sexta-feira, 8 de março de 2013

Homenagem ao dia da Mulher em Buerarema

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Diante do crescimento do número de casos de doenças de câncer de colo de útero e colo de mama, bem como o aumento de mulheres com doenças atribuições, comemorarem o dia 08 de março, com um evento, num dia de ações voltadas para a saúde da mulher, com cultura, beleza e muita informação sobre doenças sexualmente transmissíveis, depressão e vítimas de violência sexual e social, a Secretaria Municipal de Saúde de Buerarema em parceria com a Secretaria de Assistência Social, e Secretária de Educação, Agentes Comunitários de Saúde, através da Prefeitura Municipal de Buerarema, como órgão responsável pela promoção da saúde de toda a comunidade, resolve em uso de suas de diminuir os índices destas doenças em nosso município, promovendo através da educação, melhorias na saúde da mulher bueraremense.

O principal objetivo deste evento é o de transformar o dia da Mulher-08 de março, comemorado internacionalmente, como um evento de importância na cidade, onde a mulher terá um dia dedicado a ela, com ações de cunho social e de promoção de saúde, mobilizando as Secretarias de Saúde, Assistência Social, e Educação, desenvolvendo ações centralizadas na mulher.

serviços de controle de diabetes e hipertensão, DST- AIDS, Informação sobre Câncer de Colo de útero e Mama, Vacinação, Violência contra mulher e programas Sociais desenvolvidos no município (oficinas)- CRAS; Stand de beleza (Bioextratus), Palco para música (som ao vivo), teatro a céu aberto,com sorteios de presentes a mulheres presentes e apresentação de ginástica do grupo de Melhor Idade Renascer, Peça teatral: Apresentação escrita e encenada pela atriz Gal Macuco, ACS, sob texto de Ramon Vane.

O presente projeto tem como meta principal, atrair o maior número possível de mulheres residentes em Buerarema.
O Projeto 08 de março, dia da Mulher, tem como estratégia de ação, a montagem de uma feira com toldos onde serão expostos e oferecidos às mulheres de Buerarema, 


Vejam as fotos Aqui.

quinta-feira, 7 de março de 2013

A Câmara de Alagoa Grande (PB), aprovou o Projeto do Executivo que estabelece o piso dos Agentes Comunitário de Saúde em R$ 950,00

 
A Câmara municipal de Vereadores do município de Alagoa Grande (PB), aprovou o Projeto do Executivo que estabelece o piso dos Agentes Comunitário de Saúde em R$ 950,00.
Depois da aprovação do piso municipal pela Câmara municipal de Filadélfia (em dezembro de 2012), seguida por Eunápolis e Botuporã, todos na Bahia, nos deparamos com uma tendência nacional. É salutar que a mais de dois anos que o Coordenador da Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde (MNAS), Samuel Camêlo, vem defendendo a necessidade da luta regionalizada, ou seja, a necessidade de militância no município. Por defender esse posicionamento o coordenador da MNAS e administrador do Jornal dos Agentes de Saúde sofreu retaliação por parte de algumas pessoas sem noção de articulação. Hoje os tais pessoas silenciam diante dos resultados positivos dos agentes que militaram em prol da garantia de um piso. A espera por um piso nacional já dura quase meia década e não saiu por falta de organização daqueles que defendiam apenas interesses próprios.

Orientação aos Agentes de Saúde do Brasil

Não esperem que “Brasília” resolva os seus problemas! Hoje a realidade da categoria é impar, em face das grandes possibilidades que os meios de comunicações imediatas oferecem. As redes sociais, a militância qualificada, a sistematização das ações, a disponibilidade de meios interligados como o Blog do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil, o mais antigo do país voltado aos agentes de saúde, a fanpage Jornal dos Agentes de Saúde, uma ferramenta nova no Facebook, mas, que consegue em uma única postagem quase 30.000 visualizações. No Twitter, marcamos presença com uma rede que envolve mais de 200.000 seguidores, em nossos diversos perfis. Lembramos-nos de um caso ocorrido em uma das cidades do Brasil em que, após recebermos informações de que as agentes comunitárias de saúde seriam demitidas, passamos a usar o Twitter para questionar o prefeito. Por oito meses seguramos a situação, o resultado não foi o que desejávamos, que era a desistência da demissão em questão. Infelizmente um novo processo seletivo foi realizado e parte das agentes não continuou no quadro de contratadas. Mas apesar da não obtenção de êxito, conseguimos conduzir a situação por quase um ano. Isto revela o potencial das ferramentas que dispomos nas mãos. Está ao alcance de qualquer agente de saúde. Nós colocamos todos esses recursos nas mãos dos guerreiros da Atenção Primária.

O Piso Municipal com base na Portaria editada pelo MS

O Piso Municipal com base na Portaria editada pelo Ministério da Saúde é uma tendência nacional. É isso que a coordenação da Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde defende. Ainda que os demais colegas de trabalho que compõe a Atenção Primária não concordem, como vem sendo relatado em alguns casos. A categoria, sem sombra de dúvida alguma, conseguirá mudar a infeliz realidade de um salário vergonhoso, injusto e desmotivador.

É relevante destacar que não estamos sozinhos, contamos com o apoio da sociedade da qual fazemos parte. E como sempre destacamos, nós somos essa sociedade, esse povo que faz do Brasil uma nação.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum 
Jornal dos Agentes de Saúde do BR: www.agentesdesaude.com.br
Fonte na web:  www.agentesdesaude.com.br

terça-feira, 5 de março de 2013

Número de mortes por dengue neste ano na PB já é superior ao de 2011 Foram registradas 10 mortes em 2012 pela Secretaria de Estado da Saúde. Em 2011, a Secretaria da Saúde contabilizou nove mortes pela doença.



Dez pessoas morreram este ano na Paraíba vítimas da dengue. O número de casos registrados neste ano pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) já é superior ao de 2011, quando foram nove mortes por dengue. De janeiro até 24 de novembro, foram notificados 11.314 casos da doença em 182 municípios paraibanos. 

De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, o caso mais recente foi registrado em Sapé, na Mata paraibana. As demais mortes pela doença ocorreram em João Pessoa (6 casos), Bayeux (1), Itabaiana (1) e Patos (1). "Avaliamos que é necessário fortalecer além do trabalho preventivo", Talita explicou que o diagnóstico correto pode evitar as mortes pela doença. 

A Secretaria da Saúde orientou que todo paciente que apresente febre com duração de até sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dores de cabeça, ao redor do globo ocular, nas articulações, musculares, ou ainda manchas avermelhadas na pele, associados ou não à presença de hemorragias, é um caso suspeito de dengue e deverá ser abordado como tal. A notificação deve ser feita pela assistência e solicitados exames (NS1 ou sorologia) de acordo com a data inicial dos sintomas.



Dos 11.314 casos, 2.482 foram descartados, 6.246 classificados como dengue clássica e os demais estão sendo investigados. O município de João Pessoa registrou o maior número de notificações, totalizando 4.554 casos. Já em Cabedelo foram 1.528 casos, Patos (486 casos), Bayeux (264 casos), Guarabira (235 casos), Catolé do Rocha (186 casos), Sousa (161 casos), Vista Serrana (160 casos), Uiraúna (158 casos) e Esperança (154 casos) com os maiores números de notificações. 

Dos 223 municípios paraibanos, 40 (17,93%) continuam sem registro de casos de dengue. São eles: Algodão de Jandaíra, Amparo, Barra de São Miguel, Belém do Brejo do Cruz, Boa Ventura, Bom Jesus, Borborema, Cajazeirinhas, Capim, Carrapateira, Coxixola, Curral de Cima, Curral Velho, Frei Martinho, Ibiara, Junco do Seridó, Livramento, Marcação, Monte Horebe, Mulungu, Nova Floresta, Ouro Velho, Pedro Régio, Pilões, Puxinanã, Riacho de Santo Antônio, Riacho do Poço, Santa Helena, São Bento de Pombal, São Domingos de Pombal, São Domingos do Cariri, São José da Lagoa Tapada, São José de Caiana, São José dos Cordeiros, Seridó, Serraria, Sossego, Tacima, Triunfo e Umbuzeiro. 

Algumas mortes
Foram registradas dez mortes por dengue na Paraíba neste ano. A primeira morte por dengue hemorrágica registrada neste ano na Paraíba foi de uma idosa de 64 anos de Itabaiana, no Agreste paraibano, em março. O caso só foi divulgado em abril deste ano. A Secretaria de Saúde do município confirmou que pelos resultados dos exames e do atestado de óbito a mulher foi vítima da dengue tipo 4. 

Em abril, uma menina de 7 anos morreu em Patos, a 307km de João Pessoa. Ela deu entrada no Hospital Infantil de Patos no dia 14 de abril e foi internada na área de urgência e emergência da unidade. Segundo o diretor técnico da instituição, Almir Soares Cavalcante, a menina apresentava os sintomas de dor abdominal, vômito, falta de ar e desconforto respiratório. O quadro se agravou na manhã dia 15 de abril, quando ela passou a ter taquicardia e foi encaminhada à UTI Infantil. A menina morreu às 4h do dia 16 de abril. Em João Pessoa foram registrados seis casos. Sendo um deles o de uma idosa de 97 anos e um outro de um jovem de 19 anos. 

Segundo Talita Tavares, os sinais de dengue devem ser observados desde os primeiros sintomas, pois são os cuidados iniciais que ajudam a salvar vidas. “Qualquer pessoa que apresente pelos menos dois sintomas como febre alta, dor de cabeça, manchas e erupções na pele, dor no corpo e nas articulações, associados ou não à presença de hemorragias, é um caso suspeito de dengue e deverá ser abordado como tal. Os sinais de alerta devem ser observados e deverá ser dada a assistência oportuna a partir dos primeiros sintomas, evitando assim o agravamento dos casos”, disse.

Ministério da Saúde suspende recursos para 21 municípios da PB


Portaria foi publicada na segunda-feira no Diário Oficial da União.
Irregularidades no cadastro de profissionais de saúde motivaram suspensão.

Ministério da Saúde suspendeu a transferência de recursos para 21 municípios na Paraíba, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira (4). Segundo a publicação assinada pelo ministro Alexandre Padilha, as irregularidades detectadas no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) motivaram a suspensão. 

Confira aqui a lista dos municípios relacionados no DOU.

Serão interrompidos temporariamente os repasses para os municípios de Alagoa Grande, Alhandra, Araçagi, Areia, Bayeux, Belém do Brejo do Cruz, Bonito de Santa Fé, Caiçara, Conceição, Conde, Gado Bravo, João Pessoa, Lastro, Mari, Olho d'Água, Patos, Pocinhos, Rio Tinto, Santa Rita, Sapé e Uiraúna

De acordo com a Portaria 318/2013, serão suspensos os recursos repassados a 469 municípios em todo o país. Segundo o Ministério da Saúde, a decisão considera os esforços do Ministério pela transparência e monitoramento nos repasses de recursos para a Atenção Básica. Todos os 26 estados da federação foram afetados. 

"Fica suspensa a transferência de incentivos financeiros referentes ao número de Equipes de Saúde da Família, de Equipes Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde, da competência financeira janeiro de 2013, dos Municípios que apresentaram duplicidade no cadastro de profissionais no SCNES", assinalou o ministro Alexandre Padilha.

domingo, 3 de março de 2013

CIDADE NOTICIAS: O progresso começa a chegar em Buerarema



CIDADE NOTICIAS: O progresso começa a chegar em Buerarema:


Neste sábado dia (02) de março, a comunidade bueraremense já começou a sentir os efeitos da nova administração do governo Guima Barreto. Foi apresentada a população a empresa Recicla Brasil e Industria de Reciclável de Pneus. Empresa essa que de inicio segundo informações da representante da Recicla Brasil Elisângela, vai gerar de 50 a 70 empregos para o povo carente de Buerarema. O prefeito Guima que em apenas dois meses de governo, afirmou que essa fabrica será a primeira de muitas que ainda viram para oferecer emprego e renda para um povo tão sofrido mais guerreiro e que merece respeito e oportunidades. É o progresso chegando e as promessas de campanha sendo cumpridas, afirmou o prefeito Guima Barreto.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares