segunda-feira, 17 de setembro de 2012

10ª Semana de Prevenção da Dengue começa nesta segunda-feira

Agnelo Queiroz disse que tem a determinação ousada de não registrar no DF nenhum óbito por causa da dengue

Começa nesta segunda-feira (17) a 10ª Semana de Prevenção da Dengue no Distrito Federal. Até o próximo sábado (22) serão realizadas diversas ações para conscientizar a população a combater os focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. O coordenador do Programa de Prevenção e Controle da Dengue, Ailton Domício, explica que o objetivo do governo é orientar o cidadão.

— Vamos promover um arrastão contra o mosquito Aedes aegypti, visitando as casas e orientando a população.

O lançamento oficial da campanha será no Palácio do Buriti, às 10h desta segunda, com a assinatura de um termo de compromisso entre o GDF e a empresa Vivo. A operadora se compromete a divulgar dicas de prevenção da dengue por meio de cem mil mensagens de celular que serão enviadas aleatoriamente a seus clientes.


Também para esta segunda-feira está prevista uma grande mobilização em São Sebastião – região administrativa do Distrito Federal – começando com uma caminhada pela cidade. O ponto de partida será a Unidade Mista de São Sebastião, às 8h. Os profissionais da área de saúde vão distribuir cartilhas que apontam os principais cuidados que devem ser tomados para evitar a doença. 

Ações constantes 

A Semana de Prevenção da Dengue foi criada em julho do ano passado, depois da epidemia que atingiu o País em 2010. O objetivo é intensificar as ações de combate antes do período chuvoso, para impedir aumento de casos da doença. A campanha de prevenção da dengue é realizada de setembro a maio, período em que os agentes passam de casa em casa para verificar situações de risco. 

Para garantir que os imóveis suspeitos de abrigar criadouros sejam vistoriados, a Secretaria de Saúde obteve alvará judicial autorizando o ingresso dos agentes em imóveis públicos e privados, abandonados ou fechados, e naqueles onde houver recusa do proprietário. Mesmo sem consentimento dos moradores, os servidores poderão entrar para o cumprimento das atividades de combate à doença. 

Números da dengue 

De acordo com a Secretaria de Saúde, o número de casos de dengue vem caindo nos últimos anos. Em 2010, quando houve a epidemia, foram confirmados 12.360 casos no DF. No ano passado, foram 1.499 registros. Já em 2012, até o dia 3 de setembro, foram confirmados 737 novos casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será permitido, nenhum comentário, constando ofensa, calunia. Preconceito de qualquer gênero.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares