Atualmente, um total de 5.498 famílias está cadastrado nas unidades do município
FOTO: DIVULGAÇÃO
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde do município, divulgou recentemente um balanço sobre o número de atendimentos domiciliares feito no primeiro semestre nas sete Unidades de Saúde da Família (USF’s).
Atualmente, um total de 5.498 famílias está cadastrado nas unidades do município. Somente no USF Freitas Soares o total é de 990 e na USF Jardim das Acácias o número é de 1.006 famílias cadastradas. São quatro agentes comunitários de saúde em Bulhões, cinco no Novo Horizonte, três no Jardim Real, sete no Jardim das Acácias, cinco no Centro, seis no São José e sete no Freitas Soares. De acordo com o balanço, quase 35 mil visitas foram realizadas pelas equipes das USF’s, formadas por agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos.
O objetivo das visitas domiciliares das equipes da Unidade de Saúde da Família é fazer o acompanhamento do processo saúde-doença de cada família e componentes dentro de sua realidade, especificidade, no domicílio e no perímetro residencial. Os agentes comunitários de saúde acompanham a vulnerabilidade e condição de saúde dos indivíduos, com foco nos grupos de atenção prioritária (idosos, gestantes, mulheres que deram à luz recentemente, crianças e pessoas com necessidades especiais). Periodicamente participam de reuniões com a direção de Atenção Básica para capacitações, orientações e discussões de processos de trabalho. Além disso, participam de reuniões mensais em sua própria equipe. O processo de educação em saúde que é feito no município, é complementado com capacitações online, com apoio de consultores que disponibilizam palestras variadas sobre saúde. “É uma determinação da prefeita que se faça o atendimento à população de maneira humanizada. O retorno positivo da população é o reflexo de um trabalho feito com empenho e seriedade. Nossa prioridade é preservar o relacionamento pessoal, tratando cada paciente com o devido respeito, oferecendo os serviços básicos de saúde, que são direitos de todos os cidadãos. Agradeço pela dedicação da equipe da Atenção Básica e também à população pelo reconhecimento”, disse o secretário de Saúde, Renato Ibrahim.
Para a prefeita Maria Aparecida da Rocha Silva, a Cida (PDT) o tratamento pessoal é uma questão de extrema importância no que se refere o atendimento em saúde. “Aprimorar o trabalho a cada dia é um dos princípios do Governo Municipal. Entender a necessidade do paciente é dar ouvidos às necessidades dele. Para isso é necessário aproximar os laços de relacionamento entre o paciente e as equipes das unidades de saúde. Ter respeito e consideração ao trabalho árduo, da equipe médica e, principalmente dos agentes comunitários de saúde, só mostra o quanto a população reconhece a valorização pessoal que é dispensada a cada morador. Muita obrigada a todos pelo carinho e dedicação ao povo de Porto Real”, enfatizou a chefe do Executivo.
Atendimento Humanizado
As constantes visitas realizadas pelos agentes comunitários de Saúde das Unidades de Saúde da Família é que proporcionam um atendimento mais humanizado aos usuários.
“Visitamos o paciente que possui algum tipo de dificuldade de se dirigir à unidade. Enfim, é um trabalho de prevenção, importantíssimo para a saúde do paciente”, contou a agente comunitária de saúde da USF Jardim das Acácias, Denise Pereira.
A agente comunitária de saúde da USF Freitas Soares, Lêda Regina do Nascimento, atende 139 famílias e foi completar o cadastro da cobradora, Maiara Costa da Silva, residente no município há três meses, e que teve um bebê recentemente.“Essa é a terceira visita para finalizarmos o cadastro da paciente e colocá-la como membro da família. Ela teve um bebê há poucos dias. Fizemos várias orientações, inclusive sobre amamentação e já marcamos a primeira consulta médica”, explicou Lêda.
“A prevenção é a base para evitar ou amenizar qualquer problema futuro. Eu vim do Mato Grosso do Sul para Porto Real e já trabalhei em diversos municípios. Confesso que nunca vi um atendimento tão humano. Os agentes desenvolvem um trabalho excelente. Eles são interessados, querem aprender. A assistência prestada à comunidade é esplendorosa”, disse o médico da USF Freitas Soares, Carlos Henrique Figueiredo.
Para o diretor de Atenção Básica, Rogério Novais é importante o papel do agente na USF. “O retorno positivo da população é visto com muita satisfação e orgulho, pois sabemos que o agente comunitário de saúde é fundamental para o sucesso das ações em saúde. O agente é o termômetro e melhor indicador da situação de saúde das famílias e da comunidade. A positiva opinião da população é o merecido reconhecimento ao excelente trabalho apresentado. Sempre que tenho contato com o morador, recebo elogios ao trabalho desempenhado pelos agentes”, avaliou.
Usuários validam atendimento
Antônio Alves de Oliveira é bombeiro hidráulico e há cerca de dois anos foi acometido por problemas no sistema nervoso. “Não tenho palavras para agradecer o carinho e a dedicação com que sempre fui tratado pela Denise (Pereira), minha agente comunitária. Já estive muito mais debilitado, cheguei a perder a visão. A atenção que recebo foi e é fundamental para que a minha recuperação aconteça a cada dia. Me sinto muito feliz em ser tratado com tanto amor. Agradeço a Denise e à equipe do USF Jardim das Acácias pela assistência prestada”, agradeceu Oliveira.
Maiara elogiou os serviços prestados pela agente comunitária de saúde. “O Henry Sullyvan é meu primeiro filho e eu não sei o que seria de mim sem a ajuda da Lêda. Ela e a equipe da USF me deram toda assistência para os cuidados necessários com o meu bebê. Já morei em outra cidade e esse é o melhor atendimento que já tive”.
Fonte: http://avozdacidade.com/
Fonte: http://avozdacidade.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não será permitido, nenhum comentário, constando ofensa, calunia. Preconceito de qualquer gênero.