sábado, 7 de dezembro de 2013

TRE-BA: 66% dos eleitores já fizeram recadastramento biométrico em Buerarema



A equipe do TRE-BA Notícias, boletim semanal do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), mais uma vez pegou a estrada para acompanhar o recadastramento biométrico no interior do Estado. A equipe do programa visitou a cidade de Buerarema, que fica a aproximadamente 450 quilômetros de Salvador e já está com 66% do seu eleitorado apto a votar nas eleições de 2014. No informativo, o chefe do cartório da 166ª Zona Eleitoral, Athiê Assis, conta como está sendo feito o processo na cidade e quais os caminhos para obter sucesso nesse trabalho.

Por enquanto, o recadastramento biométrico está sendo realizado apenas em algumas cidades do interior da Bahia e apresenta resultado satisfatório. O recadastramento biométrico de eleitores começou em julho deste ano e já atendeu a mais de 180 mil eleitores baianos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-BA

Hipertensão e diabetes são temas da 2ª etapa do programa “Saúde do Homem”

Estas duas questões de saúde apresentam números preocupantes no Brasil de hoje.

   

Hipertensão e diabetes será o tema, nesta próxima segunda-feira, dia 9, a partir das 19 horas, da segunda palestra do Programa “Saúde do Homem”, iniciativa do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), órgão da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Este é outro problema de saúde importante que afeta a população masculina e que foi detectado por uma pesquisa realizada, este ano, por Agentes Comunitários da Saúde de Ji-Paraná.

Homens acima dos 20 anos são os convidados para esta palestra gratuita, que ocorrerá na sede do CRAS, à Rua Padre Cícero, 721, esq. com a Rua São Cristóvão. “Quem participar ganhará direito de fazer consulta com o médico no dia seguinte no próprio CRAS, quando poderão medir sua pressão e a taxa de glicemia”. Se for diagnosticado algum problema maior, o paciente será encaminhado para atendimento especializado nas Unidades Básicas de Saúde do Município para dar sequência ao tratamento”, informa Luiz Fernando Siewerdt, diretor de Divisão e Apoio a Cursos e Programas Sociais. Ele informa também que os participantes da palestra poderão, nesta ocasião, providenciar sua carteira do SUS.

Estas duas questões de saúde apresentam números preocupantes no Brasil de hoje. Segundos de institutos renomados estima-se que haja no País 13,4 milhões de diabéticos e outros 32 milhões de hipertensos. Ambas as doenças apresentam pouco ou nenhum sintoma, se agravam à medida que a idade avança e pode ser evitada com medidas simples como a prática constante de atividade física para evitar o sedenta-rismo. O combate à obesidade aliada a novos hábitos alimentares também são caminhos alternativos, entre vários outros, de prevenção da diabetes e da hipertensão arterial.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Piso de agentes de saúde fica para março de 2014, avisa Alves

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, disse ontem que se reuniu com lideranças dos agentes comunitários de saúde e combate a endemias e que os agentes decidiram adiar a discussão do piso da categoria (PL 7495/06) para março do ano que vem. “Eles chegaram à conclusão de que não se poderia mais votar neste ano”, disse Alves.

O presidente também afirmou que pediu ao governo que destranque a pauta de votações. “Faço um apelo ao governo para que destranque a pauta e possamos, na reta final, votar uma pauta positiva”, disse.

A pauta está trancada por três propostas: o marco civil da internet (PL 2126/11); a aplicação da multa extra do FGTS no programa Minha Casa, Minha Vida (PLP 328/13); e o porte de arma para agentes penitenciários (PL 6565/13). Ainda não há acordo para nenhuma das três propostas.

Câmara dos Deputados
 
Fonte: Em Tempo Real

Agentes de saúde apoiam adiamento da votação piso salarial para 2014

Representantes da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e combate a Endemias agradeceram o empenho pessoal do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, para incluir o piso salarial da categoria (PL 7495/06) na pauta da Casa.

A categoria admitiu a impossibilidade de votar a matéria neste ano. A presidente e a assessora jurídica da entidade, Ruth Brilhante e Elane Alves, ressaltaram, no entanto, que o apoio de Alves foi fundamental para fortalecer a luta da categoria.

As dirigentes se reuniram nesta semana com Henrique Alves acompanhadas dos deputados Pedro Chaves (PMDB-GO) e Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE).

As representantes dos agentes informaram ao presidente que, diante das dificuldades na construção de um consenso em torno da proposta neste momento, a confederação apoia a retirada da proposta da pauta do Plenário e marcou uma assembleia nacional em março de 2014 para retomar o processo de mobilização para sua aprovação.

Mobilização em 2014
A intenção é reunir representantes de todos os estados dos 300 mil agentes de saúde e endemias. Henrique Alves sugeriu a elaboração de um documento para ser entregue aos líderes e ao governo.

Em outubro, o presidente da Câmara intensificou as negociações com os líderes para votar a matéria e decidiu inclusive incluí-la na pauta mesmo sem acordo. Sucessivos trancamentos da pauta, no entanto, acabaram inviabilizando a votação.

Com a retirada do projeto da pauta, Henrique Eduardo Alves cobrou do governo a retirada da urgência constitucional de três projetos que trancam a pauta do Plenário: o marco civil da internet (PL 2126/11); a multa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o Minha Casa, Minha Vida (PLP 328/13); e o porte de arma para agentes penitenciários (PL 6565/13). Ainda não há acordo para nenhuma das três propostas.

O governo não queria retirar a urgência para evitar a votação da proposta de piso salarial dos agentes comunitários, que aumentará gastos.

Propostas socialmente positivas

Se houver a retirada da urgência, a intenção de Alves é pautar uma série de propostas consideradas “socialmente positivas”, como a que regula a chamada PEC das Domésticas (PLP 302/13); a que estabelece normas gerais de segurança em casas de espetáculo (PL 2020/07); as emendas do senado ao projeto que criminaliza a prática de racha no trânsito (PL 2592/07); e a que classifica corrupção ativa e passiva com crime hediondo (PL 5900/13).
Câmara dos Deputados
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares