sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Projeto amplia atribuições dos agentes comunitários de saúde



A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 3664/12, do Senado, que inclui entre as atribuições do agente comunitário de saúde a coleta de dados sobre aspectos sociais, econômicos, sanitários e culturais.

Autor da proposta, o então senador Eduardo Amorim (PSC-SE) ressaltou que o agente comunitário goza da confiança da comunidade, podendo ser um excelente porta-voz dos problemas relatados pela população. “Ao atuar como ‘agente de cidadania’, o agente comunitário da saúde amplia a sua participação na vida daquelas famílias, podendo contribuir muito para a melhoria da qualidade de vida”, afirma.

A matéria tramita apensada ao PL 7495/06, do Senado, que cria 5.365 empregos públicos de Agente de Combate às Endemias, no âmbito do Quadro Suplementar de Combate às Endemias da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Ao todo são 20 proposições que estão prontas para votação em Plenário.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Mutirão do TRE-BA quer julgar 500 processos até o fim da semana

Mutirão do TRE-BA quer julgar 500 processos até o fim da semana

Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) planejam julgar, até domingo (16), cerca de 500 processos de registro de candidatura pendentes de apreciação. Até agora, entre os 2.231 processos recebidos pelo Tribunal, 1.548 já foram julgados até o término da manhã da terça-feira (11). Nesse ritmo, os julgamentos de registro de candidatura devem terminar na próxima semana. No calendário eleitoral, a previsão era que o dia 23 de agosto seria o último para que todos os recursos sobre registros fossem julgados. Entretanto, ainda existem diversos casos que não chegaram aos TREs ou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os candidatos que aguardam julgamento de recurso ainda podem fazer campanha, até que a decisão final seja publicada, mas os partidos devem substituir os candidatos que forem impugnados.

rbn

Meninas poderão receber na rede pública vacina contra HPV

                                          

Mulheres na faixa de 9 anos a 40 anos terão o direito de receber gratuitamente na rede pública de saúde a vacina contra o papilomavirus humano (HPV). O projeto de lei que prevê a medida foi aprovado nesta quarta-feira (12) na Comissão de Assuntos Sociais do Senado e agora vai à análise da Câmara dos Deputados.

A proposta também lista os direitos da mulher durante o atendimento de prevenção do câncer de colo do útero. Atualmente a vacina é vendida na rede privada de saúde.

A autora do projeto de lei, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), estabelece que as mulheres beneficiadas pela vacina também terão direito a receber, de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), esclarecimentos sobre as doenças causadas pelo vírus.

Os hospitais e postos de saúde da rede pública também deverão garantir o acesso a todo e qualquer atendimento complementar necessário. As informações são da Agência Brasil.

Fonte: A Guilhotina


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Modelo em 3D permite que gestantes cegas sintam feto com as mãos

Imagens do ultrassom são processadas em um programa de computador, que faz cálculos matemáticos com as medidas do bebê até chegar a um modelo virtual, impresso com dimensões reais do feto.



O momento mágico da ultrassonografia durante a gravidez também já pode ser compartilhado por gestantes que não enxergam. É uma tecnologia nova.

Uma imagem mostra Isloane no útero da mãe, mas ela não pode ver. Fabiane e o marido Luis Fernando são cegos.

A emoção de Fabiane e Luis Fernando é imaginar o bebê com as informações do médico pelas imagens da ultrassonografia. Mas a tecnologia atual vai permitir uma experiência inovadora. Os dois vão poder sentir o feto com as mãos, exatamente igual como ele está na barriga da mãe.

Como? O trabalho premiado internacionalmente é feito no laboratório do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), no Rio de Janeiro. As imagens do ultrassom são processadas em um programa de computador, que faz cálculos matemáticos com as medidas do bebê até chegar a um modelo virtual em 3D, impresso com as dimensões reais do feto. No caso de Isloane, 17 centímetros.

O projeto que começou como estudo para bebês com malformações ganhou um novo sentido.

“A mesma emoção que um exame de ultrassonografia permite para uma gestante, a Fabiane também está tendo essa oportunidade”, fala o obstreta Heron Werner.

“É como se eu tivesse voltado a enxergar. Muito linda, linda”, diz Fabiane emocionada.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Toma posse a nova diretoria da ABACS

Na manhã desta terça-feira, no espaço da câmara de vereadores, a solenidade de posse da nova diretoria da ABACS para o próximo biênio 2013/2014. O evento pode contar com diversas presença, como o presidente do CMS. enfermeiras e demais ACS. 
Durante a transição foi também lembrados os presidente anteriores que passaram por esta entidade onde também se fez uma homenagem uma ex-presidente Edite Alves, que hoje se encontra com problemas de saúde, onde todos os ACS oram constantemente por sua melhora. A presidente (assumiu devido o atual ter se afastado para concorre ao cargo de vereador) ressaltou a importância desta nova diretoria, sabendo que a mesma tenha um bom comprometimento com a classe.
O interessante que a passagem de presidência foi de esposo para esposa, pois Luís Carlos é atualmente casado com a atual presidente Soraya Meireles. Durante a comemoração nãpo podemos de deixar de registra a aniversariante , que a mesma faz parte da nova diretoria a sra. Andréia Coelho.


Luís Carlos e Soraya



Valdemir (pres. do CMS)


Ceilma; Soraia; Elisângela;Alexsandra; Andréia; Luís; Andréa  e Joselene

Ceilma; Soraia; Elisângela;Alexsandra; Andréia; Luís; Andréa  e Joselene






20 Anos de ACS na Bahia

Aconteceu neste dia 10, em comemoração aos 20 Anos de ACS na Bahia, no Centro de Convenções de Salvador, um grande encontro onde pode-se contar com presenças de ACS e ACE de toda a Bahia. 
Onde foi mostrada toda a trajetória de ascensão da categoria em todos os municípios baianos, assim como pessoas que contribuíram para que o programa hoje seja indispensável nos lares baianos. Com presenças de autoridades e apoiadores do programa como o Secretário Estadual de Saúde e a pessoa do Sr. Roque Honorato (ex ACS) mais figura muito marcante na nossa trajetória entre outros.
Plenária

Plenária

Plenária

Roque Honorato

Luís Senna e o Sr.  Roque Honorato

Luís Senna e Sr. Jorge Solla (Sec. Estadual de Saúde)




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares