A secretária municipal de saúde de Buerarema realizou a entrega das camisas, bonés e crachás dos Agentes de Endemias do município de Buerarema. Para a secretaria Alessandra Lopes da Silva, isso vai facilitar o trabalho dos mesmos nas residências e a comunidade terá mais confiança de identificar e receber o profissional com mais segurança e confiança.
sábado, 6 de abril de 2013
ATENÇÃO AGENTES DE SAÚDE DO BRASIL ASSINEM O ABAIXO-ASSINADO PELA REGULAMENTAÇÃO DO PISO NACIONAL DOS AGENTES DE SAÚDE.
PARA ASSINAR CLIQUE AQUI
ABAIXO-ASSINADO: PRESIDENTA DILMA QUEREMOS A REGULAMENTAÇÃO DA EMENDA CONSTITUCIONAL 63/2010, JÁ!
Para: EXCELENTÍSSIMA PRESIDENTA DA REPÚBLICA DILMA ROUSSEFF
Nós agentes de saúde do Brasil, vimos respeitosamente à presença de Vossa Excelência, solicitar que seja enviado um projeto de lei a Câmara Federal ou ao Senado, para regulamentar a Emenda Constitucional nº 63/2010, que versa sobre o piso nacional dos agentes de saúde de todo Brasil.
Não custa lembrar que graças aos agentes de saúde de todo Brasil, diversos programas sociais são executados, a exemplo do Programa Bolsa Família e Programa Saúde na Escola entre outros.
Aos agentes de saúde cabem o papel de maior importância para o Sistema Único de Saúde-SUS, qual seja exercer suas funções como porta de entrada para os SUS, atuando nas áreas mais remotas do País, arriscando inclusive as suas próprias vidas para levar saúde pública às famílias brasileiras.
PARA ASSINAR CLIQUE AQUI
OBS: AO PREENCHER OS DADOS E ASSINAR, TERÁ QUE IR A CAIXA DE ENTRADA DO E-MAIL PARA CONFIRMAR A ASSINATURA.
VAMOS COLOCAR MAIS DE 1 MILHÃO DE ASSINATURAS, NÓS PODEMOS, POIS SOMOS MAIS DE 300.000 MIL AGENTES DE SAÚDE NO BRASIL.
FONTE: COSMO MARIZ
Postado por BIO ACS
Link Disponível Blog Bio ACS
sexta-feira, 5 de abril de 2013
Campanha de vacinação contra gripe quer imunizar 31,3 milhões em abril
Ministério da Saúde vai distribuir 42,9 milhões de doses em 65 mil postos.
Ação nacional ocorrerá entre os dia 15 e 26 e inclui oito grupos prioritários.
![]() |
Anúncio foi feito pelo ministro Padilha (esq.) e pelo
secretário Barbosa (Foto: Priscilla Mendes/G1)
|
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (26), em Brasília, que pretende imunizar 31,3 milhões de brasileiros na 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que vai ocorrer de 15 a 26 de abril em 65 mil postos de saúde do país.
A meta representa cerca de 80% do público-alvo da ação, que é de 39,2 milhões. No ano passado, 26 milhões de pessoas receberam a vacina, o que representou 86,3% do público alvo.
Ao todo, serão distribuídas este ano 42,9 milhões de doses, que protegem contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no inverno passado: A (H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e B.
O grupo prioritário que será vacinado abrange gestantes, crianças entre 6 meses e 2 anos, idosos a partir de 60 anos, indígenas, presidiários, profissionais da saúde, doentes crônicos ou imunodeprimidos e mulheres até 45 dias após o parto (novo grupo). Com a inclusão dessas pacientes, deve haver um aumento de 30% no número de pessoas consideradas o público-alvo, saltando de 30 milhões para 39,2 milhões.
"Estamos reforçando neste ano que as mulheres, até 45 dias depois do parto, também devem se vacinar por dois motivos: primeiro porque elas têm as mesmas condições que indicavam a vacinação durante a gestação, e outra porque também poderão ajudar a proteger seus bebês", explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Segundo Padilha, o governo federal quer estimular estados e municípios "a terem uma estratégia de busca ativa do público-alvo".
"Há, inclusive, equipes que irão a abrigos atrás de idosos que podem receber a vacina", disse.
No chamado "Dia D" da campanha – uma mobilização nacional prevista para o dia 20 de abril –, Padilha deve visitar Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Paulo e do Rio Grande do Sul.
Doentes crônicos
O principal objetivo da campanha é ajudar a reduzir as complicações, internações e mortes decorrentes da gripe, destacou o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.
De acordo com Padilha, a meta é reforçar o atendimento às pessoas com doenças crônicas, independentemente da faixa etária. Isso inclui quem tem problemas cardíacos, pulmonares, transplante de rim, obesidade, deficiência mental e pacientes que usam medicamentos imunossupressores, entre outros.
A novidade de 2013 é que os doentes crônicos terão acesso ampliado a todos os postos de saúde, e não apenas aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (Cries). Para isso, é preciso apresentar apenas a prescrição médica no ato da vacinação.
Pacientes já cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão inscritos. Caso a unidade de saúde que oferece atendimento regular não tenha um posto de vacinação, a pessoa deve solicitar uma prescrição médica.
Os pacientes da rede privada ou conveniada também devem ter prescrição médica e apresentá-la nos postos durante a campanha.
Projeto que Institui o Piso Salarial dos Agentes de Saúde (ACS e ACE).
RIO DE JANEIRO PROJETO DE LEI Nº 2077/2013
Pedimos que citem a fonte da cópia ao reprozir este material!
EMENTA:
INSTITUI O PISO SALARIAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTES DE COMBATE ÁS ENDEMIAS E AS DIRETRIZES DO PLANO DE CARREIRA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Autor(es): Deputado ROBSON LEITE
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
RESOLVE:
Art. 1º - Fica fixado o piso salarial profissional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias no Estado do Rio de Janeiro em R$ 1.017,00 (Um mil e dezessete reais), mensais, expedido no mês de janeiro, dos anos seguintes a publicação da lei, com base na somatória do índice anual acumulado do INPC e do PIB, que não o tenham definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho.
Parágrafo único - O valor de que trata o art. 1º deverá ser integralizado no decorrer de 12 (doze) meses da entrada em vigor da presente lei, período em que o Poder Executivo Estadual e os Gestores da Secretaria Estadual de Saúde local deverão fazer a estimativa das despesas decorrentes desta lei, incluindo no projeto de lei orçamentária cuja apresentação se dará imediatamente após a publicação desta lei.
Art. 2º - As atividades de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias são consideradas insalubres, devendo o grau de insalubridade aferido entre 20% a 40%, através de Laudo Técnico, nos termos de que dispõe o art. 189 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), devendo ser fiscalizado pelo órgão competente a realização de exames médicos periódicos.
Art. 3º - Será direcionado o incentivo financeiro concedido pelo Ministério de Saúde aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias no mês de Dezembro de cada ano.
Art. 4º - Dentro do prazo elencado no Parágrafo único do art. 1º, o Poder Executivo Estadual através da Secretaria Estadual de Saúde, deverão criar o Plano de Carreira dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, visando o cumprimento das seguintes Diretrizes:
I – Remuneração paritária e digna dos servidores Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias;
II – Definição metodológica dos indicadores de avaliação;
III – Definição de metas dos serviços e das equipes;
IV – Adoção de modelos e instrumentos que atendam à natureza das atividades;
V – Transparência do processo de avaliação;
VI – Contribuição do servidor para a consecução dos objetivos do órgão ou serviço;
VII - Conhecimento do servidor sobre todas as etapas da avaliação e de ser resultado final;
VIII – Implantação de cursos técnicos de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias por Instituição de Ensino habilitada a ministrar os cursos;
IX – Direito de manifestação às instâncias recursais.
Art. 5º - A qualificação profissional dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias é de nível técnico, devendo ser implantada a todos os profissionais que estejam em atuação no decorrer de 5 anos após a publicação desta Lei.
§1º – Os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias que ainda não concluíram o ensino médio serão incluídos em programas educacionais em caráter de prioridade, sem prejuízo de sua remuneração.
§2º - Não se aplica a exigência a que se refere o inciso III, aos que, na data de publicação desta Lei, estejam exercendo atividades próprias de Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias.
Art. 6º - Para efeito de assegurar a avaliação curricular com aproveitamento integral dos cursos de capacitação Profissional que se refere esta lei, o conteúdo dos mesmos deve estar contemplado nos planos de curso e projeto pedagógico dos Cursos Técnicos de Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate às Endemias, assim estabelecido pela Lei Federal nº 9.394/96.
Art. 7º - As despesas decorrentes da execução desta lei correrão à conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.
Art. 8º - Esta Lei entre em vigor na data de sua publicação.
Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 02 de abril de 2013.
Deputado Robson Leite
JUSTIFICATIVA
O programa de Agentes Comunitários de Saúde é hoje considerado parte da Saúde da Família. Nos municípios onde há somente o PACS, este pode ser considerado um programa de transição para a Saúde da Família. No PACS, as ações dos agentes comunitários de saúde são acompanhadas e orientadas por um enfermeiro/supervisor lotado em uma unidade básica de saúde que possui as principais especialidades médicas (pediatria, clínica médica e ginecologia-obstetrícia) e demanda espontânea e/ou encaminhada por unidades elementares de saúde.
Os primeiros profissionais de saúde não médicos de nível técnico ou elementar foram os Visitadores Sanitários e Inspetores de Saneamento ainda vinculados ao projeto das campanhas de saúde pública que no Brasil do início do século XX controlaram os surtos de peste bubônica e erradicaram a febre amarela e permaneceram vinculados controlavam as endemias rurais.
No Brasil identifica-se a utilização desses técnicos de saúde desde SUCAM – Superintendência de Campanhas de Saúde Pública, órgão que resultou da fusão do Departamento Nacional de Endemias Rurais (DENERu), da Campanha de Erradicação da Malária e da Campanha de Erradicação da Varíola aos programas de saúde da década de 1970. Na China onde alguns supõem a origem dessa estratégia recomendada pela Organização Mundial de Saúde ficaram conhecidos como Médicos de pés descalços no início dos anos 1950 e proposições de saúde comunitária com assistentes médicos nos Estados Unidos dos anos de 1960 e 1970.
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) resultou da criação do PACS Programa dos Agentes Comunitários de Saúde em 1991, como parte do processo de construção do Sistema Único de Saúde estabelecida por norma Constitucional em 1988, é capacitado para reunir informações de saúde sobre uma comunidade. Na concepção inicial deveria ser um dos moradores daquela rua, daquele bairro, daquela região. Selecionados por um bom relacionamento com seus vizinhos e condição de dedicar oito horas por dia ao trabalho de ACS. Orientado por supervisor (profissional enfermeiro ou médico) da unidade de saúde, realiza visitas domiciliares na área de abrangência da sua unidade produzindo informações capazes de dimensionar os principais problemas de saúde de sua comunidade.
Com a proposição do Ministério da Saúde de 1994, quando se criou o PSF – Programa de Saúde da Família os agentes comunitários de saúde podem ser encontrados em duas situações distintas em relação à rede do SUS:
Ligados a uma unidade básica de saúde ainda não organizada na lógica da Saúde da Família;
Ligados a uma unidade básica de Saúde da Família como membro da equipe multiprofissional. Atualmente (2008), encontram-se em atividade no país 204 mil ACS, estando presentes tanto em comunidades rurais e periferias urbanas quanto em municípios altamente urbanizados e industrializados.
Como foi visto, o mais relevante no âmbito da regulamentação da categoria dos ACSs será a expressa determinação do reconhecimento de seus direitos sociais, consoante o previsto na Constituição Federal.
Desse modo, direitos, tais como décimo terceiro salário, férias remuneradas, benefícios previdenciários, repouso semanal remunerado, dentre outros, devem ser atribuídos aos ACSs. E esse reconhecimento depende, fundamentalmente, da natureza jurídica do vínculo entre o ACS e o Poder Executivo Estadual.
Após amplo debate entre os trabalhadores do setor, a categoria profissional dos ACS e ACE fixou o valor correspondente a R$ 1.017,00 (um mil e dezessete reais), sendo este atualizado pelo índice anual acumulado do INPC e do PIB, objetivando a esses trabalhadores a garantia de que sempre terão o valor do Piso Salarial aproximado ao valor correspondente a 02 (dois) salários mínimos em vigor.
E por derradeiro, o PL remete ao Poder Executivo para que após aprovação e publicação da lei, seja regulamentado o plano de carreira através das diretrizes enumeradas no corpo do projeto de lei, com a finalidade de garantir o direito de receber um salário digno, acompanhado de regras claras, fazendo valer a lidima justiça aos anseios dos ACS e ACE.
Assim sendo, o presente PL atende pelo seu conteúdo social, esperando o apoio de nossos ilustres Pares para apreciação e aprovação.
Legislação Citada
Atalho para outros documentos
Informações Básicas
Código 20130302077 Autor ROBSON LEITE
Protocolo 14475 Mensagem
Regime de Tramitação Ordinária
Link:
Datas:
Entrada 02/04/2013 Despacho 02/04/2013
Publicação 03/04/2013 Republicação
Comissões a serem distribuidas
01.:Constituição e Justiça
02.:Saúde
03.:Servidores Públicos
04.:Orçamento Finanças Fiscalização Financeira e Controle
TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 2077/2013
Cadastro de Proposições Data Public Autor(es)
Projeto de Lei 20130302077
INSTITUI O PISO SALARIAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTES DE COMBATE ÁS ENDEMIAS E AS DIRETRIZES DO PLANO DE CARREIRA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. = 20130302077 = {Constituição e Justiça Saúde Servidores Públicos Orçamento Finanças Fiscalização Financeira e Controle } 03/04/2013 Robson Leite
Distribuição =20130302077 = Comissão de Constituição e Justiça = Relator: Sem Distribuição = Proposição 20130302077
Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
Fonte na web: www.agentesdesaude.com.br
Onde acessar: www.agentesdesaude.com.br
Postado por
ACS_Luís Senna
às
sexta-feira, abril 05, 2013
Nenhum comentário:
Marcadores:
PISO SALARIAL
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest


O QUE É A GRANDE MOBILIZAÇÃO DA SAÚDE?
O QUE É A GRANDE MOBILIZAÇÃO DA SAÚDE?
A proposta da Grande Mobilização da Saúde é realizar uma grande ação unificada pela internet, ou seja, na data estabelecida (07 de abril de 2013) os profissionais da saúde acessarão sites das Secretarias de Saúde de seus municípios, estado e do Ministério da Saúde para manifestar-se sobre questões que envolva melhores condições de trabalho. Na referida data também acessarão o Twitter, Facebook, Blog’s, YouTube etc., ligados as referidas secretarias e procederam da forma indicada.
QUAIS OS OBJETIVOS DELA?
Objetivo geral: Buscar o fortalecimento do SUS.
Objetivos específicos: Manifestar as mais diversas necessidades laborativas das categorias que compõem a SAÚDE.
É bandeira de luta dos médicos: melhores salários e condições laborativas. O movimento médico tem uma reivindicação nacional de implantação da carreira médica com valor específico por 20 horas de trabalho por semana.
Dos auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros: enfermeiros/as, auxiliares e técnicos/as de enfermagem pelejam pela jornada de trabalho de 30 horas, uma reivindicação considerada histórica. Algumas categorias profissionais da seguridade social já conquistaram essa jornada máxima, porém, há uma década a enfermagem brasileira luta para aprovar o Projeto de Lei do Senado 2.295/2000, mais conhecido como PL 30 Horas, que estabelece a jornada máxima de 30 horas semanais para os enfermeiros/as, técnicos/as e auxiliares de enfermagem. Lembrando que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) da Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda esta jornada, sob o argumento de que é o melhor para pacientes e trabalhadores da saúde do mundo inteiro.
Dos agentes de saúde: melhores condições de trabalho e salários, desprecarização do vínculo de trabalho e formação técnica, conforme proposta do Ministério do Trabalho.
Certos de que ao melhorar a condição de trabalho desses profissionais, inevitavelmente projeta-se qualitativamente melhores condições dos serviços da saúde. A busca por melhores condições de trabalha está intimamente ligada melhoria na qualidade dos serviços públicos de saúde, prestados a maioria da população brasileira, que depende de tais serviços.
QUEM PODE PARTICIPAR?
Tantos os profissionais da saúde como toda a sociedade. A população precisa ser ouvida. A participação dela é fundamental nessa GRANDE EVENTO.
QUANDO IRÁ ACONTECER?
A GRANDE MOBILIZAÇÃO DA SAÚDE está agendada para ocorrer no dia 07 de abril de 2013 (próximo mês).
QUAIS AS INSTITUIÇÕES QUE TEM APOIADO A GRANDE MOBILIZAÇÃO DA SAÚDE?
Sindicatos dos profissionais agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, dos auxiliares e técnicos de enfermagem, de enfermeiros etc.
NECESSIDADES (PREVIAS) DA MOBILIZAÇÃO
Mobilizar a categoria para divulgar o evento o mais rápido possível. Carda curtida, cada compartilhamento, envio de e-mail, nota etc., voltados à divulgação do evento é fundamental nesse momento.
Juntos, Somos Mais Fortes!
ONDE IREMOS NOS MANIFESTAR:
Nos sites, blogs, Twitter etc, das prefeitura municipais estaduais (onde o profissional é domiciliado) e do Ministério da Saúde.
Ferramentas do Ministério da Saúde
Site do Ministério da Saúde
No Facebook
Do Ministério da Saúde
No Twitter
Do Ministério da Saúde
@minsaude @InstitucionalMS @minsaude @InstitucionalMS @dengue_MS
Twitter oficial da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa.@SGEP_MS
Do Ministro da Saúde
@padilhando
YouTube do Ministro da Saúde
Além das manifestações nos sites, blog’s, Twitter etc., das secretarias de saúde municipais e estaduais.
Ao acessarmos o Grupo Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde, no Facebook, nos deparamos com uma iniciativa maravilhosa, um ve...
Militante das causas dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, Sérgio Goiana, se posiciona em favor do estabelecimento do Piso Salarial das referidas categorias. Segundo Goiana, atual coordenador do Sindicato dos Servidores Federais (Sindsep-PE) e diretor financeiro da CUT-PE, que já foi presidente da Central Única de Pernambuco (CUT-PE) por dois mandatos, a criação do Piso dos Agentes de Saúde pode ser traduzida como reconhecimento da relevante atuação desses trabalhadores.
A Central Única dos Trabalhadores – CUT destaca a Grande Mobilização Nacional da Saúde em seu site e reservou uma página inteira para informar sobre o evento.
Hoje, ao acessarmos o Grupo Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde, no Facebook, nos deparamos com uma iniciativa maravilhosa, um verdadeiro exemplo de consciência e identidade profissional. Os agentes de Saúde de Parnamirim (Rio Grande do Norte) realizaram uma reunião “relâmpago” para discutir sobre Grande Mobilização Nacional.
A Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde (MNAS) alerta aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que os prefeitos não estão interessados em repassar os recursos que lhes são destinados pelo Ministério da Saúde.
Recentemente aproximadamente 2.000 secretários municipais de saúde participaram de um encontro em Brasília para avaliar os programas e incentivos disponíveis pelo Ministério da Saúde.
A Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde (MNAS) alerta aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que os prefeitos não estão interessados em repassar os recursos que lhes são destinados pelo Ministério da Saúde...
O Prefeito Demetrio Guerrieri Neto Guerrieri (PRTB), em reunião com o Sindicato Intermunicipal dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate as Endemias de Eunápolis e Região (SINDIACSCER), definiu o Piso Salarial dos Agentes de Saúde...
O custo mensal de cada um dos 254,910 agentes comunitários de saúde (ACS), inclusive dos 14.166 que cobrem a população paraense, passou a ser de R$ 950,00...
Diferentemente do que apregoa a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o recurso mensal de incentivo ao programa de Agente Comunitário de Saúde, conforme a Portaria 260/2013, não deve ter destinação diversa ao que a portaria a ele relacionada estabelece...
Estivemos conversando com o diretor executivo do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo – SINDACS-SP, Fabio Bandeira, que é Secretário Geral da referida instituição. Na ocasião foi esclarecido qual o propósito da GRANDE MOBILIZAÇÃO NACIONAL DA SAÚDE e qual a metodologia a ser utilizada na ação...
O presidente do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Pernambuco – SATENPE, Francis Herbert, em reunião com o coordenador da Grande Mobilização Nacional da Saúde, Samuel Camelo, manifestou apoio a Grande Mobilização Nacional da Saúde, previsto par o dia 07 de abril...
Esse evento interessa a todos, não apenas os profissionais da SAÚDE. No dia 7 de abril, estaremos visitando site, blog, Twitter, Facebook etc., ligados as Secretarias de Saúde do país (tanto na esfera municipal quanto estadual e Ministério da Saúde) para manifestar o nosso descontentamento com a SAÚDE pública...
Acompanhe o debate na comunidade www.facebook.com/groups/agentesdesaude No próximo dia 7 de abril, os agentes de saúde e demais profissionais da saúde estarão unidos na Grande Mobilização Nacional contra os baixos salários pagos aos agentes de saúde, a falta de transparência no repasse de recursos federais, precariedade no vínculo de trabalho e condições mínimas laborativas, além da equiparação da jornada de trabalho dos profissionais da enfermagem...
Ato de protesto dos Servidores da Saúde de todo o Brasil Os constantes escândalos envolvendo dinheiro público, sobretudo, da SAÚDE, tem colocado o Brasil inteiro em estado de alerta. A sociedade não é indiferente a todos esses desmandos que vem ocorrendo em vários estados brasileiros, de forma nacional. E a nossa SAÚDE? Está em crise...
Grande Mobilização Nacional da Saúde
O presidente do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Pernambuco – SATENPE, Francis Herbert, em reunião com o coordenador da Grande Mobilização Nacional da Saúde, Samuel Camelo, manifestou apoio a Mobilização, previsto para o dia 07 de abril. Só em Pernambuco, as referidas categorias somas mais de 50 mil profissionais. O presidente do SATENPE revelou-se empolgado com amplitude do movimento. Na reunião foi esclarecido os objetivo e sistemática do evento. É relevante destacar o papel das redes sociais como ferramenta de mobilização política da sociedade. Quando aludimos a questão política, não nos referimos a política partidária, uma vez que o interesse em evidência é a defesa da possibilidade de laborar de forma compatível com o ideal.
A novidade da Mobilização pela Internet
A Mobilização pela Internet não é algo novo. A criação de blogs, sites de compartilhamento e, sobretudo, das redes sociais criou um novo cenário, enlanguescendo a possibilidade de maior articulação entre os detentores da força de trabalho, inclusive da SAÚDE.
Inegavelmente as redes sociais criaram novas possibilidades para os trabalhadores. Não nos referimos apenas a simples conexões sociais, mas, articulações com probabilidades de grandes resultados. O caso da Primavera Árabe é um dos exemplos do que as articulações pela internet podem fazer.
O uso massivo das redes sociais, especificamente o Facebook e Twitter, é fundamental para arregimentar esse potencial de transformação, na busca de mudanças da realidade laborativa.
No caso da Grande Mobilização Nacional da Saúde, podemos contar com o apoio de profissionais dos mais diversos seguimentos da saúde, entre eles: Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate ás Endemias, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros etc.
É muito importante que todos tenham entendimento que, embora não seja necessário grande desprendimento na ação integrada, ela é tão importante quanto a presencial. Não podemos relaxar e acreditar que tudo será feito apenas com a participação do outro, considerando que esse também pode ser o pensamento de outrem. Nesse caso a ação estaria comprometida. Cada profissional é muito importante nessa mobilização.
*Todo o conteúdo deste site está publicado sob a garantia de direitos autorais. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS.
Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
Fonte na web: www.agentesdesaude.com.br
Onde acessar: www.agentesdesaude.com.br
Postado por
ACS_Luís Senna
às
sexta-feira, abril 05, 2013
Nenhum comentário:
Marcadores:
MNS
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest


quinta-feira, 4 de abril de 2013
BUERAREMA: AUDIÊNCIA NO TCM DISCUTE PENDÊNCIAS DEIXADAS PELO EX-PREFEITO
![]() |
Wagner, Elio Júnior, Maracajá e Gildásio em audiência no TCM. |
Vereadores de Buerarema tiveram audiência com o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Paulo Maracajá, para discutir pagamento de salário atrasados de servidores e prestação de contas do ex-prefeito Mardes Monteiro (PT).
Segundo os vereadores Elio Almeida, Gildásio Gonzaga e Wagner Sobrinho (Wagner Mototáxi), até agora o ex-gestor não enviou a prestação de contas com os restos a pagar, o que impede o governo atual de quitar pendências com a folha. “Também não houve transição”, afirma o líder do Governo na Câmara, Elio Almeida. Os servidores acumulam novembro e dezembro em atraso.
O presidente do TCM, Paulo Maracajá, disse que vai determinar ao chefe da inspetoria do TCM em Itabuna que intime o ex-prefeito e ex-secretários gestores de convênio para que prestem contas de verbas com a União e Estado. A recomendação foi para que também denunciem as práticas aos tribunas de contas da União (TCU) e do Estado (TCE).
Segundo os vereadores, Maracajá elogiou a decisão do governo local de não pagar as contas sem fazer consulta ao tribunal. A falta de prestação de contas por parte do governo anterior, conforme os vereadores, trouxe sérias consequências à gestão do prefeito Guima Barreto (PDT).
Postado por
ACS_Luís Senna
às
quinta-feira, abril 04, 2013
Nenhum comentário:
Marcadores:
Elio Júnior,
Maracajá e Gildásio,
Wagner
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest


domingo, 31 de março de 2013
CarnaCristo 2013
Uma das maiores festas cristã na cidade de Buerarema. Foi realizada na tarde de domingo pelas principais ruas da cidade o 3º Carna Cristo.
Uma festa que reuniu centenas de jovens, adultos e crianças, para louvarem a Cristo. A festa contou com a animação da banda gospel Mensageiros da Fé, de Buerarema, que em cima do trio arrastou a multidão de católicos, a festa partiu da igreja Nossa Senhora Sant'Ana, com a benção do pároco Pe. Luís Alves, contornando toda a cidade, encerrando na praça principal com a banda Kairós.
Postado por
ACS_Luís Senna
às
domingo, março 31, 2013
Nenhum comentário:
Marcadores:
carna cristo
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest


Assinar:
Postagens (Atom)
Postagens populares
-
Na anencefalia, há a ausência da maior parte do cérebro e da calota craniana (parte superior e arredondada do crânio). Na merocrania, uma...
-
SERÁ ATUALIZADO ANUALMENTE, sempre no 28º (vigésimo oitavo) dia do mês de fevereiro, a partir do ano de 2016. Provavelmente o REAJUSTE...
-
VOZ do ACE e ACS: PORTARIA Nº 314, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2014 : MINISTÉRIO DA SAÚDE GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 314, DE 28 DE FEVEREIR...
-
Sec. de Saúde de Buerarema Alessandra Lopes Macuconews: Qual a avaliação que a senhora faz dos 100 dias de trabalho na secretar...
-
PORTARIA Nº 260, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2013 Fixa o valor do incentivo de custeio referente à implantação de Agentes Comunitári...
-
¨¨¨BLOG DO ACS ELISEU: O INCENTIVO POR ACS PODERÁ CHEGAR A R$ 850.00
-
RIO DE JANEIRO PROJETO DE LEI Nº 2077/2013 Pedimos que citem a fonte da cópia ao reprozir este material! EMENTA: INSTITUI O PISO...
-
ACSPel: O Brasil livre da Tuberculose
-
O presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), está buscando construir um consenso em ...