sábado, 28 de dezembro de 2013

Agentes de saúde de Glória de Dourados recebem 14º salário

Agentes comunitários de saúde do município de Glória de Dourados, a 275 quilômetros de Campo Grande, receberão um incentivo que equivale ao pagamento do 14º salário.

Segundo informações de Dourados News, os recursos foram rateados em forma de um 14º salário. Para o prefeito Arceno Athas, o pagamento do incentivo cumpre a lei municipal. se os recursos existem e podem ser rateados em forma de um 14ª salário, como incentivo, porque deixaríamos de praticar esta operação benéfica a essa camada de servidores que prestam relevantes serviços à nossa população”, observa o chefe do executivo municipal.

Os demais funcionários municipais receberam o 13º salário no dia 10 de dezembro e o salário de dezembro foi depositado para saque no dia 20 de dezembro, cumprindo mais uma vez a sua promessa de administrar o município com seriedade e pagamento em dia, ou até mesmo antecipado, como foi o caso deste mês de dezembro de 2013

Fonte: Samira Ayub - Capital News (www.capitalnews.com.br)

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

MOBILIZAÇÃO EM JEQUIÉ - C.S Julia Magalhães


Por isso convidamos e contamos com a colaboração de toda comunidade!
Os ACS lotados no Centro de Saúde Julia Magalhães têm prestado um serviço de fundamental importância para a promoção e educação em saúde de nossa Comunidade. Este serviço tem o reconhecimento e o respeito da comunidade, o mesmo não acontece por parte da Gestão Municipal de Jequié que não respeita os ACS e nem a população, não lhes dão condições de Trabalho suficiente para atender as demandas aos usuários do SUS, que vem sofrendo com cotas insuficientes de exames, falta de médicos especialistas e outros profissionais envolvido na equipe de saúde, falta de visitas dos enfermeiros do PACS a comunidade, entre vários outros problemas.
Sob estas condições o SIND-ACS/ACE esteve reunido com os ACS do C.S. Julia Magalhães, onde foi organizado o dia D de mobilizações que acontecerá dia 17 de Dezembro a partir das 08h30min no Julia Magalhães, onde estaremos reivindicando contra todas as mazelas que esta unidade de saúde vem sofrendo, pois não podemos continuar aceitando a total falta de respeito da gestão municipal para com os Agentes Comunitários de Saúde e toda comunidade.

 



Vamos à luta. Juntos somos fortes!
SIND-ACS/ACE de Jequié e Região

Aflição nos momentos do manifesto dos Agricultores em Buerarema - Br-101

Ontem, Buerarema viu mais um capítulo desta longa história entre supostos índios e agricultores. Um longo momento tenso na Br-101. Foram mais de 5 km de de pista interditada. A PRF, Força Nacional, assim também como a Policia Militar se fizeram presente no local, para garantir a segurança de quem ali estava.
Em um local bem perto dali, no Aquariuns Pesc, onde acontecia uma confraternização de entre amigos. Bom ontem quando estávamos neste momento em, que todos buscavam se divertir, uma cena quase trágica aconteceu. Foi quando os manifestante começaram a entrar em confronto com a PRF...o que se via era que eles tentavam tentando se defender de pedras que eram atiradas contra eles, quando de repente, ouvíamos tiro para cima, via-se que os policiais atiravam para cima, para que os manifestante afastassem, mas era nad. eles continuavam. Sem poder afirmar de onde veio o tiro, a mais ou menos 50 ou 60 cm acima de minha cabeça, ouvi quando o tiro passou perto de mim, meu instinto foi me abaixar, logos que não ouvi mais tiro, corri, muito tempo depois, voltei ao local para ver o local, foi quando vi a marca da bala. Apesar do local do tiro ser alto, leva-se em conta que tenho 1,92 cm de altura, por isso estar tão perto do local onde o tiro passou.
vejam onde a bala entrou e saiu
 
logo em seguida ela entra nesta palha de coco

Bom, gente este foi um momento de muita aflição, agora vejam, as consequências de quando se faz algo sem planejamento, e acaba colocando a vidas de outras pessoas em risco. Depois de episódio, me sinto com uma nova vida, sabendo que eu poderia ser mais uma vitima de bala perdida.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Piso dos Nacional dos Agentes de Saúde foi conquistado?


Wagner Freitas, presidente da CUT, em artigo publicado, avalia que “é absolutamente 
fundamental que um governo democrático-popular como o nosso respeite, valorize, e
remunere adequadamente os trabalhadores.
CUT e CNTSS/CUT conquistam do governo o piso salarial nacional dos Agentes de Saúde e dos de Endemias 

Escrito por: Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT


Um forte processo de mobilização envolvendo a CUT – Central Única dos Trabalhadores e a CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, por meio de seus presidentes, respectivamente, Vagner Freitas e Sandro Cezar, foi intensificado nas últimas semanas em Brasília. Um dos motivos centrais foi o acompanhamento sistemático junto ao governo federal e ao Congresso Nacional do trâmite do Projeto de Lei que definirá o piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde e de agentes de combate às endemias.

Um período recente que demandou muitas reuniões e mobilizações de rua, mas cujo resultado obtido correspondeu a uma reivindicação que vinha sendo priorizada há muito tempos pelas entidades representativas dos trabalhadores e pela própria categoria. A grande vitória de agora garantiu o compromisso do governo federal com os trabalhadores de que Projeto de Lei a ser avaliado pelo Congresso defina o piso salarial imediato de R$850,00 e que a partir de janeiro de 2014 este valor atinja o montante de R$ 903,00.


 

Para o presidente da CNTSS/CUT, a conquista foi um avanço na perspectiva dos trabalhadores. “O que nós, CUT, CNTSS/CUT e a categoria, buscávamos era o direito real de que todo trabalhador desta área, em qualquer lugar do país, não recebesse um salário menor do que este estipulado pela Lei. Este valor será o patamar mínimo a ser pago. Hoje existem nos pais municípios que nem pagam um salário mínimo a este profissional, que desenvolve um trabalho fundamental de prevenção e de combate a doenças com a nossa população,” destaca Sandro Cezar.

Wagner Freitas, presidente da CUT, em artigo publicado, avalia que “é absolutamente fundamental que um governo democrático-popular como o nosso respeite, valorize, e remunere adequadamente os trabalhadores que têm a missão de levar saúde e melhorias das condições de vida diretamente para todos brasileiros que mais necessitam de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). E as Prefeituras, que recebem recursos federais do SUS para o pagamento dos agentes comunitários, têm de se comprometer com o repasse integral e com a valorização desses profissionais”.

O secretário do Combate ao Racismo da Confederação e secretário da Fenasce, Robson Teixeira de Góes, que também acompanhou este processo, lembra que são cerca de 300 mil trabalhadores que compõem a categoria. “Com a iniciativa partindo do governo federal não ocorrerá o problema de vício de inconstitucionalidade, pois, o Congresso Nacional não poderia legislar sobre atribuições que são específicas do Executivo Federal,” afirma Robson de Góes.

Outro compromisso do governo federal é que este projeto seja votado o mais rápido possível para que os trabalhadores possam ter acesso a este direito ainda em dezembro deste ano. Isto dependerá também do esforço do Congresso Nacional, que deverá desobstruir a sua pauta, dando encaminhamento a dois projetos que estão na agenda da Casa, são eles: sobre o Fundo de Garantia e do Marco Civil da Internet .

Assessoria de Imprensa

CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social


Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE) 
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
Blog da MNAS e Jornal dos ACS/ACE: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: www.cntsscut.org.br (com cortes do Jornal)

sábado, 7 de dezembro de 2013

TRE-BA: 66% dos eleitores já fizeram recadastramento biométrico em Buerarema



A equipe do TRE-BA Notícias, boletim semanal do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), mais uma vez pegou a estrada para acompanhar o recadastramento biométrico no interior do Estado. A equipe do programa visitou a cidade de Buerarema, que fica a aproximadamente 450 quilômetros de Salvador e já está com 66% do seu eleitorado apto a votar nas eleições de 2014. No informativo, o chefe do cartório da 166ª Zona Eleitoral, Athiê Assis, conta como está sendo feito o processo na cidade e quais os caminhos para obter sucesso nesse trabalho.

Por enquanto, o recadastramento biométrico está sendo realizado apenas em algumas cidades do interior da Bahia e apresenta resultado satisfatório. O recadastramento biométrico de eleitores começou em julho deste ano e já atendeu a mais de 180 mil eleitores baianos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-BA

Hipertensão e diabetes são temas da 2ª etapa do programa “Saúde do Homem”

Estas duas questões de saúde apresentam números preocupantes no Brasil de hoje.

   

Hipertensão e diabetes será o tema, nesta próxima segunda-feira, dia 9, a partir das 19 horas, da segunda palestra do Programa “Saúde do Homem”, iniciativa do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), órgão da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Este é outro problema de saúde importante que afeta a população masculina e que foi detectado por uma pesquisa realizada, este ano, por Agentes Comunitários da Saúde de Ji-Paraná.

Homens acima dos 20 anos são os convidados para esta palestra gratuita, que ocorrerá na sede do CRAS, à Rua Padre Cícero, 721, esq. com a Rua São Cristóvão. “Quem participar ganhará direito de fazer consulta com o médico no dia seguinte no próprio CRAS, quando poderão medir sua pressão e a taxa de glicemia”. Se for diagnosticado algum problema maior, o paciente será encaminhado para atendimento especializado nas Unidades Básicas de Saúde do Município para dar sequência ao tratamento”, informa Luiz Fernando Siewerdt, diretor de Divisão e Apoio a Cursos e Programas Sociais. Ele informa também que os participantes da palestra poderão, nesta ocasião, providenciar sua carteira do SUS.

Estas duas questões de saúde apresentam números preocupantes no Brasil de hoje. Segundos de institutos renomados estima-se que haja no País 13,4 milhões de diabéticos e outros 32 milhões de hipertensos. Ambas as doenças apresentam pouco ou nenhum sintoma, se agravam à medida que a idade avança e pode ser evitada com medidas simples como a prática constante de atividade física para evitar o sedenta-rismo. O combate à obesidade aliada a novos hábitos alimentares também são caminhos alternativos, entre vários outros, de prevenção da diabetes e da hipertensão arterial.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Piso de agentes de saúde fica para março de 2014, avisa Alves

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, disse ontem que se reuniu com lideranças dos agentes comunitários de saúde e combate a endemias e que os agentes decidiram adiar a discussão do piso da categoria (PL 7495/06) para março do ano que vem. “Eles chegaram à conclusão de que não se poderia mais votar neste ano”, disse Alves.

O presidente também afirmou que pediu ao governo que destranque a pauta de votações. “Faço um apelo ao governo para que destranque a pauta e possamos, na reta final, votar uma pauta positiva”, disse.

A pauta está trancada por três propostas: o marco civil da internet (PL 2126/11); a aplicação da multa extra do FGTS no programa Minha Casa, Minha Vida (PLP 328/13); e o porte de arma para agentes penitenciários (PL 6565/13). Ainda não há acordo para nenhuma das três propostas.

Câmara dos Deputados
 
Fonte: Em Tempo Real

Agentes de saúde apoiam adiamento da votação piso salarial para 2014

Representantes da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e combate a Endemias agradeceram o empenho pessoal do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, para incluir o piso salarial da categoria (PL 7495/06) na pauta da Casa.

A categoria admitiu a impossibilidade de votar a matéria neste ano. A presidente e a assessora jurídica da entidade, Ruth Brilhante e Elane Alves, ressaltaram, no entanto, que o apoio de Alves foi fundamental para fortalecer a luta da categoria.

As dirigentes se reuniram nesta semana com Henrique Alves acompanhadas dos deputados Pedro Chaves (PMDB-GO) e Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE).

As representantes dos agentes informaram ao presidente que, diante das dificuldades na construção de um consenso em torno da proposta neste momento, a confederação apoia a retirada da proposta da pauta do Plenário e marcou uma assembleia nacional em março de 2014 para retomar o processo de mobilização para sua aprovação.

Mobilização em 2014
A intenção é reunir representantes de todos os estados dos 300 mil agentes de saúde e endemias. Henrique Alves sugeriu a elaboração de um documento para ser entregue aos líderes e ao governo.

Em outubro, o presidente da Câmara intensificou as negociações com os líderes para votar a matéria e decidiu inclusive incluí-la na pauta mesmo sem acordo. Sucessivos trancamentos da pauta, no entanto, acabaram inviabilizando a votação.

Com a retirada do projeto da pauta, Henrique Eduardo Alves cobrou do governo a retirada da urgência constitucional de três projetos que trancam a pauta do Plenário: o marco civil da internet (PL 2126/11); a multa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o Minha Casa, Minha Vida (PLP 328/13); e o porte de arma para agentes penitenciários (PL 6565/13). Ainda não há acordo para nenhuma das três propostas.

O governo não queria retirar a urgência para evitar a votação da proposta de piso salarial dos agentes comunitários, que aumentará gastos.

Propostas socialmente positivas

Se houver a retirada da urgência, a intenção de Alves é pautar uma série de propostas consideradas “socialmente positivas”, como a que regula a chamada PEC das Domésticas (PLP 302/13); a que estabelece normas gerais de segurança em casas de espetáculo (PL 2020/07); as emendas do senado ao projeto que criminaliza a prática de racha no trânsito (PL 2592/07); e a que classifica corrupção ativa e passiva com crime hediondo (PL 5900/13).
Câmara dos Deputados
 

sábado, 30 de novembro de 2013

Projeto Reciclando e Ajudando


O Projeto de reciclagem para ajudar pessoas carentes de nossa cidade de Buerarema foi batizado, na nossa última reunião, de ''Projeto Reciclando e Ajudando''. Estamos nos organizando para coletar todo lixo reciclável de Buerarema e transforma em ajuda para pessoas pobres.

Você é nosso grande parceiro e precisamos muito de seu engajamento no projeto e na coleta seletiva de plásticos e alumínio. Venho conosco, vamos sonhar juntos e lutar para melhorar o que não vai bem em nossa comunidade... ''Quem ama Buerarema abraça essa causa.''
PONTOS DE COLETA

A - CENTRO DA CIDADE: Pátio da Igreja de Sant'Ana, igreja nova e no estabelecimento onde funcionava a Brasilgás, rua Duque de Caxias, próximo ao Sindicato Rural dos Trabalhadores;

B - BAIRRO SANTA HELENA: na oficina mecânica de ZÉ, Esposo de Jovem e na sede do Grupo Renascer, da 3ª idade.

C - BAIRRO SÃO BENTO - Casa na entrada do bairro.

D - BAIRRO COSME E DAMIÃO - Casa de Jaeula Brandão.

E - No KM3: em uma casa próximo da residência de Camila Ângelo.

Em breve colocaremos um banner, com a imagem abaixo, nos locais que são ponto de coleta. Mas lembramos que os pontos de coleta já estão funcionando e vc já pode levar o material que vc juntou. Cuidar da natureza e das pessoas nos garantirá um futuro melhor, mais justo e solidário.

Igreja Nossa Senhora Santana...é devolvida ao povo católico de Buerarema



 Com a presença do Bispo Dom Ceslau Stanula presidindo a Santa Missa, foi realizada a reinauguração da Igreja Matriz Nossa Senhora Santana...com as presenças dos padres Nicolau, Ueslei, Roberto e Luiz Alves. Como as palavras de padre Luiz...foi devolvida a toda a comunidade católica de Buerarema.

 
 Foi encerrado oficialmente em Buerarema o Ano da Fé com muito louvor. Um verdadeiro patrimônio histórico, foi o que se tornou a nossa igreja. foi feitas todas as bençãos devidas.
como se pode conferir pelas fotos, ficou verdadeiramente muito linda a Igreja Matriz Nossa Senhora Santana.


Clique aqui e veja mais fotos facebook.com/capelasantahelena


quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Novembro Azul em Buerarema


Foi realizado hoje no Rotary Club de Buerarema...Novembro Azul.
A Secretaria Municipal de Saúde em parceria da Vigilância Epidemiológica e Agentes Comunitários de Saúde,Coordenadora da Atençãop Básica Marcia Maurino e a nutricionista Verônica. Realizaram o momento dedicado ao homem. Com realizações voltadas a saúde do homem, como: aferir pressão; verificação do diabétes;  Informações sobre:

Pé diabético; Você que é diabético tem um bom motivo para cuidar de seus pés. 

Saúde Bocal; O diabétes pode influenciar na saúde da boca, assim como as doenças da cavidade oral podem prejudicar o controle da glicemia.

Controle do Peso: Uma alimentação saudável deve ser composta de alimentos variados que forneçam os nutrientes básico ao organismo conforme a orientação dos 10 passo para uma alimentação saudável, que tem como guia a Pirâmide de Alimentos.





quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Secretaria de Estado de Saúde vai disponibilizar tablets para agentes comunitários de saúde

 


Tablets serão utilizados para ações de mobilização social e comunicação em saúde junto à população

A partir do próximo mês todos os agentes comunitários da saúde receberão da Secertaria de Estado de Saude , SES, tablets. O projeto Agente Conectado de Saude visa a utilização do aparelho para o recebimento de dados em tempo real e também para a mobilização social e comunicação em realãoa saúde com a população. O projeto faz parte do Program Mães de Minas e ira colaborar para melhorar a vigilância da saúde da gestante e do bebe.

Nessa primeira etapa do programa, oito municípios serão contemplados ainda na primeira quinzena de dezembro, o restante do material será entregue ate junho de 2014. Tanto a entrega quanto o gerenciamento desse material serão feitos em parceria com os municípios.
Segundo a referência técnica da SES no projeto Agente Conectado, Rodrigo Queiroga, o programa será uma maneira de mobilizar os profissionais que atuam na atenção primária. “Esta é uma forma de engajar os agentes comunitários nas principais causas da saúde, como a luta contra a dengue e a redução da mortalidade infantil. Através dos tablets, o agente terá acesso a um material importante, como vídeos e aulas, que o ajudará a promover a educação social na área da saúde”, afirma.
A proposta é que os tablets sejam utilizados para o pré-cadastro das gestantes no programa Mães de Minas, realização de cadastros fotográficos, meio de troca de informações e como biblioteca de documentos utilizados no contexto de trabalho do agente. “O projeto é importante por ser uma maneira de valorizar e resgatar, junto aos agentes de saúde, a importância do trabalho deles em prol do bem-estar da população. A tecnologia será um meio colaborador desse trabalho”, comenta Rodrigo Queiroga.
Por meio do projeto Agente Conectado, será criada uma rede de agentes comunitários, com o intuito de compartilhar informações. Além disso, o lançamento manual dos dados será evitado, melhorando a agilidade e qualidade do lançamento das informações que poderá ser acompanhado em tempo real pelos gestores de saúde.
O projeto está vinculado ao Programa Estruturador Saúde em Casa, ação estratégica que propõe a ampliação da qualidade dos serviços de atenção primária à saúde, com ênfase em ações de promoção, prevenção e assistência à saúde da família. 

terça-feira, 19 de novembro de 2013

PRESIDENTE DO SINDAS-RN, LANÇA CAMPANHA DE AJUDA A CONACS.

Caros companheiros ACE e ACS de todos os cantos desse imenso País, sem a autorização da CONACS venho por meio dessa postagem, lançar uma campanha de arrecadação financeira para ajudar com as custas em Brasília.

Tomei a iniciativa de fazer essa campanha, por que os meus diretores que enviei à Brasília no último dia 11 e 12, testemunharam as dificuldades que a Advogada da CONACS e sua Presidente Ruth Brilhante vêm enfrentando.

Duas guerreiras que mesmo diante de todas as críticas e falta de compreensão de quem está longe, não abandonaram a causa, por que sabem da importância do piso para quase 300 mil agentes.

Para se ter ideia das dificuldades enfrentadas, a pousada que nossos diretores ficaram hospedados dia 11 e 12, era melhor do que a pousada que as guerreiras da CONACS estavam. Temos certeza que essa não foi uma opção da CONACS, foi à única alternativa que restou em face da falta de recursos financeiros.

SEM UNIÃO E LUTA NÃO TEM CONQUISTAS. SEM RECURSOS SEQUER EXISTE AS LUTAS.

Vamos fazer a nossa parte. Se cada um ajudar a CONACS com valor de R$ 2,00 a R$ 5,00, garantiremos condições dignas aos representantes da CONACS de lutar por todos nós.

Deposite sua ajuda:


Agência: 0012
Operação: 13

Conta poupança: 30.512-7

O SINDAS JÁ CONTRIBUIU, VAMOS AJUDAR COMPANHEIRADA.
Parabéns pela iniciativa Bio...vamos passar a diante esta corrente de ajuda para os nossos representantes.


sexta-feira, 15 de novembro de 2013

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Dilma retira proposta já acordada com a categoria e pessoalmente dá palavra final do Governo para votação do Piso Salarial


Essa semana foi um teste de fogo para a categoria dos ACS e ACE. Todos esperavam que o Governo cumprisse com o acordo firmado pelos Líderes da Base aliada em votar o PL 7495/06 no último dia 12/11, o acabou não acontecendo.

Essa expectativa foi alimentada pelas constantes reuniões entre os interlocutores da categoria e o Governo, especialmente envolvendo os Ministros da Fazenda, Planejamento, da Saúde e a Ministra das Relações Institucionais. Contudo, mais uma vez o Governo volta atrás, e retirou sua própria proposta de acordo, apresentada ainda no dia 23 de outubro.

Essa manobra do Governo coincidiu com a visita de vários prefeitos orquestrados pela CNM - Confederação Nacional dos Municípios, à Câmara de Deputados, numa clara demonstração da cumplicidade da CNM com o Governo.

Porém, mais uma vez a categoria demonstrou seu poder de mobilização, pois nem mesmo com a presença da CNM, os Deputados recuaram na proposta de votar e aprovar o Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE.

O colégio de líderes na terça-feita (11/11), diante da posição da Presidenta Dilma em não permitir a votação do PL 7495/06, trancando a pauta com projetos de Urgência Constitucional, reagiu imediatamente, e por unanimidade, com apoio inclusive do PT e do PMDB, decidiu fazer obstrução total das votações na Câmara, até que se garanta a votação do Piso Salarial dos Agentes de Saúde.

Ainda ontem a noite, a Ministra das Relações Institucionais, pressionada pela obstrução dos Líderes da sua própria base aliada, encaminhou nova proposta a categoria que em linhas gerais, garantia: a) Piso Salarial para 2013 de R$ 850,00; b) Piso Salarial para 2014 de R$ 938,60; c) Manutenção dos ACE no PL 7495/06; d) implantação do Plano de Carreiras Cargos e Salários; e) Data Base de reajuste todo dia 1º janeiro dos anos subseqüentes a aprovação do PL; f) utilização do mesmo índice de reajuste previsto para o salário mínimo a partir de 2015.

Já por volta das 21:00h de ontem a CONACS foi informada que a própria presidenta Dilma iria confirmar a proposta de acordo do Governo com a categoria, convocando para tanto, todos os Líderes de Partidos da Base aliada do Governo para uma reunião hoje às 11:00h da manhã no Palácio.

De fato a reunião aconteceu e para a surpresa todos a Presidente Dilma, pessoalmente, mais uma vez, retirou a proposta de acordo com a categoria, reduzindo ainda mais o valor do Piso para o ano de 2014, que deixaria de ser R$ 938,60 (1,30 salário mínimo) para ser R$ 903,00 (1,25 salário mínimo), alegando a presidenta que os municípios não teriam condições de pagar essa diferença nos encargos sociais.

A CONACS esclareceu aos deputados André Moura (PSC/SE), Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE) e Eudes Xavier (PT/CE) que, quando Dilma diz que os município não poderiam pagar a diferença, ela não se referiu ao valor de R$ 35,00, mas a uma diferença de apenas R$ 8,00, já que, seria esta a diferença do custo de encargos sociais pagos a um piso de R$ 903,00 para um piso de R$ 938.60.A CONACS, adiantou aos parlamentares que irá aguardar até a próxima segunda-feira para ouvir do Governo se irá manter ou não sua última proposta, e somente se manifestará na reunião de líderes, na terça-feira (19/11), quando se saberá se a pressão da Presidenta Dilma irá mudar ou não o posicionamento dos Líderes da base, pois, até o final do dia, os partidos se mantinham em obstrução total. E não havendo mais possibilidade de acordo, a CONACS conduzirá os trabalhos no sentido de buscar a votação do PL 7495/06 ainda na quarta-feira, já contando com o apoio da maioria dos líderes, independentemente do posicionamento contrário da Presidenta Dilma

CONACS

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Vereadores de Buerarema trocam socos durante sessão na Câmara

Foto: Reprodução/ Bocãonews

Logo após a sessão na Câmara de Vereadores do município de Buerarema, os vereadores Luciano (PR) e Dodó (PPS) se agrediram fisicamente. A atitude configura quebra de decoro parlamentar. Os vereadores podem ter o mandato cassado. A comunidade cobra agora uma postura do presidente da câmara, Geraldão (PSD), sobre o caso.

Fonte: Bocãonews

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Agentes de saúde se manifestam no Planalto a favor de piso salarial Governo negocia mudanças em proposta que cria piso para a categoria. Representantes serão recebidos ministros Ideli Salvatti e Gilberto Carvalho.

Centenas de agentes comunitários de saúde se manifestaram nesta terça-feira (12) em frente ao Palácio do Planalto em favor da aprovação do projeto de lei (PL) 7495/06, que cria um piso nacional para os agentes comunitários de saúde. O Executivo teme o impacto da proposta no orçamento e quer evitar ter de arcar com os reajustes anuais previstos no texto.

Segundo os manifestantes, havia entre 800 e 1.000 agentes de saúde na Praça dos Três Poderes. Já a Polícia Militar estimou em 300 pessoas. Por alguns instantes, o protesto atrapalhou o trânsito em frente ao Palácio do Planalto.

"O governo está usando todas as manobras para impedir a votação. Em todo o Brasil, tem agentes recebendo menos de um salário mínimo. Queremos ser valorizados, queremos ter um piso nacional", disse o agente Francisco Cavalcante, do município de Maracanaú (CE).

Após discussão, os ativistas selecionaram 15 representantes para serem recebidos por assessores técnicos da Secretaria Geral da Presidência da República e da de Relações Institucionais.

Proposta
Pela proposta original, o piso salarial seria de R$ 950 em 2014, R$ 1.012 em 2014 e reajustes conforme a inflação a partir de 2015. Atualmente não há um mínimo salarial, mas o governo federal repassa por meio de portaria R$ 950 por mês aos municípios para cada agente comunitário.

Como não há piso, alguns municípios transferem aos profissionais apenas o salário mínimo e utilizam o restante dos recursos para outras finalidades. O governo se opôs ao projeto porque não quer arcar com os reajustes anuais do piso.

Em reunião nesta segunda-feira com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, os líderes da base aliada na Câmara levaram propostas para tentar destravar a discussão sobre a criação do piso. A sugestão mais próxima de um entendimento, segundo o líder do PROS, Givaldo Carimbão (AL), seria a que retira do texto os percentuais de reajuste anual.

Antes de colocar o PL em votação, no entanto, parlamentares precisam chegar a um entendimento sobre o Marco Civil da Internet. Como ele tramita em regime de urgência constitucional, e o prazo de 45 dias já expirou, ele agora tranca todas as votações na Casa. Nesta terça, deputados decidiram adiar todas as votações para semana que vem.

'Pautas bombas'
Ainda nesta terça, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, negou promover a votação de "pautas bombas", aquelas que geram impacto no Orçamento.

"Tenho visto notícias de que a Câmara prepara pautas bombas. Já li muitas matérias de que a Câmara prepara pautas bombas. [...] Estas pautas bombas não nasceram aqui, não começaram aqui. O que estamos é promovendo o debate e discussão das matérias" disse.

Henrique Alves afirmou que a Câmara está apenas tentando votar propostas que tramitam há anos no Congresso e que já foram aprovadas no Senado. Ele citou como exemplo a PEC 300, proposta de emenda à Constituição que cria um piso salarial para policiais e bombeiros em todo o país, com participação do governo federal no pagamento.

O presidente da Câmara também destacou que o projeto que cria um piso nacional para agentes comunitários, proposta colocada em pauta por ele, tramita há sete anos na Casa.

Impasse sobre marco civil e piso de agentes de saúde cancela votações da semana

Chinaglia: piso dos agentes só será votado depois do marco civil da internet.


Os líderes partidários decidiram cancelar as votações do Plenário nesta semana para buscar acordo sobre duas propostas polêmicas que estão na agenda: o marco civil da internet (PL 2126/11) e o piso salarial de agentes comunitários de saúde e combate a endemias (PL 7495/06).
O líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), admitiu que poderiam ser votados osdestaques à parte geral do novo Código de Processo Civil (PL 8046/10, apensado ao 6025/05), mas alguns líderes disseram que não votariam outras matérias até a definição do piso dos agentes. “Para manter a palavra empenhada dos líderes e do próprio presidente da Câmara, a decisão política é não votar nada nesta semana”, disse.
Chinaglia afirmou que as negociações com os agentes avançaram, mas não quis comentar qual seria o acordo. “Não posso afirmar que já existe um acordo, mas a negociação está caminhando e já foram feitas tratativas com os agentes”, declarou.
O líder do Pros, deputado Givaldo Carimbão (AL), disse na segunda-feira (11), após reunião de líderes da base governista no Planalto, que o piso dos agentes de saúde seria de R$ 903 a partir do ano que vem (a proposta inicial era um piso de R$ 950). Chinaglia não negou nem corroborou a declaração do colega.
O líder governista, no entanto, disse que o piso dos agentes só será votado depois do marco civil, que tranca a pauta da Câmara.
Marco civil
Outro impasse diz respeito ao marco civil da internet. “Há divergência na base, nas bancadas e também na oposição. Isso não impede de votar, porque há a possibilidade de destaques; mas o projeto não está maduro, o relator ainda está fazendo reuniões sucessivas, bem como o próprio governo”, explicou Chinaglia.
Uma das controvérsias diz respeito à neutralidade de rede, que obriga provedores de conteúdo e de conexão a tratar de forma igual qualquer pacote de dados, sem privilégios para um usuário ou um serviço específico.
O PMDB já adiantou que não concorda com a neutralidade para provedores, que inviabilizaria a venda de pacotes com serviços diferenciados (só e-mail ou só redes sociais, por exemplo).
Já o PSDB não está satisfeito com a determinação de que as exceções à neutralidade serão estabelecidas por um decreto presidencial, e não pelo Congresso.
O líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), disse ainda que restam dúvidas sobre a obrigatoriedade de data centers para armazenamento de dados no Brasil; sobre o tempo de guarda de dados de aplicativos e provedores; e sobre a judicialização da retirada de conteúdo considerado ofensivo da rede; entre outros pontos.
Trancamento
Sampaio criticou o trancamento da pauta por conta de projetos com urgência constitucional do Executivo. Além do marco civil, tranca a pauta o projeto que destina ao programa Minha Casa, Minha Vida o valor arrecadado com a multa extra de 10% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) cobrada em caso de demissão sem justa causa (Projeto de Lei Complementar - PLP 328/13). "O que a presidente Dilma quer com essa urgência é impedir o funcionamento do Legislativo", disse o líder do PSDB.
Chinaglia rebateu as críticas. Ele lembrou que o governo tirou a urgência do marco regulatório da mineração com o compromisso de se votar esse projeto em outubro, mas até hoje o texto não foi votado sequer na comissão especial. “Estamos tratando o marco civil com a urgência que ele tem. Não espero elogios da oposição, somente a verdade”, ponderou.

Íntegra da proposta:
Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

MAIS UM PREFEITO CARIMBADO PELO SINDAS-RN


Num cenário nacional onde a maioria dos prefeitos está contra nosso piso nacional, temos a honra de publicar o contracheque de mais uma cidade do Rio Grande do Norte que paga os R$ 950,00 aos ACE e ACS.
Trata-se de Nova Cruz-RN, cidade onde a pouco mais de 05 meses, os agentes saíram do SINDSAÚDE e se filiaram ao SINDAS, confiando no nosso trabalho e acreditando que seria possível mudar suas vidas, já que estavam abandonados.
Na primeira conversa com Excelentíssimo Prefeito Cid Arruda, deixamos claro nossa independência politica e que não permitimos interferências político-partidárias.
Apresentamos uma minuta de projeto de lei, a qual foi apreciada pela Prefeitura de Nova Cruz, que concordou em pagar os R$ 950,00 aos ACE e ACS. O Projeto foi enviado para câmara Municipal de Vereadores e sendo aprovado por unanimidade.
Agora nos vencimentos de outubro o contracheque já consta os R$ 950,00, negociado para ser implantado em três etapas, iniciando em agosto com retroatividade a julho/2013. Uma vitória da categoria e um grande investimento da Prefeitura, que reconheceu a importância do trabalho dos agentes de saúde.
Esse é mais um exemplo de Prefeito que merece ser carimbado, e por sinal, serve para desmistificar a ideologia fajuta da Confederação dos Municípios que insiste em dizer que com piso nacional as prefeituras quebrarão.


E a guerra contra a aprovação do Piso dos Agentes de Saúde não pára: "Ministra faz apelo a líderes da Câmara contra projetos que elevam despesas"


Líderes da Câmara dos Deputados em encontro no Palácio do Planalto
com as ministras Ideli Salvatti e Gleisi Hoffmann
Ministra faz apelo a líderes da Câmara contra projetos que elevam despesas


A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse nesta segunda-feira (4) que fez “um forte apelo”, em reunião no Palácio do Planalto com líderes partidários da Câmara dos Deputados, contra a aprovação de projetos que elevem gastos do governo. De acordo com a ministra, não é possível aprovar despesas sem apontar de onde sairão os recursos.
Entre as preocupações do governo, estão o projeto de piso salarial para os agentes de saúde, além da proposta que amplia o prazo de benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus, a que concede reajustes no Judiciário e a que cria um piso salarial nacional para policiais militares, civis e bombeiros.
Segundo Ideli Salvatti, existe uma preocupação no governo hoje, “que tem a ver com a responsabilidade”.
“Você não tem condição de ficar ampliando despesa se você não tiver a receita, o dinheiro. Isso é a regra de qualquer ser humano, qualquer família, qualquer pai de família, qualquer mãe de família sabe que não pode, não deve gastar mais do que ganha. Isso serve para as pessoas, serve para as famílias e, mais do que nunca, serve para os governos”, sustentou.
Para “aprofundar esse debate”, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, almoçará com os líderes, no Palácio do Planalto. “Vamos dar uma comidinha bem especial para ele, para ele ficar cheio de energia para convencer os líderes que tem que segurar”, brincou Ideli.


Participaram da reunião com a ministra os líderes André Figueiredo (PDT-CE), José Guimarães (PT-CE), André Moura (PSC-SE), Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), Eduardo da Fonte (PP-PE), Givaldo Carimbão (Pros-AL) e Anthony Garotinho (PR-RJ), além de Arlindo Chinaglia (PT-SP), líder do governo na Câmara, da ministra da Casa Civi, Gleisi Hoffmann e do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dyogo de Oliveira.

Os projetos

Um dos projetos que contrariam o governo é o que estabelece um piso salarial para os agentes de saúde e reajustes conforme a inflação a partir de 2015. O governo se opõe ao projeto porque não quer arcar com os reajustes.

A matéria foi pautada no dia 23 de outubro, mas teve sua votação adiada graças à obstrução de PT e PMDB. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, prometeu pauta-la novamente nesta terça-feira.

Outra preocupação é a PEC da Zona Franca de Manaus, que estende até 2073 o prazo de validade para os benefícios fiscais concedidos à região, onde não é cobrado o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Apesar de favorável à prorrogação, o governo é contra emenda do PSDB que estende, também, a validade da Lei de Informática, que corta impostos do setor mesmo em regiões fora da Zona Franca.
Também estão na lista dos projetos a serem barrados a PEC 300, que cria um piso salarial único para policiais e bombeiros militares em todo o país, e o reajuste de cargos em comissão em órgãos do Judiciário, que aumentaria em 5% o teto do funcionalismo público.
'Afinar o discurso'

Líder do PT na Câmara, o deputado José Guimarães (CE), afirmou que é preciso “afinar o discurso” dos líderes da base aliada para evitar que ocorra um “festival de PECs [Propostas de Emenda à Constituição]” aprovadas que aumentem os gastos para o governo.
“Tem que afinar o discurso para não haver um processo de deterioração das contas do governo”, declarou.
Segundo ele, que o governo está ponderando é que "nós não podemos transformar esse final de segundo semestre em festival de PECs. Isso pode quebrar o país e vai na contramão daquilo que a presidenta propôs, que é o pacto da responsabilidade fiscal”

De acordo com o líder, ainda falta definir as propostas que serão votadas.“Vamos trabalhar para construir acordo na base para não quebrar o país. O que vai entrar [em votação] ainda está em aberto”, disse.
Fonte: G1 Notícias


É colegas, vimos que não será fácil aprovarmos o nosso Piso Nacional. O que me espanta é o valor desse piso R$ 950,00 (40h semanais). O que não entendo é a hipocrisia de deputados e senadores onde o MINUTO (60 segundos) "trabalhado" por esses legisladores custam para a nação e assaltam do nosso bolso cerca de R$ 11.545,00 (Onze mil, quinhentos e quarenta e cinco reais), e querem que tenhamos paciência e ponderância.


Nós não podemos admitir esse abuso contra nossa categoria! É agora ou somente em 2015 para voltar a discussão do nosso Piso Salarial. 


MOBILIZEM-SE JÁ!!!





#RumoàBrasília


"A greve, no fundo, é a linguagem dos que não são ouvidos."
Martin Luther King




Nossa Hashtag:
#AgentesdeSaúde

Curta nossa pagina no Facebook:

Ivando Agente de Saúde

Participe, debata e dê sua opinião do Nosso Grupo no Facebook:

Agentes de Saúde Salvador

Participe, debata e dê sua opinião do maior Grupo sobre Agentes de Saúde no Facebook:

Agentes de Saúde do Brasil


Me add no Facebook:

Ivando Agente de Saúde

Sigam-me no Twitter:

IvandoAg.Saúde

ACS e ACE...Unindo forças em Buerarema


Nesta manhã, todos os ACS e ACE, estiveram juntos com o prefeito Guima Barreto e a coordenadora da Atenção Básica Márcia Maurino. Foi colocado para eles a importância do dia de hoje para ambas as categorias e ao mesmo tempo pedir o apoio. Hoje e amanhã cerca de mais de 300 mil ACS e ACE, estão em vigília em Brasília para a nosso tão esperado Piso Salarial, que há anos estamos com esta batalha travada na câmara, e esperamos sairmos vitoriosos desta luta. 
No momento o prefeito Guima ressaltou a que o podemos sim contar com o apoio não só dele como de todos. Foi feito alguns esclarecimento relevante ao município. O mais importante é que saímos de lá com a certeza de que podemos contar com a total cooperação de sua equipe. Ainda, como foi dito no inicio, a equipe de Endemias, esta junto a nossa categoria, fortificando para conseguirmos almejar os que pretendemos. Para tanto neste dois dias em Brasília encontra-se as duas categorias representada um  
ACS e um ACE.

Clique aqui e vejas aqui as fotos junto com o prefeito Guima, o vice Juninho, a  coordenadora Márcia Maurino e todos os ACS e ACE...Juntos.

PREPARATIVOS FINAIS PARA VOTAÇÃO DO PISO SALARIAL


A CONACS acompanhou os trabalhos e articulações dos parlamentares durante toda essa semana, e fez os últimos preparativos para a grande batalha no próximo dia 12.
Nos bastidores, ainda se busca um acordo com o Governo, mas oficialmente, o que se tem visto é uma verdadeira campanha do Governo para justificar sua posição contrária ao Piso Salarial, esparramando nos jornais de grande circulação que o impacto financeiro do PL 7495/06 passará de 2,5 bilhões de reais.
A CONACS contesta esses dados e durante as reuniões realizadas essa semana entre os líderes partidários e o Governo, foram apresentados os números reais da implantação do Piso Salarial Nacional, que em resumo comprovam que, a proposta do Piso Salarial de R$ 950,00 gera um impacto de encargos de aproximadamente 25%, que transformado em números reais, não passa de um valor anual de no máximo 864 milhões, já incluídos os ACE.
Considerando que para a União a proposta do PL 7495/06, não gera nenhum impacto, toda a discussão encontra-se no valor restante para custear o encargo trabalhista, que não engloba se quer o 13º salário já que o Ministério da Saúde já repassa uma 13ª parcela, usado pelos Gestores para compensar o pagamento do 13º salário.
O QUE NOS ESPERA NA PRÓXIMA SEMANA
O Governo essa semana, encaminhou 2 projetos que trancam a pauta, com URGÊNCIA CONSTITUCIONAL: o 1º fala do Marco Civil da Internet, que já está em processo de votação. O 2º chegou ontem, e é o PLP 328, que prevê 10% do FGTS para financiar o projeto Minha Casa Minha Vida.
Caso se consiga fazer um acordo com o Governo, a proposta é que, a Presidente Dilma retire o Regime de Urgência para se liberar a Pauta e votar no dia 12 o PL 7495/06. Essa proposta foi apresentada ontem em reunião com a Ministra Iderli, o Líder do PSC, Dep. André Moura (SE) e o Líder do PT, Dep. José Guimarães (CE).
O Governo ouviu os Líderes da sua base aliada, e recebeu deles um forte recado de que não podem mais segurar suas bancadas, e será inútil impedir a votação do Piso na próxima terça-feira (12/11), pois isso só aumentará o desgaste para o Governo e os partidos da base aliada, sendo a melhor proposta fazer um acordo com a categoria e votar o quanto antes o PL 7495/06.
A maior preocupação dos aliados do Governo, e o maior trunfo da categoria, tem sido a posição firme do Presidente da Câmara, Dep. Henrique Alves (PMDB/RN), em manter sua palavra, e pautar o PL 7495/06 de qualquer forma, no dia 12/11.
De outra forma, caso não seja possível nenhum acordo com o Governo, termos a partir do dia 12/11 uma verdadeira guerra para ser travada, pois, teremos que aguardar as votações dos projetos de Urgência Constitucional para então votar o PL 7495/06. Essa previsão impõe a nossa categoria um dos maiores desafios já enfrentados, pois, irá exigir de todos nós uma enorme resistência e capacidade de mobilização.
ESTAMOS PRONTOS!
A CONACS, aguarda uma grande adesão em todo o País da categoria, e reforça os colegas para trabalharem as seguintes estratégias:
1º) Nos dias 11 e 12, é preciso que seja realizado mobilizações nos Aeroportos das Capitais, principalmente nos horários de voos para Brasília. A ideia é que os Deputados e Senadores sejam abordados e tirem fotos com um “cartaz” dizendo que vota a favor do PL 7495/06, PISO SALARIAL DOS ACS E ACE JÁ! Essas fotos deverão ser encaminhadas imediatamente para o e-mail da conacs2011@hotmail.com , que irão compor um álbum no site da CONACS, nos facebooks, blogs e toda a mídia eletrônica, dando a notícia de quem se comprometeu ou não com a categoria;
2º) Quem não tiver condições de se deslocar para Brasília, deverá paralisar nos dias 11 e 12, e fazer mobilizações nas prefeituras, fazendo agendas com seus prefeitos, tirando fotos com aqueles que apoiam a categoria e denunciando nas rádios e em todas as mídias aqueles gestores que viajaram para Brasília, atendendo a CONVOCAÇÃO da CNM, com a finalidade de impedir a votação do PL 7495/06;
3º) Todas as caravanas que estão vindo para Brasília, a CONACS solicita que suas lideranças compareçam na reunião de lideranças que se realizará no dia 11/11, a noite, por volta das 21:00 h no Núcleo Bandeirantes. Aquelas lideranças interessados, deverão confirmar presença pelo fone 62 81963838 ou 9949-8365.
Ruth Brilhante finalizou a semana afirmando que: “A CONACS deseja a todos boa viajem a Brasília, e mais do que nunca, peço a UNIÃO de todos, pois, a nossa força se renova com o apoio e a confiança de cada um dos colegas. Sozinha não tenho mais forças, mas com vocês ao nosso lado, mostraremos ao Governo que A UNIÃO DE TODOS NÓS É MUITO MAIS FORTE DO QUE ELES PENSAM!”

Fonte: CONACS

ACS e ACE...Rumo a Brasilia

Amanhã dia 12/11, como acordado na última plenária com todos os ACS e ACE de todo território brasileiro, será a votação do nosso tão sonhado piso salarial....


Acompanhe aqui mais noticias:


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

CAMPANHA AMIGOS DA CASA DA CULTURA JONAS & PILAR

“VIVA a CULTURA,VIVA a CASA DA CULTURA JONAS & PILAR” 


A nossa casa vai entrar na sua vida, não por acaso, e sim para sempre.

Seja um colaborador, participe da

CAMPANHA AMIGOS DA CASA DA CULTURA 

Doando o valor de R$ 25,00 

ou 

01 cadeira plástica s/ braço (Tramontina)

Sua contribuição será muito importante!

Para maiores informações sobre a doação ligue 
(73) 8123-0802 ou
envie um email para institutomacucojequitiba@gmail.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares