sábado, 5 de outubro de 2013

Macuco News: Buerarema: Uma comissão a mando do Governador para...

Macuco News: Buerarema: Uma comissão a mando do Governador para...: Hoje uma comissão vinda de Salvador a mando do Governador Jacques Wagner ( PT) visitou a região para discutir os conflitos entre suposto...

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Parabéns Agentes Comunitários de Saúde


A primeira experiência de Agentes Comunitários de Saúde, ACS, como uma estratégia abrangente de saúde pública estruturada, ocorreu no Ceará em 1987, com o objetivo duplo de criar oportunidade de emprego para as mulheres na área da seca e, ao mesmo tempo, contribuir para a queda da mortalidade infantil, priorizando a realização de ações de saúde da mulher e da criança. 

Esta estratégia expandiu-se rapidamente no Estado, atingindo praticamente todos os municípios em três anos, sendo encampada pelo Ministério da Saúde (MS) mais ou menos nos mesmos moldes, em 1991. As primeiras experiências do Programa Saúde da Família, PSF, nos moldes atuais, também surgiram no Ceará em janeiro de 1994, sendo encampadas pelo MS em março do mesmo ano, como estratégia de reorganização da Atenção Básica no país. A partir daí o Programa de Agentes Comunitários de Saúde, PACS, passou a ser incorporado pelo PSF. 
O PACS e o PSF, apesar do "P", não devem ser vistos como programas, e sim como estratégias estruturantes, já que propõem a reorganizar a Atenção Básica e não apenas aumentar a extensão de cobertura para as populações marginalizadas.

O Agente Comunitário de Saúde assume, no cenário do Sitema de Saúde do país, um papel privilegiado. Seja porque as autoridades sanitárias fazem dele uma espécia de "coringa" ou "salvador da pátria", seja porque o cotidiano demonstra que ele é o trabalhador em Saúde que mais convive com os problemas sociais afetos à Saúde, sendo portanto, instrumentos imediatos da melhor política de Saúde que pode haver: "a prevenção".
Os Agentes Comunitários de Saúde são para o PSF, uma espécie de base sólida e o elo direto entre gestores e comunidades. São verdadeiros anjos da guarda de idosos, crianças, de grávidas entre outros dependentes do ACS. O Agente Comunitário de Saúde é de tamanha importância, que "todo o trabalho da Equipe de Saúde da Família - PSF/ESF" passa por eles, desde uma simples consulta na Unidade de Saúde, até a mais complexa visita do médico ou enfermeira na casa do paciente. O Agente está sempre juntinho da população, proporcionando humanização.
Apesar de ainda observarmos que: "Hoje ainda existe uma sobrecarga de Famílias, fazendo com que muitas vezes o ACS não tenha a minima condição de estar presente em toda a sua área, fazendo com que seu trabalho deixe a desejar. Porém devamos observar o que diz a LEI 11.350/2006 e a EC 51/2006 e não esqueça de ler o ARTIGO 198 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL que fala sobre este assunto, e que determina o numero máximo de famílias/ pessoas por ACS.

No dia 04 de outubro, comemora-se o "Dia Nacional de Saúde". Em razão desta data, queremos com muita alegria, parabenizar a essa legião de anjos da guarda pelo maravilhoso e indispensável papel exercido no SUS e desejar que a Presidente da República olhe com mais carinho pela regulamentação da EC 63/2010.


Fonte: Facebook de Ildivan Danthas

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Secretaria comemora o dia nacional de agentes de saúde

A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará nessa quinta-feira (3), no Rotary Club do município às 9 horas, a comemoração do dia nacional dos agentes comunitários de saúde e endemias. O evento também contará com a distribuição do material de trabalho dos profissionais deste setor.

A realização do encontro pretende valorizar o trabalho desempenhado por esse fundamental trabalhador da saúde, debater os principais pontos da profissão, e elencar os pontos positivos já desenvolvidos durante esse período.

Para o Prefeito de Lagarto, Lila Fraga, o evento pretende celebrar um dos mais importantes profissionais da saúde. “O agente comunitário de saúde é a pessoa que chega a todo lugar. Seu trabalho de percorrer toda a comunidade facilita a identificação das áreas mais afetadas por endemias. Por isso, o atendimento presencial de casa em casa, ajuda bastante o trabalho da saúde. Temos o dever de agradecer e valorizar esses profissionais”, explicou. 

Legenda: O Rotary Club sediará o evento nessa quinta-feira (3)




SECOM / Prefeitura de Lagarto

MINISTRO PROMETE REFORÇO DA SEGURANÇA EM ÁREA DE CONFLITO



Cardozo ouve produtores e parlamentares e anuncia medidas em audiência.

A audiência de aproximadamente duas horas de produtores rurais do sul da Bahia e políticos com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, resultou em promessa de mesa de negociação e anúncio de reforço no esquema de segurança na área reivindicada pelos tupinambás. A audiência ocorreu no gabinete do ministro, em Brasília.

Cardozo disse que vai procurar o governador Jaques Wagner para solicitar apoio da estrutura de segurança pública, principalmente da Polícia Civil. O ministro sensibilizou-se com o drama do pequeno agricultor “Messias”. Chorando, ele narrou as dificuldades enfrentadas por ele e outros agricultores e disse não ter passado fome porque tem apoio de comerciantes e políticos. Cardozo prometeu interceder para que o governador baiano assegure auxílio aos produtores desamparados, parte deles acampada em praça pública.

A audiência gerou clima de expectativa no município. Os representantes dos produtores levaram documentos e informações tanto do processo de demarcação quanto das disputas recentes. Cardozo disse que necessitava de “paz” (tempo) para tomada de outras decisões e, também, necessitava ouvir a representação tupinambá.

Os produtores foram representados, além de Messias, por Luiz Uaquim, em reunião que contou com reforço dos deputados federais Félix Mendonça, Josias Gomes e Geraldo Simões, além da senadora Lídice da Mata. Simões defende que o processo de demarcação de terras seja extinto.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares