sábado, 12 de novembro de 2011

PREFEITURA DE ITATIAIA/RJ DESCUMPRE LEI FEDERAL E ABRE PROCESSO SELETIVO COM CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA PARA ACS E ACE

Prova para agentes de Saúde e de Endemias acontece domingo

ITATIAIA

A prefeitura, através da Secretaria de Saúde (SMS), confirma para domingo, no Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto, no Centro, das 9 às 13 horas, as provas do processo seletivo para contratação temporária para os cargos de agente Comunitário de Saúde (ACS) e agente de Combate a Endemias (ACE). O resultado final está programado para ser divulgado no dia 2 de dezembro.
A prova, formulada pelas secretarias de Saúde (SMS) e de Educação (SME), terá questões de português e de conhecimentos específicos relacionados com as atribuições exigidas. A organização pede que os concorrentes cheguem com pelo menos uma hora de antecedência e levem canetas esferográficas azul ou preta. Inscreveram-se para participar do processo seletivo 94 pessoas para a função de Agente Comunitário de Saúde, em que foram oferecidas 56 vagas; e 11 pessoas para agente de Combate a Endemias, com quatro vagas disponíveis.
Os aprovados serão incorporados aos quadros da Secretaria Municipal de Saúde a partir de janeiro de 2012, por um período de dois anos, renovável por mais dois. Os agentes cumprirão jornada de trabalho de oito horas diárias, de segunda a sexta-feira, excepcionalmente, podendo ser convocados aos finais de semana, respeitando o limite de 40 horas semanais, ficando estabelecido que o vínculo de trabalho é o regime jurídico estatutário (Lei Municipal nº 193/97).
Os Agentes Comunitários de Saúde, que terão vencimentos básicos de R$ 540,60, exercerão atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, com ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as normas do Sistema Único de Saúde (SUS). Os agentes de Combate às Endemias, com vencimento de R$ 607,14, têm como atribuição realizar atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, cujas atividades serão integradas às ações realizadas pelos agentes comunitários de Saúde.

Postado em 11/11/2011 10:46:04

avozdacidade.com


So esqueceram que existe a lei 11350/06 e que a mesma proíbe a contratação temporária de acs e ace

Sr. prefeito, estive lendo no site avozdacidade.com
sobre a realização do processo seletivo para os cargos de acs e ace e venho através desta mensagem lhe deixar ciente de que a vossa prefeitura esta descumprindo artigo da lei federal 11.350/06 no sentido de fazer contratacao temporaria.
Art. 16. Fica vedada a contratação temporária ou terceirizada de Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate às Endemias, salvo na hipótese de combate a surtos endêmicos, na forma da lei aplicável.
quero também deixa-lo ciente de que este processo ilegal já foi divulgado nos maiores blogs de acs e ace do Brasil e te passar os endereços para o senhor conferir.


acepriscila.blogspot.com/
danibel48.blogspot.com/
acsrobertocom.blogspot.com/
bioacs.blogspot.com/
leocidessaudego.blogspot.com/


E tambem em redes sociais

www.facebook.com/groups/agentesdesaude/298916010152090/?notif_t=like


Espero que o senhor tome nota das irregularidades e regularize a situação do seu município.
assim que for regularizada, por favor me avise, que eu farei questão de publicar novamente que o senhor regularizou a situação de nossos colegas, se fazendo cumprir a lei federal.
Abraços da ACE PRISCILA!


DEIXE VOCÊS TAMBÉM SEU RECADO PARA O PREFEITO!!!

www.itatiaia.rj.gov.br/index.php?option=com_contact&view=contact&id=1&Itemid=71

Brasil sem cigarro – Série de Drauzio Varella no Fantástico

Brasil sem cigarro – Série de Drauzio Varella no Fantástico

Em novembro, estreia no Fantástico o quadro “Brasil sem cigarro”, com o doutor Drauzio Varella. O médico dará dicas preciosas para o público e acompanhará a vida de três fumantes que estão largando o vício.
Acompanhe a contagem regressiva para o dia em que o Brasil vai para de fumar.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Manifestação dos Agentes Comunitários em Potim SP

Denuncia: Prefeito do Município de Potim SP, desrespeita a lei e demite Agentes Comunitários de Saúde

O prefeito de Potim, município da região do Vale do Paraíba no estado de São Paulo, Sr. Benito Carlos Thomaz , demite cerca de 10 Agentes comunitários na cidade.

Ocorre que o prefeito desrespeitou a emenda constitucional 51 e a lei federal 11350, quando em 2009 realizou processo seletivo público no município com prazo determinado em período de 1(um) ano, podendo ser prorrogado por mais 1 (um) ano, entre os aprovados no processo, estavam os ACSs, porém, a lei supra citada, que regulamenta especificamente a profissão, inclusive define as normas de contratação, não permite contratação de ACSs e ACEs por contrato provisório.


O Prefeito de Potim, em um ato de irresponsabilidade administrativa realizou em 2011, novo processo seletivo com a intenção de substituir os trabalhadores efetivados no processo anterior. Novamente lançando edital de processo seletivo público, desta vez, simplificado, com a mesma clausula que caracteriza contrato temporário.

Quando cientes da situação, os trabalhadores reivindicaram a regularização e cumprimento da lei 11350, após este passo, o prefeito antecipou sua intenção e demitiu os ACSs na útima segunda feira (07), impedindo-os de entrar em seus locais de trabalho, em uma imposição humilhante.

Após o fato, os trabalhadores procuraram o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Potim, presidido pelo Sr. Vidal, e se depararam com uma situação lamentável. A sede do sindicato encontra-se localizada em um prédio anexo da prefeitura e, não há diretoria no sindicato, apenas o presidente, que segundo informações, tem cargo comissionado em outro município. Não havendo qualquer prontidão por parte do Sindicato em ajudar na causa, os trabalhadores criaram uma comissão e foram falar com o prefeito, o mesmo referiu que não cabia argumentação e orientou os trabalhadores acionar a justiça. Quando foi contestado sobre a sede do sindicato ficar em um prédio do lado da prefeitura, o prefeito indagou, eu quem pago o aluguel da sede e quem manda na cidade sou eu.

Inconformados com a situação os trabalhadores buscaram ajuda nos sindicatos filiados a CUT na região, que de imediato acionaram a justiça, entrando com petição no Ministério Público e um mandado de segurança para garantir o emprego dos ACSs.

Hoje, 09 de novembro de 2011, foi realizado um protesto em frente à Câmara Municipal de Potim, com o objetivo de sensibilizar a comunidade e os vereadores com os fatos ocorridos no município.

Estiveram presentes no ato, o Diretor da Federação Paraibana dos Agentes Comunitários de Saúde e representante da CONACS, Sr. Damião Braz, o Secretário Geral do SINDACS/SP, Sr. Fabio Bandeira, a ACS Cinthia Muniz, Liderança da categoria em Pindamonhangaba e diversos representantes da CUT na Região do Vale do Paraíba.

Aguardam decisão da Justiça.

Informações de Fabio Bandeira
 
http://mnagentesdesaude.blogspot.com/

Numerólogos e esotéricos ansiosos para o 11/11/11 às 11H11 - Yahoo!

Numerólogos e esotéricos ansiosos para o 11/11/11 às 11H11 - Yahoo!


Essa coincidência de relógio e calendário acontece uma vez a cada 100 anos
Os numerólogos esperam com ansiedade esta sexta-feira, 11 de novembro de 2011. Quando faltar 49 minutos para o meio dia, o relógio marcará 11H11 do 11/11/11, um raro número que, para os adeptos das ciências ocultas, pode indicar a ocorrência de eventos incomuns.
Para a maioria das pessoas é apenas uma coincidência de relógio e calendário que acontece uma vez a cada 100 anos, mas numerólogos e esotéricos procuram sinais do que isto pode significar.
Alguns acreditam no início de um humanismo renovado, de uma nova harmonia no mundo, a abertura de um portal para outra dimensão ou até, uma revolução da consciência.
Centenas de aficionados pelas ciências ocultas planejam se reunir neste dia para cerimônias e danças. Várias páginas dedicadas a esta data apareceram no facebook.
A Organização Nacional dos Cegos Espanhóis (ONCE) organizará uma loteria especial com um prêmio de 11 milhões de euros.
Os médiuns e sacerdotes paranormais mais renomados comentaram sobre a importância da sincronia das 11h11 do dia 11/11/11 como o israelense Uri Geller e o americano Solara.
Fanáticos do "Spinal Tap", um filme de 1984 baseado em fatos reais e imaginários que descreve uma banda de hard rock e onde o número 11 tem um significado especial, também ressaltaram essa importância.
"Ter um triplo número em uma data é, sem dúvida, de grande importância", disse Solara à AFP. "Vejo uma grande mudança na consciência do planeta e isto coincide com a data", acrescentou o médium.
Solara vive no Peru e mantém em segredo seus planos para o dia 11/11/11. Ele revelou que grupos em mais de 50 países vão aproveitar a ocasião para sentar em silêncio e meditar.
Alguns numerólogos atribuem ao número 11 poderes paranormais que criarão um canal de comunicação com o subconsciente. Outros sustentam que o número representa a dualidade do bem e do mal na Humanidade.
Na internet, blogueiros insistem no caráter místico do 11, que segundo eles pode estar associado aos desastres como os ataques do 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.
A profecia de São Malaquias, que no século XI previu que existiriam 112 papas antes do apocalipse bíblico, também foi citado. O atual papa, Bento XVI, é o de número 111.
A data 11 é historicamente carregada de significados. Além dos atentados de 2001, o armistício da Primeira Guerra Mundial foi firmado às 11H00 da manhã do dia 11 de novembro de 1918.
"Existe uma sincronia interessante no fato de que muitos eventos estão associados com o número 11", observou Ellie Crystal, uma blogueira que se apresenta como exploradora da metafísica do mundo.
Para John Hoopes, professor de pensamento crítico na Universidade do Kansas, todas estas teorias pseudocientíficas são exemplos perfeitos do "viés de confirmação de hipóteses". É a tendência de privilegiar a informação que confirma as ideias pré-concebidas, sem levar em conta as outras que contradizem, afirmou.

Fotos: Lista Vermelha de espécies ameaçadas é atualizada - UOL Ciência e Saúde

Fotos: Lista Vermelha de espécies ameaçadas é atualizada - UOL Ciência e Saúde

A entidade destaca a importância dos anfíbios para os ecossistemas, uma vez que esses animais são indicadores da saúde do meio ambiente e têm sido usados na busca de novos medicamentos. A Lista Vermelha foi complementada com 26 anfíbios recentemente descobertos. Na foto, o Ranitomeya benedicta, incluído na categoria "vulnerável"

Tribuna da Bahia Online - Notícia

Tribuna da Bahia Online - Notícia

Um suposto funcionário de uma fábrica de calcinha foi flagrado pela polícia na noite desta quinta-feira (10) com 51 calcinhas amarradas nas pernas. Ele estava em um carro com mais três pessoas e trafegava em alta velocidade pela BR-415, na cidade de Itabuna, sul do estado.A polícia desconfiou e deu ordem para que o motorista, que não teve a identidade revelada, parasse o veículo. Muito nervoso durante a revista, o suspeito foi flagrado com as peças íntimas amarradas na perna com fita isolante. Ele não informou o que iria fazer com as calcinhas, e disse que seria funcionário de uma fábrica. Segundo a polícia, ele prestou depoimento na delegacia de Itabuna e liberado em seguida.

Comissão aprova propostas favoráveis aos agentes comunitários de saúde

Comissão aprova propostas favoráveis aos agentes comunitários de saúde

AmauriTeix









Foi aprovado, nesta quarta-feira (9), na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), uma emenda ao Plano Plurianual (PPA) e o relatório a um projeto de lei (PL) que beneficia aos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

A emenda ao PPA garante recursos para a implantação do piso salarial da categoria em dois salários mínimos. A outra proposta concede isenção de impostos para os agentes na aquisição de motos e bicicletas.

A emenda sobre o piso salarial é de autoria dos deputados Amauri Teixeira (PT-BA) e João Ananias (PCdoB-CE) e será analisado agora pela Comissão de Orçamento. Já o substitutivo apresentado pelo deputado Amauri - que prevê a isenção de impostos - alterou o PL nº 902/11, de autoria do deputado Geraldo Resende (PMDB-MS). Amauri foi relator desta proposta, que segue para as comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Finanças e Tributação (CFT).

Segundo o deputado Amauri Teixeira, as propostas não beneficiam apenas a categoria. "Com a garantia do piso salarial, os agentes terão mais tranquilidade para trabalharem ainda mais pela população. Já isenção de impostos para a compra de motos e bicicletas vai garantir maior mobilidade e agilidade nos atendimentos", afirmou o parlamentar.

Assessoria Parlamentar

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

FILHOS ABANDONADOS, ORFÃOS DE PAIS VIVOS

Conversando com colegas ACS's e ACE's de vários estados brasileiros o que ouvi foi que senten-se filhos órfãos de pais vivos, e você vai entender o que os colegas do NOSSO IMENSO BRASIL me disseram ao continuar lendo esta nota que escrevo aos colegas.

Hoje somos mais de 300 mil Brasil a fora, e como filhos do SUS nos sentimos abandonados por quem nos gerou, gerou e nos deixa jogados a margem da sociedade nos marginalizando e fazendo nossos filhos sentirem na pele que ser fucionario publico e ainda por cima AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE OU AGENTE DE COMBATE AS ENDEMIAS é sem dúvida um meio de está empregado mais não um meio de manter uma família com dignidade. O ministério da saúde já nos chamou de ABORTO, de GRAVIDEZ INDEZEJADA e etc..., nos últimos 5 ou 6 anos nossa presença em Brasília tem se tornado constante, implacável ao ponto de conseguir algumas conquistas como as mudanças na constituição federal, mais quando pensamos em um piso salarial nos parece que somos indignos ao ponto de nos faltar forças coragem e até alto estima para continuar ajudando a população que vivem na mesma situação que nós que é uma assistência médica adequada, um estudo de boa qualidade, um lazer regular já que não podemos viajar para uma DISNEY da vida.

Agora me vem a segunda parte

Fomos abandonados por nossos pais (SUS=governo,MS) somos filhos indesejados, nossa madrinha(CONACS) que lutava a nosso lado sabendo de sua responsabilidade que é de nunca desistir dos afilhados (ASSOCIADOS) mesmo que os pais abandonem diz que não mais lutará com nós e por nós, assim sendo nos sentindo jogados na sarjeta e marginalizados por quem deveria nos apoiar só nos resta perguntar como em um último suspiro: Ouuuu, e agora quem poderá nos ajudar, nas mãos de quem cairemos, da CUT, UGT, CGT,CTB, CNTSS e etc..., quem será o próximo a nos (...) e depois nos chutá como uma bola mucha e sem valor?

É colegas, é em momentos como este que paramos e pensamos: A @$#$% ²²³££¢¢¬¬£¬¬¢, temos orgulho mesmo de ser ACS e ACE ser representado por quem corre em meio aos desabores da vida sem saber o que fazer gritando, esperneando, esbravejando como se ali tivesse um grupo de pessoas irresponsáveis culpados de tudo ou será que não havia mais como esconder o que estava patente aos olhos de todos e que não seria mais possível esconder que é e que era mais um ano em que todos sairiam frustrados e que sempre vai ter uma desculpa para não chegar-mos a nossa conquista. Penso: Vale mesmo a pena fazer campanha de arrecadação e enviar: Ora, já foi jogada a toalha, já nos disseram que nada fariam e pelos cálculos que os colegas fizeram de levantar uns R$ 100.00 outros 1 mil outros mais seria sim possível termos ao menos uma nota de esclarecimento agradecendo pelo incentivo enviadO, no site da CONFEDERAÇÃO DOS ACS tem um matéria onde a diretoria se compromete fazer prestação de contas MENSALMENTE E NÃO É APENAS UMA MATÉRIA, MAIS SIM UM DOCUMENTO APROVADO NO DIA DA ELEIÇÃO, é difícil entender o porque de tantos desmandos dessa diretoria. Será que nós que contribuímos não merecemos respeito? SE não merecemos consideração porque agora somos solicitado a contribuir informalmente? Ahhh acho que o que vale é nosso dinheiro e não nós que suamos para adquiri debaixo de sol e chuva porque parece que os diretores não ACS!


conacs@hotmail.com

Fone/fax: 062 3225-6975 ou 62 9949-8365
Quero aqui deixar os contatos da CONACS onde os colegas podem ligar e enviar Email pressionando a ser feito uma prestação de contas, e se dá maiores esclarecimentos a nós ACS e ACE, DO MESMO GEITO QUE ENVIAMOS EMAIL AOS DEPUTADOS ENVIAMOS A CONACS. ACREDITO QUE NÃO HÁ SOBERBA O BASTANTE PARA NÃO NOS DÁ UMA RESPOSTA?
conacs@hotmail.com

21 AGENTES DE ENDEMIAS SÃO DEMITIDOS POR ALEGADA FALTA GRAVISSIMA.

Prefeitura demite 21 Agentes de Combate à Dengue por falta gravíssima
Servidores são investigados em processo administrativo por desempenho inadequado das funções



Vinte e um agentes do combate à dengue foram demitidos na quarta-feira (9) pela Prefeitura de Araraquara-SP.

Embora os motivos não tenham sido oficialmente esclarecidos, os funcionários desligados "por falta gravíssima" eram investigados em um processo administrativo desde janeiro por denúncias de que não estavam desempenhando suas funções adequadamente.

Os servidores alegam sofrer perseguição política, uma vez que foram até a Câmara no dia 18 de março deste ano cobrar explicações da secretária de Saúde, Regina Barbieri, sobre as acusações de mau desempenho da função. Eles afirmam que foram demitidos por repudiar os posicionamentos da secretária e do coordenador das Vigilâncias em Saúde, Feiz Mattar.

A secretária respondeu, por meio da assessoria de imprensa, que a demissão dos 21 agentes é resultado de um processo administrativo.

Segundo informações do jornal Tribuna Impressa,que conversou com Mattar, o coordenador não quer falar sobre o problema porque a investigação ainda está no Ministério Público (MP). "Faz mais de cinco meses que as investigações estão na Promotoria e na administração, mas não vou comentar."

Processo coletivo

Os ex-agentes devem entrar com uma ação conjunta na Justiça para requerer o cancelamento do processo. "Vamos lutar até o fim", disse um dos demitidos.

Na quarta-feira (9), eles tiveram de passar pelo exame demissional no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt). Nesta quinta (10), devem comparecer à Prefeitura para assinar a rescisão dos contratos.

MP

A pedido da Promotoria de Saúde Pública do MP, em agosto deste ano, a Polícia Civil instaurou um inquérito policial para apurar a responsabilidade pela epidemia de dengueregistrada na cidade neste ano.
Na época, o delegado Geriel Dal Ri, do 2º Distrito Policial, disse que o inquérito seguia sob sigilo de Justiça e policial, porém, alertou que o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar), Valdir Teodoro Filho, era investigado.

Teodoro Filho disse que apenas deu suporte jurídico e psicológico aos servidores durante o processo administrativo. Entretanto, disse que, com as demissões, o processo irá para a esfera judicial e, por conta disso, não haverá envolvimento do sindicato. "Se o Sismar assumir a causa agora pode prejudicar os agentes", disse Teodoro Filho.

Denúncia de negligência

Em março, a Secretaria de Saúde teria sido alertada pela Superintendência do Controle de Endemias (Sucen), órgão estadual que fiscaliza os trabalhos dos agentes municipais de combate à dengue, de possíveis irregularidades no trabalho desenvolvido pelas equipes.

Na denúncia, teriam sido apontados 12 funcionários, que eram responsáveis pela eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti nos imóveis da cidade, mas não estavam fazendo a varredura de casa em casa. Eles estariam anotando visitas que não foram feitas em relatório.

Uma investigação foi feita para identificar casas e regiões desguarnecidas pela vistoria, mas os resultados da investigação não foram divulgados pela Prefeitura de Araraquara.

O boicote foi apontado pela administração como fator determinante para o aumento de casos de dengue em 2011.

Epidemia

Entre janeiro e novembro deste ano, foram confirmados mais de 2,5 mil casos de dengue em Araraquara, na terceira e pior epidemia da doença na cidade. Duas pessoas morreram.



GUERREIROS FÁBIO BANDEIRA, DAMIÃO BRAZ E CINTHIA MUNIS COMPRAM BRIGA EM FAVOR DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE PONTIM SP

Manifestação dos Agentes Comunitários em Potim SP

Denuncia: Prefeito do Município de Potim SP, desrespeita a lei e demite Agentes Comunitários de Saúde

O prefeito de Potim, município da região do Vale do Paraíba no estado de São Paulo, Sr. Benito Carlos Thomaz , demite cerca de 10 Agentes comunitários na cidade.

Ocorre que o prefeito desrespeitou a emenda constitucional 51 e a lei federal 11350, quando em 2009 realizou processo seletivo público no município com prazo determinado em período de 1(um) ano, podendo ser prorrogado por mais 1 (um) ano, entre os aprovados no processo, estavam os ACSs, porém, a lei supra citada, que regulamenta especificamente a profissão, inclusive define as normas de contratação, não permite contratação de ACSs e ACEs por contrato provisório.

O Prefeito de Potim, em um ato de irresponsabilidade administrativa realizou em 2011, novo processo seletivo com a intenção de substituir os trabalhadores efetivados no processo anterior. Novamente lançando edital de processo seletivo público, desta vez, simplificado, com a mesma clausula que caracteriza contrato temporário.

Quando cientes da situação, os trabalhadores reivindicaram a regularização e cumprimento da lei 11350, após este passo, o prefeito antecipou sua intenção e demitiu os ACSs na útima segunda feira (07), impedindo-os de entrar em seus locais de trabalho, em uma imposição humilhante.

Após o fato, os trabalhadores procuraram o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Potim, presidido pelo Sr. Vidal, e se depararam com uma situação lamentável. A sede do sindicato encontra-se localizada em um prédio anexo da prefeitura e, não há diretoria no sindicato, apenas o presidente, que segundo informações, tem cargo comissionado em outro município. Não havendo qualquer prontidão por parte do Sindicato em ajudar na causa, os trabalhadores criaram uma comissão e foram falar com o prefeito, o mesmo referiu que não cabia argumentação e orientou os trabalhadores acionar a justiça. Quando foi contestado sobre a sede do sindicato ficar em um prédio do lado da prefeitura, o prefeito indagou, eu quem pago o aluguel da sede e quem manda na cidade sou eu.

Inconformados com a situação os trabalhadores buscaram ajuda nos sindicatos filiados a CUT na região, que de imediato acionaram a justiça, entrando com petição no Ministério Público e um mandado de segurança para garantir o emprego dos ACSs.

Hoje, 09 de novembro de 2011, foi realizado um protesto em frente à Câmara Municipal de Potim, com o objetivo de sensibilizar a comunidade e os vereadores com os fatos ocorridos no município.

Estiveram presentes no ato, o Diretor da Federação Paraibana dos Agentes Comunitários de Saúde e representante da CONACS, Sr. Damião Braz, o Secretário Geral do SINDACS/SP, Sr. Fabio Bandeira, a ACS Cinthia Muniz, Liderança da categoria em Pindamonhangaba e diversos representantes da CUT na Região do Vale do Paraíba.

Aguardam decisão da Justiça.






Os Agentes Comunitarios de Saude, O prefeito Orlandinho, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e estudantes da área participaram da passeata Outubro Rosa de Cruz das Almas, em homenagem ao Dia Mundial da Luta contra o Câncer de Mama, comemorado nesta segunda-feira (31/10).

Os participantes saíram da frente da Prefeitura e percorreram a Praça Senador Themístocles com cartazes, apitos e bolas cor-de-rosa, que representam a cor do movimento, para chamar a atenção da comunidade sobre a importância da prevenção da doença e a necessidade do diagnóstico precoce. Durante o percurso, a enfermeira da Secretaria de Saúde, Tereza Machado, falou sobre o autoexame das mamas e os sintomas da doença.

Os profissionais de saúde recomendaram aos agentes comunitários agendarem consulta médica nos PSFs (Postos de Saúde da Família) ou postos itinerantes às mulheres na faixa etária de 40 anos de idade que nunca fizeram mamografia. No encerramento da passeata, a médica da Secretaria de Saúde, Lúcia Carvalho, ensinou medidas de prevenção do câncer de mama e apresentou os índices da doença na Bahia e as principais causas relacionadas.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Jornal da Globo - Estudantes da USP decidem entrar em greve geral após assembleia

Jornal da Globo - Estudantes da USP decidem entrar em greve geral após assembleia


Uma assembleia de estudantes da USP convocou uma greve para protestar contra a ação policial, que encerrou a ocupação do prédio da reitoria. Alunos continuam reunidos no prédio da faculdade de filosofia, letras e ciências humanas.
Na faculdade de Economia e Administração todos seguiram o ritmo normal do curso na noite desta terça-feira (8). Alunos do Instituto de Matemática e Estatística também continuaram estudando.
“Está tendo aula normal, a sala está cheia, professores tão dando aula normal”, fala a estudante de matemática, Tainane Alves Santos.
Muitos não apoiam a conduta dos colegas que ficaram durante uma semana no prédio da reitoria. Em algumas unidades, as aulas foram esvaziadas com na faculdade de educação, porque os alunos foram para uma assembleia no prédio da geografia.
Mais de dois mil estudantes decidiram que vão permanecer no campus, em estado de vigília, até que o último aluno detido saia da delegacia.
No início da manhã, 72 estudantes foram presos numa operação que contou com mais de 400 policiais militares. Eles cumpriram ordem de reintegração de posse da reitoria, invadida desde quarta-feira passada. Do lado de fora, estudantes que chegavam protestavam e, três horas depois, todos foram levados para a delegacia.
Os estudantes que invadiram a reitoria exigem a saída da Polícia Militar da cidade universitária, mas nem todos da USP concordam.
“Sou totalmente a favor da presença da PM no campus, como é uma cidade universitária, toda cidade tem que ter polícia”, diz o estudante de matemática, Henrique Klein.
Na delegacia, os estudantes detidos disseram que a polícia agiu com truculência. “Se a sociedade pensava "não, eles não querem segurança dentro da universidade, são um bando de baderneiros, olha só o que aconteceu hoje, olha só a ação da PM dentro da USP", fala o estudante de letras, Michel de Castro.
Os alunos vão responder por desobediência a ordem judicial e dano ao patrimônio público. “As pessoas que estavam lá dentro estavam dormindo, portanto elas não podiam dormir e danar o patrimônio ao mesmo tempo, certo, então não existe nenhum flagrante de dano ao patrimônio”, o estudante de letras, Rafael Alves.
“Alguns estudantes precisam ter aula de democracia. Não é possível depredar móveis, pichação, depredar um prédio público feito com o sacrifício da população de São Paulo desta que é a melhor universidade da América Latina”, fala o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Começa a Campanha de Vacinação de Cães e Gatos


Começou nesta segunda-feira a Campanha de Vacinação de Cães e Gatos em Buerarema, A UBS da bairro Santa Helena teve vacina durante todo o expediente, e nos demais dias da semana outras unidades estará também disponibilizando a vacina que gratuita. O dia nacional esta previsto para o próximo dia 19 deste mês, onde está em mobilização todo o município para a vacinação.
Não podemos esquecer de vacina nos melhores amigos...





Blog do Ricky - Sem mais Delongas: 3ª Conferência Estadual de Mulheres

Blog do Ricky - Sem mais Delongas: 3ª Conferência Estadual de Mulheres

Mais tempo ao ar livre pode reduzir incidência de miopia em crianças e adolescentes

Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

A miopia, problema de visão que faz com que o foco da imagem se forme antes de chegar à retina, levando a pessoa a enxergar tudo o que está distante de modo embaçado, aumentou bastante nos últimos anos. Uma análise de oito estudos, realizada na Universidade de Cambridge (Estados Unidos), concluiu que para cada hora adicional aproveitada ao ar livre por semana, o risco de desenvolver miopia caiu 2%.

Em média, crianças míopes costumam brincar menos de quatro horas ao ar livre por semana. A análise sugere, então, que aumentar a exposição à luz natural ou o tempo gasto para olhar para objetos distantes deve ser um caminho a seguir para reduzir a ocorrência do problema.

Na opinião do médico Renato Neves, esse tipo de estudo reforça outra constatação muito comum nos consultórios oftalmológicos: o uso excessivo de computadores e videogames vem prejudicando a visão de crianças e adolescentes, que passam horas nas redes sociais ou jogando em telas pequenas, como a da nova geração de aparelhos celulares.

“O uso contínuo de videogames e computadores pode levar a criança a sentir dificuldade para enxergar de longe, por conta de um embaçamento da vista. Também pode provocar dores de cabeça, lacrimejamento, ardor e vermelhidão nos olhos. Essa condição costuma persistir por vários meses, levando ao diagnóstico de miopia – que pode ser transitória ou permanente”, diz Neves.

Para o especialista, os pais devem exercer maior controle sobre o uso de computadores e videogames, bem como proporcionar mais atividades ao ar livre a seus filhos. “Trata-se de um fenômeno cada vez mais comum: os pais se dedicam tanto às atividades profissionais, que nem se dão conta de que os filhos se refugiam em seus quartos, diante do monitor de computador ou do videogame.

Quando se dão conta do que está acontecendo, geralmente é porque algum sintoma a criança já apresentou. A miopia é um deles. Uma dica: para cada hora que a criança passa fixando a tela do monitor ou a TV, ela deve fazer uma pausa de pelo menos 15 minutos, piscar várias vezes e olhar pela janela para focar objetos mais distantes.

Dr. Renato Neves, médico oftalmologista e diretor do Eye Care Hospital de Olhos, de São Paulo – www.eyecare.com.br
Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
Site da Mobilização dos ACS e ACE: http://www.agentesdesaude.official.ws/
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: http://www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude

No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum

Juazeiro tem programa de saúde para homens


Clique para Ampliar
PARA INCENTIVAR os homens a procurarem os postos de atendimento, a Secretaria de Saúde de Juazeiro vai lançar campanhas publicitárias com jogadores de times da região
YAÇANÃ NEPONUCENA


Com foco em indivíduos entre 20 e 59 anos, programa federal prioriza ações de saúde voltadas aos homens

Juazeiro do Norte. Este Município foi o único na região do Cariri a ser contemplado com programa nacional de saúde do homem. Por isto, a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte está estruturando os Postos de Saúde da Família (PSF) e capacitando cerca de dez equipes. São 60 profissionais que receberão treinamento para desenvolver as ações de promoção e educação em saúde masculina. Também haverá sensibilização de homens, para que estes procurem compreender a necessidade de tratar dos seus problemas de saúde.

Inicialmente, haverá atendimento em dez postos de saúde. Todos os serviços são gratuitos e para ter acesso, basta que os homens busquem as unidades de atendimento. Entretanto, a política é municipal e atenderá, unicamente, os cidadãos residentes em Juazeiro.

Público-alvo

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem tem foco nos indivíduos com idades entre 20 e 59 anos. Os fatores prevalentes das doenças que os acometem nessa faixa etária são, principalmente, a hipertensão, o diabetes, tabagismo, alcoolismo, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/ HIV) e câncer de pênis e próstata.

Devido à densidade demográfica e ao alto número de casos de doenças do gênero, registradas na cidade nos últimos anos, a Secretária de Saúde vai elaborar um cartão de acompanhamento dos dados sobre o perfil dos pacientes.

O órgão está atualizando as informações sobre as doenças que mais atingem os homens. Em 2009, foi registrada a ocorrência de 21 pessoas com câncer de pênis e cerca de 40 de próstata. Porém, os números não condizem com a realidade, já que muitos casos não são notificados, exatamente por causa da recusa do homens em procurar os cuidados.

Romper obstáculos que impedem os homens de frequentar os consultórios médicos é uma das metas do programa. A iniciativa é uma resposta à observação de que as doenças que afetam o sexo masculino crescem como um problema de saúde pública. A população masculina de Juazeiro é de 120 mil habitantes, o equivalente a cerca de 45% de toda a população.

Ao procurar os postos de saúde, os homens irão passar por uma assistência que irá identificar para o profissional, de acordo com os sintomas, se o indivíduo porta ou não alguma patologia. Os PSFs irão oferecer exames preventivos de forma regular, orientação de alimentação adequada às necessidades masculinas, incentivo à prática de atividades físicas e informações sobre a prevenção correta em relações sexuais. Além de promover campanhas de diminuição do consumo de álcool e drogas entre o público-alvo.

Fim do preconceito

O objetivo principal da medida é evitar que os homens adoeçam. Segundo a coordenadora municipal do Programa Nacional de Saúde do Homem, Janaína Noronha de Sousa, a meta é atender uma parcela significativa do público masculino. "O que a gente quer é orientar os homens, através de medidas e ações, para que eles procurem cuidar ainda melhor de sua saúde. É preciso quebrar esse pensamento mágico de invulnerabilidade e essa crença que apenas as mulheres adoecem e precisam de cuidados", afirma.

Para ela, a grande incidência de doenças masculinas está relacionada ao processo histórico e cultural que condicionou os homens a pensarem que são invulneráveis a enfermidades.

Uma das principais causas das mortes masculinas no Município está relacionada a fatores externos, como acidentes de trânsito e violência urbana. Em parceria com o Projeto Romeiros da Paz, a Secretaria de Saúde vai promover campanhas e ações sociais, junto à comunidade, para alertar sobre os perigos e sequelas que os fatores podem causar a saúde.

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem é desenvolvida alinhada à Política Nacional de Atenção Básica, que é a porta de entrada do indivíduo no Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa vai buscar parcerias com indústrias, empresas, órgãos públicos e população informal para fortalecer as estratégias de cuidados a saúde e adesão aos tratamentos.

Mesmo não tendo uma informação precisa de quantas pessoas irão aderir aos serviços, a Política Municipal de Saúde do Homem espera atingir, em um primeiro momento, pelo menos, 30% dos homens.

O atendimento acontecerá a partir do mês de dezembro, diariamente, no horário das 16 às 19 horas. Com a iniciativa, Juazeiro quer vencer a barreira do preconceito que ainda predomina entre muitos homens, fazendo-os resistentes às consultas com o fim preventivo.

Meta

45% DA POPULAÇÃO de Juazeiro do Norte é formada por homens. Para atingir o público-alvo nas ações de atenção à saúde, dez equipes de saúde da família serão capacitadas

MAIS INFORMAÇÕES 
Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, Rua José Marrocos, S/N, Bairro Santa Tereza
Telefone: (88) 3511.9989

domingo, 6 de novembro de 2011

Brasil aprova novos remédios antivirais para tratar hepatite

A entrada no Brasil de duas novas drogas contra a hepatite C --doença sem vacina e cujos tratamentos atuais são de baixo sucesso-- pode representar uma mudança na vida das 3 milhões de pessoas infectadas no país.
Já usados na Europa e nos EUA, o telaprevir e o boceprevir foram aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O telaprevir, mais recente, recebeu o aval da agência neste mês, e o boceprevir, em julho.
A expectativa é que as drogas estejam disponíveis na rede pública em 2012.
A terapia usada hoje, a combinação das substâncias interferon e ribavirina, alcança uma média de cura de 50%. Entre os contaminados com o genótipo 1 do vírus, o mais presente no Brasil e também mais resistente, a expectativa de cura cai para 40%.
Os novos medicamentos são chamados de inibidores de protease. Eles impedem a replicação do vírus.
FIM DA RECAÍDA
Com as drogas, a taxa de cura sobe para 75% em pacientes não tratados e 88% nos que tiveram recaídas após a terapia tradicional.
O empresário Dante Caddeo, 57, faz parte do grupo de beneficiados. Desde 1998, quando recebeu o diagnóstico de hepatite C, enfrentou vários ciclos de tratamento. A infecção sempre voltava.
As recaídas só pararam depois que ele participou de uma pesquisa sobre o novo tratamento, feito pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas em parceria com a FDA (agência americana que regula medicamentos).
"Levo uma vida normal. Estou curado", diz o empresário. Embora Caddeo afirme que quase não sentiu efeitos colaterais durante o tratamento, que durou um ano, seu caso é uma exceção.
A dona de casa Josefa Pereira da Silva, 61, que também participou do estudo, conta que sofreu muitos inconvenientes. "Sentia muitas dores. Em alguns dias, não dava para levantar da cama."
COQUETEL
O medicamento usado na pesquisa, o telaprevir, é ministrado em conjunto com a terapia convencional (interferon e ribavirina).
A literatura médica mostra que essa dupla causa centenas de efeitos colaterais, como febre, dor de cabeça, depressão, tosse, cansaço, convulsão e irritabilidade.
"A adição de um novo medicamento traz mais efeitos colaterais, mas eles são contornáveis. Não se deve achar que a cura é pior do que a doença", diz Roberto Focaccia, infectologista responsável pelo estudo no Emílio Ribas.
Segundo ele, estamos diante de uma "revolução" no tratamento da hepatite C. "Daqui a dez anos, já teremos 100% de cura."
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Raymundo Paraná, a situação está longe do ideal.
"Não estamos diante de uma revolução, pois ainda não poderemos prescindir do interferon e da ribavirina com seus efeitos adversos."
Um terceiro remédio tem tido resultados promissores. Aprovado nos EUA, o alispolivir tem uma vantagem importante sobre as drogas que vão entrar no mercado brasileiro: funciona contra o três principais genótipos do vírus da hepatite C, não só contra o tipo 1. O remédio aguarda liberação da Anvisa para ser testado no Brasil.

Blog Alex Barbosa: Cinegrafista da TV Bandeirantes morre em operação ...

Blog Alex Barbosa: Cinegrafista da TV Bandeirantes morre em operação ...:

O Grupo Bandeirantes lamenta a morte do seu funcionário Gelson Domingos, de 46 anos, na manhã deste domingo. O repórter cinematográfico foi atingido no peito em pleno exercício da sua profissão na cobertura de uma operação da polícia na favela de Antares, em Santa Cruz, na zona oeste do Rio. Ele chegou a ser socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento da região, mas não resistiu.

O funcionário estava de colete à prova de balas – modelo permitido pelas Forças Armadas, sempre usados por profissionais da Band em situações como esta. Ele foi atingido por um tiro de fuzil, provavelmente disparado por um traficante.

Gelson Domingos deixa 3 filhos, 2 netos e esposa. Repórter cinematográfico da TV Bandeirantes, ele já trabalhou em outras emissoras como SBT e Record e sempre foi reconhecido pela experiência e cautela no trabalho que exercia.

O Grupo Bandeirantes se solidariza com a família e está prestando toda a assistência.

EuVejoArte: Boletim do FAEGSUL

EuVejoArte: Boletim do FAEGSUL: A reunião de novembro ocorreu em dois espaços. No primeiro momento estivemos na FICC e no segundo momento encaminhamos-nos para o prédio...

A reunião de novembro ocorreu em dois espaços. No primeiro momento estivemos na FICC e no segundo momento encaminhamos-nos para o prédio do CREA. 22 faeguezeiros estiveram presentes. Entre eles: o professor Bonfim, pró-Reitor de Extensão da UESC, Sandra Ramalho, presidente da FICC, Maurício Nova, diretor de Cultura de Uruçuca, Maria Conceição, coordenadora de Cultura de Una, Camila Santana, diretora de Cultura de Camacan, acompanhada do agente cultural Gilberto Oliveira; Gilsonei Rodrigues e André Rosa do, presidente e secretário, respectivamente, do Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus;
Soélia e Ana Marta, coordenadora e diretora de Cultura, respectivamente, de Itapé; Anderson Guimarães, dirigente de Cultura de Buerarema; Maria Áurea, secretária "ad hoc", de Canavieiras; Walmir Do Carmo, ator itabunense, diretores da FICC, Edson Vieira e Moacir Pinho, do Movimento Negro Unificado de Ilhéus, Lula Dantas, presidente da ACAI (as fotos são de sua autoria); Victor e Cristiane, da Nuproart.

PF Polícia Federal atropela avião de bate com carro em avião e impede fu...



Para impedir a fuga de suspeitos de transportar carga ilegal para o Brasil, policiais federais de Ribeirão Preto (314 km de São Paulo) atiraram um carro da corporação contra o avião que era usado pelo grupo. Com a ação, os agentes da PF--que filmaram o momento da abordagem-- conseguiram impedir a decolagem do avião.

A operação terminou com a prisão de cinco suspeitos --incluindo o piloto do avião-- e apreensão de uma carga estimada em R$ 200 mil em notebooks, equipamentos de vigilância eletrônica e uma bicicleta.

Os produtos, que foram colocados numa camionete, vinham provavelmente do Paraguai e seriam comercializados na região de Ribeirão Preto, segundo a PF.

Conforme as imagens da ação, no momento em que a aeronave começa a levantar voo em uma estrada rural entre as cidades de Pontal e Orlândia, no interior de São Paulo, o carro da PF começa a aproximação.

"Vou bater na asa, vou bater na asa. Não atira, não", grita o policial.

O veículo da PF atinge a asa esquerda do avião, que roda na estrada e para. Armados, os policiais descem do carro e anunciam a prisão.

Parte da mercadoria ainda estava na aeronave, mas alguns produtos já tinham sido colocados pelos suspeitos em uma camionete, que levaria a carga para ser vendida em lojas da região, de acordo com o delegado Edson Geraldo de Souza.

Dez policiais trabalharam na operação que, de acordo com Souza, foi antecedida de 30 dias de investigações.

A PF não divulgou informações dos suspeitos. Eles devem ser indiciados sob suspeita de descaminho de mercadorias, que é equivalente a contrabando.

O avião era "preparado" para o transporte de cargas, segundo o delegado, já que todos os bancos tinham sido retirados para facilitar a acomodação das peças.

Segundo a polícia, uma aeronave clandestina como a apreendida nesta terça-feira é comercializada por valores entre R$ 300 mil e R$ 500 mil.

"Além do preço, é importante retirar um avião desses de circulação para que não seja mais utilizado para contrabando ou mesmo para o tráfico de drogas", disse o delegado.

Questionado sobre os estragos causados no carro da polícia, Souza afirmou que "o benefício" de apreender o avião compensa o dano --as imagens serão usadas em processo interno para justificar o prejuízo.

Segundo o delegado, apenas o para-brisa do veículo foi danificado e o reparo deve ficar em aproximadamente R$ 400.

http://g1.globo.com/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares