sábado, 7 de julho de 2012


AACSI- Associação dos Agentes Counitários de Saúde de Itabuna CONVIDA TODOS OS ACS/ ACE para o 1º Ressaca do Forró AACSI e os 20 Anos PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde), A Gente 20 de Luta. Local Itabuna Esporte Clube Bairro Conceição Itabuna, BA. 

13/ 07/ 2012 Horário: 14:30 às 21:00h.

ESCOLA TÉCNICA DO SUS, QUALIFICA QUASE MIL ACS.



ETSUS Pará qualifica 932 agentes comunitários de saúde


A Escola Técnica do SUS Dr. Manuel Ayres (ETSUS Pará) concluiu esta semana (6/7) nove turmas do curso de Qualificação para Agentes Comunitários de Saúde. Em agosto, mais 21 turmas do mesmo curso se formam, totalizando 932 profissionais. A formação, com 400 horas, teve início em dezembro de 2011 e abarca trabalhadores de 22 municípios do estado.

Ainda no mês de agosto, a escola pretende ofertar 40 novas turmas da qualificação para trabalhadores de 28 municípios. A meta é formar 1.339 agentes comunitários de saúde. Vale citar que a ETSUS Pará já qualificou 1.172 profissionais nessa área.
EPSJV inicia Especialização Técnica em Vigilância Sanitária de Produtos
A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) realizou no dia 11 de junho aula inaugural do curso de Especialização Técnica em Vigilância Sanitária de Produtos, sob o tema 'Vigilância Sanitária: dos desafios às necessidades das ações integradas em saúde e consonância com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e o SUS'.

O encontro reuniu o diretor da EPSJV, Mauro Lima, o diretor do Instituto Nacional de Controle e Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), Eduardo Leal, a diretora da área de gestão e projetos da Vigilância Sanitária da Superintendência da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Marília Monteiro Alvim, e a pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Vera Pepe.

A formação oferecida pela EPSJV está organizada em 280 horas e tem como objetivo discutir o processo de produção, com foco na temática `Alimentos e Medicamentos, contemplando questões legais, éticas, políticas, tecnológicas e recursos de informação e comunicação, integradas ao SUS.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

TCM DIVULGA RELAÇÃO DOS FICHAS-SUJAS NA BAHIA




Tinha candidato de cabelo em pé aguardando a lista do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) com os nomes dos políticos que têm ficha suja.
A tão aguardada relação saiu na tarde dessa quinta (05) e traz 915 ex-gestores com contas rejeitadas no período de 2004 a 2010. Os documentos de 2011 ainda serão julgados pelo Tribunal no segundo semestre desse ano.
Na lista, aparecem os nomes do ex-prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, e do atual, Newton Lima, por terem representações no Ministério Público.
Dos políticos de Itabuna, aparecem na relação os dos dois últimos gestores, Fernando Gomes e Geraldo Simões. O último tenta emplacar sua esposa como prefeita nas eleições desse ano.
O atual prefeito da cidade vizinha, Capitão Azevedo, também aparece na lista, por ter as contas de 2009 e 2010 rejeitadas pelo tribunal e uma representação no Ministério Público. Azevedo já entrou com um pedido de reconsideração.
Clique aqui e confira a lista completa com os gestores que podem ficar fora das eleições desse ano.





Lista do TCU de politicos fichas sujas nas eleições 2012


Na tarde desta terça-feira (19), o presidente do tribunal de Contas da união (TCU), Benjamim Zymler, entregou à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, a lista completa dos gestores inelegíveis, ou seja, os fichas sujas, para as eleições 2012. 

No final deste artigo há o link para acessar a lista completa dos fichas sujas. 

Comente esta notícia com seu perfil do Facebook ou Google/Blogger.
A lei da Ficha Limpa atinge todos os políticos que tiveram suas contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e, por isso, são considerados fichas sujas. 

“Este é um momento muito importante porque dá consequência concreta ao julgamento das contas irregulares do TCU”, destacou o presidente do tribunal. Ele lembrou também que esses gestores tiveram direito, até a última instância, à ampla defesa. 

No total, são mais de 6 mil políticos que ocupam algum cargo de gestão no serviço público em todo Brasil que estão inelegíveis por oito anos a contar das eleições municipais de outubro de 2012. Assim, eles também não podem ser eleitos nas eleições de 2014, 2016, 2018 e 2020. 

O deputado federal José Vieira Lins, pré candidato a prefeito de Bacabal, é um dos políticos fichas sujas que consta na lista do TCU. Ele tem três contas reprovadas e sendo assim, está inelegível para as eleições 2012 e durante oito anos. 

Zymler acrescentou que além da punição por multas e quitação dos débitos pendentes por causa de má gestão de recursos públicos, essas pessoas estarão inelegíveis. O ministro lembrou que todos os gestores tiveram suas contas julgadas em caráter definitivo, prerrogativa para que uma pessoa seja enquadrada na Lei da Ficha Limpa. 

“Realmente essa é uma consequência importante, e muito bem-vinda a possibilidade de tornar inelegíveis aqueles que não souberam lidar com o dinheiro público de forma adequada”, ressaltou Benjamim Zymler. 

JJUSTIÇA ELEITORAL DEVE INDEFERIR REGISTRO DE CANDIDATURA DOS FICHAS SUJAS 

O TCU já fez a sua parte, publicou e enviou ao TSE a lista de todos os fichas sujas do Brasil. Agora, o registro da candidatura deses políticos fica a cargo da Justiça Eleitoral que, se o candidato for ficha suja, não deve ter o registro aceito. 

Se esses candidatos conseguirem registrar a candidatura, ficará claro que, a Lei da Ficha Limpa e a Justiça Eleitoral, não servem para nada. 



Caso link acima não funcione, tente o link abaixo: 



quarta-feira, 4 de julho de 2012

LÍDER DO GOVERNO DÁ SINAL VERDE PARA PISO SALARIAL



FEBACS

CONACS - Notícias


O vice-líder do Governo, Deputado Henrique Fontana (PT/RS), acaba de usar a tribuna da Câmara de Deputados para confirmar o avanço nas negociações da aprovação do Pisos Salarial com a Ministra Ideli Salvati, já indicando para próxima semana novo encontro com a CONACS, e a expectativa é de que essa reunião seja realmente decisiva para a aprovação do Piso Salarial Nacional dos ACs e ACE.

Segundo a Deputada Jandira Fegali (PC do B/RJ), o posocionamento dos Líderes do Governo e da própria Ministra significa muito para a aprovação do Piso Salarial, opinião também compartilhada pelos Deputados Henrique Alves (Líder do PMDB/RN), Pedro Chaves (PMDB/GO) e Geraldo Resende (PMDB/MS), que alias, participaram de reunião nessa tarde com a Ministra Ideli Salvati.

A CONACS dessa forma, CONVOCA todos os Agentes de Saúde do País para que se desloquem para Brasília na próxima semana e num esforço concentrado, nos dias 10 e 11, seja feita uma grande mobilização da categoria. "Não adianta esperar o momento da votação, se os colegas não se mexerem já era... a hora é agora! A próxima semana é a última do semestre, por isso, não adianta me ligarem pra perguntar como andam as coisas... eu preciso dos colegas aqui em Brasília, ou seja, só depende de nós! Venham de um, dois de três de trinta, cem ... de ônibus, avião, jegue! Mas venham por favor, venham!"

Ruth ainda alerta para que encaminhem os abaixo assinados para o e-mail conacs2011@hotmail.com , sabendo que essa estratégia está sendo decisiva para se estabelecer o posicionamento político do Governo a favor da aprovação do Piso Salarial.

Fonte GRUPO INTEGRADO DE SAÚDE E AÇÃO SOCIAL

terça-feira, 3 de julho de 2012

SERÁ SEMANA DECISIVA PARA VOTAÇÃO DO NOSSO PISO NACIONAL.

A mobilização para próxima semana será decisiva para a votação do Piso Salarial, pois serão realizadas várias reuniões com o Governo Federal e parlamentares no intuito de decidir sobre a forma que se dará a votação do Piso Salarial, ou seja, via MPV 568 ou ainda pelo PL 7495/06.

                                                                 CONVOCAÇÃO 06/12


A CONACS – Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, por intermédio de sua Diretora Presidente no uso de suas prerrogativas estatutárias, e em conformidade com as deliberações da Assembleia Geral da CONACS, vem por meio deste CONVOCAR, os ACS e ACE a se fazerem presentes na 4ª Semana de Mobilização Nacional em prol da aprovação do PL 7495/06 que trata da Regulamentação do Piso Salarial Nacional e PCCR dos ACS e ACE que acontecerá em Brasília na Câmara de Deputados Federais, nos dias 12,13 e 14 de junho, com início às 08:00 h da manhã do dia 12.

A presença e participação de todas as Federações filiadas à CONACS, sindicatos e associações da categoria será fundamental para a conquista dos nossos objetivos de aprovação do Piso Salarial Nacional.

OBS: A CONACS não se responsabiliza por quaisquer despesas relacionadas à alimentação, transporte ou acomodações.

Sem mais para o momento e certa de contar com a presença de todos, envio votos de amizade e apreço.

A União faz a força!

Ruth Brilhante de Souza
Presidente da CONACS

segunda-feira, 2 de julho de 2012

GOVERNO SELECIONA 80 MUNICÍPIOS PARA INICIAR PROJETO " CIDADES DIGITAIS ".

Cidades terão internet e sistemas de gestão até o fim de dezembro. Objetivo é tornar gestões públicas mais transparentes, diz Minicom.
A Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações divulgou nesta segunda-feira (2), as 80 cidades beneficiadas na primeira fase do projeto Cidades Digitais, que compreende a oferta de acesso à internet , banda larga e a modernização dos sistemas de gestão públicos.
As cidades selecionadas terão pontos de acesso gratuito à internet, em espaços de grande circulação definidos pelas prefeituras e receberão softwares de gestão pública para os setores financeiro, tributário, de saúde e educação.
Os servidores públicos serão capacitados para uso dos aplicativos e da rede instalados nos municípios.
Veja a lista dos 80 municípios aprovadas para o projeto piloto Cidades Digitais no site do Minicom.
Segundo o Minicom, até o fim de julho serão divulgadas as empresas contratadas para a integração das redes de acesso à internet e dos softwares de gestão nos municípios escolhidos. A previsão é de que os 80 municípios selecionados tenham a estrutura implantada até o fim de dezembro deste ano.
O governo federal está investindo R$ 40 milhões na construção de redes de fibra óptica que servirão como base de conexão das prefeituras. O investimento restante será aplicado por cada município, informou o Minicom.
Em comunicado, a secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, afirma que o projeto tem como objetivos criar uma cultura digital e tornar as gestões públicas mais transparente. “...quanto mais transparente, nós sabemos que há menos corrupção”, afirma.
As 80 cidades selecionadas, de um total de 192 candidatas, foram avaliadas conforme capacidade gerencial e técnica, sustentabilidade do projeto e expansão da rede. As cidades que não foram selecionadas ainda podem encaminhar recursos de reavaliação ao Minicom até o dia 9 de julho.
A seleção também deu peso maior aos municípios das regiões Norte e Nordeste – 49 cidades dessas regiões foram aprovadas – e àqueles com população de até 50 mil habitantes.
Com dez cidades participantes, o Ceará foi o Estado com o maior número de municípios aprovados, seguido por Bahia, Paraíba e Pará, todos com nove cidades aprovadas.


O Distrito Federal obteve a aprovação da região administrativa Cidade Estrutural.


FONTE: G1 SÃO PAULO.

São Pedro no Santa Helena

O bairro Santa Helena, encerou na tarde de ontem os festejos junino com muita animação. A comunidade pode contar com diversas brincadeiras: quebra-pote, corrida com ovo na colher, desfile da rainha do milho concurso de daça entre outras brincadeiras e show ao vivo com a banda Sedução do Forró, no comando de Duda.
E para abrilhantar ainda mais a festa a Quadrilha Casamenteira fez a sua última apresentação deste ano.... com o momento mais esperado por todos, onde houve uma inversão de casais: os homens vestidos de mulheres e mulheres vestidos de homens, esta é uma tradição de muito tempo entre os quadrilheiros do Santa Helena. a comunidade recebeu de braços abertos todos que vieram prestigiar este momento. 








Com o incentivo comércio local e pessoas envolvidas na cultura do bairro, o responsável pela Quadrilha Casamenteira, Rafael Soares e comissão organizadora pode ter um encerramento digno de se esperar muito melhor no próximo São João de 2013.




O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, sugeriu à Ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, a edição de uma Medida Provisória para fixar o piso salarial e criar a carreira profissional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias.

Um projeto de lei sobre o assunto, em tramitação na Câmara dos Deputados, já aprovado pelo Senado, tem vício constitucional de iniciativa. É que matérias que criam carreiras profissionais e política salarial só podem ter origem no poder Executivo. Caso o atual projeto fosse aprovado na Câmara, necessariamente seria vetado pelo Palácio do Planalto.

O deputado federal Henrique Alves argumentou que a MP é fundamental para solucionar o problema que se arrasta desde 2006 quando o projeto tramitou pelo Senado. Na época o piso salarial previsto era de R$ 750,00.

Na Comissão Especial da Câmara, a matéria foi aprovada em outubro do ano passado e prevê piso de R$ 868,00 a partir de agosto deste ano.

A carreira de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias deverá beneficiar 300 mil profissionais que atuam diretamente na prevenção de doenças, como a dengue, e junto às equipes do Programa Saúde da Família (PFS)




FONTE: Blog do Franco Anicley
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares