sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PSFs da zona oeste abrem neste sábado

PSFs estarão abertos apenas para realização de exames preventivos
Dez unidades de PSF da região centro-oeste e também zona rural do município funcionam neste sábado, 15, de 8h às 17h, para realização de exames de prevenção ao câncer de colo de útero, o Papanicolau. As ações estão dentro da III Campanha Municipal de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero , realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, no Outubro Rosa. 
As mulheres com idade entre 25 e 64 anos, e que ainda não fizeram o exame este ano, devem se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua casa para realizar o Papanicolau e exame preventivo nas mamas. Encontrada alguma alteração, são encaminhadas para agendamento de mamografia (acima de 40 anos). Este ano, as mulheres que realizam a mamografia, ganham de presente um colar, confeccionado por mulheres atendidas pela Prefeitura, numa iniciativa do Conselho Municipal da Mulher.

As unidades de PSF que abrirão neste sábado são: São José, Quisisana, Santa Angela, Santa Augusta, Maria Imaculada, Bortolan, Cascatinha, Vila Nova, São Jorge e PSF rural. Durante a semana, estas unidades e as demais em todo o município também estão realizando o preventivo.

A campanha prevê ainda horário especial para as mulheres trabalhadoras. O Posto Central, localizado na Rua Amazonas, ficará aberto até às 20h nos dias 18 e 25. No posto São Jorge, o horário especial acontece às segundas-feiras , dias 17, e 24. Na região rural, a campanha acontece de 10 a 15 de outubro.

No dia 22, será a vez das unidades de saúde da região sul.
O Outubro Rosa é realizado em Poços de Caldas numa parceria da Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Saúde da Família, Programa Saúde da Mulher e Vigilância Epidemiológica; SUS e Conselho Municipal da Mulher.

Os primeiros dentinhos


A criança sente alguma coisa quando nascem os dentinhos?
Pela experiência clínica e relato das próprias mães, observamos que tem crianças que não sentem absolutamente nada quando do nascimento dos dentinhos, outras podem manifestar os seguintes sinais e/ou sintomas: “coceira” na região da gengiva, levar mão constantemente à boca, babar, morder, irritação, a criança pode ficar “chatinha”, perder o apetite, fezes amolecidas e esverdeadas, estado febril, baixar a resistência (estado gripal), hematoma de erupção (região arroxeada), entre outros.
Normalmente essas alterações desaparecem com a erupção (nascimento) dos dentes sem maiores problemas. Nos casos de maior incômodo podemos oferecer mordedores de boa qualidade (alguns tipos podem ser levados à geladeira o que proporciona alívio para o bebê) ou simplesmente massagear a região onde estão nascendo os dentinhos com dedeira ou escovinha ou mesmo com gaze/paninho limpo. O uso de fitoterápicos ou medicamentos naturais como camomilina ou maracujina também podem ser indicados. O mais importante é ter paciência e saber que é um processo natural ao qual a criança vai se adaptando gradualmente.
No caso de dúvidas ou alterações mais graves o melhor é sempre conversar com o odontopediatra!



Sexualidade na gravidez



Este é, talvez, o tema mais delicado e difícil de ser abordado pelo casal grávido, não obstante as dúvidas e ansiedades que suscita.
Homens e mulheres ainda sentem muito constrangimento em falar sobre sua própria sexualidade, principalmente no tocante às dificuldades, mesmo que seja entre parceiros.
Assim, quando o obstetra afirma que o casal deve abster-se de sexo por ser uma gravidez de risco, ninguém contesta nem sequer procura saber o que é ou não permitido e o que fazer quando a sexualidade aflora, uma vez que ela não deixa de se manifestar porque houve uma restrição médica.
Emocionalmente, uma bomba foi lançada no relacionamento conjugal. O casal, assustado, passa a evitar todo tipo de contato, fica muito mais fragilizado e distante e a ansiedade que poderia ser amenizada momentaneamente através do orgasmo, intensifica-se, criando novos temores e angústias.
Este pode ser, então, o momento de grandes descobertas amorosas. Se o casal encontra-se num relacionamento estável, maduro e sólido, quando a vinda de um filho poderá uni-los de modo mais pleno ou mesmo se a intimidade entre os parceiros propicia um diálogo aberto e honesto, há possibilidade de se poder descobrir outros jeitos de fazer amor, sem que haja penetração.
A criatividade sexual pode entrar em cena, através de jogos eróticos, novas posições e novas fontes de prazer, que transformarão tudo numa grande aventura, plena de lances inusitados e estimulantes, onde cada um poderá expressar suas preferências e fantasias mais íntimas. Tudo é permitido desde que haja harmonia entre o casal, que deve buscar o bem-estar mútuo e um maior equilíbrio emocional, diminuindo as ansiedades e angústias próprias desse período.
Essas experiências amorosas e sensuais marcarão o início de uma vida sexual mais prazerosa e satisfatória e, certamente, aprofundarão o relacionamento conjugal de maneira mais duradoura.
Mesmo o casal que não sofreu restrição quanto às relações sexuais, também deveria fazer uso destes jogos de sedução, descobrindo e intensificando as carícias e o prazer.
Mas não é o que comumente acontece. Vários fatores, conscientes e inconscientes, contribuem para a alteração do desejo sexual.

No início da gravidez, muitas gestantes manifestam sintomas como náuseas, vômitos, hipersonia e o grande temor do aborto, por acreditarem que o feto ainda não está suficientemente aderido ao útero, e isso compromete sobremodo o desejo sexual.
Os aspectos regressivos inconscientes ocorrem desde o início da gravidez, fazendo com que a gestante se identifique com o feto, o que a torna mais sensível e vulnerável, com intensa necessidade de proteção e carinho. Neste momento, volta-se para si mesma, num movimento de introspecção, evitando qualquer estímulo que interfira neste processo ; e aqui pode-se incluir o sexo, como uma espécie de preparação para todas as mudanças físicas e emocionais que têm início. Com o passar do tempo, a intensidade da angústia do perigo do aborto diminui consideravelmente, podendo até cessar.

Com o corpo visivelmente grávido, seios e ventre avolumados, muitas gestantes percebem-se mais femininas e sensuais, o que faz aumentar o desejo sexual e a procura pelo parceiro.
Outras, ainda, por já se encontrarem grávidas, liberam a sexualidade mais espontaneamente, por vezes experimentando pela primeira vez o orgasmo pleno. Alguns homens chegam a estranhar o comportamento de suas mulheres, pois não condiz com a imagem idealizada da figura materna, que é assexuada e pura. Passam, assim, a evitar o contato físico como se este fosse pecado e, portanto, inadequado para a situação presente.
A raiz de tais sentimentos jaz na própria religião que, desde muito cedo ensina aos fiéis, que toda a humanidade originou-se de Adão e Eva através do "pecado original". A fatídica "mordida na maçã", símbolo do sexo pelo sexo, o prazer físico, a sexualidade propriamente dita.
Desta forma , ainda segundo a religião, o símbolo da maternidade foi dedicado a Maria, que concebeu Jesus sem pecado, continuando, portanto, pura e imaculada.
Esses conceitos religiosos que fazem distinção entre maternidade e sexualidade, inconscientemente influenciam a vida sexual, desde o momento da concepção, podendo perdurar por um tempo longo demais.
O sexo, após cumprir sua função mais importante que é a perpetuação da espécie, passa a ser "pecado".
Como a gravidez propicia à gestante e ao ambiente próximo, em especial, ao futuro papai, um estado regressivo, inconscientemente reativam a imagem da própria figura materna grávida, todos os sentimentos que a envolveram e o significado mais puro da maternidade. Daí uma das grandes dificuldades em expressar a sexualidade sem culpa, num momento tão intenso e repleto de emoções várias.
Nos casos em que a gravidez não foi desejada e mesmo não fazia parte dos planos mais imediatos, muitas mulheres, por sentirem aversão ao seu estado, apesar da decisão de lhe dar continuidade, rejeitam seus parceiros numa atitude de punição por tê-las engravidado.
Outras, psicologicamente menos amadurecidas e, portanto, mais dependentes de suas próprias mães ou de seus parceiros, enquanto figuras paternas, sentem-se mais filhas que mulheres e mães, o que também pode inibir a sexualidade.
Outros fatores de peso também alteram a vida sexual, como a vivência real de aborto espontâneo, repetido ou não, depressão materna e o medo de prejudicar o feto. Com relação a este último, se as relações sexuais foram liberadas pelo obstetra, não oferecem perigo, pois o feto está muito bem protegido pela bolsa d'água, que funciona como um amortecedor, e o colo do útero encontra-se fechado.
Também não é verdadeiro o mito que se criou em torno do orgasmo, que pode provocar o aborto. Muito pelo contrário : o orgasmo é altamente benéfico em qualquer época da gestação, pois tem a função de servir como "válvula de escape" para as ansiedades próprias da gravidez. Além disso, propicia a continuidade da harmonia conjugal, diminuindo o ciúme do casal: o do homem em relação ao bebê, que é percebido como um rival pela íntima relação mãe-bebê, da qual muitas vezes se sente excluído e, da gestante, com referência às possibilidades do parceiro sair em busca de aventuras extra-conjugais.
Há, também, um fator biológico importantíssimo a ser considerado sobre o orgasmo: exercita os músculos do períneo que serão muito solicitados por ocasião do parto.
O modo como a gestante percebe a estética de seu corpo pode influenciar na sexualidade. Se ela se sente feia e gorda ou percebe que seu parceiro a vê desta forma, fará com que altere e até cesse o desejo sexual. Muitas vezes, mesmo que ele se orgulhe de seu estado e a elogie, não modifica seus sentimentos, podendo, inclusive, irritá-la mais.
Há homens que sentem o corpo da gestante como muito sensual e atraente, pois se constitui na prova viva de sua própria virilidade.
Há outros em que ao verem a ultra-sonografia e constatar a existência real do bebê ou mesmo quando percebem os movimentos fetais no útero materno, passam a evitar as relações sexuais, pois são sentidas como realizadas a três. Outros, ainda, inconscientemente evocam a figura materna e a atividade sexual é percebida como se acontecendo com a própria mãe, o que, certamente, torna-a inviável.
As transformações hormonais que ocorrem na gestante, provocam a mudança do cheiro e o aumento da secreção vaginal o que, para alguns homens, causa estranhamento na penetração e pode fazer com que evitem o sexo oral.
Algumas gestantes necessitam neste período de maior demonstração de carinho, apoio e até de certa dose de erotismo e menos necessidade de relação sexual com penetração.
Se a gravidez ocorreu com um parceiro eventual ou numa relação cujo vínculo ainda não se fortaleceu e a comunicação entre os parceiros não atingiu o grau de confiança e cumplicidade necessários, o medo de magoar o outro muitas vezes leva a aceitar que o sexo se concretize contra a própria vontade, mais como uma obrigação conjugal.
Ao final do terceiro trimestre de gestação, quando o corpo da mulher, já bem desenvolvido, não permite as posições mais tradicionais, alguns homens não se sentem à vontade com novas posições ou mesmo por retornar o temor de prejudicar o feto.
Novamente entra em questão a possibilidade de se criar outras alternativas amorosas, para que não cesse o encontro do prazer físico-emocional, quer sejam, a masturbação a dois, sexo oral, anal, desde que não interfiram negativamente no respeito aos desejos de cada um, mais fundamental que o próprio prazer em si.
Concluindo, a sexualidade ativa nunca deveria ser interrompida em nenhum momento da gravidez, visto que não é apenas com a penetração que se atinge o orgasmo. Há várias maneiras de se atingi-lo e cada parceiro pode usar de suas próprias fantasias eróticas para que se mantenha viva esta chama tão importante na vida conjugal e tão benéfica nesta fase.
Por conter aspectos inconscientes, a alteração do desejo sexual de um parceiro nem sempre é compreendida pelo outro e, muitas vezes, é captada como uma dificuldade de ordem pessoal, tornando a relação mais vulnerável e o vínculo conjugal ameaçado.
Assim, o significado de tais alterações são percebidas pelo homem e pela mulher de maneiras diferentes.
Para o homem, pode ser a confirmação de sua exclusão na relação mãe-bebê e pode causar-lhe profunda mágoa e grande irritação ao se perceber apenas como reprodutor. Conseqüentemente, isso provocará um maior afastamento de sua parceira, num momento em que ela está mais necessitada de sua presença física e emocional.
Para a mulher, pode ser a confirmação de sua fealdade, fazendo-a sentir-se menos sedutora, sem atrativos, muitas vezes reclamando que o parceiro está desinteressado pela gravidez e pelo bebê e, acima de tudo, levando-a a suspeitar da fidelidade conjugal.
É, portanto, de suma importância, o diálogo entre os dois, sem mágoas e ressentimentos, assim que as dificuldades conjugais comecem a surgir, para que não se acentuem e impeçam a retomada do vínculo posteriormente.
Mais uma vez há de se falar da importância do acompanhamento psicológico da gravidez, no sentido de ajudar a tornar conscientes os aspectos ocultos de atuação dos parceiros, pois permite a expressão e o esclarecimento dos sentimentos mais íntimos e profundos do casal grávido.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Sesc realiza palestra sobre Doenças sexuais

























Nesta quinta-feira, 13, o Serviço Social do Comércio da Paraíba realiza uma palestra informativa sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) na Escola Carlos Arnóbio de Paz, em Santa Rita. Voltada para alunos do 7º e 8º ano, o evento permitirá aos participantes conhecer quais são as DSTs e as formas de prevenção.

A ação educativa é promovida pelo setor de Educação em Saúde do Sesc Paraíba e um dos objetivos é orientar os jovens sobre os possíveis problemas que podem ser obtidos em relações sexuais sem proteção.

A partir das 14h30, os estudantes serão orientados com panfletos, material expositivo e dicas dos diferentes tipos de doenças transmissíveis e quais os sintomas que elas podem apresentar. Através de modelos anatômicos dos corpos, será explicado como funcionam os modos preventivos, como a camisinha. Além disso, os participantes conhecerão um pouco mais sobre o vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), transmissor da AIDS, aprendendo as formas de contágio e como evitar a enfermidade.

Os interessados em obter mais informações sobre as ações desenvolvidas pela Educação em Saúde, que atua em empresas, instituições e organizações, podem entrar em contato pelo telefone (83) 3208-3156. O setor fica no Sesc Centro João Pessoa, localizado na Rua Desembargador Souto Maior, 281, no Centro da capital.



http://despertadornews.blogspot.com

CCJ aprova nova regra para remuneração de agentes comunitários de saúde



                         Deputado Valtenir Pereira (PSB-MT)


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta terça-feira a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 22/11, do deputado Valtenir Pereira (PSB-MT), que fixa regras para a remuneração dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias. Pelo texto, o vencimento desses agentes não será inferior a dois salários mínimos, mais o adicional de insalubridade. Agora será criada uma comissão especial para analisar o mérito da proposição. Em seguida, a matéria será votada em dois turnos pelo Plenário.


O relator, deputado Mauro Benevides (PMDB-CE), recomendou a aprovação. Pela proposta, os agentes também terão direito a aposentadoria especial, devido aos riscos inerentes às atividades desempenhadas. Os recursos para pagamento dos profissionais serão consignados no Orçamento Geral da União com dotação própria e exclusiva e serão repassados pela União aos municípios, estados e Distrito Federal. Esses recursos não serão incluídos no cálculo para fins do limite de despesa com pessoal, para cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00).

O texto diz ainda que caberá aos municípios, estados e Distrito Federal estabelecer incentivos, auxílios, gratificações e indenizações a fim de valorizar o trabalho desses profissionais.

Regras atuais
Segundo a Constituição Federal, uma lei federal deve tratar do regime jurídico, do piso salarial, das diretrizes para os planos de carreira e da regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e do agente de combate às endemias.

Conforme a Constituição, compete à União, nos termos da lei, prestar assistência financeira complementar aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios para o cumprimento do piso salarial.

COSMO MARIZ: PROJOVEM TERÁ REFORÇO EXTRA- SENADO APROVA ENVIO D...

COSMO MARIZ: PROJOVEM TERÁ REFORÇO EXTRA- SENADO APROVA ENVIO D...: Projeto, que agora vai para a Câmara, reforça caixa do programa que incentiva formação escolar, profissional e cidadã de jovens de baixa re...

Aviso prévio de 90 dias vale a partir de hoje


Previsto para sair na publicação do Diário Oficial da União de hoje, começa a valer a lei do aviso prévio de 90 dias, sancionada nesta terça-feira pela presidente Dilma Rousseff e já aprovado pela Câmara desde o último dia 21. A proposta que regulamenta a Constituição Federal, foi votada pelo Senado Federal em 1989, mas estava parada na Câmara desde 1995 e só agora passa a valer. Dilma aprovou a medida sem modificar o texto aprovado.
De acordo com a lei, o aviso prévio será concedido na proporção de até 30 dias aos empregados que contem um ano de serviço na mesma empresa. Após esse período, serão acrescidos mais três dias por ano de serviço prestado na mesma empresa, até o máximo de 60 dias, perfazendo um total de 90 dias. Ou seja, a partir de 20 anos de trabalho, o empregado já tem direito aos 90 dias.
Até agora a medida não deixa claro se o direito é retroativo para pessoas desligadas nos últimos dois anos. No entanto, os sindicatos afirmaram que a regra desestimulará demissões e reduzirá a rotatividade de trabalhadores em uma empresa. Já entidades ligadas ao setor patronal enxergam ao menos um efeito colateral, como o risco de crescimento da informalidade diante de normas mais rígidas para a empresa.

fonte: http://www.jornalitabunanews.com.br

ASSOCIAÇÃO DA GUARDA CIVIL DO MUNICPIO DE BUERAREMA REALIZA ELEIÇÃO PARA NOVA DIRETORIA

AGCMB - ASSOCIAÇÃO DA GUARDA CIVIL DO MUNICPIO DE BUERAREMA REALIZA ELEIÇÃO PARA NOVA DIRETORIA.





Foi realizado neste dia 11 de outubro na Câmara Municipal de Buerarema a eleição para escolha da nova diretoria da AGCMB sendo eleito, como presidente o guarda municipal HELIO BARBOSA DOS SANTOS (PITÚ) e como vice presidente ficou CARLOS ALBERTO DOS SANTOS (PIU) como Secretário JAIR DOS SANTOS COSTA como Tesoureiro MARCOS SANTANA DE BRITO e como vogal ERASMO DE ALMEIDA SANTOS o presidente eleito se comprometeu perante a todos a lutar por uma guarda mais forte e unida em prol dos seus objetivos. A eleição foi presidida pelo coordenador geral do CRASBA Sr. MARIVALDO ANDRADE SANTOS e Secretariada pelo vereador Sr.ROQUE BORGES DO NASCIMENTO.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

“Uma Professora Maluquinha” se comunica com as crianças"

Rep/Web
A atriz Paola Oliveira interpreta a professora Cate, uma mulher à frente de seu tempo


De certa forma, o longa Uma Professora Muito Maluquinha é uma espécie de releitura infanto-juvenil do clássico O Padre e a Moça, embora isso seja um detalhe que deve passar despercebido pelo público-alvo. Mas isso não importa, porque o longa cumpre sua função de se comunicar com as crianças, levando para as telas o livro do escritor-desenhista Ziraldo, com roteiro assinado por ele mesmo.

Quando ela volta para sua cidade, no interior de Minas, e recebe uma classe de primário para ensinar, ela entra em choque com as professoras veteranas, que ensinam à moda antiga. Este é apenas um foco do filme, que tem um tom nostálgico sem soar empoeirado – o que pode agradar àqueles que já não estão mais na idade escolar.
Na pele da personagem-título está Paola Oliveira, recém-saída da novelaInsensato Coração, em que viveu a heroína Marina. Aqui, a personagem é um tanto diferente. A professora Cate é uma moça à frente de seu tempo. Seus métodos pedagógicos não condizem com as diretrizes das escolas públicas da década de 1940.
Cate, além de dar aulas, é especialista em partir corações. Seja do poeta-bancário (Rodrigo Pandolfo), do professor de geografia (Max Fercondini), ou do galã local, Rodolfo Valentino (Ricardo Pereira). A relação mais tensa, no entanto, é com o jovem padre Beto (Joaquim Lopes), com quem viveria entre tapas e beijos se ele pudesse beijar, é claro.
Amigos de infância que se reencontram, Cate e Beto estão sempre batendo de frente porque ele é supervisor da escola e também não concorda com a pedagogia da moça, que inclui leituras de gibis, idas ao cinema e uma encenação de Cleópatra. A verdade é que Cate é a professora que todos gostariam de ter tido em algum momento da vida.
Baseada em diversos educadores que Ziraldo realmente conheceu, ela é um tanto idealizada, mas muito palpável.
Dirigido por André Alves Pinto (sobrinho de Ziraldo) e Cesar Rodrigues, o filme se apega ao elemento emocional. Descobrimos Cate e nos apaixonamos por ela pelos olhos das crianças, seus alunos. Como diz o personagem-narrador no início do filme, no primeiro momento em que ela entra na sala de aula, “todos os meninos queriam crescer logo para se casar com ela, e as meninas queriam ser iguais a ela.”
A interpretação de Paola Oliveira vai além da semelhança física com o desenho do livro original de Ziraldo. Com riso largo e fácil e olhos expressivos, não é difícil entender o encanto daquelas crianças por sua professora. Ela é capaz de ser doce sem cair no excesso de sacarina, divertida, sem ser espalhafatosa.
Boa parte do filme foi rodada em São João del Rey (MG). A arquitetura diversificada da antiga cidade mineira confere um ar de atemporalidade muito benvindo ao filme. É uma história que se situa no passado, ressoa no presente e tem algo a dizer sobre o futuro – levantando discussões sobre os caminhos do ensino no Brasil.

FELIZ DIA DAS CRIANCINHAS...

QUE TODOS OS DIAS SEJAM DIA DAS CRIANÇAS.
Dia das crianças monica Dia das crianças


já fui sonho, projeto, feto...
Hoje sou como o raiar de um novo dia
O brotar de uma semente
O desabrochar de uma flor.

Sou como uma doce melodia
Com autor e partitura
Só preciso que me "toquem" com ternura
Para que eu possa ser gente.

Do bem, quero ser sempre contexto
Não nasci para ser avesso
Sou portador de sol
Trago luz
Alegria e esperança
Afinal sou criança
Imagem e semelhança de Jesus!


NOSSAS CRIANÇAS...NOSSO MAIOR TESOURO...


Autor: Walter Pereira Pimentel

terça-feira, 11 de outubro de 2011

ESTA É PRA DAR RISADAS DE MONTÃO...


SEM COMENTÁRIOS...

Pais devem ter cuidado ao comprar brinquedos para o Dia da Criança

Os produtos infantis têm o maior número de reclamações no Inmetro, sendo que 44% destas reclamações envolvem brinquedos. Com a proximidade do Dia da Criança, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) reuniu alguns cuidados que pais e responsáveis precisam ter para presentear as crianças com segurança.
Na hora de comprar, o Instituto indica que os pais considerem riscos à saúde e segurança da criança e para isso é preciso verificar o selo do Inmetro e a classificação indicativa do objeto. Conheça outros cuidados que devem ser tomados.
Com a proximidade do Dia da Criança, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) divulgou recomendações para alertar pais e responsáveis aos riscos na hora de comprar brinquedos. O selo de identificação ou certificação do Inmetro deve ser checado antes de adquirir o produto. A presença do selo mostra que o brinquedo passou pelos requisitos mínimos de segurança estabelecidos

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

BNDES abre vagas para nível médio e superior


Seleção pública do BNDES abre 270 vagas para cadastro de reserva em cargos de níveis médio e superior. Salário oferecido é de até R$ 8.423,86.

Profissionais de nível médio e superior já podem se inscrever na Seleção Pública que formará Cadastros de Reserva de Pessoal no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O Edital disponibilzado (n° 2/2011) prevê a formação de um cadastro de reservas contendo 270 futuras vagas para lotação no Município do Rio de Janeiro (prioritariamente). Porém, existe a possibilidade dos aprovados admitidos serem lotados em qualquer outra cidade onde houver uma Unidade do BNDES, de acordo com as necessidades do serviço.

Número de vagas, Cargos e Salários 

De acordo com o edital, o Processo Seletivo se destina ao provimento de 270 oportunidades, as quais serão distribuídas, futuramente, entre os cargos de Profissional Básico (conforme área de formação) e de Técnico de Arquivo. Em cumprimento da Legislação em vigor, está prevista a contratação de 1 (um) candidato portador de deficiência aprovado para cada 20 (vinte) contratações de candidatos inseridos nas vagas de ampla concorrência, respeitada a relação vaga/cargo/formação.
Para concorrer a um dos postos de reserva no cargo de Profissional Básico do BNDES, os candidatos devem possuir formação de nível superior nas áreas de Administração, Análise de Sistemas – Desenvolvimento, Contabilidade, Comunicação Social e Economia. Também devem ter disponibilidade para realizar viagens a serviço, tanto no país quanto no exterior.
Já para aqueles que pretendam optar pelo cargo de Técnico de Arquivo, é preciso ter Ensino Médio completo.
Para a função de Técnico de Arquivo, o salário inicial é de R$ 2.683,83, com jornada de trabalho de 35 horas semanais. Eventualmente poderá haver a necessidade de o trabalho ser realizado em finais de semana e/ou feriados.
O Profissional Básico, por sua vez, recebe inicialmente um salário de R$ 8.423,86, independente da área de formação, para uma jornada de trabalho de 35 horas semanais.
Além dos salários oferecidos, os candidatos receberão alguns benefícios legais, que são:
  • Ingresso em quadro de pessoal;
  • Participação nas despesas com assistências médica, hospitalar e dentária, extensivas aos dependentes;
  • Participação nas despesas do Programa de Assistência Educacional (auxílio acompanhante, creche e ensinos fundamental e médio);
  • Previdência complementar através da Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES – FAPES.

Inscrições e Taxas

Para participar, o interessado deverá efetuar a inscrição até 16 de outubro de 2011, na página da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br) e pagar a respectiva taxa.
As taxas de inscrição custam:
- R$ 64,00, para Profissional Básico (formações de Administração, Análise de Sistemas – Desenvolvimento, Contabilidade, Comunicação Social e Economia);
- R$ 35,00, para Técnico de Arquivo.

Provas

Para o cargo de Profissional Básico, a seleção será feita através da aplicação de provas objetivas (1ª Fase) e discursiva (2ª Fase), ambas de caráter eliminatório e classificatório. Já para o cargo de Técnico de Arquivo, o processo de avaliação será realizado por meio de provas objetivas (1ª Fase) e prova de redação (2ª Fase), também eliminatórias e classificatórias.
Ambas as provas deverão ser realizadas na data provável 27 de novembro de 2011, em Belém/PA, Brasília/DF, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP. A mesma data de aplicação será válida para ambos os cargos.
Os gabaritos das provas objetivas serão distribuídos à Imprensa, no primeiro dia útil seguinte ao de realização das provas, estando disponíveis, também, nas páginas do BNDES (www.bndes.gov.br) e da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br).
No dia 10 de janeiro de 2011, serão divulgados os resultados das provas objetivas (para os dois cargos) e das notas da prova discursiva para o cargo de Profissional Básico (formações de Administração, Análise de Sistemas – Desenvolvimento, Contabilidade, Comunicação Social e Economia ) e da nota da Redação para o cargo de Técnico de Arquivo (via Internet).

Validade

O prazo de validade da Seleção Pública será de 5 (cinco) meses, podendo ser prorrogado por igual período, contado a partir da data de publicação de sua homologação no Diário Oficial da União.
Edital BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

‎10 de Outubro - Dia Mundial da Saúde Mental

 
A Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei 10.216/02,busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária. Isto é, que garante a livre circulação das pessoas com transtornos mentais pelos serviços, comunidade e cidade, e oferece cuidados com base nos recursos que a comunidade oferece. Este modelo conta com uma rede ...de serviços e equipamentos variados tais como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), os Centros de Convivência e Cultura e os leitos de atenção integral (em Hospitais Gerais, nos CAPS III). O Programa de Volta para Casa que oferece bolsas para egressos de longas internações em hospitais psiquiátricos, também faz parte desta Política.

Pela terceira vez, Brasil lidera ranking de combate à fome | Agência Brasil


Brasília - O Brasil lidera pela terceira vez o levantamento da organização não governamental (ONG) ActionAid, divulgado hoje (10), que lista os países que mais combatem a fome. Desta vez, o anúncio de mais investimentos para a agricultura familiar levou o Brasil ao topo do ranking. Malauí, Ruanda, Etiópia e Tanzânia completam as cinco primeiras posições.
O relatório lista resultados do Programa Fome Zero, que levou à redução da desnutrição infantil em 73% entre 2002 e 2008, e elogia a inclusão do direito à alimentação na Constituição Federal em fevereiro de 2010.
A iniciativa mais recente do país no combate à insegurança alimentar, segundo a ONG, foi o anúncio de R$ 16 bilhões para o Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/2012, para investimentos na produção de alimentos, geração de renda no campo e organização econômica de agricultores familiares, assentados da reforma agrária e povos e comunidades tradicionais.
Apesar dos bons resultados, segundo a ActionAid, o Brasil precisa avançar na distribuição de terras, uma das mais desiguais do mundo. De acordo com o relatório, 56% da terra agricultável estão nas mãos de 3,5% dos proprietários rurais. Os 40% mais pobres têm apenas 1% dessas terras.
'O país precisa resolver a profunda desigualdade no acesso à terra e assegurar que os novos processos de crescimento não gerem novas exclusões por meio do deslocamento das populações. E ainda há 16 milhões de pessoas em situação de extrema pobreza, altamente vulneráveis à fome. Essas pessoas são profundamente excluídas, são necessárias políticas públicas muito específicas e desenhadas para esse grupo', avaliou o coordenador executivo da ActionAid Brasil, Adriano Campolina.
Segundo ele, pode ser compartilhada com outros países a experiência brasileira em iniciativas de transferência de renda e políticas de proteção social e segurança alimentar, como os programas de merenda escolar e de construção de cisternas em regiões semiáridas.
Na avaliação global, o levantamento aponta que apesar de recentes avanços no combate à fome e à insegurança alimentar, o mundo está prestes a enfrentar uma agravamento da crise de oferta de alimentos. Entre as causas estão os efeitos das mudanças climáticas e a perspectiva de aumento de preço dos alimentos, que deverá levar mais 44 milhões de pessoas à pobreza. De acordo com a ActionAid, a demanda de terras para a produção de biocombustíveis deve continuar inflacionando o preço dos alimentos.
De acordo com Campolina, a crise econômica também deve frear os esforços internacionais de combate à fome. 'Em um ambiente de crise há menos recursos disponíveis tanto para a ajuda externa quanto para o investimento doméstico em agricultura, o que pode levar a uma diminuição dos recursos que poderiam ser destinados à agricultura familiar e sustentável. Apesar que boa parte do que se ouviu até hoje sobre promessa de ajuda dos países ricos não constitui novos recursos', acrescentou.
A ONG sugere que o G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) inclua a crise alimentar na pauta de sua próxima reunião, em novembro, em Cannes, na França, e se comprometa, por exemplo, a garantir investimentos às pequenas propriedades dos países pobres e a frear a especulação de terras para a produção de biocombustíveis.
'O G-20 tem que tomar as medidas concretas para cumprir a prioridade de combater a fome. A prioridade não pode ser salvar grupos financeiros que especulam com commodities agrícolas ao custo da fome das populações pobres. É preciso investir em pequenos agricultores que produzem alimentos para consumo local e dinamizam mercados domésticos, apoiar a criação de estoques de alimentos nacionais e regionais e controlar a especulação financeira com produtos agrícolas', defendeu o coordenador.

domingo, 9 de outubro de 2011

Minístro da Saúde fala sobre o Piso dos Agentes de Saúde.


O Ministro da Saúde Alexandre Padilha marcou presença hoje na abertura da 7ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco.


Após ser concluida a abertura da Conferência, na saída o Ministro fala sobre nosso Piso.
-
O Companheiro Alex um dos Diretores do SINDACS-PE, Perguntou ao Ministro sobre nosso Piso e ele respondeu que está mais fácil de ser aprovado por causa do escalonamento, mas que é fundamental a aprovação da Emenda 29, concluio o Ministro.


O QUE ESCALONAMENTO ? É O AUMENTO GRADATIVAMENTE DO NOSSO PISO ´DE 2 SALÁRIOS MINÍMO ATÉ 2015.


EXEMPLO: NOSSO PISO CHEGA O VALOR TOTAL DE 2 SALÁRIOS MINÍMOS EM 2015.

Piso nacional de agentes comunitários de saúde pode ser incluído no Orçamento 2012



Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

Representantes dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias devem se reunir com o relator geral do Orçamento da União para 2012, deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP), e com o relator do Plano Plurianual (PPA), senador Walter Pinheiro (PT-BA), para garantir piso salarial nacional para a categoria. A sugestão foi apresentada por Walter Pinheiro durante audiência pública que discutiu, nesta quarta-feira, a situação desses profissionais na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Na avaliação do senador, se não houver uma rubrica orçamentária para garantir o pagamento dos salários dos agentes de saúde e de combate às endemias, a aprovação do piso salarial da categoria poderá resultar ineficaz.
A proposta que cria o piso salarial nacional para esses agentes (PLS 270/06), de autoria do então senador Rodolpho Tourinho (BA), foi aprovada nesta terça-feira (4) pela comissão especial criada na Câmara dos Deputados para analisar o assunto. O substitutivo aprovado fixa o piso em R$ 750 mensais e, a partir de 1º de agosto de 2012, em R$ 866,89. Agora, a matéria será examinada no Plenário daquela Casa, onde tramita sob o número 7495/06.
Apesar de considerar justa a reivindicação da categoria pelo piso nacional, a representante do Ministério da Saúde, Eliana Mendonça, disse temer que não haja recursos para custeá-lo e defende que o custo seja repartido com estados e municípios. Ela informou que o ministério estuda propostas que caibam no orçamento e está aberto a negociações e encontrar soluções para implementar o piso da categoria.

Eliana Mendonça, que é secretária executiva de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), ressaltou que o ministério tem preocupação com o cenário nacional como um todo, uma vez que outras categorias, como a dos auxiliares de enfermagem, também reivindicam pisos salariais. Ela informou que o custeio do salário dos agentes, nos moldes da proposta aprovada na Câmara, representará um aumento de 5,4 bilhões no orçamento do ministério, até 2015.
Ela afirmou que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reconhece a importância desses profissionais para o país e procura atender as reivindicações da categoria. Eliana Mendonça disse que os agentes comunitários de saúde contribuem intensamente com o SUS e tiveram participação direta na redução da mortalidade infantil e das mortes de mulheres durante o parto, bem como na saúde de crianças e idosos.

O senador Humberto Costa (PT-PE), que requereu a audiência pública, destacou a contribuição que esses profissionais têm dado à implementação do SUS, que permitiu avanços na saúde pública brasileira. O senador, que foi ministro da Saúde no governo de Luís Inácio Lula da Silva, disse que o debate do assunto é importante para chegar a consenso, uma vez que, segundo ele, a reivindicação é justa.

O coordenador executivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), Fernando Cândido, ressaltou que a atividade dos agentes de saúde e de combate às endemias é importante para melhorar os indicadores sociais do Brasil. Ele informou que a proposta de criação do piso para a categoria deverá ser aprovada esta tarde no Plenário da Câmara e confia que a presidente Dilma Rousseff não a vetará.

O deputado Valtenir Pereira (PSB-MT), que coordena a Frente Parlamentar Mista em defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias, informou que o governo federal já repassa às prefeituras 1,4 salário mínimo para estimular a contratação de agentes comunitários de saúde. Em sua avaliação, é preciso fazer um "pequeno ajuste" e conceder o piso reivindicado pela categoria, que "cuida da parcela mais humilde da população".

Na avaliação do senador Eduardo Amorim (PSC-PE), "o exército' de agentes de saúde deveriam ser qualificados a utilizar computadores para registrar as condições em que vivem as famílias visitadas. Com as informações reais do que acontece nas comunidades, destacou, o governo poderá implantar políticas públicas para combater a pobreza e outros problemas sociais.
Maria do Carmo de Miranda, agente comunitária de Pernambuco, acompanhou a audiência pública com colegas vindos de quase todos os estados brasileiros (exceto do Acre). Ela declarou que a categoria cuida da saúde das pessoas da comunidade. Os agentes comunitários de saúde, insistiu Maria do Carmo, merecem melhores condições para trabalhar e cuidar também de sua própria família.

Iara Farias Borges / Agência Senado


Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
Site da Mobilização dos ACS e ACE: www.agentesdesaude.xpg.com.br
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs 
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356 
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum


Fonte na web: www.senado.gov.br

E a culpa é sempre do técnico.



Vejam o que aconteceu em um Suporte Técnico de Informática. Esta é uma historia verídica que ocorreu em uma famosa empresa de São Paulo. A pessoa que trabalhava no suporte foi demitida por justa causa, mas ela está movendo um processo contra a organização.

Segue o diálogo entre o ex-funcionário
e os clientes da empresa:

- Help desk assistência, posso ajudar?
- Sim, bem... estou tendo problema com o Word.
- Que tipo de problema?
- Bem, eu estava digitando e de repente todas as palavras sumiram.
- Sumiram?
- Elas desapareceram. Nada.
- Nada?
- Está preta. Não aceita nada que eu digite.
- Você ainda está no Word ou já saiu?
- Como posso saber?

- Você vê o Prompt C: na tela?
- O que é esse 'promete-se' ?
- Esquece. Você consegue mover o cursor pela tela?
- Não há cursor algum. Eu te disse, ele não aceita nada que eu digite.

- Seu monitor tem um indicador de força?
- O que é monitor?
- É essa tela que parece com uma TV. Ele tem uma luzinha que diz quando está ligado?
- Não sei.
- Bom, olhe atrás do monitor, então veja onde está ligado o cabo de força. Você consegue fazer isso?
- Acho que sim..
- Ótimo. Siga para aonde vai o cabo e me diga se ele está na tomada.
- Tá sim.

- Atrás do monitor, você reparou que existem dois cabos?
- Não.
- Bom, eles estão aí. Preciso que você olhe e ache o outro cabo.
- Ok, achei.
- Siga-o e veja se ele está bem conectado na parte traseira do computador..
- Não alcanço!
- Hum. Você consegue ver se está?
- Não.

- Mesmo se você ajoelhar ou se debruçar sobre ele?
- Ah, não, tá muito escuro aqui!
- Escuro?
- Sim, a luz do escritório tá desligada, e a única luz que eu tenho vem da janela, lá do outro lado.

- Bom, acenda a luz então!
- Não posso.
- Por que não?
- Porque estamos sem energia.
- Estão.... sem energia...?

Longa pausa...

- Ah! ok, descobrimos o problema agora! Você ainda tem a caixa de papelão e os manuais que vieram com o seu micro?

- Sim, estão no armário.

- Bom! Então, você desconecta o seu sistema, pega tudo, empacota e leva de volta para a loja.

- Sério?? O problema é tão grave assim?

- Sim, temo que seja.

- Bom, então tá. E o que eu digo na loja?

- Diga que você é BURRO demais pra ter um computador!! !

xxxx


Estas são gravações de outros atendimentos de outras empresas:


USUÁRIO
: - Não consigo imprimir. Cada vez que tento, o computador diz: ''Não é possível encontrar a impressora'. Já levantei a impressora e coloquei-a em frente ao monitor para ele ver, mas o computador continua dizendo que não consegue encontrá-la.



SUPORTE
: 'Serviço ao Manual da HP. Sérgio falando. Em que posso ser útil?'
USUÁRIO: 'Tenho uma impressora HP que precisa ser reparada.'
SUPORTE
: 'Que modelo é?'
USUÁRIO
: 'É uma Hewlett-Packard. ..'
SUPORTE
: 'Isto eu já sei. Quero saber se é colorida ou preto e branco.'
USUÁRIO
: 'É bege!'

xxxxx


SUPORTE
: 'Bom dia. Posso ajudar em alguma coisa?'
USUÁRIO
: 'Não consigo imprimir.'
SUPORTE
: 'Pode clicar no 'Iniciar' e...'
USUÁRIO
: 'Caaalma aí! Não responda assim muito tecnicamente. Não sou o Bill Gates!'

xxx


USUÁRIO
: 'De repente aparece uma mensagem na minha tela que diz
'Clique Reiniciar'.. . O que eu devo fazer?'
SUPORTE
: 'O senhor aperte o botão solicitado, desligue e ligue novamente.'
Sem pestanejar, o usuário desliga o telefone na cara do atendente e liga para o suporte novamente.
USUÁRIO
: 'E agora o que eu faço?'

xxxxxx


USUÁRIO
: 'Tenho um grande problema. Um amigo meu colocou um protetor de tela no meu computador, mas a cada vez que mexo o mouse, ele desaparece!! !' (esse é boa..kkk)

xxxxxx


SUPORTE
: 'Em que posso ajudar?'
USUÁRIO
: 'Estou escrevendo o meu primeiro e-mail.'
SUPORTE
: 'OK, qual é o problema?'
USUÁRIO
: 'Já fiz a letra 'a'. Como é que se faz o circulozinho em volta dela pra fazer o tal arroba?'

xxx


SUPORTE
: 'Suporte do seu Provedor de Internet, bom dia. O que deseja?'
USUÁRIO: 'Moço, a Internet também abre aos domingos?'

xxxx


Depois de um tempo falando com o atendente do suporte.
SUPORTE
: 'O que tem do lado direito da tela?'
USUÁRIO
: 'Uma samambaia!'
SUPORTE
: silêncio....
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares