sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

MOBILIZAÇÃO EM JEQUIÉ - C.S Julia Magalhães


Por isso convidamos e contamos com a colaboração de toda comunidade!
Os ACS lotados no Centro de Saúde Julia Magalhães têm prestado um serviço de fundamental importância para a promoção e educação em saúde de nossa Comunidade. Este serviço tem o reconhecimento e o respeito da comunidade, o mesmo não acontece por parte da Gestão Municipal de Jequié que não respeita os ACS e nem a população, não lhes dão condições de Trabalho suficiente para atender as demandas aos usuários do SUS, que vem sofrendo com cotas insuficientes de exames, falta de médicos especialistas e outros profissionais envolvido na equipe de saúde, falta de visitas dos enfermeiros do PACS a comunidade, entre vários outros problemas.
Sob estas condições o SIND-ACS/ACE esteve reunido com os ACS do C.S. Julia Magalhães, onde foi organizado o dia D de mobilizações que acontecerá dia 17 de Dezembro a partir das 08h30min no Julia Magalhães, onde estaremos reivindicando contra todas as mazelas que esta unidade de saúde vem sofrendo, pois não podemos continuar aceitando a total falta de respeito da gestão municipal para com os Agentes Comunitários de Saúde e toda comunidade.

 



Vamos à luta. Juntos somos fortes!
SIND-ACS/ACE de Jequié e Região

Aflição nos momentos do manifesto dos Agricultores em Buerarema - Br-101

Ontem, Buerarema viu mais um capítulo desta longa história entre supostos índios e agricultores. Um longo momento tenso na Br-101. Foram mais de 5 km de de pista interditada. A PRF, Força Nacional, assim também como a Policia Militar se fizeram presente no local, para garantir a segurança de quem ali estava.
Em um local bem perto dali, no Aquariuns Pesc, onde acontecia uma confraternização de entre amigos. Bom ontem quando estávamos neste momento em, que todos buscavam se divertir, uma cena quase trágica aconteceu. Foi quando os manifestante começaram a entrar em confronto com a PRF...o que se via era que eles tentavam tentando se defender de pedras que eram atiradas contra eles, quando de repente, ouvíamos tiro para cima, via-se que os policiais atiravam para cima, para que os manifestante afastassem, mas era nad. eles continuavam. Sem poder afirmar de onde veio o tiro, a mais ou menos 50 ou 60 cm acima de minha cabeça, ouvi quando o tiro passou perto de mim, meu instinto foi me abaixar, logos que não ouvi mais tiro, corri, muito tempo depois, voltei ao local para ver o local, foi quando vi a marca da bala. Apesar do local do tiro ser alto, leva-se em conta que tenho 1,92 cm de altura, por isso estar tão perto do local onde o tiro passou.
vejam onde a bala entrou e saiu
 
logo em seguida ela entra nesta palha de coco

Bom, gente este foi um momento de muita aflição, agora vejam, as consequências de quando se faz algo sem planejamento, e acaba colocando a vidas de outras pessoas em risco. Depois de episódio, me sinto com uma nova vida, sabendo que eu poderia ser mais uma vitima de bala perdida.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Piso dos Nacional dos Agentes de Saúde foi conquistado?


Wagner Freitas, presidente da CUT, em artigo publicado, avalia que “é absolutamente 
fundamental que um governo democrático-popular como o nosso respeite, valorize, e
remunere adequadamente os trabalhadores.
CUT e CNTSS/CUT conquistam do governo o piso salarial nacional dos Agentes de Saúde e dos de Endemias 

Escrito por: Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT


Um forte processo de mobilização envolvendo a CUT – Central Única dos Trabalhadores e a CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, por meio de seus presidentes, respectivamente, Vagner Freitas e Sandro Cezar, foi intensificado nas últimas semanas em Brasília. Um dos motivos centrais foi o acompanhamento sistemático junto ao governo federal e ao Congresso Nacional do trâmite do Projeto de Lei que definirá o piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde e de agentes de combate às endemias.

Um período recente que demandou muitas reuniões e mobilizações de rua, mas cujo resultado obtido correspondeu a uma reivindicação que vinha sendo priorizada há muito tempos pelas entidades representativas dos trabalhadores e pela própria categoria. A grande vitória de agora garantiu o compromisso do governo federal com os trabalhadores de que Projeto de Lei a ser avaliado pelo Congresso defina o piso salarial imediato de R$850,00 e que a partir de janeiro de 2014 este valor atinja o montante de R$ 903,00.


 

Para o presidente da CNTSS/CUT, a conquista foi um avanço na perspectiva dos trabalhadores. “O que nós, CUT, CNTSS/CUT e a categoria, buscávamos era o direito real de que todo trabalhador desta área, em qualquer lugar do país, não recebesse um salário menor do que este estipulado pela Lei. Este valor será o patamar mínimo a ser pago. Hoje existem nos pais municípios que nem pagam um salário mínimo a este profissional, que desenvolve um trabalho fundamental de prevenção e de combate a doenças com a nossa população,” destaca Sandro Cezar.

Wagner Freitas, presidente da CUT, em artigo publicado, avalia que “é absolutamente fundamental que um governo democrático-popular como o nosso respeite, valorize, e remunere adequadamente os trabalhadores que têm a missão de levar saúde e melhorias das condições de vida diretamente para todos brasileiros que mais necessitam de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). E as Prefeituras, que recebem recursos federais do SUS para o pagamento dos agentes comunitários, têm de se comprometer com o repasse integral e com a valorização desses profissionais”.

O secretário do Combate ao Racismo da Confederação e secretário da Fenasce, Robson Teixeira de Góes, que também acompanhou este processo, lembra que são cerca de 300 mil trabalhadores que compõem a categoria. “Com a iniciativa partindo do governo federal não ocorrerá o problema de vício de inconstitucionalidade, pois, o Congresso Nacional não poderia legislar sobre atribuições que são específicas do Executivo Federal,” afirma Robson de Góes.

Outro compromisso do governo federal é que este projeto seja votado o mais rápido possível para que os trabalhadores possam ter acesso a este direito ainda em dezembro deste ano. Isto dependerá também do esforço do Congresso Nacional, que deverá desobstruir a sua pauta, dando encaminhamento a dois projetos que estão na agenda da Casa, são eles: sobre o Fundo de Garantia e do Marco Civil da Internet .

Assessoria de Imprensa

CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social


Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE) 
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
Blog da MNAS e Jornal dos ACS/ACE: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: www.cntsscut.org.br (com cortes do Jornal)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares