sábado, 3 de setembro de 2011

Todos os 21 ocupantes do voo no Chile morreram, diz ministro



Quatro corpos de vítimas já foram localizados no arquipélago Juan Fernández, no Chile (Foto: Aliosha Marquez/AP)As buscas ao avião militar chileno que caiu no mar na sexta-feira (2) no arquipélago Juan Fernández, no Pacífico, indicam que os 21 passageiros a bordo da aeronave morreram de forma imediata, confirmou neste sábado (3) o ministro da Defesa, Andrés Allamand.

“Após as buscas que participamos com o comandante-em-chefe da Força Aérea [Jorge Rojas], concluímos que o impacto foi de tal magnitude que deve ter causado a morte instantânea de todas as pessoas a bordo do avião”, disse Allamand, que esteve durante todo o dia na área do acidente.


Allamand, que lidera os trabalhos de resgate, explicou que a conclusão é resultado das "evidências" observadas durante a operação de resgate realizada pela Força Aérea e pela Marinha do Chile, envolvendo seis aviões e duas fragatas.
Até o momento, só foi possível resgatar quatro corpos, levados a Santiago, onde foram identificados como Erwin Núñez, cabo da Força Aérea, Galia Díaz, funcionária do Conselho Nacional de Cultura, Roberto Bruce, jornalista do canal TVN, e Silvia Slager, produtora da TVN.
Na aeronave, um modelo de transporte CASA C-212, viajavam o apresentador Felipe Camiroaga, um dos mais populares da televisão chilena, e o empresário Felipe Cubillos, que apoiava a organização Desafío Levantemos Chile, criada para impulsionar os trabalhos de reconstrução da região após o terremoto de fevereiro de 2010.
Mapa do arquipélago Juan Fernández, no Chile (Foto: Arte/G1)A expedição de resgate partiu rumo ao arquipélago de Juan Fernández às 4h deste sábado (3) para desenvolver um intenso trabalho de busca depois que o presidente chileno, Sebastián Piñera, anunciou que seriam realizadas "todas as gestões para esclarecer as circunstâncias". A operação também está reforçada por habitantes do arquipélago e alguns navios que se encontravam na região.
O ministro Allamand, que é cunhado de Felipe Cubillos, explicou que a Força Aérea perdeu contato por rádio com a aeronave às 17h48 de sexta-feira (2) e reconheceu que "o cenário é adverso".
Participam dos trabalhos de busca um avião Hércules C-130 da FACh, as fragatas Lynch – que transporta um helicóptero – e Condell, e outra aeronave CASA-295, dotada de dispositivos de prospecção.
Felipe Paredes, vereador de Juan Fernández e última pessoa que viu a aeronave, relatou à imprensa local que a aeronave efetuou duas manobras de aproximação à pista de aterrissagem, de pouco mais de 1 quilômetro de comprimento, e posteriormente desapareceu atrás de uma colina. Paredes acrescentou que, embora houvesse vento, dois aviões privados não tinham encontrado dificuldades para aterrissar pouco antes.
Já o governador marítimo de Valparaíso, Otto Mrugalski, confirmou que uma porta do avião foi encontrada intacta cerca de dois quilômetros ao leste da pista de aterrissagem da ilha Robinson Crusoé, em uma zona onde a profundidade do Oceano Pacífico alcança 54 metros.
Ao chegar às instalações da Força Aérea, onde está sendo coordenada a operação de resgate, o presidente Sebastián Piñera declarou na noite de sexta-feira (2) que o acidente representa "um duro golpe para o país".

fonte G1

Homem é encontrado morto em estado de decomposição em Coaraci


O mau cheiro e a presença de muitas moscas chamaram a atenção dos moradores do cruzamento das Ruas J.J. Seabra e Sete de Setembro no centro de Coaraci.
Roque Valentim Barbosa




O mau cheiro e a presença de muitas moscas chamaram a atenção dos moradores do cruzamento das Ruas J.J. Seabra e Sete de Setembro no centro de Coaraci. No imóvel foi encontrado o corpo do Sr. Roque Valentim Barbosa que morava sozinho e tinha 65 anos de idade. Segundo informações dos vizinhos o Sr. Roque foi visto pela última vez há cerca de quatro dias, tendo depois desaparecido da vizinhança. Como ele morava sozinho ninguém deu conta de seu falecimento.

Amigos do falecido informaram a nossa reportagem que ele vinha enfrentando problemas de saúde, mas ainda não se sabe a verdadeira causa da morte. A equipe do Plano Pax Coaraci esteve no local para fazer a remoção do corpo e o posterior sepultamento. A Polícia Militar também esteve no local. Até as 15h estavam no aguardo do laudo médico para proceder com o sepultamento do corpo.
O estado de decomposição do corpo estava em grau avançado o que vinha causando o mau cheiro nas imediações da residência da vítima.
Roque Valentim já foi político, agricultor e tem dois filhos que residem no estado de São Paulo, mas segundo informações não mantinham contato constante com o pai.
ver foto

Eunafeira continua até domingo com muitos negócios





EUNÁPOLIS - A terceira edição da Eunafeira, a feira do comércio de Eunápolis, prossegue até este domingo (04). O evento - promovido pela CDL, em parceria com o SEBRAE, começou na quinta (1º) com muitos negócios e descontos.
Realizada no Espaço de Convenções da Catedral Nossa Senhora Auxiliadora, no centro da cidade, a feira reuni empresas do varejo e prestadores de serviço.
Um dos destaques é o stand da Rádio Ativa FM, especialmente decorado para a ocasião. A emissora montou um estúdio no local, de onde os seus profissionais transmitem tudo o que acontece no evento.

Outra novidade é a praça de alimentação na área externa, numa rua ao lado do salão paroquial, que está interditada. Neste sábado e domingo a Eunafeira vai funcionar das 15 às 23 horas.


fonte Radar Notícias

POSTO TREVO MANTÉM SEU LIXO NA BR 101


Na sessão do dia 30 de Agosto o Vereador ARIOSVALDO VIEIRA  denuncia o descaso em Buerarema pelo Posto Trevo onde está mantendo um lixão localizado na BR 101 sem nenhuma fiscalização da Vigilância Sanitária do município. O edil quer que a Vigilância Sanitária tome as devidas providências em notificar o Posto e retirar daquele local o entulho que está se aglomerando na BR 101, pois URUBUS, RATOS e BARATAS estão circulando naquele lixão, local onde passam pedestres e carros. Além de causar mau cheiro, prejudicar a Saúde Pública e favorecer a infestação de animais transmissores de doenças, o lixo imprime um aspecto de imundície e abandono aos moradores de Buerarema e a todos que passam pela rodovia ou visitam o nosso município.As fotos comprovam o fato. 

PRESIDENTE DA CONACS FAZ BALANÇO DAS ATIVIDADES DO MÊS DE AGOSTO


Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

No mês de agosto a CONACS trabalhou muito nas articulações políticas junto ao Governo Federal e a própria Comissão Especial.

Mas a sensação que temos é que nada andou de concreto para a regulamentação da EC 63. Os colegas ACS e ACE de todo o Brasil cobram resultados, que nem sempre chegam a tempo e hora que todos almejamos, desabafa a Presidente da CONACS Ruth Brilhante: “queria eu ser a dona da caneta e garanto que há muito tempo o projeto do Piso Salarial já estaria aprovado, também sou ACS e também preciso do Piso Salarial!”
Após a reunião realizada com o Ministro Padilha, em 21/07, abriu novas expectativas para as conclusões das negociações do PL do Governo Federal, todavia, os dias se passaram e em todo o mês de agosto nada de concreto se fez.

A Comissão Especial não conseguiu se reunir se quer uma única vez com o Governo Federal, desde sua instalação, e todas às vezes que se “convidou” os Ministros do Governo, não compareceram, limitando-se a enviar apenas assessores, sem autonomia e nenhuma posição concreta sobre as propostas da Categoria para regulamentação do Piso Salarial.

No mês de Agosto a CONACS em parceria com a Comissão Especial, realizou Seminários Estaduais em Goiânia/GO, Fortaleza/CE, João Pessoa/PB, Salvador/BA, Campo Grande/MS, São Luis do Maranhão/MA, Campina Grande/PB e em Aracaju/SE, e na maioria o apoio dos Gestores Estaduais e Municipais ao Piso Salarial Nacional foi assumido, e sendo que em alguns casos como Goiás, Ceará e Mato Grosso do Sul, os Estados além de se comprometerem com apoio ao Piso Salarial, já estão repassam contrapartida financeira aos municípios de 15% a até 70% do valor gasto com o salário dos ACS.
Dessa forma, é bom esclarecer que, a categoria via CONACS tem sido atuante, apresentado propostas viáveis, requerendo audiência junto a Presidência da República, ao Ministério da Saúde e outros órgãos.

Por último, em acordo com a Comissão Especial mais uma vez para o dia 21/09 foi aprovado nova Audiência Pública com os Ministros da Saúde, do Planejamento e das Relações Institucionais, e se novamente não aparecerem nenhuma desses Ministros, já está se criando um consenso entre os Deputados da Comissão que não serão mais convidados, mas sim Convocados!

ESPECTATIVAS PARA O MÊS DE SETEMBRO
O mês de setembro se resumirá numa palavra “PRESSÃO”. Na última quinta-feira (01/09) a CONACS na companhia do Deputado Domingos Dutra e Fátima Bezerra, formalizou ao Ministro Gilberto Carvalho (Secretário Geral da Presidência da República) , pedido de audiência com a Presidente Dilma Rousseff para o dia 04/10, na expectativa de ser finalmente apresentado o PL do Executivo, até mesmo, por ser o dia nacional dos ACS, e estarmos todos mobilizados na 1ª VIGÍLIA NACIONAL EM PROL DO PISO SALARIAL NACIONAL E PCCR DOS ACS E ACE.

OBSTÁCULOS A SEREM ENFRENTADOS
A CONACS atualmente possui formalmente filiadas 10 Federações Estaduais, e dessas apenas 03 estão pagando suas contribuições, e sendo essa a única forma de recurso da entidade, brevemente as atividades da CONACS em Brasília deverão ser suspensas.

Essa informação é da presidente da CONACS Ruth Brilhante que depois de ser questionada sobre vários assuntos, como sua ausência em Brasília no início de agosto, e o pedido de parceria realizado a CUT, Ruth em desabafo falou francamente ao site da entidade: “Olha, a CONACS tem feito um trabalho muito bonito, mas só eu sei a que custo tem se mantido tudo isso... e não falo só por mim, mais, por todos os meus diretores que tem dificuldades até para se deslocarem para Brasília. Eu e Dra. Elane moramos a 300km de Brasília e o custo para estarmos aqui é bem menor e por isso ainda estamos trabalhando. Mas a fasta de compromisso dos nossos filiados está nos colocando eu muita dificuldade, não tenho mais condições de ficar aqui, e mais, preciso de Dra. Elane, todos sabem o quanto ela é fundamental para as nossas negociações e a CONACS não paga seu salário a quase 2 anos. É fácil entrar na internet e dizer que não estamos fazendo nada, que estamos nos vendendo pra CUT, para o Governo, ou mesmo que está triste com as notícias que a CONACS está propondo o escalonamento do Piso Salarial de 2 salário até 2015, como foi dito no Seminário de São Luis do Maranhão. Queria poder dizer que a UNIÃO FAZ A FORÇA, mas só falar não resolve, temos que agir. Sei que sofrerei conseqüências de tudo que estou dizendo, mas gostaria que todos aqueles que acreditam em nosso trabalho nos ajudem a continuá-lo, e que aqueles que apenas criticam, façam algo além de criticar. Dra. Elane fala sempre que AQUELES QUE DIZEM QUE DETERMINADA COISA NÃO PODE SER FEITA, DEVEM CEDER O LUGAR PARA AQUELES QUE ESTÃO FAZENDO! Por isso, digo que não desisto nunca, e se for preciso pedir socorro vou pedir, se preciso brigar, vou brigar, mas tenho compromisso com quem acredita em nosso trabalho e é a eles que estou pedido ajuda!”

DA CONTRIBUIÇÃO DA CONACS
A contribuição da CONACS é de R$ 0,50 por mês por cada ACS e ACE filiado às nossas Federações, isso é R$ 6,00 ao ano, pago em parcela única no mês de junho de cada ano. Cada Federação filiada, sindicato credenciado ou pessoa interessada pode pagar sua contribuição ou sua doação via depósito bancário assim identificado: Bco.Caixa Econômica Federal, ag. 0012, op. 013, c/c 30512-7, CONFEDERÇÃO NACIONAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE. A prestação de contas de todos os valores recebidos, é feito anualmente nas Assembléias Anuais e ao Conselho Fiscal da entidade. Caso haja alguma dúvida estamos à disposição para novos esclarecimentos, via e-mail: conacs2011@hotmail.com

http://twitter.com/#!/AgentesdeSaude
http://blogmnas.official.ws/
http://www.agentesdesaude.official.ws/
http://groups.live.com/P.mvc#!/mnagentesdesaude/
http://www.youtube.com/mobilizacaodosacs
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
http://www.facebook.com/groups/agentesdesaude
http://br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude/
http://inforum.insite.com.br/agentes-comunitarios-de-saude/

Morena FM mostra "herdeiros de Amy"


A rádio Morena FM 98.7, de Itabuna, mostra neste domingo três artistas que seguem o estilo de Amy Winehouse, responsável por resgatar o gênero Soul music inglesa em sua curta carreira.

Ela morreu há pouco tempo, mas sua influência se espalhou na cena musical europeia, atraindo novos artistas. É o caso da inglesa Dionne Bromfield, de 15 anos, que surgiu cantando uma música de Alicia Keys ao lado da madrinha, Amy Winehouse, no YouTube.

O sucesso fez com que ela assinasse, em setembro de 2009, contrato com a gravadora de Amy, a Lioness Records. Seu primeiro álbum trouxe regravações de artistas do R&B, jazz e soul music e foi lançado em 2009, com destaque para a faixa “Mama Said”.

Outra artista influenciada por Amy Winehouse, esta inclusive nos figurinos, foi a também inglesa Paloma Faith Blomfield , ou Paloma Faith, que lançou seu primeiro disco neste ano, cantando no genero Soul music e sendo comparada a Winehouse pelo estilo inovador.

O terceiro artista a seguir os passos da cantora foi Benjamin Paul Ballance-Drew ou simplesmente Plan B, um britânico que tem boa carreira também como ator e diretor de cinema. Plan B começou com hip hop, em 2006, mas hoje segue Amy cantando Soul music.

Seu disco de 2010 é todo neste estilo e chegou ao primeiro lugar das paradas na Inglaterra. A Morena FM 98.7 mostra o trabalho dos três no especial “Herdeiros de Amy”, neste domingo, às 19 horas, no programa In Concert.
fonte A Região

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Benefícios para Agentes Comunitários de Saúde e Endemias


A Câmara analisa o Projeto de Lei 902/11, do deputado Geraldo Resende (PMDB- MS), que isenta os Agentes de Saúde e os Agentes de Combate a Endemias (mata-mosquitos) do pagamento de IPI, PIS/Pasep e Cofins na compra de bicicletas e motos de até 125 cilindradas. O projeto altera a Lei 10.865/04, que dispõe sobre as contribuições para a seguridade social.
No entanto, os agentes deverão pagar os valores atualizados desses tributos se venderem o veículo a outra pessoa que não seja profissional da mesma área, antes de dois anos da compra. Em caso de fraude, o vendedor ficará sujeito a multa e juros de acordo com a legislação em vigor.
A proposta também assegura a manutenção do crédito relativo às matérias-primas, à embalagem e ao material secundário utilizados na fabricação desses produtos. Caberá ao Poder Executivo fazer a estimativa do montante da renúncia fiscal decorrente da proposta, caso seja transformada em lei.

Transporte

Resende argumenta que a atividade desses agentes exige que se desloquem constantemente para áreas rurais e para áreas periféricas das cidades, enfrentando grandes problemas de transporte. Segundo ele, o objetivo é dar alternativa para esse transporte, pelo barateamento de bicicletas e de motocicletas de pequena cilindrada.
“A retirada do ônus tributário poderá significar uma baixa de mais 25% no preço final do bem. Embora haja uma redução na arrecadação, os benefícios da proposta dela decorrente em muito suplantarão essa aparente perda”, afirma o parlamentar.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Polícia apresenta empresário acusado de dar golpes em formandos e noivos

Antônio Assis Costa, um dos sócios do Cerimonial Antônius, foi preso em São Paulo

Antônio Carlos foi recambiado para Salvador 

Acusados de aplicar golpes em dezenas de formandos, noivos e aniversariantes, Antônio Carlos Assis Costa, 37 anos, um dos sócios do Cerimonial Antônius, em Matatu de Brotas, foi apresentado na manhã desta sexta-feira (2), no auditório do prédio da Polícia Civil, na Piedade.
Ele foi preso ontem em São Paulo, em companhia do sócio José Dirceu Alves dos Santos Júnior, 33. Antônio Carlos foi recambiado para Salvador por investigadores da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon). José, que sofreria de uma grave doença, ficará por enquanto custodiado em São Paulo, devido à fragilidade de seu estado de saúde.
Eles foram localizados em um imóvel alugado no município de Itaquaquecetuba, onde moravam desde que fugiram da Bahia. Antônio e José Dirceu tinham mandados de prisão preventiva em aberto, expedidos em maio pelo juiz Cláudio Césare Braga Pereira, da 10ª Vara Criminal.
Vítimas do golpe aplicado pela dupla denunciaram o Cerimonial Antônius à polícia, tendo a Decon instaurado cinco inquéritos a partir do mês de março.
Dinheiro antecipado
De acordo com as investigações conduzidas pelo delegado João Ricardo Gomes Barbosa, da Decon, o esquema pode ter rendido aos estelionatários mais de R$ 200 mil.
Eles exigiam a antecipação do pagamento em 50% e, muitas vezes, do valor total do buffet, mas não prestavam o serviço, constrangendo os clientes e seus convidados em festas que por falta de bebida, comida e de garçons acabavam não acontecendo.
Segundo apurou o delegado João Ricardo, ele cobravam, em média, de cada formando, R$ 4 mil pelo serviço de buffet. As festas de casamento custavam, no mínimo, entre R$ 10 e 12 mil. A investigação apontou ainda que o Cerimonial Antônius era registrado em nome da mãe e de uma cunhada de Antônio Carlos, usadas como “laranjas”.
José Dirceu e Antônio Carlos foram indiciados em inquérito policial por crime de estelionato. Trazido para Salvador, Antônio Carlos foi interrogado pelo delegado Oscar Vieira para esclarecer, entre outros fatos, o destino do dinheiro arrecadado com o golpe. Ele ficará à disposição da Justiça na Polinter.

Filho de delegado é assassinado no bairro de Pau Miúdo


Fernando foi baleado no rosto no Pau Miúdo
O filho do delegado Adailton Adan, titular da 11ª Delegacia Terriorial (Tancredo Neves), foi morto a tiros na tarde desta sexta-feira (2), nas proximidades do final de linha do Pau Miúdo. De acordo com informações do Departamento de Homicídiso e Proteção à Pessoa (DHPP), Fernando Adan, 23 anos, foi baleado no rosto e morreu no local.
Segundo informações de moradores do bairro, o jovem sofreu uma tentativa de assalto e, durante a ação, o bandido atirou contra ele. Ele estava a caminho da faculdade e carregava um notebook. A polícia não confirma se o jovem reagiu ao assalto.
O delegado Adailton Adan encontra-se no local acompanhando as investigações juntamente com policiais civis e militares. O corpo do jovem já foi removido. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) irá investigar o caso.
Ainda de acordo com moradores que entraram em contato com o Correio24horas, o jovem era conhecido na região e costumava passear pelo bairro. Fernando era estudante de Biologia da Universidade Federal da Bahia. 
Delegado cuidou do caso da engenheira Marleide e do prédio que desabou em Pernambués




Cientistas desenvolvem vírus que ataca células cancerígenas


O implante na corrente sanguínea de um vírus modificado que combate especificamente células cancerígenas pode ser a nova promessa da ciência no combate ao câncer. A descoberta é fruto de uma pesquisa internacional conjunta liderada pela Universidade de Otawa, no Canadá.
O estudo publicado pela revista Nature mostra que uma versão modificada do vírus vaccinia, intitulada JX-594, combate exclusivamente células doentes, deixando incólume o tecido saudável.
A pesquisa ainda não é conclusiva, já que apenas 23 pacientes foram submetidos aos testes. Mas o artigo, assinado por pesquisadores de universidades dos Estados Unidos, do Canadá e da Coreia do Sul, diz que a descoberta “transformará” de maneira efetiva o tratamento da doença do futuro.
O JX-594 (modificado a partir do vírus usado na vacina contra a varíola) foi aplicado em diferentes dosagens nos 23 pacientes, portadores de tipos de câncer que se espalham rapidamente por vários órgãos do corpo humano.
No grupo de oito pessoas que recebeu alta dosagem, o tratamento teve resultados positivos em sete pacientes, nos quais o vírus modificado atacou apenas as células cancerígenas após introdução via corrente sanguínea.
Os pesquisadores observaram que o vírus interrompeu momentaneamente o crescimento dos tumores em seis pacientes após a aplicação. Por questões de segurança, apenas uma dose foi administrada.
Otimismo
Para o professor John Bell, da Universidade de Otawa, que liderou o time de pesquisadores, “a administração intravenosa (do vírus) é crucial para o tratamento do câncer porque permite atacar tumores espalhados pelo corpo”.
A terapia viral no combate ao câncer não é novidade. Até agora, no entanto, o vírus era diretamente aplicado no tumor, e não na corrente sanguínea.
"Estamos muito empolgados porque pela primeira vez uma terapia viral se mostrou consistente e efetiva com o vírus replicando no tecido cancerígeno após aplicação intravenosa em humanos", diz Bell.
Apesar do estágio inicial da pesquisa, o cientista diz acreditar que "um dia vírus e outras terapias biológicas podem transformar efetivamente nossa maneira de lidar com o tratamento do câncer".
Ouvido pela BBC, o diretor do Barts Cander Institute da Grã-Bretanha, Nick Lemoine, considera a descoberta "uma promessa real" para "cânceres de difícil tratamento".
"O estudo é importante porque mostra que um vírus previamente usado na vacinação contra varíola em milhões de pessoas pode, uma vez modificado, atingir o câncer por meio da corrente sanguínea, mesmo quando o câncer já se espalhou pelo corpo do paciente", diz.

26 de Setembro - Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência

Especialista comenta as principais dúvidas de pais e adolescentes sobre sexualidade. A prevenção da gravidez da adolescência é um alerta da campanha internacional.

"Sua Vida Sua Voz”

No dia 26 de setembro, mais de 70 países da Europa, América Latina e Ásia participam do dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência 2009, que este ano tem o tema “Sua Vida Sua Voz”. A data é promovida por organizações não governamentais e sociedades médicas internacionais com apoio mundial da Bayer Schering Pharma, divisão da Bayer HealthCare. Para reforçar o tema, Marcos Ribeiro, professor e consultor em educação sexual e prevenção de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), dá dicas de como o adolescente pode falar sobre o assunto com o parceiro e como os pais podem abordar com os filhos a descoberta da sexualidade e a importância do uso de métodos contraceptivos para a prevenção da gravidez e de doenças sexualmente transmissíveis. O site da campanha é www.vivasuavida.com.br.

1) Quais são as pessoas mais indicadas para o adolescente falar sobre sexo e contracepção?
Marcos Ribeiro: É indicado que o adolescente converse com quem se sentir mais confortável, mas o ideal é que seja uma pessoa de confiança. Os pais exercem um papel importante na formação dos filhos, por isso é interessante que o tema seja introduzido nas conversas familiares desde a infância, para que ao chegar à adolescência, o jovem já esteja mais consciente. Além disso, projetos de educação sexual na escola são importantes para que o jovem receba informações necessárias para discutir os valores e as questões envolvidos no tema, como: a quem cabe o papel da anticoncepção ou como reagem os garotos quando sabem que a menina está com uma camisinha na bolsa.

2) O que é importante que o adolescente saiba antes de iniciar sua vida sexual?
M.R.: Antes da primeira relação sexual é importante que tanto o garoto como a garota reflitam se estão realmente com vontade ou se estão sofrendo algum tipo de pressão. Além disso, se surgirem dúvidas como: “será que é o momento certo?”; “como vou fazer?”; “e se meus pais descobrirem?”; “se ela descobrir que é a minha primeira vez?”, é hora de parar e pensar se realmente é o momento certo. A relação sexual é muito importante para o adolescente, principalmente porque muitas vezes ocorre sem que ambos tenham muito conhecimento, com pouco preparo e cheia de expectativas, tanto para os meninos quanto para as meninas. Por ser um momento especial, deve ser pensado para que nenhum dos dois se arrependa depois ou acorde no dia seguinte com culpa e medo das consequências.

3) O que adolescente precisa fazer para se proteger e manter uma relação sexual segura?
M.R.: Para manter uma relação sexual segura é preciso que os jovens conheçam e usem métodos contraceptivos, isto é a camisinha e a pílula anticoncepcional. Eles precisam ter plena consciência dos riscos que envolvem uma relação sexual desprotegida, isto é, sem a camisinha, essencial para a prevenção de uma gravidez não planejada e proteção contra as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). É preciso ficar atento, pois nem sempre a conversa com os amigos traz as informações corretas. Por isso, a leitura de livros, a pesquisa em sites especializados, o bate papo na escola, a conversa com os familiares ou com alguém de confiança é muito importante para o aprendizado e para uma melhor compreensão do tema.

4) Como os adolescentes podem falar sobre contracepção com o parceiro?
M.R.: É preciso conversar claramente. É importante falar sobre o assunto não apenas quando há uma expectativa de acontecer a relação sexual. Este tema precisa fazer parte da conversa dos namorados ou mesmo dos “ficantes”. Falando sobre isso, os jovens passam a entender o que o outro pensa e como se comporta seu namorado ou namorada. Assim, se a garota pensa que a relação sexual só irá acontecer se for com camisinha, durante a conversa ela pode saber se o garoto também possui uma atitude de prevenção correta.

5) Como abordar o assunto com os filhos? Deve haver diferença na conversa com meninos e meninas?
M.R.: É comum os pais acharem que o assunto é “pesado demais” ou que ainda é cedo para conversar com seus filhos, mas a informação é importante para afastar alguns fantasmas e para tirar muitas dúvidas que surgem na cabeça dos jovens. É preciso ressaltar a importância da prevenção de doenças e de uma gravidez não planejada com a utilização de métodos contraceptivos. Naturalidade é a palavra-chave para conversar sobre sexo com o filho. Não deve existir nenhuma diferença na educação de meninos e meninas, pois os dois devem ser criados com os mesmo direitos e deveres.

6) Como sensibilizar o adolescente para importância da prevenção da gravidez?
M.R.: A conversa desde cedo ajuda, mas caso não tenha acontecido, é importante falar sobre a sexualidade, as descobertas, os sentimentos, o namoro, o ficar e, na sequência, abordar a prevenção da gravidez e a utilização dos métodos contraceptivos. É preciso tomar cuidado para não transformar o sexo em algo apenas reprodutivo e que precisa de cuidados.

A Campanha
O Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência 2009 acontece em mais de 70 países da Europa, Ásia e América Latina. A ação é promovida por organizações não-governamentais e sociedades médicas internacionais com o patrocínio da Bayer Schering Pharma. No Brasil, a iniciativa tem o apoio da FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), da Disciplina de Ginecologia da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e do Canal Futura. Além de Sandra Werneck, diretora do longa-metragem “As Meninas” – filme sobre a história de três jovens grávidas -, do psiquiatra Jairo Bouer, especializado em sexualidade e comportamento na adolescência e do professor e consultor Marcos Ribeiro, coordenador do Centro de Orientação e Educação Sexual (CORES).

A iniciativa visa estimular a conscientização de adolescentes para a importância do planejamento familiar, aumentando o conhecimento sobre os métodos contraceptivos, além de sensibilizar os jovens para a tomada de decisões de forma consciente e segura. Patrocinada mundialmente pela Bayer Schering Pharma, a campanha é realizada pela agência global de saúde reprodutiva e sexual, Marie Stopes International (MSI), a Sociedade Européia de Contracepção (ESC), o Centro Latinamericano de Saúde da Mulher (CELSAM), o Conselho sobre Contracepção Ásia/Pacífico (APCOC), Population Council e a Federação Internacional de Ginecologia Infantil e Juvenil (FIGIJ).

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: www.blogmnas.official.ws
Site da Mobilização dos ACS e ACE: www.agentesdesaude.official.ws
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356 
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 



quinta-feira, 1 de setembro de 2011

LAMA DEIXA BR-251 INTRAFEGÁVEL


As chuvas dos últimos dias deixaram a estrada que liga Ilhéus a Buerarema (BR 251) intrafegável.

A lama impediu a passagem de todos os tipos de veículos, desde ônibus até caminhões, que escoam a produção agrícola da região.

Os vinte mil habitantes, espalhados por comunidades como Santo Antônio, Santaninha, Santana e Búzios, ficaram ilhados por dias, sem alimentos, e sem contar, por exemplo, com atendimento médico de urgência, como o Samu.

Em julho, a justiça determinou a recuperação da BR-251, mas o Departamento de Infra-estrutura de Transportes da Bahia (DERBA), simplesmente colocou barro nos acessos (relembre aqui), favorecendo o cenário de caos em que se encontra a estrada.

Hepatite C



A hepatite C é causada por um vírus transmitido principalmente pelo sangue contaminado, mas a infecção também pode passar através das vias sexual e vertical (da mãe para filho). O portador do vírus da hepatite VHC pode desenvolver uma forma crônica da doença que leva a lesões no fígado (cirrose) e câncer hepático.
No Brasil, há cerca de 3 milhões de pessoas infectadas pelo vírus da hepatite C. Não há vacina contra a doença.
Sintomas
A hepatite C é assintomática na maioria dos casos, ou seja, o portador não sente nada após a infecção pelo vírus. Em algumas situações, pode ocorrer uma forma aguda da enfermidade que antecede a forma crônica. Nesses casos, o paciente pode apresentar mal-estar, vômitos, náuseas, pele amarelada (icterícia), dores musculares. No entanto, a maioria dos portadores só percebe que está doente anos após a infecção, quando apresenta um caso grave de hepatite crônica com risco de cirrose e câncer no fígado.
Diagnóstico
O exame de escolha para diagnóstico da hepatire C é a pesquisa de anticorpos contra o vírus da hepatite C, o anti-VHC. Entretanto, muitas vezes, a enfermidade é diagnosticada durante exames de rotina ou durante a investigação de outras doenças.
Pessoas que receberam transfusões de sangue antes de 1993 devem fazer o teste anti-VHC porque, antes dessa data, o sangue das transfusões não era testado nem se conhecia o vírus.
Tratamento
O tratamento consiste na combinação de interferon (substância antiviral produzida por nosso organismo e que combate o vírus da hepatite C) injetável três vezes por semana associado a uma droga (ribaveriva) administrada por via oral por um tempo que varia entre seis meses e um ano. Esses medicamentos são distribuídos gratuitamente pelo SUS.
Quando não há cirrose instalada, as chances de eliminação total do vírus do organismo variam entre 30% e 70%, dependendo do tipo de vírus, que pode pertencer a dois genótipos: 1 ou não-1.
No início do tratamento, os sintomas são semelhantes aos de uma gripe forte: dores no corpo, náuseas, febre. Perda de cabelo, depressão, vômitos, emagrecimento são outros sintomas possíveis. Ascite (barriga d’água), cansaço extremo, confusão mental podem ser sintomas do estado avançado da doença.
A cura é definida pela ausência de vírus no sangue seis meses depois do terminado o tratamento. As chances variam entre 40% a 60%, dependendo do tipo de vírus.
Recomendações
* Fique longe das bebidas alcoólicas, se é ou foi portador do VHC;
* Não utilize drogas injetáveis;
* Certifique-se de que todo o material utilizado para coleta de sangue seja descartável;
* Verifique se agulhas ou qualquer outro objeto que entre em contato com sangue é descartável ou está devidamente esterilizado;
* Leve seu próprio material quando for à manicure;
* Se quiser engravidar ou estiver grávida, faça o teste para saber se é portadora do vírus da hepatite C;
* Só faça sexo com preservativo;
* Tome as vacinas contra as hepatites A e B, a vacina contra gripe todos os anos e a vacina contra pneumonia, se é portador do VHC.
fonte http://drauziovarella.com.br

Bispo de Itabuna leva reivindicações ao governador Wagner


 
Bispo de Itabuna leva reivindicações ao governador Wagner


O bispo da diocese de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, apesar de negar qualquer interesse em disputas, revela que não deixa de levar adiante suas reivindicações aos homens públicos. Foi assim, por exemplo, no último encontro que teve com o governador Jaques Wagner, em Bom Jesus da Lapa.
Nesta entrevista ao Diário Bahia, ele comenta sobre o envolvimento de alguns religiosos com a política. Para o líder católico, sua missão vai muito além, por atingir a consciência das pessoas. Mesmo assim, recorda a repercussão que sua fala causou, no último dia 19 de março, quando teceu severas críticas à Saúde de Itabuna, diante de vários representantes políticos. Alguns até supuseram que ali havia uma intenção de mergulhar nesta seara.

O senhor tem interesse em mergulhar também na política em Itabuna?
Não. Nunca tive, nem tenho, nem é minha missão me misturar com a política. Eu sou da política de Jesus Cristo. Não sei quem foi o engraçadinho que colocou num desses jornais, não sei qual, que eu sou candidato a vice não sei de quem. Ninguém me procurou, não pensei nem pensarei e morro não sendo candidato pra coisa alguma. Eu sou candidato para Jesus Cristo, eu sou muito mais do que candidato porque sou bispo da diocese. Não só de Itabuna, mas desses 19 municípios. Eu sou muito mais do que pensam por aí. Eu vou ser secretário? Pelo amor de Deus.
“A missão do padre é muito maior, mais abrangente do que a missão de um político”

E qual a sua opinião sobre os padres que entram na política?
Eu não apoio e a Igreja também não apoia. A Igreja deixa a liberdade, porque cada um é brasileiro e sabe o que faz, mas ao mesmo tempo sabe qual a missão do padre. A missão do padre é muito maior, mais abrangente do que a missão de um político. Não quer dizer que eu estou desmerecendo a missão do político. Mas eu digo: o político tem uma missão e o padre tem uma missão totalmente diferente. Eu diria muito mais abrangente, porque ele trabalha na área da consciência das pessoas, pregando a palavra de Deus.
O seu pronunciamento no dia da procissão de São José revelou uma posição política sua...
Não esperei que fosse ter essa repercussão, por mais que agradeça a Deus que foi, porque isso já deu resultado. Pelo menos, a classe política mais se interessou pela questão da Saúde aqui na cidade, mais se interessou pela questão da violência... As minhas palavras não foram dirigidas para o prefeito, mas para a classe política de todos os escalões. Porque o prefeito não pode resolver todas as coisas. Para isso estavam lá os deputados para dirigir-se também ao governador.

O senhor busca levar adiante as suas reivindicações quanto às carências da cidade?
Estando agora em Bom Jesus da Lapa, eu aproveitei que o governador estava lá num encontro fechado com os responsáveis pelo santuário e apresentei novamente a situação de Itabuna. Novamente falei com ele sobre a situação da Saúde, da violência e da BR-415, trecho Itabuna-Ibicaraí. A conversa foi franca, muito sincera e eu diria que até bastante, porque conversamos mais do que 10 minutos. Sobre o problema da estrada, isso já é questão fechada, são só dias para iniciar. Quando se trata da Saúde, ele garantiu transmitir toda essa preocupação para o seu secretário [Jorge Solla]. Mas também depende muito das forças aqui de Itabuna para resolver esse problema. Então, eu não estou dormindo no ponto. Eu não publico, mas estou agindo.
Essa é a sua maneira de intervir nas questões que o senhor percebe...
Isso não é fazer política, é meu dever como pastor: cuidar também do bem-estar das pessoas que compõem a minha diocese. Por isso, nesse sentido não estou me guiando pelos sistemas políticos. Simplesmente, apelando para aqueles que podem [resolver]. Nesse sistema que nós estamos vivendo tudo passa pela classe política. Então, apelar para a classe política é um ato político também, mas motivado pelo evangelho. Reclamar a quem de direito.
“Eu não estou dormindo no ponto. Eu não publico, mas estou agindo”

Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde traz qualidade à saúde municipal




Confraternização na Secretaria da Saúde celebra o encerramento do curso de capacitação


Nesta sexta-feira, 26, uma confraternização na sede da Secretaria da Saúde – SESAU entre agentes de saúde, enfermeiros e técnicos celebrou a conclusão do Curso de Formação Técnica dos Agentes Comunitários de Saúde – ACS de São Francisco do Conde. A formação técnica dos ACS é parte do programa de qualificação dos servidores municipais, estabelecido pela prefeitura, em que torna os serviços públicos de saúde mais eficientes, seguros e humanizados, além de promover a valorização do profissional.

A secretária da Saúde do município, Marília Fontoura, participou do encontro e falou da iniciativa da prefeitura em reconhecer a importância do trabalho desenvolvido pelos ACS e do empenho em promover capacitações para que o serviço no município tenha mais qualidade. Já o ACS Jailton Ferreira ressaltou o desejo comum da categoria. “Nosso empenho está voltado para a diminuição dos indicadores de mortalidade e pela melhoria na qualidade de vida da população sanfranciscana”. Atualmente, 41 agentes comunitários atuam na saúde do município.

As aulas do curso de formação foram ministradas na Escola de Formação Técnica em Saúde – EFTS, em Salvador, por meio da parceria estabelecida com a administração municipal.



Agentes Comunitários de Saúde participam de curso sobre mortalidade materno-infantil

Os 223 agentes comunitários de saúde (ACS) da rede municipal da saúde participaram na manhã desta segunda-feira (29) da aula inaugural do Curso de Qualificação dos Agentes de Saúde sobre Morbimortalidade Materno-infantil, no auditório da Justiça Federal, centro de Ilhéus. A palestra com a temática central do curso foi ministrada pela diretora do departamento de Planejamento da Secretaria da Saúde de Ilhéus, enfermeira Mychella Góis.
O curso seguirá até o dia 16 de setembro, com total de 60 horas, seguindo recomendação do Ministério da Saúde. Segundo Mychella, capacitar os ACS sobre este tema é extremante importante, “pois eles possuem contato direto com a população e podem explicar medidas necessárias na redução de mortes das mães e das crianças”. O secretário municipal da Saúde, Uildson Henrique Nascimento, lembrou que o desafio de diminuir para números aceitáveis a mortalidade materna e infantil é grande, “já que depende de políticas públicas abrangentes e da participação da sociedade como um todo, na busca de melhoria no acesso aos serviços de saúde e na qualidade da assistência ao pré-natal, parto e recém-nascido”.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Réu foi absolvido por homicídio em 98


O Tribunal do Júri de Itabuna absolveu Samarone Ceo, o “Sassá”, de 41 anos. Ele foi acusado de assassinar, na madrugada do dia 7 de junho de 1998, Marcelo de Santana Dias. Além disso, “Sassá” tentou assassinar Erisvaldo e Osmar Pereira dos Santos.

Segundo o Ministério Público Estadual, Marcelo, Osmar e Erisvaldo caminhavam pelas margens da BR-415, perto da localidade de Santa Isabel, quando foram atacados. Sassá apareceu em um Fusca, estacionou o carro e começou a fazer disparos.

O acusado teria ficado irritado com a maneira como os amigos pediram carona. Osmar e Erisvaldo conseguiram escapar ilesos. Já Marcelo acabou morto com oito tiros de revólver 32. O acusado usou todas as balas, recarregou e esvaziou mais uma vez.

Na época do crime, a vítima tinha 17 anos, Osmar 18 anos e Erisvaldo 22 anos. Sassá alegou que, ao negar a carona, os jovens tentaram matar um rapaz que viajava a seu lado. Ele informou que o amigo, "Preto", teria sido agredido pelos três.

O Ministério Público achou a alegação impossível, pela maneira como o crime aconteceu. Mas o juri absolveu Samarone do homicídio contra Marcelo e o condenou pelo homicídio tentado contra os outros dois, qualificada de "branca", por não resultar em ferimento.

A pena foi reduzida para o máximo permitido, 4 anos e 8 meses de reclusão no regime inicial semiaberto. Por ser primário, ter bons antecedentes e residência fixa, ele poderá aguardar o julgamento de eventual recurso em liberdade A promotora foi Cintia Portela.

Itabuna faz primeira retirada de órgãos


Uma equipe médica da Central de Transplantes da Bahia realizou, na manhã destas quarta-feira, pela primeira vez em Itabuna, a retirada de órgãos para transplante. A operação aconteceu no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.

O avanço, considerado importante para a medicina itabunense, tornou-se possível após a implantação do Núcleo da Organização de Procura de Órgãos no município.

A doadora Marta dos Santos, de 48 anos, deu entrada domingo à tarde no Hospital São Lucas. A equipe medica itabunense constatou a morte encefálica na segunda-feira. Além de identificar a doadora, a equipe conseguiu a aprovação e a solidariedade da família.

Ela permitiu a retirada de órgãos de Marta, que morava no bairro da Conceição, era uma pessoa conhecida e bastante querida. Sua morte repentina deixou a família e os amigos surpresos. O corpo foi sepultado nesta quarta, no cemitério do Campo Santo em Itabuna. 
fonte Jornal A Região

Ceará – Na cidade de Sobral nasceu uma criança sem o cérebro



A anencefalia consiste em malformação rara do tubo neural acontecida entre o 16° e o 26° dia de gestação, caracterizada pela ausência total ou parcial do encéfalo e da calota craniana, proveniente de defeito de fechamento do tubo neural durante a formação embrionária. Esta é a malformação fetal mais freqüentemente relatada pela medicina.

Ao contrário do que o termo possa sugerir, a anencefalia não caracteriza somente casos de ausência total do encéfalo, mas sobretudo casos onde observa-se graus variados de danos encefálicos. A dificuldade de uma definição exata do termo “baseia-se sobre o fato de que a anencefalia não é uma má-formação do tipo ‘tudo ou nada’, ou seja, não está ausente ou presente, mas trata-se de uma má-formação que passa, sem solução de continuidade, de quadros menos graves a quadros de indubitável anencefalia. Uma classificação rigorosa é, portanto quase que impossível”.
Na prática, a palavra “anencefalia” geralmente é utilizada para caracterizar uma má-formação fetal do cérebro. Nestes casos, o bebê pode apresentar algumas partes do tronco cerebral funcionando, garantindo algumas funções vitais do organismo.
Trata-se de patologia letal. Bebês com anencefalia possuem expectativa de vida muito curta, embora não se possa estabelecer com precisão o tempo de vida extra-uterina que terão. A anomalia pode ser diagnosticada, com certa precisão, a partir das 12 semanas de gestação, através de um exame de ultra-sonografia, quando já é possível a visualização do segmento cefálico fetal. De modo geral, os ultra-sonografistas preferem repetir o exame em uma ou duas semanas para confirmação diagnóstica.
O risco de incidência aumenta 5% a cada gravidez subseqüente. Inclusive, mães diabéticas têm seis vezes mais probabilidade de gerar filhos com este problema. Há também maior incidência de casos de anencefalia em mães muito jovens ou nas de idade avançada. Uma das formas de prevenção mais indicadas é a ingestão de ácido fólico antes e durante a gestação.
Nos últimos anos, com os avanços tecnológicos que permitem exames precisos para este tipo de malformação fetal, juízes têm dado autorizações para que as mulheres com gravidez de fetos anencéfalos pudessem efetuar a interrupção da mesma, decisões comumente alvos de protestos de grupos religiosos e laicos contrários ao aborto.
O “caso Marcela”
Existe um caso famoso no Brasil (ocorrido no Município de Patrocínio Paulista) em que uma criança diagnosticada como anencéfala viveu por 1 ano, 8 meses e 12 dias após o nascimento. A menina, batizada de Marcela de Jesus, nasceu no dia 20 de novembro de 2006 e morreu no dia 31 de julho de 2008. Marcela não tinha o córtex cerebral, apenas o tronco cerebral, responsável pela respiração e pelos batimentos cardíacos. A menina faleceu em consequência de uma pneumonia aspirativa.

O caso gerou divergências: alguns especialistas, baseados na deficiência de uma definição exata do termo “anencefalia”, levantaram a hipótese de que a menina na verdade sofria de uma malformação do crânio (encefalocele), associada a um desenvolvimento reduzido do cérebro (microcefalia). Outros afirmam que o que houve, na verdade, foi uma forma “não clássica” de anencefalia, como a pediatra da menina, Márcia Beani Barcellos, profissional que mais acompanhou o caso. Segundo Márcia, a sobrevivência surpreendente de Marcela foi “um exemplo de que um diagnóstico não é nada definitivo”.
Em entrevista concedida quando a criança ainda estava viva, a pediatra afirmou ainda que a discrepância não era só em relação ao diagnóstico intra-ulterino, mas aos prognósticos geralmente feitos: “Ela não pode ser comparada com uma criança com morte cerebral, que não tem sentimentos. A Marcela não vive em estado vegetativo. Como ela processa isso, é um mistério!”
ver video
O Blog Netcina: leia mais sobre o caso Marcela

Hospital de Base de Itabuna tem 24h para fazer transferência de pacientes


Prazo de liminar para transferência de três pacientes termina nesta quinta.
Paciente contemplada por decisão morreu antes de remoção.

A Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (Sesab) tem 24 horas para transferir três pacientes internados no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, da cidade de Itabuna, no sul da Bahia. O prazo se encerra no final desta quinta-feira (25). De acordo com a liminar da Justiça, pedida pelo Ministério Público, esses pacientes precisam de cuidados avançados, sob risco de morte, e precisam ser levados para unidades melhor equipadas. Publicada no Diário Oficial do Estado na quarta-feira (24), a determinação tem prazo total de 48 horas para ser cumprida. A liminar pede o deslocamento de três pacientes sob pena de multa diária de R$ 10 mil.
Esta é a segunda vez que a Justiça concede uma liminar determinando a transferência dos pacientes. A primeira foi decretada no dia 4 de agosto deste ano, ordenando transferência de quatro pacientes. Diva de Oliveira é uma das pessoas que deveria ter sido contemplada pela medida, mas morreu antes de conseguir a remoção. A assistência social do Hospital de Base enviou relatórios médicos atualizados e exames desses pacientes para deixar a Sesab ciente da gravidade da situação deles, mas a transferencia não foi providenciada.
saiba mais
“Eles sempre respondem que não existe disponibilidade do leito. Não atendemos pessoas que precisam de hemodiálise, pacientes com problemas cardíacos precisam ficar na lista”, descreve a diretora da unidade de saúde, Gilnay Santana.
Diva não suportou a espera e morreu na terça-feira (23) por volta das 23h, vítima de um aneurisma cerebral. No boletim médico de 14 de agosto, foi solicitado até o suporte de uma UTI móvel aérea.
Segundo a direção do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, 17 pacientes estão na mesma situação e aguardam transferência. Muitos deles estão na UTI ou em estado grave, correndo risco de morte. São pessoas que precisam fazer hemodiálise, cirurgias de aneurisma cerebral ou exames. Alguns esperam a remoção desde maio.
O carpinteiro Arvadi Armando Carvalho, de 62 anos, está internado há 36 dias e é um dos pacientes da lista de espera. Ele sofreu um acidente e precisa ser operado. “Quebrei o fêmur e a bacia, mas não consigo a transferência. Não está fácil não”, desabafa.
A Secretaria de Saúde do Estado informou que ainda não foi notificada da decisão da liminar, mas que ainda assim, está fazendo um levantamento dos casos que precisam de transferência e avaliando se os pacientes apresentam quadro clínico que possibilite a remoção. Ainda na manhã desta quinta-feira o levantamento deve estar encerrado.

Do G1 BA com informações da TV Santa Cruz

Pesquisa nacional em Hospital de Itabuna


O Hospital Manoel Novaes, de Itabuna, foi selecionado pela Fundação Oswaldo Cruz como campo de treinamento de recenseadores e aplicação da pesquisa “Inquérito Nacional sobre o Parto e Nascimento”.

De acordo com a coordenadora do projeto no Brasil, Maria do Carmo Leal, a capacitação dos recenseadores baseou-se em entrevistas com as mães que deram à luz no Hospital Manoel Novaes e na consulta orientada a seus respectivos prontuários.

O Inquérito Nacional sobre o Parto e Nascimento será aplicado em Itabuna, seguindo para Ilhéus em setembro. Em todo o Brasil, o projeto Nascer no Brasil será executado em 192 unidades hospitalares.

Serão visitados 266 municípios e os primeiros resultados da pesquisa estarão disponíveis em novembro deste ano.
fonte Jorna A Região 

Prefeitura de Itabuna entra na luta para combater a Mosca Negra


Prefeitura de Itabuna entra na luta para combater a Mosca Negra
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna, junto com Adab ,Ceplac, e EBDA, dará início, no próximo dia 5, a uma grande ação de combate à Mosca Negra dos Citros, uma praga que ataca e pode até dizimar a produção agrícola de frutas como laranja, banana, manga, maracujá,  dentre outros. A praga foi descoberta no ano passado na região Sul da Bahia e preocupa as instituições ligadas à agricultura.
O assunto foi o principal tema de uma reunião na manhã desta sexta-feira (26) na Secretaria de Agricultura de Itabuna, com a participação de técnicos da Ceplac, EBDA e Adab. O encontro foi para traçar metas e planos de combate à praga, numa ação conjunta com todos os órgãos ligados à agricultura.
“Se não tivermos a participação integrada de engenheiros, técnicos e produtores não teremos resultados, o que pode comprometer a vida de centenas de família de pequenos produtores de nossa região”, alertou o secretário Municipal de Agricultura, Marcelino Oliveira.
As ações de combate à Mosca Negra serão feitas com o uso de controle químico cultural num grande mutirão a ser realizado no dia 5, no Associação da Roça do Povo e a partir daí será estendido a todos os assentamentos como Manoel Chinês, Cerrado, Ribeirão Seco e toda zona rural.
Durante o combate à praga, os técnicos também vão aproveitar para alertar aos produtores sobre o grave problema que a região pode sofrer se a mosca negra não for combatida imediatamente e, ao mesmo tempo, orientá-los sobre as formas de controle e o combate à praga.
Os representantes da Prefeitura, Marcelino Oliveira; da EBDA, Wellington Leite; da Ceplac, Edvaldo Pinheiro e da Adab, Catarina de Matos, garantiram disponibilizar o maior numero de técnicos e auxiliares para o grande mutirão, para combater o inseto. “Estamos iniciando uma guerra que só deve parar quando tivermos certeza de que o problema estará sob controle”, garantiu o secretário de Agricultura de Itabuna
O técnico da Adab, Roberto Costa Lima, que tem experiência no combate à praga, explicou que a Mosca Negra alimenta-se de grandes quantidades de seiva elaborada, concorrendo com a planta pelo alimento produzido, e por isso, pode causar definhamento lento do hospedeiro levando a planta à morte.
“É um inseto pequeno, mas devido à sua alta taxa populacional e à sua disseminação nas frutas e folhas, tem a capacidade de provocar um grande prejuízo às plantas nas quais se instala”.


DCS/PMI Texto: Rosi Barreto – Fotos: Pedro Augusto – 26/08/11
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares