quinta-feira, 29 de março de 2012

BIO ACS SENTE-SE CONSTRANGIDO NA ASSEMBLÉIA DA CONACS

"É graças ao blogueiros de responsabilidade, que ACS e ACE de todo o Brasil obtem informações de tudo que esta acontecendo em Luziania.  Jamais somos do mau, e temos Deus a todo o momento em nossos corações."
                                  

Companheiros de todo Brasil todos sabe que não sou sensacionalista e conhecem meu trabalho e sabem que sou a Categoria sempre, Como sempre falo, não defendo siglas nem partidos.

Pois após o episódio acontecido na Assembléia Anual 2012 da CONACS, Em relação à Drª Elane Assessora Jurídica da CONACS e a Companheira Ruth Brilhante terem entregue seus Cargos e logo após uma reunião com Diretores de Federações Estaduais, terem confirmados seus retornos a CONACS, A Companheira Srª Maria Helenita, Secretária Geral da CONACS, Teve a capacidade de dizer que os Blogueiros de Plantão só querem o mau da CONACS e não são de Deus e são como o filhos do mau, jogou os Companheiros presentes no evento contra nós.

Companheiros falo de Coração que me sentir Constrangido pois eu era um dos Blogueiros que estava cobrindo o evento.

Pedir a palavra ao microfone e não me foi dado, pois levei uma vaia de alguns Companheiros que estavam presentes.

Eu queria apenas dizer que o que tinha acontecido ali não era culpa dos blogueiros e sim deles mesmos e dizer que nosso Blog não defende Siglas nem Partidos, Pois ela falou tudo isso com os Agentes de Saúde Blogueiros, porque divulgamos a renunciar de Drª Elane e Ruth Brilhante.

Companheiros confesso que foi muito difícil para mim, mais permaneci firme cobrindo o evento, Pois ela foi muito infeliz em suas palavras contra nós, pois acho que ela queria arrumar um culpado para tudo que estava acontecendo ali.

Mas como falei ela foi muito infeliz em suas palavras pois logos quando ela disse tudo isso, e me fez sentir me constrangido e jogar a Categoria contra minha pessoa naquele momento, Ela disse: " EU NÃO POSSO FINGIR O QUE ACONTECEU AQUI"

Então Companheiros como é que ela queria que fingisse e não publicasse tudo que aconteceu ali, que eu pessoalmente achei uma tremenda falta de respeitos com os Companheiros que se encontrava naquele evento e os que estão nas bases em seus Estados, Jamais eu deixaria de publicar o que realmente estava acontecendo ali, Pois é como eu sempre digo: NOSSO BLOG TEM IDENTIDADE E É INDEPENDENTE, DIZENDO A VERDADE DOA EM QUEM DOER E A CATEGORIA SERÁ SEMPRE EM 1º LUGAR.

Companheiros estou dizendo tudo isso aqui, porque não tive Direito de resposta lá.


COMPANHEIROS AGUARDEM UMA MATÉRIA COMPLETA DO DIA DE HOJE NA PLENÁRIO DA CÂMARA NA AUDIÊNCIA PÚBLICA EM PROL DO PISO NACIONAL QUE POR SINAL FOI MUITO BOA, AGUARDEM

E O RESUMO COMPLETO DE TODO ASSEMBLÉIA COM FOTOS E E OS DIAS DAS PRÓXIMAS MOBILIZAÇÕES EM BRASÍLIA OS ESTADOS ENVOLVIDOS.


BIO ACS

DIZENDO A VERDADE
DOA EM QUEM DOER.

NOSSO BLOG TEM
IDENTIDADE E É
INDEPENDENTE.

A CATEGORIA EM 1º LUGAR.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Médicos dos EUA realizam o mais extenso transplante facial da história

Médicos dos Estados Unidos realizaram o mais extenso transplante facial de que se tem notícia, dando ao paciente uma nova face com mandíbula, dentes e língua novos. Os detalhes foram divulgados na última terça-feira (27) pela Universidade de Maryland, onde a operação foi realizada.

Richard Lee Norris, o paciente de 37 anos, vivia em reclusão após ter sido severamente ferido por um acidente com uma arma de fogo em 1997, segundo a universidade. Até o transplante, ele só saía à rua usando máscara.

Ele havia perdido seus lábios e seu nariz no acidente e tinha movimentos limitados na boca. A cirurgia durou 36 horas, entre 19 e 20 de março, mas é parte de uma série de transplantes que, em 72 horas, usaram órgãos de um doador em cinco pacientes, incluindo Norris.

O procedimento foi financiado pela Marinha norte-americana, que tem a expectativa de que as técnicas possam ser usadas para tratar soldados feridos no Iraque e no Afeganistão. O governo dos EUA estima que mais de 200 militares feridos em guerra possam necessitar de transplantes faciais.

Volta à vida

Eduardo Rodríguez, chefe de cirurgia plástica reconstrutiva do centro de traumas do hospital da Universidade de Maryland, disse esperar que seu paciente possa agora voltar a viver normalmente.

"Nosso objetivo é restaurar as funções (motoras) e ter resultados estéticos satisfatórios", declarou. A equipe de Rodríguez relata que agora Richard Lee Norris é capaz de escovar seus dentes e se barbear. Também recuperou sua habilidade de identificar cheiros.
Divulgação

Richard Norris passou pelo transplante facial mais amplo já feito


Segundo a universidade, a cirurgia de Norris era discutida desde 2005, quando a França realizou o primeiro transplante facial da história, em uma mulher que havia sido atacada por um cachorro. Em 2010, cirurgiões espanhóis realizaram o primeiro transplante facial completo.

Vacina contra a dengue começa a ser testada

Serão selecionados 300 voluntários para testes; número da doença caiu 33,3% em Marília em relação a 2011

A Secretaria de Estado da Saúde inicia até junho os testes da vacina contra a dengue em humanos. No próximo mês, o Instituto Butantan começa a recrutar 300 voluntários com idades entre 18 e 50 anos para dar início aos ensaios clínicos. Segundo a secretaria, a pesquisa vai avaliar a segurança e a eficácia da vacina tetravalente na proteção contra o vírus. A expectativa é que ela proteja contra os quatro tipos da doença após a administração de apenas uma dose. Apesar do início dos testes, a vacina só estará disponível para a população daqui a três anos.Os resultados dos testes serão obtidos no primeiro ano de análises, mas todos os voluntários serão acompanhados por um período de cinco anos após a vacinação. Hoje, não há vacina que evite a transmissão da doença e o único método de prevenção é o combate ao mosquito Aedes aegypti.Neste ano os registros de dengue em Marília caíram 33,3% no comparativo com o mesmo período de 2011. Até agora foram registrados seis casos autóctones (contraídos no município), ante nove no ano passado. Na contagem dos casos leva-se em consideração apenas os registros autóctones, já que os em trânsito e os importados são contabilizados em suas cidades de origem.Os casos da doença neste ano foram registrados nos bairros Santa Antonieta, Jardim Bandeirantes, Jardim Julieta, Nova Marília, Chico Mendes e Jardim Planalto.Ações/A Secretaria Municipal da Saúde promove até sexta-feira (29), dia 30, das 8h às 12h, no terminal rodoviário urbano, intensificação no trabalho de orientação da população em relação à dengue. No último levantamento do índice larvário, a cidade obteve valor 1,8, enquanto o ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde, é menor que 1.

Agente Comunitário de Saúde é escolhido para assumir Secretaria de Saúde de Piracuruca




O Prefeito de Piracuruca, Raimundo Vieira de Brito, anunciou em reunião, o nome de Valnir Lima Firmíno para substituir o atual Secretário de Saúde, Eduardo Lima. A mudança seria motivada por Eduardo Lima ser candidato a vereador nas eleições deste ano e deverá pedir exoneração do cargo no início de abril.

O prefeito disse que a sua escolha deveu-se à capacidade e a competência do novo secretário. Segundo ele, Valnir, como Agente Comunitário de Saúde, conhece bem a situação da Secretaria, os anseios da administração e do povo. 

Informações GK.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS

Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)

Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum

agente comunitário de saúde, endemias, ava, acs, ace, conacs, ACS Lima 


Fonte na web: vejapiripiri.com

terça-feira, 27 de março de 2012

Ex-Baixista do Legião Urbana vira morador de rua



Segundo site O Fuxico, baixista do Legião Urbana nos primeiros anos da banda, Renato Rocha, o Billy ou Negreti, como também era conhecido, não teve um futuro bom na música, mesmo com os 20 milhões de discos vendidos pelo grupo logo no início da trajetória.

Uma matéria exibida na noite de domingo (25) no programa Domingo Espetacular, da Record, mostrou que Renato, há cinco anos, vive como morador de rua e desde que foi expulso da Legião, em 1989, viu sua vida se transformar completamente.

Em entrevista à reportagem da Record, o músico disse que não é dependente químico, mas faz uso de medicamentos calmantes. Em 2002, no entanto, Renato Rocha chegou a dizer ao jornal Zero Hora, de Porto Alegre, que era usuário de drogas.

O músico afirmou que o dinheiro que recebe com os direitos autorais das músicas do período em que fazia parte do grupo é muito pouco, o que o obrigou a viver e a vagar pelas ruas do Rio de Janeiro.

A reportagem da Record mostrou imagens de Renato vivendo na miséria nas ruas, ao lado de outros sem tetos.

O programa da emissora paulista também conseguiu localizar o pai do ex-baixista da Legião Urbana, seu Sebastião Rocha, que vive em Brasília e disse que há pelo menos 10 anos não tem contato com o filho. Ao ser questionado sobre os motivos que levaram o filho a chegar nesta situação, Sebastião não teve dúvidas e afirmou que foi o uso das drogas que teria acabado com a vida de Renato.

Renato Rocha passou a integrar a Legião Urbana em 1984, logo que o grupo comandado por Renato Russo assinou contrato com a EMI. Na época, Renato Russo tinha cortado o braço e não podia usar o instrumento por um tempo. Rocha era amigo de Marcelo Bonfá, o baterista da Legião, o que facilitou sua entrada no grupo.

Junto com Renato Russo, o baixista compôs canções de sucesso como Quase sem Querer e Daniel na Cova dos Leões. Em 1989, o músico saiu do grupo.

UM DIA PARA FICAR NA HISTÓRIA DOS AGENTES DE SAÚDE DE TODO PAÍS.

Companheiro de todo Brasil, Hoje na sessão da Assembléia Anual 2012 da CONACS em Luziânia-GO, foi um dia marcado para ficar na história de nossa Categoria em todo Brasil.

A Abertura Solene, Contou com a presença de vários Deputados, que fazem parte da Comissão do Piso Nacional dos Agentes de Saúde, Entre eles estava o Dep. Fed. Raimundo Matos PSDB-CE, Dep. Fed. Cármem Zanoto - SC, Dep, Fed. João Campos PSDB-GO, Dep. Fed. Bejamim Maranhão PMDB-PB e o Dep. Fed. Pedro Chaves PMDB-GO. 

Onde foram homenageados pela CONACS, pelos trabalhos prestados em prol da Categoria e em seus discursos foi dito que o piso dos Agentes de Saúde está na Constituição e a Presidenta Dilma, Jurou cumprir a Constituição.

Mas o momento mais esperado por todos foi a pauta deMobilização em Brasília e a Paralisação Nacional dos ACS e ACE, Onde ouve várias propostas.

Mas teve uma do Companheiro Manoel de São José de Ribamar-MA, Que dizia que não poderíamos sair daqui deste evento sem uma data certa da Mobilização e uma data para a Presidenta Dilma nós dá a resposta, Caso ele não der resposta, trazer a Categoria para Brasília e só sair com o Piso, pois temos que precionar os 03(três) Poderes e esses 03(três) Poderes estão aqui em Brasília.

O Companheiro também propôs várias ações na Paralisação e uma delas e o fechamento da Avenida principal do Aeroporto entre outras, finalizou.

Companheiros todas propostas foram anotadas e a decisão ficou para sessão de amanhã, dia 28/03, - O BICHO VAI PEGAR AGUARDEM NOVAS NOTÍCIAS.



BIO ACS

A CATEGORIA EM 1º LUGAR. 


Saúde lança medidas para melhorar assistência oncológica

Portaria publicada hoje estabelece Programa Nacional de Qualidade em Mamografia. Unidades Oncológicas Móveis levam atendimento a locais estratégicos 

Especialistas do governo e da sociedade médica iniciam, a partir desta terça-feira (27), a coordenação de um conjunto de medidas voltadas à ampliação da oferta e da qualidade das mamografias e dos exames de Papanicolau (indicado para a detecção do câncer de colo do útero) com o objetivo de aumentar e melhorar a assistência oncológica no país. As ações estão previstas na Portaria 530 , publicada pelo Ministério da Saúde no Diário Oficial da União de hoje, que estabelece o Programa Nacional de Qualidade em Mamografia (PNQM).

O esforço do governo federal, por meio da Portaria 530, é estruturar um programa nacional de monitoramento da qualidade dos serviços de diagnóstico por imagem que realizam mamografia tanto no Sistema Único de Saúde quanto na rede privada. As ações previstas no PNQM estão inseridas no Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama – uma ampla estratégia lançada em março do ano passado, com investimentos do Ministério da Saúde da ordem de R$ 4,5 bilhões, até 2014. Entre as principais medidas está a capacitação de profissionais de saúde – inclusive, médicos – e de vigilância sanitária para a execução dos exames, a avaliação dos testes e produção de relatórios de controle de qualidade dos serviços de diagnóstico por imagem e, ainda, para a avaliação da qualidade das imagens clínicas das mamas e dos laudos das mamografias.

“A capacitação dos profissionais de saúde é a uma das prioridades do PNQM porque, além de serem os responsáveis pela realização dos exames, são eles que orientam diretamente as pacientes. Daí, a importância de termos uma certificação do trabalho que estes profissionais de saúde realizam”, destaca o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Até o final deste ano, os serviços públicos e privados de saúde deverão se adequar aos critérios estabelecidos pelo Programa Nacional de Qualidade em Mamografia. “A partir de janeiro, só será pago o exame de mamografia que tiver sido realizado conforme as diretrizes do programa”, observa o ministro.

ESPECIALISTAS – O PNQM será coordenado por um comitê de especialistas do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Instituto Nacional do Câncer (Inca), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e de representantes de especialidades médicas, como Mastologia, Radiologia Mamária e Ginecologia. A ideia é que, todo ano, sejam consolidados relatórios nacionais com os resultados do programapara, entre outras ações, a produção de indicadores que vão permitir a padronização, ampliação e o monitoramento das informações sobre o rastreamento do câncer de mama em todo o país.

UNIDADES MÓVEIS – Outra nova medida inserida na estratégia nacional de qualificação da assistência oncológica no país é a criação de Unidades Oncológicas Móveis. São veículos que percorrerão locais estratégicos dos municípios (definidos pelas secretarias de saúde) para a realização de mamografias na faixa etária de rastreamento. “Com estas unidades, esperamos alcançar populações que têm dificuldade de acesso aos serviços convencionais de saúde. Com isso, além de ampliarmos a assistência, ofereceremos exames com a garantia de qualidade a essas mulheres, reduzindo as desigualdades regionais que ainda são identificadas em alguns locais do país”, explica o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães.

O modelo nacional das Unidades Oncológicas Móveis foi inspirado em experiências desenvolvidas no Distrito Federal e na Bahia. As próximas unidades que entrarão em funcionamento serão coordenadas pelas secretarias de saúde dos estados de Goiás e Minas Gerais. A previsão é que outros oito veículos estejam funcionando até o final deste ano.

O financiamento das Unidades Oncológicas Móveis é compartilhado entre governo federal, estados e municípios (responsáveis pela execução direta dos serviços). As mamografias realizadas nas Unidades Oncológicas serão enviados via satélite para um estabelecimento de saúde de referência para que um médico especialista avalie o teste e apresente o resultado em até 24 horas. A estimativa é que as unidades móveis tenham capacidade de fazer 800 mamografias por mês.

ENFRENTAMENTO DE DESIGUALDADES – Em um esforço para diminuir as desigualdades regionais na oferta de exames preventivos dos cânceres femininos, o Ministério da Saúde intensificou estratégias para melhorar o acesso das mulheres aos serviços de referência para o diagnóstico e tratamento de câncer de colo do útero e de mama. Em 2011, o governo federal – com recursos da ordem de R$ 1,3 milhão – assinou 11 convênios para a criação de Serviços de Referência para o Diagnóstico e Tratamento de Câncer de Colo do Útero nos estados de Pernambuco, Acre, Tocantins (três convênios), Rondônia, Sergipe, Mato Grosso e Minas Gerais (três convênios). 

Mais sete convênios foram celebrados para a ampliação dos Serviços de Referência para o Diagnóstico do Câncer de Mama. Com um investimento de R$ 5,1 milhões, o Ministério da Saúde firmou, em 2011, convênios com os estados de Minas Gerais (dois convênios), Ceará, Pernambuco, Rondônia, Sergipe e Tocantins.

Até 2014, serão estruturados 50 novos centros especializados em diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Estes centros vão possibilitar a melhoria das condições e da capacidade de atendimento nos serviços de mastologia. 

No setor de radioterapia, já foram firmados mais de 30 convênios e projetos para a aquisição de equipamentos e ampliação dos serviços nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Acre, Sergipe, Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Pará, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Só no ano passado, o Sistema Único de Saúde ampliou em 22% os recursos para assistência oncológica no país. O Ministério da Saúde fechou 2011 com um investimento de R$ 2,2 bilhões no setor – em 2010, este valor foi de R$ 1,8 bilhão.

INCIDÊNCIA – Depois do câncer de pele (tipo da doença que mais atinge os brasileiros), o câncer de mama e de colo do útero são os de maior incidência entre as mulheres. O de mama é o que mais mata as mulheres: foram registradas mais de 12 mil mortes em 2009. Este ano, estima-se o surgimento de mais de 52 mil novos casos da doença.

Em relação ao câncer de colo do útero, a estimativa é o surgimento de 17 mil novos casos somente neste ano. Esse tipo da doença é ainda mais fácil de ser evitado com a realização do “exame preventivo” – o Exame de Papanicolau.

Na prevenção do câncer, além de exames periódicos, o Ministério da Saúde recomenda a adoção de hábitos saudáveis de vida, com alimentação de qualidade e prática de atividades físicas. Também deve-se evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas.

Casos de dengue no Estado do Rio já passam de 31 mil em 2012

Mosquito da dengue

O número de notificações de casos de dengue no Estado do Rio, desde o início do ano, chegou ao 31.597. O dado foi divulgado nesta terça-feira pela Secretaria de Estado de Saúde. O maior número de registros está concentrado no município do Rio de Janeiro, com 21.305 casos suspeitos. A secretaria também confirmou duas mortes em consequência da doença.


A dengue tipo 4, que chegou este ano ao Estado, já é encontrada em nove cidades: Belford Roxo, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, São Gonçalo e São João de Meriti.

Segundo amostragem dos casos na cidade do Rio, a dengue tipo 4 corresponde a 77,8% do total investigado. Em segundo lugar, aparece o tipo 1, com 21,6%. O tipo 3 foi verificado em 0,6% das amostras e o tipo 2 não apareceu.

Na capital, os casos de dengue se concentram nas zonas norte e oeste, especialmente nos bairros de Madureira, Bangu, Realengo e Campo Grande. Em números absolutos, desde janeiro, Madureira e adjacências registraram 5.597 casos, seguidos por Campo Grande, com 4.098, Bangu e Realengo, 3.173, e Méier e adjacências, com 1.907 casos.

Os sintomas da dengue são febre alta, acima de 38°C, dores no corpo, especialmente nas juntas, e dor de cabeça, principalmente atrás dos olhos. Pessoas com esses sinais precisam ser levados imediatamente para um hospital ou posto de saúde e devem ingerir bastante água.



















Saúde lança campanha contra a tuberculose

Saúde lança campanha publicitária de enfrentamento à doença

Alertar a população sobre os sintomas da doença e o tratamento gratuito oferecido no SUS são temas explorados nas peças.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lança, nesta segunda-feira (26), campanha para alertar, mobilizar a população e dar visibilidade nacional sobre o esforço e trabalho contra a doença. A ação faz parte das atividades que marcam o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose. A mensagem central da campanha é “Tuberculose: Tosse por mais de três semanas é um sinal de alerta. Quanto antes você tratar, mais fácil de curar. Procure uma unidade de saúde”.

Além do apelo explicativo de como se contrair a doença e das formas de prevenção, os textos reforçam que o tratamento é um direito de todos, garantido pelo SUS e não pode ser interrompido. Associar a campanha ao combate não somente da tuberculose, mas aos determinantes sociais que acarretam na doença, ou seja, hábitos prejudiciais à saúde, alimentação inadequada, entre outros, fazem parte da estratégia desenvolvida.

Com abrangência nacional e tendo como público principal, homens entre 25 e 35 anos, o rádio será a veículo principal na veiculação. Além de ser um canal de grande audiência entre o público-alvo. Também haverá peças de mídia exterior (out door, painéis em abrigos de ônibus, por exemplo), mídia impressa (anúncios em revistas e jornais) e internet (animações e redes sociais) foram exploradas. Outros pontos que grande circulação de pessoas, como os metrôs e ônibus em seus circuitos de TV, e os sistemas de sons dos barcos no Norte do país estão no plano de divulgação.

CONCURSO CULTURAL– Durante a programação desta segunda-feira, Alexandre Padilha fará a entrega dos prêmios aos três primeiros colocados no concurso cultural “Juntos pelo fim da tuberculose”, promovido pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), em parceria com o Fundo Global Tuberculose - Brasil.

O concurso teve como base as diretrizes da política atual de controle da doença que, desde 2007, trabalha para dar maior visibilidade, por meio do envolvimento e comprometimento de atores sociais, de diversas áreas no enfrentamento à doença em todo país.

A logomarca criada pelo designer da Fiocruz de Brasília, Carlos Sarina, foi selecionada pelos jurados como a melhor criação, tendo como base os critérios “originalidade, criatividade, adequação e pertinência”. O símbolo escolhido representa a união de esforços do poder público e de toda a sociedade para o fim da tuberculose. A marca será utilizada em campanhas e ações de controle da doença em todo o país.

O trabalho da estudante gaúcha, Maria Eduarda de Castro Azevedo Estrela, de 11 anos, que mora na cidade de São Leopoldo (RS), ficou em segundo lugar. O terceiro colocado foi Hilton Azevedo Barbosa, publicitário da Secretaria Municipal de Saúde de Olinda (PE).

CONSCIENTIZAÇÃO - Além do concurso cultural, o Projeto Fundo Global TB - Brasil lança a versão 2012 da mostra itinerante e interativa “Tuberculose tem Cura: SUS pra Valer”. Após um ano e meio passando por algumas das principais cidades brasileiras, a exposição consolidou-se uma eficiente ferramenta de informação e de conscientização, ampliando o número de pessoas acessadas e orientadas sobre a tuberculose, além de dar maior visibilidade às ações de controle da doença e aos parceiros da iniciativa privada, do governo e da sociedade. Nas 14 temporadas do mostra, mais 24 mil pessoas assinaram o livro de visitas, comprovando o recebimento de material de informação, de orientação dos monitores, além de participação nos jogos interativos e brincadeiras educativas.

Como na mostra original, que explorou jogos e brincadeiras didáticas para atrair o público e facilitar a assimilação das informações, os conceitos trabalhados serão mantidos: fatores de risco, meios de transmissão, prevenção, tratamento, diagnóstico e estratégias de controle da doença.

Pipoca é mais saudável do que frutas e vegetais



Quem aqui não gosta de sentar para assistir um filme e comer muita pipoca? Apesar de tão mal falada, quando preparada com os ingredientes certos, a pipoca tem poucas calorias, faz bem para o coração e ainda é nutritiva. Um exemplo: ela possui mais polifenóis, que são substâncias antioxidantes, do que frutas e vegetais.

Os polifenóis já foram ligados a redução de doenças cardíacas e certos tipos de câncer. E, por se tratar de um alimento integral, a pipoca também é uma boa fonte de fibras. E isso é um marco para um lanche tão mal visto!

A pipoca pode não substituir uma refeição inteira, mas ainda assim é uma boa escolha na hora de comer uma “besteira”. O que você tem que fazer é evitar as opções ricas em manteiga, óleo e sal, que diminuem seus benefícios.

Você só come pipoca quando vai ao cinema? Essa é o pior tipo possível. Estudos revelam que as “variedades cinematográficas” possuem muito mais calorias, sal e gordura saturada, quase o mesmo que comer um lanhe em cadeias de fast food.

As pipocas de microondas são convenientes, mas possuem seus pontos negativos, mesmo quando a escolha são as light ou de pouca gordura. E estudos mostram que muitos componentes químicos usados nesses produtos são prejudiciais à saúde.

A melhor opção mesmo – e saborosa também – seria a tradicional pipoca de panela, com um pouco de azeite de oliva. Ficou com vontade? Experimente colocar também pimenta do reino e queijo ralado.

Consumo moderado e frequente de chocolate 'pode ajudar a emagrecer'




Alimento pode ajudar a eliminar peso, em vez de sintetizar gordura, sugere estudo californiano

O consumo moderado, mas regular de chocolate pode contribuir para o emagrecimento, indicam os resultados de um estudo recente da Universidade da Califórnia em San Diego (EUA).

O estudo foi realizado em 1.081 pessoas de 20 a 85 anos (não portadores de doenças cardiovasculares ou diabetes) e observou suas dietas, ingestão de calorias e Índice de Massa Corporal (IMC), que mede obesidade.

Segundo o estudo publicado no Archives of Internal Medicine, apesar de o chocolate ser um alimento em geral bastante calórico, ele contém ingredientes que favorecem a perda de peso, em vez do acúmulo de gordura. Por isso, o alimento pode ajudar na redução do IMC.

"O chocolate mostrou (ter) associações metabólicas favoráveis com pressão sanguínea, sensibilidade a insulina (hormônio que promove a absorção de glicose pelas células) e nível de colesterol", diz a pesquisa. "É rico em antioxidantes que podem contribuir para a sensibilidade à insulina e pressão sanguínea."

O elo foi encontrado mesmo levando-se em conta outros fatores, como a quantidade de exercício físico praticada pelos indivíduos estudados.

Mas há uma ressalva: "como o chocolate contém calorias, há preocupações quanto a sua ingestão", prossegue o estudo.

Aparentemente, o mais importante é a frequência com que o chocolate é consumido, e não a sua quantidade. Sendo assim, aponta a pesquisa, "a hipótese é de que os benefícios do consumo moderado e frequente pode ajudar na redução da deposição de gordura, potencialmente contrabalanceando as calorias adicionadas".
Composição, e não só número

A principal autora da pesquisa, Beatrice Golomb, diz que os resultados sugerem que "a composição das calorias, e não apenas o número delas, importa para determinar seu impacto final no peso (do indivíduo)".

De acordo com os pesquisadores, há apenas uma chance em cem de que as descobertas apontadas no estudo sejam causadas pelo acaso.

O trabalho da Universidade da Califórnia não é o primeiro a apontar benefícios na ingestão de chocolate, em geral considerado um vilão das dietas.

O doce, em especial do tipo meio amargo, contém antioxidantes que podem ajudar a limpar radicais livres - químicos instáveis que podem danificar as células do corpo humano.

Golomb e sua equipe acreditam, a partir de estudos feitos com roedores, que esses compostos antioxidantes também podem melhorar a massa muscular e reduzir o peso.

Camundongos alimentados durante 15 dias com um antioxidante do tipo catequina melhorou seu desempenho em exercícios físicos e causou mudanças notáveis em sua composição muscular. Agora, dizem os especialistas, são necessários testes clínicos para verificar se isso se repete em seres humanos.

Mas antes que você agarre sua barra de chocolate, lembre-se de que ainda há perguntas a serem respondidas. E, na ausência de evidências conclusivas, os especialistas sugerem cautela.

Ainda que não haja mal em comer chocolate de vez em quando, o consumo excessivo traz problemas já que o alimento costuma ser rico em gorduras e açúcar.

Tuberculose: Brasil reduz casos em 3,54% em 2011


No período de 10 anos, a taxa de incidência caiu 15,9% e a de mortalidade teve redução ainda maior: 23,4%.  Apesar dos avanços, doença ainda preocupa autoridades de saúde.

Dados do Ministério da Saúde revelam que, pela primeira vez, os casos de tuberculose foram inferiores a 70 mil. O número de casos registrados no último ano caiu 3,54%: foram 71.790 (2010) contra 69.245 (2011). Na última década, o Brasil registrou queda de 15,9% na taxa de incidência por tuberculose. Em 2011, foram registrados 36 casos da doença para cada 100 mil habitantes, contra 42,8 casos em 2001 (veja tabela 1 no fim do texto). Com relação aos óbitos, a redução foi ainda maior: a taxa de mortalidade caiu 23,4,% em uma década (ver tabela 2, no fim do texto). O país registrou 3,1 óbitos para cada grupo de 100 mil habitantes em 2001, passando para 2,4 em 2010.


Apesar dos avanços, a doença ainda preocupa as autoridades de saúde. No país, a tuberculose representa a quarta causa de óbitos por doenças infecciosas e a primeira entre pacientes com aids.Por isso, o Ministério da Saúde recomenda que seja realizado o teste anti-HIV em todos os pacientes com a doença. Em 2010, 60,1% dos casos novos foram testados para HIV.
“É importante fecharmos o ano, pela primeira vez, com menos de 70 mil casos. Os dados que temos apontam a redução da taxa de incidência. Mostra que o caminho está correto e que a tuberculose foi elencada como tema prioritário”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante evento em Brasília que marcou a passagem do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose. “Neste contexto, é importante articularmos as ações de tuberculose com Atenção Básica para não só efetuar o diagnóstico como ampliar a atenção ao tratamento.”


Os investimentos do governo federalem ações de controle da doença aumentaram 14 vezes nos últimos nove anos. Em 2002, os recursos destinados ao programa foram de US$ 5,2 milhões, aumentando para US$ 74 milhões em 2011.

INCIDÊNCIA - No estado do Rio de Janeiro, a taxa de incidência teve queda de 70,3 (2010) para 57,6 (2011), o que representa redução de 18,9% em um ano. O Sudeste foi a região que apresentou a maior redução da taxa de incidência da doença no último ano. Em 2011, o Sudeste registrou taxa de incidência de 37,6 (por 100 mil habitantes) e, em 2010, esta taxa foi de 40,6.

Já na região Nordeste a taxa caiu de 36.9 (por 100 mil habitantes) para 35,9. A região Norte manteve a mesma taxa no período, 45,2, enquanto as regiões Sul e Centro-Oeste, apresentaram pequenas reduções, de 0,2 e 0,6, respectivamente.

O ministro Padilha citou dois grandes desafios para estados e municípios no combate à tuberculose. “Reduzir o índice de abandono do tratamento é fundamental para que possamos reduzir a mortalidade. O segundo é realizar ações específicas para as populações mais vulneráveis, como por exemplo, os Consultórios na Rua que hoje somam 100 serviços e podem diagnosticar com mais rapidez doença”.

POPULAÇÕES VULNERÁVEIS - A doença é mais frequente entre grupos populacionais que vivem em condições desfavoráveis de moradia e alimentação e entre pessoas com sistema imune deficiente e dificuldades de acesso aos serviços de saúde. O Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde definiu como prioritário as populações em situação de rua, a carcerária, os indígenas e as pessoas que vivem com HIV/Aids.

Em 2010, entre os casos novos de tuberculose notificados, cerca de 10% era de pessoas infectadas pelo HIV, a chamada coinfecção. A região Sul foi a que apresentou o maior percentual de pessoas com tuberculose e HIV (18,6% das pessoas com tuberculose tem o vírus), quase duas vezes superior à média nacional. Esse indicador está intimamente relacionado à realização do exame anti-HIV.

AÇÕES - O Ministério da Saúde desenvolve estratégias para o controle da doença. Entre as medidas que estão em curso, segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, se destaca a expansão do tratamento diretamente observado - atualmente, 71,5% das unidades de saúde oferecem este tipo de tratamento – e o aumento na cobertura das equipes de Saúde da Família. No ano passado, 56,3% dos casos de tuberculose foram notificados na Atenção Básica, sendo que, em 2001, era 25,2%.

“Os dados que dispomos refletem o esforço do programa nacional de tuberculose, em parceria com estados e municípios, a universalização do tratamento de HIV, que é um público mais sensível para o desenvolvimento da doença e a melhoria das condições de vida no Brasil, que ajudaram na redução da taxa de incidência”, afirmou o secretário Jarbas Barbosa.

Outra ação desenvolvida é o projeto de diagnóstico de tratamento da tuberculose entre pessoas que vivem com o HIV. O projeto está sendo realizado em 13 municípios brasileiros onde mais de 20% dos pacientes com tuberculose estão infectados pelo HIV. O Ministério da Saúde também está firmando parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) para o desenvolvimento de outro projeto que utiliza a telefonia celular para enviar mensagens aos pacientes com alertas sobre a importância do tratamento.

DESAFIO - O principal indicador utilizado para avaliar as ações de controle da tuberculose é o percentual de cura dos novos casos. Uma das metas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é identificar 70% e curar, pelo menos, 85% dos casos, como medida para começar a reverter a situação da tuberculose. 

Em 2010, o Brasil detectou 88% dos casos, no entanto, o alcance do percentual recomendado pela OMS para a cura ainda é um desafio. De 2001 a 2004, o país aumentou o indicador de cura, porém - a partir de 2005 – houve uma estabilização, com índices de 73,5%, em 2009, e 70,3%, em 2010. 

SINTOMAS – A tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro, é o principal sintoma da tuberculose. Qualquer pessoa com este sintoma deve procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico e, caso for confirmada a doença, o tratamento deve ser iniciado imediatamente para que a cadeia de transmissão seja interrompida. Para o paciente conseguir a cura, deve realizar o tratamento durante seis meses, sem interrupção. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

ACS receberá Tablet em Pernambuco

O Estado de Pernambuco, especificamente o Município de Petrolina, sai na frente com a inclusão dos Tablets no trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS's). Segundo análise, a iniciativa do prefeito Julio Lossio emana não apenas na inclusão de novos elementos tecnológicos, mas, também novas atribuições na realização do trabalho desses profissionais da Atenção Primária. Quando reporta-se à inovação de atribuições, não é focando apenas na utilização dos Tablets ou dos formulário para adquirir informações necessárias para o levantamento junto às famílias. A Secretária de Saúde do Município, Lúcia Giesta, disse que “o trabalho dos agentes comunitários de saúde será identificar aquelas pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza. Identificando essas pessoas, poderemos oportunizar o aumento da sua renda familiar através de cursos de capacitação, inserção nos programas governamentais e até mesmo auxiliando-os a abrir o próprio negócio com a parceria do Banco do Empreendedor.” Em síntese, analisa-se os novos elementos inclusos como atribuições dos agentes de saúde. Distancia-se da crítica por mero formalismo, apesar de valoração da necessidade da categoria participar do processo de construção dessa inclusão de novos elementos que representam significantes em benéfico da sociedade. Algo louvável que pode ter melhores resultados se os profissionais integrarem a equipe de elaboração da proposta, como é praticado com os demais profissionais que compõem o Programa de Saúde da Família - PSF.
Os agentes de saúde receberão uma ajuda de custo que pode chegar ao valor de R$ 848,00. Obviamente que este valor tem a finalidade de compensar a inclusão desses novos parâmetro na execução do trabalho dos ACS's. Com a possibilidade de dobrar os rendimentos os agentes de Petrolina estão bastante motivados. Um excelente referial que poderá ser avaliado como uma "espécie de medidor do êxito," numa análise de natureza perceptível.


Fonte: http://ricardoacs.blogspot.com/

segunda-feira, 26 de março de 2012

A PROGRAMAÇÃO DA ASSEMBLÉIA DA CONACS EM LUZIÂNA-GO, VAI TERMINAR COM UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS.


SSO MESMO COMPANHEIROS DE TODO BRASIL,  NOSSA ASSEMBLÉIA DA CATEGORIA EM LUZIÂNIA- GO , CONVOCADA PELA CONACS , VAI TERMINAR COM UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS.


AGUARDEM MÁTEIRA COMPLETA DIRETO DE LUZIÂNIA-GO


EU E ALEX DE SERRA TALHADA-PE. UM DOS DIRETORES DA CONACS

NOSSA CHEGADA A BRASÍLIA


NOSSA  IDA DE BRASÍLIA PARA O LOCAL DO EVENTO EM LUZIÂNIA





A CHEGADA DE MAIS UMA CARAVANA DE AGENTES DE SAÚDE AO LOCAL DO  EVENTO.

ENTREGA DE FORMULÁRIOS PARA INSCRIÇÃO

INSCRIÇÃO



FONTE: BIO ACS

verdinho Itabuna: Motociclista morre em acidente na curva do Casemir...

verdinho Itabuna: Motociclista morre em acidente na curva do Casemir...: O condutor de um veículo S10 perdeu o controle e invadiu a pista contrária atingindo a moto pilotada por Jonesclei Bispo dos Santos   O m...

VERMELHINHO: VEREADOR DE BUERAREMA ACUSADO DE SURRAR MULHER

VERMELHINHO: VEREADOR DE BUERAREMA ACUSADO DE SURRAR MULHER: Arlete do Vale Guedes, 34 anos, moradora de Buerarema, denunciou o vereador e ex-marido dela Roque Borges por violência doméstica. A víti...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares