sexta-feira, 7 de março de 2014

PARABÉNS A TODAS AS MULHERES DE BUERAREMA...BAHIA BRASIL E MUNDO...


Nossa homenagem a vocês Mulheres: 
de todas as classes sociais;
de todas as profissões;
de todas cores;
de todas as raças.

Secretaria da Saúde de São Vicente comemora dia da mulher com palestras

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08/03, a Secretaria da Saúde de São Vicente, por meio da Diretoria de Atenção Básica, realiza entre os dias 7 e 11/03, palestras sobre Saúde da Mulher.

As atividades acontecem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégias de Saúde da Família (ESF) e Estratégias de Agentes Comunitários da Saúde (EACS). Prevenção é o principal tema a ser abordado, e serão discutidas questões sobre câncer do colo de útero, câncer de mama, DST/Aids e hepatites.

Hoje (07/03), as palestras acontecem nas ESF Rio Branco, Gleba II e Quarentenário, às 14 horas. Na próxima terça-feira (11/03), as UBS e EACS Parque das Bandeiras e Samaritá promovem o encontro às 9 horas. No dia 13/03, às 14 horas, a UBS Vila Margarida faz a discussão sobre os temas com suas pacientes. Todas as palestras são gratuitas e abertas à população.

Prevenção é o principal tema a ser abordado, e serão discutidas questões sobre câncer do colo de útero, câncer de mama, DST/Aids e hepatites (Foto: Divulgação)








Duzentos agentes comunitários indígenas de saúde serão formados hoje

O evento acontece nessa sexta-feira, 07, no Teatro da Universidade Federal do Acre (UFAC) a partir das 10 horas da manhã.


A formação foi executada pelo Instituto Dom Moacyr


O Governo federal e o governo do Acre realizam a formatura de 200 novos Agentes Comunitários Indígenas de Saúde (ACIS) que se qualificaram para atuar em suas terras indígenas. A formação abrangeu 18 povos, contemplando os estados do Acre, Rondônia e Amazonas. O evento acontece nessa sexta-feira, 07, no Teatro da Universidade Federal do Acre (UFAC) a partir das 10 horas da manhã.

A formação foi executada pelo Instituto Dom Moacyr, por meio da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, em parceria com SESACRE e SESAI, com recursos do Ministério da Saúde. Teve a duração de 600h e a participação de educandos do Acre, Amazonas e Rondônia. E atendeu aos povos Kaxinawa, Kaxarari, Machineri, Shanenawa, Nukini, Poyanawa, Ashaninka, Madja, Katukina, Apurinã, Jamamadi, Jaminawá, Arara, Yawanawá, Kontanawa, Apolima-Arara, Jaminawa-Arara, Nawa.

Os Agentes Comunitários Indígenas de Saúde que estão sendo qualificados foram designados pelas próprias comunidades. Eles atuam na prevenção de doenças e agravos; realizam visitas em domicílios, acompanhamentos para tratamento médico e o encaminhamento de pacientes às unidades de saúde e de tratamento hospitalares. 

O ACIS é o principal elo entre as comunidades indígenas e os serviços de saúde, sendo o personagem fundamental para incentivar e assegurar o resgate do sistema de cura tradicional dessas populações e não apenas multiplicador de informações, tornando-se um mobilizador social da participação das comunidades no subsistema de assistência à saúde indígena. A formação tem como parceiros o Ministério da Saúde, Governo do Estado, Secretaria Estadual de Educação e Esportes, Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria Especial de Saúde Indígena.

Agentes comunitários de saúde recebem capacitação sobre Bolsa Família

A Secretaria de Cidadania e Habitação de Lucas do Rio Verde realizou na tarde de ontem (06) uma capacitação para cerca de 60 agentes comunitários de saúde sobre o Programa Bolsa Família.

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Gisele Bellotti de Rezende, essa capacitação está sendo realizada para que os agentes tenham mais conhecimento sobre o funcionamento do Bolsa Família. “Queremos que os agentes sejam multiplicadores de informação porque sabemos que o acesso deles nas residências é mais frequente, gerando um vínculo com as famílias”, destacou Gisele.

A capacitação iniciou com uma ginástica laboral em parceria com o Programa Vida Nova e seguiu com orientações realizadas pela coordenadora do Creas, Marli Martins e a coordenadora do Cras, Gisele Bellotti, sobre as atribuições de cada setor, tendo o Cras trabalhando a prevenção e o Creas algo mais curativo, depois que a ação já foi feita.

A coordenadora do Bolsa Família, Ariadi Michelli Souza Da Cruz, ainda explanou sobre as normas do programa, quem pode participar, a quantidade de famílias atendidas no município e o funcionamento do Cadastro Único. “O Bolsa Família foi criado em 2003 com o objetivo de tirar as pessoas que estão em estado de vulnerabilidade. Em Lucas, cerca de 1.700 famílias recebem o benefício”, ressaltou Ariadi.

Segundo a secretária de Cidadania e Habitação, Janice Ribeiro, essa formação procurou levar um pouco mais de informação aos agentes que estão diretamente nas ruas conversando com as pessoas, para que conheçam um pouco mais sobre o funcionamento do Cras e Creas e quais são as responsabilidade de cada departamento. “O principal é levar essa informação aos agentes comunitários de saúde para que eles possam transmiti-las à população luverdense para então procurarem esses setores quando precisarem de auxílio”, finalizou a secretária.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares