Vila Piloto. 

Por enquanto o que a população questiona é a falta de informação sobre agente G.R.A, com uma acusação de estar supostamente envolvido em algum tipo de crime acontecido em outro estado a alguns anos.

 

O objetivo da Secretaria de Saúde é ter a confiança da comunidade e prestar atendimento de qualidade aos usuários do SUS
— Ludmila do Vale Silva - diretora de saúde

 

SECRETARIA DE SAÚDE


A diretora de saúde, Ludmila do Vale Silva, explicou que S.G.G, foi exonerado do cargo, mas com relação a G.R.A, ela informou que o suposto acusado está afastado da função sem nenhum tipo de remuneração e que as investigações cabem a polícia, mas o servidor, que tem um bom histórico profissional na área da saúde, está sendo investigado com processo administrativo.

“Quero deixar claro a população que estamos trabalhando pela qualidade no atendimento as famílias dos bairros e que esse tipo de situação não atrapalhe o relacionamento dos bons profissionais da área, temos fiscalização. 

Algumas casas são sorteadas aleatoriamente e são visitadas pelos fiscais, com o objetivo de prevenção situações como estas que infelizmente aconteceram em nossa cidade. O objetivo da Secretaria de Saúde é ter a confiança da comunidade e prestar atendimento de qualidade aos usuários do SUS”, explica a diretora.


FONTE: PERFIL news.

Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil: Agentes de saúde são retirados do auditório de col...

Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil: Agentes de saúde são retirados do auditório de col...: Após serem retirados do local, a assembleia geral continuou na praça em frente ao colégio, como forma de repúdio. Foto: Samir Suzart Divulga...

18 PESSOAS MORRERAM DE DENGUE EM 2011 NA BAHIA



Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

Dezoito pessoas morreram na Bahia por dengue grave em 2011, número maior que o registrado em 2010, segundo levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde do estado (Sesab) nesta sexta-feira (20). O percentual de morte é de 5,6%, do total de 413 casos considerados graves, referentes aos diagnósticos de ‘dengue com complicações’, ‘febre hemorrágica de dengue’ e ‘síndrome do choque de dengue’. A quantidade é maior do que a registrada em 2010, segundo dados do balanço.

As 18 mortes ocorreram nas cidades de Jequié, Madre de Deus, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Remanso, Jussara, Bom Jesus da Lapa, Salvador (05), Cipó, Riacho de Santana, Conceição do Coité, Barreiras e Wagner. Do total, 77,8% das vítimas eram maiores de 20 anos. De acordo com o levantamento, foram confirmados como quadros de dengue 320 casos dos 413 registrados no total.

Na soma de todos os tipos de dengue, 55.460 pessoas contraíram a doença no estado no ano de 2011, o que corresponde à redução de 10,2% em comparação a 2010, que teve 61.724 casos. 
A transmissão da dengue foi caracterizada como de incidência alta em 143 municípios baianos, segundo o boletim. O período de maior transmissão ocorreu de março a maio, que somou 56% das notificações, informa o boletim.

Casos em 2012
A Bahia já soma 782 casos de dengue até a segunda semana de janeiro deste ano. De acordo com o balanço, a quantidade é 55% menor que a obtida no mesmo período de 2011.
A cidade de Feira de Santana concentra o maior número de casos, 153; a capital está na segunda colocação, com 97; seguida de Itabuna, com 73; Manoel Vitorino, com 60; e São Francisco do Conde, com 51.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude

No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

SERIA DESEJO, VIGARICE OU TRANSTORNO ?



O advogado de Maria Verônica Aparecida César Santos, 25, confirmou nesta sexta-feira em entrevista coletiva que ela não está grávida de quadrigêmeas. Segundo o advogado, a pedagoga usou uma barriga falsa de silicone, coberta com tecido e estaria arrependida. O marido, que está afastado do trabalho, também teria sido enganado.
O caso da suposta gravidez ficou famoso nas últimas semanas, em que Maria Verônica concedeu diversas entrevistas e posou para fotos exibindo a imensa barriga.
Neste domingo, 15, uma reportagem do programa Domingo Espetacular, da TV Record, contestou a gravidez e, desde então, foram surgindo mais especulações.
Wilson Vieira de Souza, médico ginecologista de Maria Verônica, confirmou que na última consulta da falsa gestante, no final de outubro de 2011, ela apresentou um ultrassom que não condizia com o exame de uma mulher grávida. “Ela não estava grávida quando se consultou comigo. Não tem possibilidade do exame estar errado”, afirma. Ainda segundo o obstetra, se a paciente engravidasse após sua consulta, hoje ela estaria com uma gestação de quatro meses e não 35 semanas, como ela afirmou em entrevistas nas últimas semanas.
A Polícia Civil também entrou no caso e pediu, na última terça-feira (17), um exame para comprovar a suposta gestação, já desmentida. O pedido foi feito após o marido da pedagoga registrar boletim de ocorrência contra uma emissora de TV.

Ultrassom falso 
Em 17 de janeiro, uma blogueira de Blumenau, em Santa Catarina, disse que a suposta grávida de quadrigêmeos de Taubaté, no interior de São Paulo, teria copiado o ultrassom 3D de sua página na internet. O exame teria sido postado por Ana Paula Muckenberger, 29 anos, em 15 de junho de 2010.

MS amplia faixa etária para vacinação de hepatite B

O Ministério da Saúde amplia a partir deste ano a faixa etária para vacinação contra a hepatite B. No ano passado, a idade limite para vacinação passou de 19 para 24 anos. Em 2012, o público-alvo será ampliado para pessoas de até 29 anos. A medida vale a partir deste mês. Para isso, em 2011, o Ministério da Saúde ampliou em 163% o quantitativo de vacinas compradas para a hepatite B – 83,2 milhões.

O SUS oferece a vacina para hepatite B para grupos mais vulneráveis, independentes de faixa etária, como gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares e rodoviários, doadores de sangue e coletores de lixo domiciliar e hospitalar. A utilização da vacina previne hepatite B, possibilitando eliminá-la como problema de saúde pública.

Em 2009, foram confirmados 14.601 casos da doença, totalizando 94.044 casos acumulados entre 1999 e 2009. De acordo com critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS), a frequência de casos encontrados da hepatite B pode ser considerada baixa no Brasil. Segundo o Inquérito Nacional de Hepatites Virais, finalizado em 2010, os dados mostram que, no conjunto das capitais brasileiras e no Distrito Federal, o percentual da população entre 20 a 69 anos que tem ou já teve hepatite (prevalência) foi de 0,6 % para o vírus B.

Mais de 26 mil pessoas participaram da pesquisa – 6.468 fizeram teste para hepatite A e 19.634 realizaram exames para detectar os vírus B e C. Como a população residente no conjunto das capitais representa 23,8% da população total do país – mais de 45 milhões de habitantes – o estudo é um retrato aproximado da prevalência das hepatites virais no Brasil. A estimativa de prevalência a partir do estudo para a população brasileira geral é de 800 mil pelo vírus.

Informações sobre o Incentivo de Adicional de Final de Ano com modelo para requerimento.

SINDACS/SP entra com pedido de pagamento de abono para a categoria
Postado no Blog do SINDACS/SP pelo Secretário geral Fabio Bandeira

Veja modelo de Requerimento no final do Texto!

No dia 13 de Dezembro de 2011 o Governo Federal através do FNS (Fundo Nacional da Saúde) realizou o repasse do incentivo adicional do Agente Comunitário de Saúde, e conforme a portaria do Ministério da Saúde de 2011, seu valor é de R$ 750,00 por ACS.

Em alguns Estados desde a efetivação dos ACS como servidores públicos, iniciou uma grande discussão sobre o direito ou não dos ACS receberem esse INCENTIVO ADICIONAL no mês de Dezembro, mesmo que já tivesse recebido o seu 13º salário no mês do seu aniversário, já que essa é a regra geral dos Estatutos dos Servidores Públicos.Para a maioria dos Prefeitos e Secretários Municipais de Saúde a praxe é usar referido valor como “compensação” do adiantamento feito pela Prefeitura do 13º salário do seu servidor ACS, ou ainda, utilizá-lo para aquisição de bicicletas, uniformes, equipamentos de trabalho, EPI’s, veículos para o PSF etc.

Porém, em 2009 o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e em 2010 o Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás manifestaram pareceres favoráveis aos ACS, e através de decições chegando a afirmar que é “ilegal” a utilização da verba de INCENTIVO ADICIONAL DOS ACS para “compensação” de pagamento de 13º salário ou qualquer outra despesa de natureza salarial, o diferenciando do incentivo de custeio, que pode ser usado para esse fim.

O Ministério Público goiano também se posiciona favoravelmente ao pagamento em espécie desse INCENTIVO ADICIONAL aos ACS, considerando-o um “plus “a sua remuneração, um bônus do Ministério da Saúde aos profissionais ACS.

A Federação Goiana dos ACS e ACE FEGACS-ACE, desde o ano de 2010 vem negociando com várias Prefeituras o pagamento do incentivo adicional, vulgarmente chamado de 14º salário dos ACS, e muitos prefeitos em reconhecimento do direito dos seus ACS estão pagando integralmente esse recurso. As formas utilizadas ainda são bastante variadas, assim, alguns o repassam como gratificação, outros como incentivo adicional do MS e ainda temos o caso de Prefeitos que fizeram Leis Municipais regulamentando o repasse do INCENTIVO ADICIONAL DOS ACS de forma definitiva, servindo de exemplo a conduta das prefeituras goianas de Rubiataba, Itaberaí, Rialma, Uruana, Trindade, Uruaçu, Nerópolis etc.
Com base nas informações da matéria, o SINDACS (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo) entrou com requerimento nas prefeituras da região solicitando o repasse da parcela extra para a categoria.

Para o Secretário Geral do SINDACS, é necessário que a categoria acompanhe de perto essa questão, pois é possível que alguns prefeitos coloquem empecilhos e inventem desculpas para não fazer o repasse, ocorrendo essa situação precisamos estar organizados para mobilizar a categoria e, em último caso, estamos prontos para acional a justiça como aconteceu em alguns municípios do Brasil.

Na íntegra:

Veja o documento encaminhado ao Prefeito Municipal de Santo André - SP, Dr. Aidan Ravin.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DR. AIDAN RAVIN, PREFEITO MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ - SP.

Os Agentes Comunitários de Saúde desta municipalidade, através de sua entidade representante, Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo (SINDACS) vêm pelo presente instrumento a presença de Vossa Excelência Senhor Dr. Aidan Ravin, Prefeito Municipal de Santo André, EXPOR o que abaixo segue para, ao final, REQUERER o que for de direito, nos termos das legislações, portarias e normas vigentes.

CONSIDERANDO:
·         
A importância e relevância social do Agente Comunitário de Saúde atestada:
ð     na Portaria n° 44/2002, do Ministério da Saúde (Anexo I);
ð      no artigo 3° caput e § único, com seus incisos, da Lei Federal n° 11350/2006 (Anexo II);
ð     no artigo 4°, §§, da Portaria n° 3252/2009, do Ministério da Saúde (Anexo III);
Em razão de sua atuação na integralidade do cuidado garantindo acesso, as famílias atendidas, a todos os serviços indispensáveis para as necessidades de saúde;
·        Que a integralidade do cuidado infere a necessidade da adequação da competência dos profissionais ao quadro epidemiológico, histórico e social da comunidade e do usuário – artigo 4°, § 2°, da Portaria n° 3252/2009, do Ministério da Saúde – na forma de capacitações continuadas aos profissionais envolvidos – artigo 5°, inciso V, da Portaria n° 3252/2009;
·        A Lei Nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, que define o Agente Comunitário de Saúde como o profissional que desenvolve atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde em conformidade com as diretrizes do SUS e sob a supervisão do gestor de cada ente federado;
·        A portaria 1.599 de 15 de Julho de 2011 que define valores de financiamento do Piso da Atenção Básica Variável para as Equipes de Saúde da Família, Equipes de Saúde Bucal e aos Agentes Comunitários de Saúde, instituídos pela Política Nacional de Atenção Básica.

Destacamos o Art. 3º que fixar em R$ 750,00 (setecentos e cinqüenta reais) por Agente Comunitário de Saúde (ACS), a cada mês, o valor do incentivo financeiro referente aos ACS das Estratégias de Agentes Comunitários de Saúde e de Saúde da Família;

E seu parágrafo único: No último trimestre de cada ano será repassada uma parcela extra, calculada com base no número de ACS registrados no cadastro de equipes e profissionais do Sistema de Informação definido para este fim, (negrito nosso) no mês de agosto do ano vigente, multiplicado pelo valor do incentivo fixado no caput deste artigo. (anexo IV).

Com base no todo acima exposto, vêm à presença de Vossa Excelência REQUERER:
A destinação da parcela extra do incentivo financeiro repassado pelo Governo Federal (Parágrafo único do Art. 3° da portaria 1.599) no último trimestre, para pagamento de abono á categoria.

Vale lembrar que essa prática vem ocorrendo em diversos municípios do país, quando os prefeitos municipais vêm utilizando deste recurso para gratificar os Agentes Comunitários de Saúde, em reconhecimento aos seus serviços prestado a saúde da população.

Certo da Atenção que o caso requer, aproveitamos para reconsiderar os protestos de estima e consideração.

Atenciosamente;

Fabio Bandeira
Diretor Secretário Geral do SINDACS

Santo André /SP, 13 de Dezembro de 2011.

_____________________________________________________________
Sede Santo André: Rua Senador Flaquer, n° 443 –Centro – CEP: 09010-160 
Tel: (11) 44276162 (11) 2564-4594
CNPJ: 111111111111111111/37

Governo inclui duas novas vacinas no calendário infantil

O Ministério da Saúde apresentou, ontem, duas novas vacinas que serão oferecidas às crianças brasileiras: a pólio inativada e a pentavalente. A intenção do governo é aumentar a gama de doenças das quais meninos e meninas estarão protegidos sem submetê-los a uma nova "picada". O calendário de vacinação do país passará por uma alteração, mas a campanha nacional contra a poliomielite, com as "gotinhas", está mantida. 

A vacina injetável contra a pólio é feita com o vírus inativado e não oferece risco de reações adversas como aquela administrada por via oral. Esse instrumento de imunização tem sito utilizado em países que já erradicaram a doença e só será aplicado para as crianças aos 2 e aos 4 meses de vida. A vacina oral ainda será empregada nos chamados "reforços", aos 6 e aos 15 meses de idade do menor.

Já a vacina pentavalente agrega, em uma só dose, a defesa contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo b e hepatite B. A proteção desses males, hoje, é feita por meio de três vacinas separadas. 

A intenção do governo é aperfeiçoar ainda mais o sistema de imunização com a criação futura da vacina heptavalente, que combateria sete moléstias distintas. "A grande vantagem da vacina inativa contra a pólio é a proteção, o menor risco de eventos adversos, que é nulo se comparado à oral", disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele lembrou que, mesmo no modelo conhecido como "gotinhas", o risco de "eventos", como "paralisia flácida" é muito baixo. "Tivemos 46 casos notificados em 20 anos", reforça o ministro.

Padilha fez questão de ressaltar a segurança da vacina por via oral porque as crianças continuarão a recebê-la. "Mantemos a vacina oral por dois motivos: primeiro, porque o efeito de mobilização da campanha com o Zé Gotinha gera uma adesão das crianças, das famílias", enumera. "Segundo, há o que nós chamamos de ‘efeito rebanho’, porque o vírus introduzido por via oral nos menores sai pelas fezes, cai no ambiente e entra em competição com vírus selvagem, que nós queremos eliminar". 

Já a vacina pentavalente, segundo o ministro da Saúde, será introduzida para diminuir o número de "picadas nas crianças". Ela combina a atual vacina tetravalente com a vacina contra hepatite B e foi produzida em parceria com os laboratórios Fiocruz e Instituto Butantã. As crianças passarão pela primeira dose aos 2 meses, com reforços aos 4 e a os seis meses de idade.



quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Ajude o pequeno Raylan a ter um futuro de felicidades

A Agente Comunitária de Saúde da cidade de Buerarema, Ana Glória, mãe do pequeno Raylan Breno de apenas 02 anos e 04 meses, conta com toda ajuda possível de toda a comunidade, que seja solidário a sua causa.
Raylan Breno dos Santos Bonfim

Pois seu filhinho com apenas 03 meses de vida, foi dado o diagnóstico de CARDIOPATIA CONGÊNITA( Cardiopatia Congênita é qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração que surge nas primeiras 8 semanas de gestação quando se forma o coração do bebê. Ocorre por uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca. Uma a cada 100 crianças nascidas vivas tem algum defeito no coração, porém em algumas crianças isto só é descoberto anos mais tarde. É o defeito congênito mais comum.) em uso de várias medicações contínua, onde o mesmo precisa urgentemente de uma cirurgia cardíaca, que o valor hoje é de 30,000 (trinta mil reais), onde a família não dispõe dessa enorme quantia. A mãe esta também tentando viabilizar pelo plano de saúde, e o tempo vai passando, o qual criança não tem disponível. Hoje o pequeno Raylan esta na fila de urgência de transplante na cidade de Salvador e São paulo.
Mas sabemos como é a saúde em nosso país e a luta pra se conseguir um trasplante é difícil. Mas com fé em Deus, tudo se resolverá, mas nós também podemos fazer a nossa parte ajudando da melhor maneira possível, somos um povo solidária,que abraçamos causas impossíveis. 
" Senhor entrego esta criança em tuas mãos e tudo se resolverá "
Relatório médico, emitido em Salvador, no dia 22/12/2011


Qualquer doação pode ser feita em:
Agência do Banco do Brasil
AG: 1673-x
C/C: 8.979-6
Buerarema.
Ana Glória O. S. Bonfim.
Cel: (73)8842 5483
E-mail: mir_ellesantos@hotmail.com

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Bairro Manoel Leão ganha Unidade de Saúde da Família


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugura nesta quarta-feira (18) a Unidade de Saúde da Família do bairro Manoel Leão, cujos recursos são provenientes de emenda parlamentar. De acordo com o secretário Geraldo Magela, a Unidade de Saúde contempla todos os requisitos solicitados pelo Ministério da Saúde, dispondo de moderna estrutura.Com o investimento em torno de R$ 300 mil, a USF contará com médico, enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, três agentes comunitários de saúde, dois auxiliares administrativos e administradora. A partir desta quarta-feira, a USF irá oferecer atendimentos médicos em geral, voltados para os programas de saúde da mulher, da criança e do adolescente, além de atenção ao Hiperdia (hipertenção e diabete), a estrutura de sala de vacinas e uma farmácia básica, com remédios gratuitos para a comunidade.

Líder do Governo conversa com ministra do Desenvolvimento Social sobre o papel dos Agentes de Saúde no processo de combate à pobreza



Zé Neto aproveitou para solicitar um diálogo
mais aprofundado sobre o tema entre o MDS, 
 
o Ministério da Saúde e a Secretaria Nacional 
de Renda de Cidadania.

Ao final do Segundo Encontro Estadual de Gestores do Programa Bolsa Família (cliqueaqui para saber mais), que teve início nesta terça-feira (17) e segue até esta quarta (18), o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT) – que há mais de 20 anos milita em prol dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), chamou a atenção da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Teresa Campelo, e do secretário Nacional de Renda de Cidadania, Tiago Falcão, quanto a relevância da utilização dos Agentes de Saúde na promoção, orientação e fiscalização de Programas Sociais no que tange o alcance e abrangência do Plano Brasil Sem Miséria (clique aqui para conhecer o Plano) para o processo de superação da extrema pobreza no país.

“O Agente de Saúde é aquele que está na ponta, que conhece de perto a população, que pode recolher os dados para o CadÚnico e repassar essas informações, importantes para a implementação de políticas públicas, para as prefeituras com vistas de que tais dados cheguem aos governos estadual e federal”, disse o deputado. Esse cadastro possibilita conhecer a realidade socioeconômica das famílias e ajuda ao poder público formular e implementar políticas específicas, que possam contribuir para a redução das vulnerabilidades sociais.

Zé Neto aproveitou para solicitar um diálogo mais aprofundado sobre o tema entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Ministério da Saúde e a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania. Nos próximos dias o parlamentar deve conversar diretamente com o Diretor de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Heider Pinto.

Para que mais 120 mil famílias sejam cadastradas no programa Bolsa Família este ano, 1,7 mil gestores dos 417 municípios baianos participaram nesta terça-feira (17) do II Encontro Estadual do Programa Bolsa Família, que está sendo realizado no Fiesta Convention Center, em Salvador, e será encerrado hoje quarta-feira (18). O deputado federal Geraldo Simões (PT) participou do evento.
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, disse durante a cerimônia de abertura, que cerca de 2,4 milhões de baianos vivem em extrema e representam mais de 17% da população brasileira nessa condição. Ela apresentou o Plano Brasil Sem Miséria, explicando como a iniciativa e o Programa Bolsa Família se complementam. Segundo informou, parte da população que recebe o benefício já tem acesso à inclusão produtiva, qualificações, sementes e assistência técnica.
O governador Jaques Wagner afirmou que o Bolsa Família é um programa social e de microeconomia. “Na Bahia entraram, em 2011, R$ 2,2 bilhões somente pelo Bolsa Família. Somado ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), que são os benefícios por idade e dos deficientes, este total chega a R$ 4,2 bilhões por ano, quase 20% de todo o orçamento do Estado. É muito dinheiro e entra direto na economia, vai para a feira, o mercado, roda o armazém local”.
Geraldo Simões disse que o Bolsa Familia é uma das mais importantes ações do Governo Federal “combatendo a pobreza e melhorando a vida de milhões de pessoas, um trabalho iniciado pelo ex-presidente Lula e que vem sendo ampliado pela presidenta Dilma”.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Wikipedia vai sair do ar em protesto a projeto antipirataria

Amanhã, a maior enciclopédia virtual do mundo, a Wikipedia, vai tirar do ar sua versão em inglês. Os mais de 3 milhões e 800 mil artigos ficarão temporariamente indisponíveis para o usuário em protesto ao projeto de lei Stop Online Piracy Act (SOPA), um projeto de lei de combate à pirataria online que está em tramitação no Congresso norte-americano. 

Com o objetivo de proteger os direitos autorais, as medidas do SOPA provocaram grande polêmica por serem consideradas uma forma de censura à web. Uma das propostas é que os Estados Unidos possam bloquear internacionalmente o acesso a sites que violem as leis de propriedade intelectual. O país tomaria para si a missão de regular e fiscalizar os domínios da rede mundial de computadores.

Várias empresas como Google, Facebook, Twitter, Yahoo, Mozilla, Reddit e eBay se posicionaram contra o SOPA. No Brasil, os adeptos de um movimento que ficou conhecido como Mega Não, que lutou contra a aprovação de uma lei de combate aos crimes cibernéticos (conhecida como Lei Azeredo), também fizeram duras críticas ao governo dos EUA. Novos protestos devem acontecer nos próximos dias.

Governo amplia verbas para combate à dengue

Serão destinados R$ 92 milhões do Fundo Nacional de Saúde para 1.159 municípios e o Distrito Federal; prefeitos terão de aumentar a vigilância.

Brasília – O governo federal ampliou o repasse de recursos para projetos de combate e prevenção da dengue. Receberão verbas 20% acima do previsto no Teto de Vigilância e Promoção à Saúde 1.159 municípios. No total, o governo destinará R$ 92 milhões do Fundo Nacional de Saúde para esses municípios e o Distrito Federal mediante assinatura de um termo de comprometimento. Os prefeitos, em contrapartida, ficam encarregados de aumentar a vigilância e a prevenção ao mosquito transmissor, melhorar as notificações e a estrutura de atendimento aos pacientes que apresentarem os sintomas da doença.

O motivo do aumento de recursos é a preocupação do governo com a evolução dos casos de dengue no país durante o verão – período mais propício para a proliferação do mosquito transmissor. Apesar disso, dados do Ministério da Saúde garantem que de janeiro a novembro de 2011 houve redução de 25% nos casos de dengue em comparação com o mesmo período do ano anterior. Na região Centro-Oeste, segundo informações do ministério, a diminuição no número de pacientes diagnosticados chegou a 77%.

Os estados que mais têm municípios incluídos na lista dos que receberão recursos acima do teto são das regiões Nordeste e Sudeste, além do Pará.

Fonte: Agência Brasil

Limite de idade para vacinação da hepatite B sobe para 29 anos

São Paulo – O Ministério da Saúde ampliou a partir deste mês a faixa etária para vacinação contra a hepatite B de 24 para 29 anos. Em 2011, o limite de 19 anos já havia sido alterado para 24. Para atingir o novo público, a quantidade de vacinas adquiridas foi ampliada em 163%, chegando a 83,2 milhões doses. Em 70% dos casos, a doença não apresenta sintomas.

Independente da faixa etária, os postos do Sistema Único de Saúde (SUS) também oferecem a vacina para grupos vulneráveis, como gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares e rodoviários, doadores de sangue e coletores de lixo domiciliar e hospitalar. 

Segundo o ministério, em 2009, foram confirmados 14.601 casos de hepatite B, chegando a 94.044 acumulados entre 1999 e 2009, marca considerada baixa de acordo com critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS). Dos adultos infectados cerca de 5% a 10% terão hepatite B crônica, daí a extensão da faixa etária dessa vacina no SUS.

A hepatite B é uma infecção do fígado que pode tornar-se crônica. A transmissão pode ocorrer pela relação sexual desprotegida, pelo compartilhamento de lâminas de barbear e de depilar, escovas de dentes, alicates de unha, materiais para colocação de piercing e tatuagens, instrumentos para uso de drogas, acidentes com exposição a material biológico e procedimentos cirúrgicos, odontológicos e de hemodiálise, em que não se aplicam as normas adequadas de biossegurança.

Gestante e parceiro sexual irão fazer teste rápido de HIV e sífilis


Gestante e parceiro sexual irão fazer teste rápido de HIV e sífilis
De acordo com a portaria, os testes de sangue serão feitos durante o pré-natal pelo programa Rede Cegonha (Foto: Antonio Milena/ Agência Brasil)
Brasília – Gestantes e seus parceiros sexuais, como marido ou namorado, poderão fazer teste rápido para o diagnóstico de HIV e sífilis na rede básica de saúde pública, conforme portaria do Ministério da Saúde publicada nesta sexta-feira (13) no Diário Oficial da União.

De acordo com a portaria, os testes de sangue serão feitos durante o pré-natal pelo programa Rede Cegonha. O resultado sai em menos de 30 minutos. Diagnosticar e tratar essas doenças o mais rápido possível durante a gravidez é importante para impedir a transmissão para o bebê.

De 2000 a 2009, foram identificadas 54.218 gestantes com o vírus da aids no país, de acordo com o Ministério da Saúde. Apesar da média nacional ter caído de 5,4 casos para 3 casos por 100 mil habitantes em crianças com menos de 5 anos de idade no período, houve aumento da incidência da doença nas crianças nas regiões Norte e Nordeste. Nessa faixa etária, a principal forma de transmissão é a vertical, de mãe para filho na gestação.

A testagem é indicada nos primeiros três meses, mas pode ser feita até na hora do parto. Com o tratamento médico, a chance do bebê contrair a doença cai para menos de 1%. Quando não há tratamento, a taxa de risco chega a 20%. As recomendações são o uso de antirretrovirais, parto de cesárea e não amamentar. O Brasil quer diminuir para 2% a transmissão vertical da aids até 2015.

Cerca de 12 mil casos de sífilis congênita, também transmitida de mãe para filho, são registrados por ano. A infecção provoca má-formação do feto, aborto ou morte da criança. O indicado é fazer o teste nos primeiro trimestre de gestação e repeti-lo no último mês e antes do parto, já na maternidade. O tratamento da mãe e do bebê é a base de penicilina. Os parceiros sexuais também devem se tratar para evitar uma nova infecção da parceira.

Fonte: Agência Brasil

AGENTES DE ENDEMIAS PEGAM NO PESADO NA FAVELA FREI DAMIÃO


Depois da repercussão da matéria na Favela frei Damião, mostrada na Inter TV Cabugi dia 11/01, entrei em contato com a Secretária de Saúde Sra. Maria do Perpétuo Socorro, para reclamar dos problemas encontrados lá e dizer que estava à disposição para ajudar no que fosse necessário. Ela me informou que o Secretário de Habitação já havia entrado em contado com ela e que tomaria as medidas cabíveis.

Em seguida entrei em contato com a Coordenação do PMCD, na pessoa da Coordenadora Provisória, Sra. Vera Lúcia, que me informou que executaria todas as medidas necessárias em conjunto com Sup. Geral do Distrito Oeste e Direção do CCZ, para que outros programas fossem acionados em uma possível ação na favela.

Toda ação bem feita tem por trás um bom planejamento e, foi nesse sentido, que o Sup. Geral Luciano Silva compareceu na favela dias antes para fazer estudo detalhado do que não havia sido mostrado na TV e, posteriormente deslocar os agentes de endemias para fazer o tratamento focal de combate a Dengue.

Além do tratamento focal, serão realizadas outras ações de prevenção, tais como: Trabalho educativo dos moradores da favela, a equipe de roedores do CCZ irá ao local, a carrocinha fará apreensão de cães, a Urbana fará a limpeza no local, entre outras ações que visam a promoção à saúde, “se é que podemos dizer que os que vivem naquele ambiente podem ter saúde”.


O empenho da Coordenadora Vera Lúcia, do Sup. Luciano Silva e principalmente dos meus queridos colegas agentes de endemias, que diariamente arriscam suas vidas, trabalham em ambientes com alto grau de insalubridade, só prova que o Programa Dengue tem maravilhosos profissionais do próprio Município.


ESCRITA POR COSMO MARIZ- NATAL/RN

Read more: http://cosmomariz.blogspot.com/2012/01/agentes-de-endemias-pegam-no-pesado-na.html#ixzz1jllNIChC

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Jovem comete suicídio em Floresta Azul


Depressiva, após romper com o namorado, a agente comunitária, Andreza de Jesus Macedo, 24 anos, se suicidou, na manhã deste domingo (15), na cidade de Floresta Azul. O corpo da jovem foi encontrado pelo irmão às 8 horas quando ficou constatado que ela havia ingerindo qrande quantidade de comprimidos anti-depressivos, o que teria provocado a sua morte. O corpo da agente comunitária foi encaminhado para Itabuna para necrópsia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares